Opinião > Riqueza e desigualdade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O articulista faz confusão ao confundir capitalismo com criação de riqueza, como se o único meio de gerar riqueza fosse entregar a condução da economia a "mão invÃsivel do mercado" , o que é a ideia central do capitalismo , que não é um sistema vazio, já que várias ideias o sustentam, coisa que ele não parece concordar. Embora tenha dito que o socialismo gerou pobreza não é o que farto material bibliográfico revela.
Correção menor: obesidade é causada por ignorância, e não riqueza; fome é causada por pobreza. Correção maior: exploração é a expropriação de valor, e consequente obtenção de lucro, pelo trabalho não pago. Isso aconteceu nas sociedades escravagistas clássicas p. ex. Grécia e Roma, no feudalismo e acontece no capitalismo. Nada tem a ver com suposta natureza humana fixa, conceito reducionista freudiano. Tudo a ver com sociedades com classes dominantes, essas, sim exploradoras, como definida acima.
capitalismo civilizado é como conviver com um cancer.. o autor não entendeu direito o que proudhon e marx escreveram. ainda é tempo.
Foi um erro a Folha ter tirado o Daudt do rol de colunistas.
Saudade do Daudt por aqui. Sempre colunas boas. Mas prefiro como psicanalista, fiquei meio que decepcionado pelo assunto ser o capitalismo...
Preciosos comentários. ImportantÃssimo a criação da Riqueza: isto é o que só o capitalismo pode fazer, como mostra nossa historia dos últimos 200 anos. E a crucial importância do Marxismo, que chama a atenção para os mecanismos possÃveis de limitação da natural selvageria, preservando a criatividade que só o capitalismo proporciona, mas no sentido de preservar o máximo de igualdade de oportunidades.
E que vão ca.gar no mato, tanto o censor como o Daudt.
Vamos ver se agora vai - para compreender o capitalismo é fundamental entender a teoria do valor e que existe diferença e igualdade entre valor e preço e que são instâncias opostas da mesma mercadoria. O que é que esse sr. sabe sobre isso?
É brincadeira, estão censurando. Cadê a liberdade de expressão?
O Daudt deveria voltar à psicanálise e aos estragos feitos pela ind. Farmacêutica nos pacientes e na própria profissão. Para compreender o capitalismo é fundamental e extremamente necessário compreender a teoria do valor, no mÃnimo compreender a diferença / igualdade entre valor e preço. Do contrário, o resultado é essa panaceia que só faz boi dormir.
O problema do capitalismo não é nem a fome e nem a obesidade, o problema do capitalismo ou melhor "no" capitalismo é a malandragem dos talentosos banqueiros em comprar legisladores, executores e juristas para legalizarem o roubo e a usurpação. E só conseguem isso porque acumulam mais de 50% da riqueza mundial. É isso que a esquerda atual combate: acumulo desenfreado de riqueza.
Nós testemunhamos em nosso tempo a rápida ascenção das condições de vida da Ãsia. O sistema industrial de mercado, nascido no final do século 18 na Europa continua imbatÃvel.
Conheço uma pessoa que vive de recuperar carros velhos. Compra um Fusca 64 enferrujado por R$800.00, reforma e vende por mais de R$20.000,00. Essa é a essência da geração da riqueza no capitalismo, fruto da criatividade, disciplina e dedicação. É óbvio que existe gente que enriquece ilicitamente, mas a grande maioria dos grandes inovadores como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Elon Musk ficam apenas com uma Ãnfima parte da riqueza que geraram. Fazer bem é o resultado de fazer o certo.
Excelente o artigo.
Como sempre, muito bom artigo. Simples e direto. Gostava muito da coluna dele na Folha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Riqueza e desigualdade Voltar
Comente este texto