UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Os Bolsonaros a perigo

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Fernanda Monzo Luporini

    A Lava-Jato, principalmente a seção Curitiba, foi uma ação coordenada por procuradores, policiais federais e um juiz preocupados em direcionar politicamente os alvos das prisões, delações e criação de provas. Queriam e ainda querem poder e dinheiro. Moro quer o STF. Outros querem enriquecer vendendo compliance ao Mercado e outros querem dinheiro mesmo para sua "fundação".

    Responda
  2. HILTON RODRIGUES

    A expressão "dois pesos duas medidas" a nível mítico. Incrível como noticiários e meios de comunicação internacionais todos os dias publicam isso do Brasil e aqui nada. Vergonhoso. Perguntas que não querem calar: E o Aécio? Calheiros? Alckmin? Queiroz(es) e companhia...?

    Responda
    1. Carlos Eugenio Libano Soares

      E José Serra que desviou 15 bi na era do tucanistao e foi aliviado pela PGR?????

  3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    É isso Jânio, só as ruas podem salvar o país, principalmente se os estudantes derem as mãos aos trabalhadores, os alvos preferenciais da artilharia bolsonarista, hoje, comandada pelo banqueiro Paulo Guedes, o mesmo que atuou no Chile de Pinochet e que quer trazer para o Brasil a nefasta capitalização previdenciária dos financistas. Vamos resistir!

    Responda
  4. Luiz Pegorer

    Parabéns, grande jornalista Jânio de Freitas. Toda a justiça parece ter entrado no embalo das influências políticas, por vezes maçônicas. Até mesmo eu fui exonerado de cargo de engenheiro concursado na prefeitura de Santos por estar "sem condições para trabalhar", tratando de câncer gravíssimo e avançado. TJ e STJ anuíram e a advogada protocolou recurso após o prazo. A verdade é a minha inegociável idoneidade o que sempre gera mais vulneráveis em detrimento dos venerados vencedores novos ricos.

    Responda
  5. José Antônio

    "A turma incumbida de revê-los, no Tribunal Regional Federal do Sul, em geral avalizou-os, quando não os agravou. E o STJ e o Supremo os ingeriram sem sequer mastigar uns arremedos de ressalva.'' Jânio de Freitas só aos domingos é muito pouco.

    Responda
  6. Jose de Paula

    A única saída para Bolsonaro é sua renúncia. Sua incompetência e inabilidade de governar é gritante. Quanto mais tempo permanecer na presidência maiores serão os danos para nosso país. Melhor ele renunciar que sofrer impeachment. Duvido que renuncie pois seu orgulho beira o céu e pelo andar da carruagem o impeachment será seu destino.

    Responda
  7. Ivan Soares de Araujo

    O sr. Jânio de Freitas é da seguinte teoria: " Hay gobierno? soy contra.

    Responda
  8. Sandro Carvalho

    Jânio, seu artigo é daqueles que farão história por desde já antever como os historiadores, no futuro, explicarão esse trágico momento na história nacional: a prisão de Lula foi um arranjo inconstitucional que contou inclusive com as mais altas cortes de justiça do país.

    Responda
  9. Sandro Carvalho

    Os que estávamos de fato atentos ao que ao que se passava na política nacional, sabíamos que após a prisão de Lula tudo voltaria à normalidade.

    Responda
  10. neli faria

    200 mil sem julgam*ento? Não conheço!Se o colunista falou tangenci*almente, apenas repeti que lugar de conde*nado é na pri*são. Seja quem for. Corru*pção: todos, sem exceção, deveriam ser presos.

    Responda
  11. Galdino Formiga

    Até que enfim uma reportagem correta e isenta.

    Responda
  12. Rubens R C Scardua

    Na primeira parte do texto, o autor esqueceu de afirmar que é oração de nossos políticos eleitos independente de matiz partidária, se é que isso existe n nosso sistema. Na segunda-feira

    Responda
  13. Antonio Lobato

    Jânio, você é certeiro! Só li verdades!

    Responda
  14. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Mídia +juizticeiro Moro e cia+Vice decorativo e acusado de vários crimes + congresso vendido, com o supremo com tudo = calamidade antes nunca vivida!

    Responda
  15. neli faria

    Lugar de larápios do erário é na prisão. Todos sem exceção. Lula, não se esqueça, foi condenado em três Instâncias: juiz de primeira instância, Tribunal de segunda instância e pelo STJ(terceira instância!). O STJ apenas diminuiu a quantidade de pena, no conteúdo não(ilícito criminal) . E não se pode esquecer que dosimetria da pena parte do objetivo(mínima e máxima), e subjetivo :quantidade da pena. E o culpado do bolsonaro estar lá é o lula que insistiu em sua candidatura, apesar da reclusão.

    Responda
    1. neli faria

      Oliveira Lima; como escrevi, sou uma operária do Direito, jamais fui jurista. O meu único fanatismo é por futebol, e mesmo assim, apenas pelo Santos.O Brasileiro merece ser estudado no futuro:fanático pelo Lula que desde os 27 anos não teve a espada do desemprego na cabeça e fanático pelo bolsonaro que se aposentou(reserva) aos 33 anos de idade.Só que o fanático por bolsonaro trabalha mais:defende ele,filho,ministro,deputado,senador,aspone,trump,bibi. O do lula só ele. Boa tarde!

    2. JOSÃ OLIVEIRA

      Jurista? Ela pode ser qualquer coisa, inclusive, alienada! Jurista, jamais!

    3. neli faria

      Hevelin: não coloco a admiração acima do bom senso. Se a senhora leu todos os volumes dos autos do processo( raros os que leram, os outros repetem o que a cúpula diz) parabéns, porque a r. sentença e o v. acórdão estão muito bem fundamentados. Os julgadores demonstraram conhecimento ímpar no mister.Não li o v. acórdão do STJ. Mas, a diminuição da pena não macula o feito original. Se houvesse o mínimo de injustiça o Tribunal teria revisto de ofício. A Justiça Divina foi célere com ele.

    4. Hevelin Quintão

      É ainda mais chocante saber que é jurista. Espero que não atue no DP para poder opinar assim, tão fora do contexto criminológico. Sim, li os autos, a sentença, os despachos, as decisões interlocutórias, tudo. Jamais, dentro de qq Estado Democrático de Direito, aquilo poderia ser uma sentença respeitável. E de vdd: não é. É apenas política. E não sou lulista, não. É só um fato reconhecido por alguém comprometida com os princípios democráticos, e que por isso não o poderia negar.

    5. neli faria

      Hevelin:sou operária do Direito há 43 anos!Quando acaba o argumento, apela.E a senhora leu os autos ?Julgado e condenado em três Instâncias(uma, duas ,três!) Se ele fosse inocente o STJ teria mantido a Condenação? Jamais! Até "ex -officio" ! O fanático pelo Bolsonaro trabalha muito:defende bolsopai, bolsofilho,bolsoministro,bolsosenador,bolsodeputado,bolsoaspone,trump ,bibi... Fanático pelo lula trabalha menos: só ele... Tanto um fanático ,quanto o outro ,defende o indefensável.Data vênia!

    6. Hevelin Quintão

      Sentença de Moro - não corresponde aos fatos, documentos e delações - é política. Fato. TRF4 - Gebran é amigo e Moro e mexeu na presidência do tribunal pra formar a turma que manteria a sentença. Há várias notícias esclarecedoras sobre o assunto. Fato. STJ e STF - são tribunais que não analisam provas, apenas leis e CF, que foram burladas com base em provas que não existem e não serão revistas. Faz Direito, se especializa em Penal, depois, vc volta aqui. Boa tarde!

    7. Matheus de Oliveira Melo

      O texto trata, na sua maior parte, do atual presidente, e depois analisa o revisionismo de práticas apressadas da Justiça nos últimos anos. Só tangencialmente fala do Lula. Mas isso foi o suficiente para a leitora se indignar e focar toda a sua atenção. Estamos vendo que nunca se tratou de combater a corrupção, mas de outra fixação, mais imponderável e estranha.

    8. Severino Toscano do Rego Melo

      OK, lugar de larápio é na prisão. Mas antes ou depois de ser condenado? Temer teve sorte de ser solto para aguardar em liberdade o julgamento. Mas o número de brasileiros presos sem julgamento chega a 200 mil.

  16. Dalton Matzenbacher Chicon

    Apenas não levou em conta que Temer não foi, ainda, condenado. No mesmo passo, as preventivas decretadas por Curitiba, à época, não perduraram para além do necessário. JF mantém-se intelectualmente desonesto. É uma pena, posto que extremamente capacitado. Articula verdades irretorquíveis com raciocínios por conveniência. Olvida-se, por exemplo, de Gedel e Cabral, cuja perenidade das segregações preventivas foram necessárias e inquestionáveis. JF tem o mau hábito de fomentar meios entendimentos.

    Responda
    1. Hevelin Quintão

      Youssef, Roberto Costa, Duque, Delcídio, Cerveró... sequer tinham sido processados e fizeram aniversário na cadeia. Beijos pra quem não conhece Lava Jato e não tem argumento não-ideológico.

  17. neli faria

    Realmente, foi arrogante, mas temeroso. E aquela moça que vendia açaí e ao mesmo tempo em Brasília?E aquela que trabalhava numa academia e ao mesmo tempo em Brasília? Assessora de quem? Mande a Folha reprisar as reportagens.Prisão de Temer: sempre que vejo uma prisão,imagino-me como Juíza. Prenderia preventivamente? Se for sim, entendo que está correta. Se for não.Não teria determinado a prisão nem do Temer e nem do Coronel. Não havia fundamento legal. Do lula? Sim!Condenado em 3 instâncias.

    Responda
    1. neli faria

      Dalton: Lula está condenado em três instância(Caso triplex): juiz de primeira instância, TRF 4 e no Julgamento do STJ(5ª Turma, no dia 23 de abril). A pena foi reduzida,mas, o ilícito atribuído a ele, mantido. Não se pode esquecer que na dosimetria da pena parte do objetivo(mínima e máxima), para o subjetivo. E o subjetivo é o critério do julgador. Por isso, diminuindo nem se pode apontar como erro da Instância inferior.Temer:a meu ver a hipótese não se subsumiu ao verbo legal.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Fundamento legal à prisão preventiva há, sempre e sem margem de dúvida. Está na lei, e é ferramenta útil e necessária. O fato a ser submetido ao fundamento é que pode ou não ter relevância e/ou sustentação legal. Essa análise de relevância e arrimo legal é, obviamente, subjetiva e à luz da interpretação pessoal d magistrado. Daí o porque da ferramenta recursal e da, em regra, apreciação e decisão colegiada ao recurso. Por fim, Lula está condenado em duas instâncias.

  18. Luiz Alberto Brettas

    Excelente texto. Pena que muitos brasileiros não consigam compreender o que se passa, dificuldade, penso, que é fruto da má informação fornecida pelos grandes órgãos de imprensa nacional. É triste constatar que estes foram (e continuam) parciais no trato com a notícia...!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe ...

  19. Antonio Catigero Oliveira

    Percebe-se claramente que a corda no pescoço do capitão está sendo apertada de acordo com o fiasco da economia. É a incompetência em fazer os ajustes prometidos ao deus Mercado que irá determinar ao enviesado judiciário as sentenças a favor ou contra, independente de se fazer "justiça" -- essa aí já passou longe, muito longe, infelizmente. Ademais, os delitos da família vêm de mais de uma década. Onde estava essa tal "justiça"? Correndo atrás do Lula...

    Responda
    1. neli faria

      Lugar de larápios do erário é na prisão. Todos sem exceção. Lula, não se esqueça, foi condenado em três Instâncias: juiz de primeira instância, Tribunal de segunda instância e pelo STJ(terceira instância!). O STJ apenas diminuiu a quantidade de pena, no conteúdo não(ilícito criminal) . E não se pode esquecer que dosimetria da pena parte do objetivo(mínima e máxima), e subjetivo :quantidade da pena. E o culpado do bolsonaro estar lá é o lula que insistiu em sua candidatura, apesar da reclusão.

  20. André Brandao

    Ótimo texto. Parabéns ao colunista e ao jornal.

    Responda
  21. André Brandao

    Ótimo texto. Parabéns ao colunista e ao jornal.

    Responda
  22. André Brandao

    Ótimo texto. Parabéns ao colunista e ao jornal.

    Responda
  23. Miqueias Fernandes dos Santos

    Excelente texto!

    Responda
  24. Alberto Melis Bianconi

    Parabéns Janio! Muito bom ver alguém de dentro da imprensa reconhecer que esta tem boa parte da responsabilidade na construção da lawfare que condenou Lula e no embuste que derrubou Dilma (golpe político, mal fantasiado de impeachment). Dois processos distintos mas muito convenientes um ao outro. A mudança no tratamento da Lava-Jato pelo STF no caso Temer deixa evidente os vários pesos e medidas e infelizmente, certo de novo, o MP nem sempre trabalha com a mesma vontade.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O que me assusta não é que o MP persiga mais os interesses de seus integrantes que seu papel institucional, ou que juízes se façam de justiceiros nas diversas instâncias, nem que o eleitor esteja perdido nessa barafunda, que boa parte da nossa zelite bananeira quer fazer passar por "narrativa" dos fatos. Mas o quão poucos dessa zelite possuem algum compromisso com os fatos e sua plausibilidade.

  25. Rubem Corveto Azeredo

    Infelizmente o Judiciário é cego, surdo e parcial. O Ministério Público não é imparcial e age ao sabor das cores e ligações para investigar ou não de acordo com interesses. Existem muitos indícios há muito tempo que os Bolsonaros têm ligações com as . Espero que as investigações avançam para colocar ordem e restabelecer a Lei no Rio de Janeiro, inclusive cassando pelo menos o ex-deputado e atual senador Flavio. Assim o Presidente receberá um recado dos limites do seus poderes.

    Responda
  26. Regina Mello

    Jânio, como sempre, perfeito. Parabéns.

    Responda
  27. Fábio Cesar Cristiano

    Até a estética do texto é excelente.

    Responda
  28. Tadêu Santos

    A lucrativa empresa ‘bolsomilícia’ está na mira da justiça. Todos foram avisados. O DNA da corrupção está incrustado em toda a classe política partidária brasileira. Bolsonaro fez de conta que acusava a ‘corrupção’, mas a usava pra benefício próprio! Renúncia é a melhor alternativa pessoal para o presidente, governo e para o Brasil. Mourão assuma a presidência e garanta uma transição transparente e segura, acompanhada de uma ‘profunda reforma política’ e ‘mudança do sistema de governança!!!

    Responda
  29. Rafael BO

    Esse governo foi eleito com premissa de moralização, por isso mesmo tem de ser investigado exemplarmente. Peculato e associação criminosa com milícias são inadmissíveis sob quaisquer circunstâncias.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito.

  30. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    Parece que alguns dos comentários não percebeu. O Jânio detonou não a prisão em segunda instância, não a prisao preceventiva, mas todo processo judicial conduzido pela turma do Paraná e como os tribunais superiores se viram acuados. Justiça feita de acordo com a pessoa do réu. Precisamos vendar a Deusa Têmis novamente. Sem Isso a balança e a espada perdem o equilíbrio e a forca necessarias.

    Responda
  31. flavio pedrett

    Infelizmente o Brasil deu muito azar de reunir esta turma do Moro/PF/MPF encastelados em Curitiba. Pessoas com um grau de cultura proximo a zero, vaidosas e inescrupulosas destruiram a engenharia brasileira e levaram juntomais de 2 milhoes de empregos, justamente daqueles que inocentemente os apoiaram e ainda os apoiam por vergonha de admissao da roubada em que se meteram. Agora estao todos muito bem, ganhando dinheiro com palestras e vendendo consultoria em complience.

    Responda
  32. flavio pedrett

    Infelizmente o Brasil deu muito azar de reunir esta turma do Moro/PF/MPF encastelados em Curitiba. Pessoas com um grau de cultura proximo a zero, vaidosas e inescrupulosas destruiram a engenharia brasileira e levaram juntomais de 2 milhoes de empregos, justamente daqueles que inocentemente os apoiaram e ainda os apoiam por vergonha de admissao da roubada em que se meteram. Agora estao todos muito bem, ganhando dinheiro com palestras e vendendo consultoria em complience.

    Responda
  33. João Pedro Sousa

    Excelente texto Jânio!

    Responda
  34. Richard Lourenção

    Os mandados de prisão preventiva provenientes da 13.a vara federal de Curitiba eram expedidos a granel e, ato contínuo, transformadas em temporárias. Não havia argumento nesse mundo que convencesse um desembargador do trf4 ou ministro do supremo a conceder habeas corpus. Os presos eram confinados por 8, 10 15 meses, ate mencionar a palavrinha mágica em uma delação "espontânea". Hoje, os presos ficam 3, 4 dias encarcerados para, em seguida, serem soltos. As coisas mudaram, sei lá porque!

    Responda
  35. Jose Roberto Procopio Pinto

    Para mim fica a certeza de como o povo consegue eleger pessoas tão inadequadas para exercer tão alto cargo.

    Responda
  36. Fatima Marinho

    Bravo Janio de Freitas. Até quando vamos assistir o país ser destruído por esse grupo desqualificado e antidemocrático?

    Responda
  37. MARCOS FERNANDO DAUNER

    quem está seriamente a perigo são os milhões de desempregados brasileiros que confiaram nesta família .

    Responda
  38. Vicente Soares

    Janio está coberto de razão. Quantos foram presos preventivamente até inventarem uma versão qualquer para se livrarem da cadeia? E o prêmio era maior se envolvessem Lula na história. O TRF 4 é um tribunal à parte no Brasil. Parece que até o STF em medo de suas decisões.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Noção zero.

  39. alvaro castro e souza

    Os brasileiros dizem apoiar a prisão após condenação em segunda instância, embora a maioria não saiba o que isso significa, a não ser a prisão. A minoria que sabe do que se trata finge desconhecer que isso é contra a constituição. Tanto que se fosse constitucional e portanto, legal, não precisaria constar no pacote de medidas do "conje".

    Responda
    1. alvaro castro e souza

      Se a CF é omissa, aplica-se o princípio do Direito que reza que em caso de dúvida decide-se pelo réu. "In dubio pro reu"!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Consta no pacote porque a CF é omissa quanto à prisão. O conteúdo constitucional indica e determina a sedimentação da culpa somente após trânsito em julgado. Na prática, a interpretação de que não cabe segregação antes do trânsito criou um inequívoco sistema de impunidade. Vide os casos de prescrição. Estatisticamente, não ocorrem reversões de condenações em grau recursal superior. A interpretação constitucional vigente é correta e necessária, posto que conduz à pratica de efetiva justiça.

  40. Paulo Ribeiro

    Jânio, o Lula só foi preso após condenação em 2a instância, qual o abuso cometido por Moro??

    Responda
    1. Marcia Benetti

      Moro cometeu vários abusos. Vazou uma gravação da então presidente Dilma, o que é ilegal. O STF deu uma resmungada, mas deixou passar. Manteve em prisão preventiva suspeitos que estavam sendo investigados, prática que apenas agora o STF admite ser ilegal. Condenou Lula baseado em uma delação sem provas. Não havia uma única prova de que Lula fosse dono do triplex, mas Moro usou a falta de provas para dizer que elas tinham sido destruídas. É impressionante.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O problema com Sergio Moro não é a prisão de Lula, mas sua condenação com base em evidências forjadas, pelo uso e abuso da prisões que deram origem a delações, que só (?) agora o STF parece entender do que se trata. Quando o colunista fala que agora estamos conhecendo o verdadeiro Moro acredito (não está explícito) que se refere ao pacote de medidas segurança, que ajuda a polícia a se livrar de culpa quando excede seu papel ou quando o excede sabendo o que faz, coisas de milicias.

    3. MARIA REGINA CALDEIRA PIMENTA

      Nenhum abuso...só na cabeçã do articulista... Dia 26 nas ruas, OK?

    4. CLAUDIA ROVERI

      Paulo, é inconstitucional, só isso. Além do mais, se eles são capazes de fazer barbaridades jurídicas para deter ilegalmente um ex-presidente, o que fariam com qualquer um de nós?

    5. claudio de toledo moraes

      Paulo, existindo ainda outras instâncias, e havendo nelas a possibilidade de reversão, como fica o dano causado ao cidadão? Na esfera civil o bem material (depósito judicial) responde no final, mas a privação de liberdade? Qual o valor da indenização? E neste caso, em especial, onde sabemos que uma eleição foi ganha, ou melhor, perdida.

    6. Elias Muniz

      Concordo, porém o Lula que deveria e está preso, não serve como único parâmetro. Os casos de abuso da justiça, não respeitando a lei que eles deveriam cumprir é imenso e está no nosso dia-a-dia.

    7. alvaro castro e souza

      Os brasileiros dizem apoiar a prisão após condenação em segunda instância, embora a maioria não saiba o que isso significa, a não ser a prisão. A minoria que sabe do que se trata finge desconhecer que isso é contra a constituição. Tanto que se fosse constitucional e portanto, legal, não precisaria constar no pacote de medidas do "conje".

  41. Paulo Ribeiro

    Jânio, o Lula só foi preso após condenação em 2a instância, qual o abuso cometido por Moro??

    Responda
    1. Paulo Ribeiro

      ROBERTO DE SOUZA MATOS MATOS, ao invés de destilar sua arrogância vazia faria melhor se respondesse de forma objetiva. Lula foi investigado pela policia, que viu evidências de crimes, foram aceitas pela promotoria, que o denunciou. Foi condenado pelo Moro em sentença depois confirmada pelo TJ-4 que ainda aumentou as penas. Na etapa seguinte teve a condenação confirmada pelo STJ e vários habeas corpus negados no STF. Você realmente acredita que apesar disso tudo ele é inocente? Inocente é vc.

    2. Roberto De S Matos

      É uma pena que o Excelentíssimo, pelo que vejo em seu comentário, não conhece ou entende, de Direito, nem de CRFB, nem vou falar em códigos, para não atrapalhar, recomendo, que vá até o Google, e pergunte o que é P. Coercitiva e P. Temporária, quando e como se dá, cada uma, como está escrito a prisão em seg. est. o que trans. em julgado. São coisas e respostas fáceis.

  42. Angelo Batista Goulart

    A situação atual do Governo do Capitão Jair Bolsonaro esta de forma comprometida pela não aceitação pública das explicações sobre o CASO Queiroz , o que foi dito não convenceu,e não para por ái ,o caso Marielle é também não digerido pela sociedade,o perdão do Ministro Sergio Moro sobre o caixa 2 do também ministro Onyx Lorenzoni ficou mais com duvidas . As entrevistas relâmpagos no SBT e Record não trouxe nenhuma tranquilidade para a população desempregada e desiludida !

    Responda
  43. Fábio Zuccolotto

    A matriz não deve estar satisfeita com os serviços prestados pelos colaboradores terceirizados. Bravo, Jânio! Bravo Jânio, você é mais importante do que nunca. Obrigado.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tah ! ... praticamente JP Sartre.