Hélio Schwartsman > Uma verdade inconveniente Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vossa senhoria está corretÃssima, o próprio presidente do Brasil, pensando dessa forma dos outros, se qualifica. Aponta os outros com o dedo sujo. Eu nunca vi tanta incompetência numa pessoa só... Igual a esse presidente, só ele.
Já se vê que os orcs do Atrapalhado invadiram a coluna do Hélio. Uma pena.
É já se pode ver que a verdade é inconveniente mesmo! Todos vocês foram desmoralizados nas urnas a despeito da campanha nojen-ta e mentirosa que fizeram contra o atual Presidente! Orcs está mais para vocês que insistem em classificar ban-didos como heróis do povo brasileiro! O seu Orc mor está preso ba-ba...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Como certeza Jair Bolsonaro, não está respondendo a nenhum processo por corrupção! Quanto a falar besteiras, acho que você tem memória curta: Dilma, Lula e companhia LTDA. Só que esses institucionalizaram a corrupção e a roubalheira no Brasil. Inclusive pegando dinheiro público e abastecendo jornaleco como esse!
Giovani, "Te cala"; "fala muito". Sem noção.
Incoerente. Afirma que o cérebro determina viés ideológico, quando é o efeito do conteúdo da mente, sujeito à influência social. Claramente opta por uma ‘variante de liberalismoÂ’, portanto viés ideológico, mas incentiva ‘refrear Ãmpetos ideológicos, o que seria impossÃvel se eles são determinados biologicamente. Termina mostrando outro viés ideológico pela tentativa de demostrar neutralidade através de generalidades sem conteúdo, p. ex. que tipo de democracia, como eliminar a pobreza.
Neste ano os artigos parecem samba de uma nota só... e todos unÃssono, todos corretÃssimos e bonzinhos... e chatos
Prezado Herr Hermann, melhor essas chatices que nos informam e ajudam a refletir sobre o momento do que poesia e culinária numa hora dessa. Na Alemanha nazista, um desses textos chatos, proferidos pelo pastor Dietrich Bonnhoeffer, confrontava os discursos "cristãos" do Füher. Seu testemunho foi um vexame para a Igreja Católica e para a Igreja Protestante Evangélica que viram em Adolfinho um "messias" e uma doçura de "mito". Qualquer semelhança com fatos atuais é pura estupidez.
Responder a a altura os dizeres de Bolsonaro resultaria em um artigo impublicável. Devo dizer que toda a declaração de Bolsonaro se aplica a ele próprio, tacanho como é.
Quem elege um inclassificável como esse, não há laranja, açaÃ, milÃcia, homofobia, racismo, prepotência, ignorância ... que desmonte o mito e que façam os vassalos enxergarem que o rei está nu!
Obrigado, Hélio, por citar Robert Wright....ele me parece um autor de enorme lucidez...conhece o DNA humano como poucos...
Respeitosamente, Hélio, mas o texto hoje está fraquinho e a citação sobre os advogados revela que quem a cunhou não conhece a advocacia assim como... você.
Pois é Helio, como nao concordar com você?
Tomo como mote de meu comentário o último parágrafo do texto. O autor aconselha o leitor a se despir de suas ideias extremadas e se aproximar dos fatos. Inútil. O cérebro de muitos eleitores de Bolsonaro continuará a defender o seu governo, independentemente da abundância de fatos negativos, que podem ser facilmente comprovados. Ou seja, o cérebro continuará sempre a buscar o artifÃcio da verdade pessoal em detrimento da real.
A psicologia explica que erros enormes, em que a pessoa se degrada de maneira significativa, são os mais difÃceis de admitir. É como quem cai num golpe devido a sua ganância, e se envergonha da perda e não dessa mesma ganância, evitando discutir o assunto para não ser classificado como tolo.
Sem, nem de longe, querer justificar os "cérebros de muitos eleitores de Bolsonaro", observo que, nos governos de esquerda anteriores, dava-se o mesmo. Curioso, não? Extremismos de todos os lados. A história, se repetindo ...
Até parece que o Bolsonaro e os olavetes receberam o Bom Conselho do Chico Buarque: Eu semeio vento na minha cidade, vou pra rua e bebo a tempestade.
Uma das grandes crÃticas de Sócrates aos sofistas, é a Retórica, ferramenta de convencimento dos sofistas e dos advogados, assim como a colher de pedreiro o é para esse construtor. Para Sócrates, a finalidade dos sofistas é vencer a discussão, enquanto para o verdadeiro filósofo, o que importa é a busca da Verdade. Olavo de Carvalho é um sofista maluco, a quem seguem os tolos com prostração e reverência.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Uma verdade inconveniente Voltar
Comente este texto