Demétrio Magnoli > Bolsonaro, no outono Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Brasil nunca esteve bem; sempre teve vôo rasante. Agora, com este presidente, não vai acabar bem. Acho que daqui algum tempo o povo estará bem arrependido com a decisão que tomou. Há os resistentes, que insistem em manter o discurso, mas vai chegar um momento que a realidade aparecerá e a aquerela fantasiosa borrará toda.
Cadê o Queiroz?
Sr.sociólogo, por favor deixe de exercer a sua profissão para não turvar os brios de uma certa senhora PatrÃcia. Ela só gosta de comentários elogiosos ao seu mito. Mesmo vendo o mito caindo pelas tabelas, ela mantém sua postura de pessoa que tem "aquilo" roxo.
Vai ficando cada vez mais claro o erro de avaliação tanto de Bolsonaro como da imprensa,como aqui se vê.Ao contrário do que este e seus filhos pensam,não venceu as eleições tanto mais pelas redes sociais.Basta uma análise nem muito profunda sobre os números de votos brancos e nulos para se chegar a conclusão de que foi o PT que perdeu.Os que de fato votaram nele vão aos poucos chegando a conclusão de que sua missão já foi cumprida.Tirar o PT do poder.Deus nos ilumine e um abraço nos ateus!
Sr. Sociólogo, já pensou alguma vez em participar ativamente, para o bem, das soluções possÃveis para o paÃs ou vai terminar seus dias como o arauto de nefasto, sem nada, nada contribuir? Fica aqui uma dúvida filosófica e um desafio sociológico. Ou cale-se...
Cale-se? Como assim? Quem é você?
Posições do bolsonaro merecem reflexão de cada brasileiro, pois alem ter reflexo na economia e no comportamento dos apoiadores, refletem no minimo linguajar desregrado diante da nação, e aqueles que nele confiou para equacionar os problemas do Pais. Ele e seus seguidores se comportam como militantes politicos em combate e donos da consciencia ideologica da nação, como se estivessemos ainda na guerra fria, todo aquele q se preocupa com o bem estar social, educação, saude etc é comunista/petista.
Estamos diante de um fato inédito: um presidente que insiste em governar pisando no Congresso, nas universidades, nos aposentados, na Amazônia, nas relações exteriores etc, apoiado pelos filhos e uma cambada de incompetentes. Parece uma centopeia destrambelhada, não vai durar muito. Estou achando Mourão uma alternativa muito interessante.
Um soldado + um cabo e uma Jeep, fechar senado, câmara e stf, prender os ratos e prosseguir no programa de governo. Esta é a única solução. Já foi feito uma vez e funciona.
Antenor, cadê seu amigo Hidelbrando ?
Tanto funciona que passados 50 anos estamos em situação pior. Na verdade, este paÃs é, de fato,especialista em golpes. Programa de governo? Eu não vi nenhum até agora, desde julho de 2018.
Leia mais sobre 1964 e seus Governos.
A democracia não serve para os autoritários. Implantar uma ditadura é o feitiche dos reacionários, como você Antenor. E estou sendo educado. Queria te dizer mais.
Bolsonaro, no outono. O Inverno se inicia em Junho! Rararaaaaááá!
A união entre marxistas e corporativistas (Magnoli é as duas coisas) para manterem seus privilégios não tem limites, até mesmo afundar o PaÃs ao fazerem fuzarcas para tentarem derrubar o Governo, dissipando a confiança do mercado na aprovação de reformas. Demétrio, extrema imprensa, Foice na frente, e demais Corporações de elite, firmes no projeto de impeachment do Presidente, mesmo que tenham que criar um factóide "a ser aprovado" pelo STF, o braço judiciário das Corporações.
Hildebrando, andava sumido! Passou uns dias fora desse fórum mas pelo visto continua culpando a Folha e os jornalistas pela incompetencia do "mito". Nao gosta da mensagem e quer acabar com o mensageiro.
O seu Ãdolo Jânio Bolsonaro está se escudando nas mesmas "forças ocultas" do falecido. Patético , não chega até o fim do ano.
Cadê a famÃlia do Hildebrando para interditá-lo? Esse senhor é delirante.
O pior cego é aquele que NÃO quer ver a verdade. Porém, a realidade é: ainda não acharam a cura para o mal de Alzheimer!!!!!
Ficarei surpreso se este "presidente" permanecer no cargo até o final de 2020...
O PT não tem do que reclamar sobre o que está ocorrendo no PaÃs, mas o que acho incrÃvel é que muitos pensam que o Bolsonaro tem representatividade real, inclusive, leitores deste jornal; portanto, pessoas, razoavelmente, cultas, suponho. Mas isso não é verdade, pois ele não representa a maioria dos eleitores. Representa menos de 39% deles... Os outros, votaram no outro candidato, anularam seu voto, votaram em branco ou não votaram...
PatrÃcia, nunca conferiste os totais de eleitores e comparou com os totais de votos válidos? Dos votos válidos, a maioria foi do Bolsonaro (mais do que 50%); do total de eleitores, menos do que 39%.
Então subtraindo os votos de Bolsonaro, Alkimin, Ciro, brancos, nulos ou não votaram quantos sobraram mesmo para o Haddad?
Excelente artigo.
Só Passei, diz Bolsonaro após Endossar Texto sobre PaÃs Ingovernável!! ***Já dá para pedir Impeachment do Parvo por Incitar o Desmantelamento da República, e a Criação do Presidencialismo Imperial, à la Júlio César?! Rararaaaaaáááá!
Acho que não ... Esse desgoverno iliberal vai até 2022, desse jeito. Inútil, desagregador, violento e injusto. Até lá tem o "primeiro-ministro" Maia governando... De forma neoliberal e jabuticabense... Desgoverno bozoo não existe.
Concordamos quanto a permaneça da agenda, que não é dele; e, também, no que diz respeito ao papel de Maia como "primeiro-ministro". Creio, entretanto, que Bolsonaro poderá cair se, além de não ajudar no encaminhamento das reformas, continuar nessa espiral de conflitos e paranóia. Claro que sempre restará dúvidas quanto à possibilidade de emergência de algum tipo de apoio popular (talvez até violento) ao presidente.
Falamos de crises, e, à s vezes, de crise, algo permanente que faz ondulações, indo e vindo. A rigor nunca tivemos "uma crise" ou "crises". O Brasil, desde sempre, foi sendo construÃdo como um balcão de negócios e as corporações foram se consolidando e fazendo reféns as instituições públicas até tornar a prática natural. Às vezes a ferida se abre a olhos vistos e vemos o quanto sempre estivemos arruinados e somos chamados a pagar pelo tratamento de algo incurável. A ferida sempre este onde está.
traduzindo : Mourão assume dia 01.01.2021 ?
Antes, bem antes...
Sempre defendi o presidencialismo como melhor sistema de governo para fazer as profundas mudanças q um paÃs com profundos problemas necessita. Mas, com esse sistema eleitoral bizarro e a banalização do impeachment, todo e qq presidente (esquerda, direita ou centro) será sempre um eterno refém do fisiologismo. Não tem jeito. Agora, o pior de todos os cenários seria implantar esse tipo de parlamentarismo mantendo o sistema eleitoral atual. Aà seria de fato, uma tragédia irreversÃvel.
(Cont.) Simultaneamente, implanta-se o parlamentarismo, deixando o presidente responsável apenas pelas polÃticas públicas de defesa e de relações exteriores - só assumindo o comando das outras polÃticas caso o primeiro-ministro caia antes das próximas eleições gerais para o parlamento. Um modelo muito parecido com o Francês: um parlamentarismo q pode virar um presidencialismo qdo houver muita instabilidade no parlamento. (Cont.)
Essa nova crise só nos mostra uma coisa: o sistema eleitoral e institucional desenhado na Constituição de 88 deu errado e é preciso reinventá-lo. O paÃs não pode mais ser refém desse presidencialismo de coalizão. Nosso sistema eleitoral eternizou o fisiológico Centrão como fiel da balança de qq governo. É preciso estabelecer as listas partidárias fechadas - como é o caso de Portugal, Espanha, Holanda, Dinamarca e tantos outros - com financiamento exclusivamente público das campanhas e (cont.)
Marcelo Silva, eu não quero "lacrar" - aliás, esse verbo é meio ridÃculo para um homem da minha idade. Imagino q vc seja bem jovem para achar q alguém quer "lacrar" em Comentários da FSP. Coloquei minha visão pq sou estudioso do tema e achei por bem compartilhá-la. Sua agressividade com alguém q vc não conhece e essa crença de q a CF de 1988 é infalÃvel tb é um indicativo de sua possÃvel tenra idade. Lhe desejo mais anos de vida.
Marcelo Campos, não queira lacrar! A Constituição cidadã representou um amplo e inédito consenso social, criado com muito debate e participação! O problema são as nossas elites que não querem democracia e muito menos distribuição de renda! Com essa turma não há constituição que aguente!
2) Condicionar a volta do crescimento econômico à essa indecente reforma da previdência nos mostra uma de três coisas: a) o seu desconhecimento acerca da economia do paÃs; b) q o liberalismo é uma religião para vc; ou 3) q tens grandes amigos na nossa robusta Bancocracia.
Bom texto salvo dois pontos: 1) Magnoli, nós sabemos q és amigo do Fernando Henrique, mas afirmar q o fisiologismo no governo dele teve custo baixo qdo comparado ao Lula é piada, né? Basta olhar os resultados fiscais primários dos dois governos. Nos governos FHC, não eram tantos partidos q sangraram os cofres públicos qto nos governos Lula, mas sangraram mais. Muito mais. (Cont.)
Bolsonaro deseja ser o Presidente Imperial da Bananândia; à la CalÃgula em Roma! Rararaaaaaáááá!
O Aloprado Jânio Quadros do século XXI não Cumpre 7 meses de Mandado, será Renunciado pelo Povo! Rarararaaaaaáááá!
p/ Maria José Celso, como muitos, é o grande expert em análise polÃtica; só não distingue "mandato" de "mandado". Mas ri...
"O tucano comprou a governabilidade a custo baixo, praticando moderadamente o esporte da fisiologia" ???? Pronto, agora já pode ir a Higienópolis ou Paris babá-lo o saco
Aceitável a opinião popular a respeito do Judiciário, para analisa-lo validamente seria necessário mÃnimos conhecimento técnicos que o envolvem. Acredito que isto não possa se estender a jornalista , formador de opinião por excelência; seria conveniente, a custa de ser um "desinformador de opinião" , tivesse uma visão, ainda que empÃrica do assunto, já que, em hipótese alguma, esta-se a sugerir que o este profissional tenha, também, formação acadêmica em ciências jurÃdicas.
Cadê os democratas ? Querem agora ganhar no tapetão ? Se for assim os militares tem mais chances de chegar ao poder. Portanto vamos apoiar as reformas, por a economia para gerar empregos e vamos acabar com esse mimimi. Bolsonaro foi eleito com um programa anti-esquerda, PT e Lula, propondo uma economia liberal, defesa da democracia e de uma ideologia conservadora e assim será. A próxima eleição será em 2022, simples. .
A Dilma caiu na base do tapetão e, certamente, você, como um grande "democrata", foi um dos apoiadores do golpe. Não venha com chorumelas, Lineu.
Lineu Sabóia insiste em ignorar que é o próprio Presidente que tem criado ou alimentado todas as crises do atual governo.
ou é defesa da democracia ou é defesa de uma ideologia conservadora. são coisas excludentes.
Nada se compara a esse estúpido, ignorante, racista, homofobico, misógino, autoritário ...É inclassificável! Quanto à FHC, faltou resgate histórico e isenção por parte do autor de suas, sempre protegidas, falcatruas!
É fácil identificar um Ptista...kkkkk
"Quanto à FHC": sem crase, por favor. Escreve-se assim: "quanto a FHC".
Resumindo Marluce, só tu e os todos os esquerdistas estão certos, são honestos e decentes e são cultos como o Lula e a Dilma! Ah e não são estúpidos como o teu comentário faz supor, aliás, bem estúpido!
Bolsonaro está se dedicando a atacar a esquerda,e seus aliados do PSL fazem o mesmo,Joice Halsseman,do psl,está deslumbrada como deputada federal e não ajuda em nada,pelo andar da carruagem,vão passar 4 anos atacando a esquerda e mais nada.
4 anos, não! Talvez mais 4 meses.....
Lendo alguns comentários, alguns extremos, outros palavrões dos incultos, decidi me manifestar porque achei seu artigo brilhante, Demétrio. Ele reflete a opinião de uma maioria silenciosa que pensa exatamente da forma como voce escreveu: um paÃs com emprego, crescimento econômico sustentável e sustentabilidade, educação e servicos públicos de qualidade, em que as instituições funcionem de forma harmônica. Enfim, que cada um cumpra com o seu dever, para o bem de todos e o progresso da nação.
Artigo simplesmente maravilhoso! Reflete o desejo de grande parte dos brasileiros...aqueles quem realmente pensam.
BosomÃdio arrependido....
A conclusão é perfeita, emprego, renda e serviços públicos é o que a população quer. A guerra ideológica é coisa de minoria. Na história essas minorias usam o desespero das crises para tentar virar maioria. Chamar manifestação em apoio ao governo parece ser aposta em radicalização e confronto.
O presidente optou por uma guerra em 2 frentes e tem contra ele os interesses contrariados na reforma da previdência e o "marxismo cultural" das universidades. E no fundo, acho que a segunda frente é sua maior prioridade.
Excelente artigo. Talvez falte fazer a distinção entre os governos FHC e Lula, com a bem-sucedida polÃtica de distribuição da renda desse último, via reajustes do mÃnimo e programas sociais, e com as providências de inclusão universitária de Dilma, que mudaram o rosto do público nas universidades. Mas o foco era outro, era a governabilidade, a relação com os congressistas. Excelente.
Espera, Lula atacou o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal, depois que o Psdb estabilizou a economia do pais ele apareceu para colher os frutos, surfando de estadista e agora vc vem desprezar Fhc?? É Ptista?? Aguarde 2022, a democracia pede licença!!
E a Dilma caiu justamente porque confrontou Eduardo Cunha.
"O petista (Lula) abriu as portas da administração pública e das estatais à sanha colonizadora das máfias polÃticas". É sério isso Demétrio? Já estavam escancaradas as portas. Só mudou ali quem sentou e se aproveitou. IncrÃvel ainda hj alguns colunistas terem um certo saudosismo com FFHH.
Outro Ptista... Essa gente fala mal de Fhc, por quê hem? Deve servpelo mesmo motivo que Bolsonaro continua atacando eles... Revanchismo barato, só isso e mais nada!!
Não é o prazo de validade, mas saiu da fábrica estragado! Se tomar esse remédio, dá náusea, diarréia, vômito... pode até matar!
Gosto dos artigos do Demétrio Magnoli, mas desta vez ele fez uma demagogia enorme. Quer dizer que o governo FHC fez uso "moderado" do toma lá da cá? E a reeleição para si mesmo? Estamos vivendo até hoje os problemas daquela auto-indulgência eleitoral.
Extrema imprensa, no inverno a mais de 30 anos. "Vai uma bolsinha imprensa aÃ, vendidos?"
Pq o bolsonarista olavete estava com falta de ar? Resposta: pq a camisa de força estava muito apertada!
Prazo até 2020 se a reforma não passar.,mas se passar o prazo passa a ser 2022. Precisa de comentarista para dizer isto?????
Se tivesse sentando em um banco de uma Universidade, estudado as disciplinas politicas sociológicas, econômicas e administrativas, saberia como se formam os Lideres e como se prática liderança. E são nos momentos das dificuldades, que se conquistam aliados. Os lideres, são respeitos, pelos conhecimento de assuntos e temas, e as posições que exercem, nas conduções dos problema, não pela imposição ideológicas e bravatas, e do uso da força. Não se impõem ou se compram lideres. Se conquistam.
Gueixa é a mãe, é a avó do Raimundo Carvalho ( ref à grosseria do mesmo, postada em meu comentário anterior).
Quando você chama os outros de i d i o t a s e p s i c o p a t a s não é grosseria, né Hildebrando? Grosseria consiste apenas em atacar sua pessoa. É de um egocentrismo quase infantil.
Artigo sobre encomenda para manter a histeria de id.i.otas úteis servis aos psicopatas doutrinadores e diminuir a tensão do stablishment corporativista ansioso pelo risco de terem de descer do topo da pirâmide, não é mesmo Demétrio?
li o artigo de novo e não me parece que o assunto seja esse que vc. disse ("sobre encomenda"). a não ser que vc. tenha desejado dizer "sob encomenda", "a soldo", ou que tais. de resto e como sempre, vc. está errado.
Imbeci*l e vagabun*do. BOZO ,vá pro infer*no ,,você e a desgra*ça de tua famÃlia. Vocês destruÃram o Brasil é seu povo.
Roque, pelo teu texto aqui, de gente culta e educada, acho que estás com o teu na estaca e ardendo. Ah... e deve ser sócio da Folha.
Demétrio, excelente artigo.
A Naja é uma serpente tÃpica da Ãndia e Paquistão. Durante a ocupação da região, os Ingleses tentaram diminuir a população desses animais pagando a quem trouxesse uma Naja m/orta. Alguns viram nisso uma oportunidade e começaram a criar Najas para vender para os ingleses, os quais, ao se darem conta, cortaram o programa. Sem mercado as cobras criadas foram soltas aumentando ainda mais o problema. No Brasil esse efeito é uma constante; os problemas sempre pioram quando se tenta resolve-los.
Najas, janas, jaras, juros...
Artigo muito bom, com exceção da parte que diz que FHC governou por fisiologia. Todos sabemos que o PT apenas manteve toda a estrutura de corrupção montada no governo anterior. Esquece-se que o governo não foi PSDB/PFL, mas sim PSDB/PMDB.
Demétrio, obrigado por me apresentar A Carolina. Ainda bem que o tempo passa, queria eu ser Carolina.
Esse é o caminho que vem sendo desenhado desde 2.013, depois com o golpe de 2.016. Essa obsessão purista inalcançável sem um processo racional, algo como sendo obra de um deus ou de uma classe privilegiada, a burguesia, ou de uma raça, o arianismo, é a obsessão da direita clássica. O racionalismo kantiano centrado na figura da razão que não pode alcançar a realidade, numa interpretação aberta, que gerou o bonapartismo novecentismo e os nazi-facismos vintecentista, agora ressurgindo.
"O generoso sacrifÃcio da vida pela pátria é mais decisivo... Trata-se de um dever rigoroso, cuja violação fere a lei moral em si mesma independente de toda consideração acerca do bem humano.". Metodologia da razão pura prática. CrÃtica da Razão Prática. Kant.
A razão pura não tem capacidade de atingir o objeto, a coisa em si, apenas representações oriunda das categorias mentais do sujeito. Tal não justuficaria nem o imperativo categórico moral prático, sendo necessária rÃgida disciplina e a dominação do governo e das classes dominantes.
Então foi o racionalismo kantiano que "gerou" o bonapartismo e o fascismo? Esse esquematismo superficialÃssimo é tÃpico de quem aprendeu Filosofia lendo, não livros, mas alguns poucos capÃtulos e apostilas.
Ortodoxia polÃtico-economica.
Indiretamente falei de Dilma, no golpe de 2016. Tentou mudar essa razão kantiana configurada na ortodoxia kantiana, mas foi derrubada pelo revanchismo autoritário nacional.
Faltou vc falar da "presidenta".
Analise Lucida e atual. Só não concordo que FHC tenha praticado a fisiologia com parcimônia ou moderação. Os governos tucanos usaram e abusaram da desbragada fisiologia, congregando figuras dispares e disparatadas em vários ministérios e estatais, com muitas denuncias de corrupção e ladroeira pontilhadas com a indispensável participação familiar, representada pela desenvoltura nos negócios do filho Paulo Henrique e das transformações da indústria do petróleo feitas pelo genro Zilberstajn.
Aim, lembrando que talvez o FHC não foi pego nas suas falcatruas, exatamente pelo fato de ter um engavetador geral da república, e não respeitar listas trÃplices, colocando quem era alinhado a ele. Nesse caso Lula e Dilma deram mais autonomia à PF e Justiça que qualquer um.
So me responda: Cadê o Queiroz? A Val do Aça� O Zero Um pródigo do mercado imobiliário
Grato pelo comentário Mauricio. Apesar das relações com a amante demonstrarem o caráter de FHC (ou a falta de...), este caso permanece na esfera privada da vida, ainda que tenha havido a assistência de empreiteira com interesses nos negócios do governo. Por isso não me referi ao caso.
Faltou falar da amante na França que era sustentada por uma empreiteira.
Pode onde se olha, falta governo, sobra arrotos prenunciando vômitos de sangue. Todos sabÃamos que a tarefa de dar rumo ao paÃs era e é monumental. Mas não emergiu um capitão mor das urnas para dar a direção e comandar, mas um atirador de festim supondo-se detentor de uma missão divina.
Por onde se olha...
Somos "governados " por um imbe*cil ,Por favor ,alguem nos livre dessa desgra*ça ,Por favor ,que o Meteoro venha logo ,Mas,dessa vez ,destrua tudo. Nem as baratas testemunhem nossa mediocridade.
Não adianta Roque, baratas sempre escampam, mesmo que o meteoro venha em formato de coturno militar e gire a ponta da bota várias vezes para certificar-se do esmagamento. Uma delas, miliciana e falante, chamada "kafta", cheia de poeira, com antenas em movimentos desesperados fará a pergunta existencial no que sobrou de mundo: "Cadê meu amigo Queiróz?".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Bolsonaro, no outono Voltar
Comente este texto