Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    A classe média está numa fase jacobinista, o tempo que durar a fase define inclusive o tamanho do prejuízo que a própria classe média terá.

    Responda
  2. Gil Cabral

    Não sei porque tanta preocupação com Bolsonaro,essa é seu 1º e ultimo governo,ele só se elegeu por causa do PT e sua corrupção generalizada.

    Responda
    1. José Antônio

      Não! por causa... "31 de março de 2018. Esqueçam outubro. O Supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias." (no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Bem...têm as capas da revista Veja, o JN, o 13/03/2016 - Não vou bancar o pato(dos Camisas Amarelas), o...

  3. Marcos Valério Rocha

    As transformações sociais não viram por aí, o desenvolvimento tecnológico, mas sim a formação da consciência. Aí Hegel está certo, na passagem do Senhor e do Escrava da Fenomenologia do Espírito. Quando há o reconhecimento que todos lutam, mas, em última análise procuram preservar a vida. Tal na história foi verificado no final da Segunda Grande Guerra, o New Deal e Fordismo americano e a Social Democracia Européis. De novo, parece precisarmos de um grande conflito para aprender isso.

    Responda
    1. Marcos Valério Rocha

      Só não sabemos se no próximo conflito mundial vai sobrar alguém para recomeçar neste mundo. Eu tenho fé no Reino de Deus, mas quem não tem?!??...

  4. Marcos Valério Rocha

    O crescimento da extrema direita vem amparado numa constatação marxista, mas de resultado reverso ao pretendido pelo filósofo. O crescimento das condições materais, alavancados pela tecnologia da internet. Confirma Marx que diz essas condições é que influenciam a consciência, e não a consciência que influencia as condições. A internet é campo fertil para o desenvolvimento do individualismo burguês, mas tal desenvovimento, conforme Marx, gera crises, só que nunca chega a propalada derradeira.

    Responda
  5. Edson Maia Carlos Filho

    São todos Bolsonaros fracassados ! Nada mais !

    Responda
  6. gilmar minks

    Na Europa pelo jeito, não existem partidos de direita, todos são etiquetados de "extrema direita", ao passo em que também não existem partidos de "extrema esquerda", só "esquerda democrática", como se isto fosse possível.

    Responda
    1. Wagner Santos

      A Europa não tem extrema esquerda desde a queda do muro de Berlin. Não havia extrema direita,porém está está tentando retornar ao cenário político, Não é pelo jeito, apenas o é. Ainda assim, os governos funcionam como centro esquerda em termos de seguridade social, que nem mesmo a centro direita consegue mudar ( Macron e May que o digam)