Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. celso bittencourt

    Fui ao Posto Ipiranga Trocar o Óleo e fui Aconselhado a Trocar o Presidente! Rararaaaaáááá!!

    Responda
  2. Maria Aparecida

    O artigo não tem nenhuma mentira, mas confesso que esperava mais da Tábata.

    Responda
    1. Maria Aparecida

      Eu entendi perfeitamente, só para ficar bem claro, sou entusiasta do trabalho dela, no entanto vi um texto simples, que eu poderia escrever, mas até onde eu saiba Tábata é muito melhor do que eu, afinal nunca fui para Harvard.

    2. Francisco Sanchez

      Ela é brilhante. Se esperava mais é porque não entendeu nada.

    3. neli faria

      Ela escreveu muito bem. Se ele , bolsonaro, não nasceu para ser presidente:renuncie. Ele deveria ter a grandeza em renunciar. A Renúncia é um ato de grandeza e de amor ao País. Impeachment? Hoje? Não tem respaldo.

  3. PAULO JATOBA

    Renúncia seria o melhor caminho , pois nos livraria de mais uma crise.

    Responda
  4. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Concordo apenas com uma restrição. Por que da falta de comentário sobre a anistia das dívidas dos partidos políticos? É por estas coisas que damos margens para o surgimento de caricaturas como a do atual presidente. Infelizmente a classe política, por vezes, também não respeita o povo.

    Responda
  5. celso bittencourt

    O Aloprado Jânio Quadros do século XXI não Cumpre 7 meses de Mandato, será Renunciado pelo Povo! Rarararaaaaaáááá!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      A greve geral vem aí! Vamos participar que é uma maneira de acelerar o processo!

  6. Fernando Jorge

    Perfeito deputada ! Temos pressa. Basta!!! São 5 meses desperdiçados com bobagens, incompetências e incontinências verbais. Ou apruma ou cai fora.

    Responda
  7. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Mourão dará um ótimo presidente. É só aguardarmos.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Será mesmo ?!! Já tá arrependida de ter votado no coiso, né ? Quase qualquer um (exceção do Cabo Daciolo, que é do mesmo nível do coiso) teria sido melhor ! Não deve ser fácil mesmo reconhecer ter feito o papel de boh ba e de desinformada política votando e elegendo esta triste figura que hoje infelicita este país !

    2. Domingos Dos Santos

      Bem lembrado, Marcelo. Não subscrevo a ofensa a senhora Augusta, até pq não a conheço.

    3. Marcelo Silva

      Tem gente que adora uma bota, né? Lamento informar que de acordo com a Constituição Federal, a renúncia ou impeachment nos dois primeiros anos de mandato implica em eleições diretas e não em ditadura militar, senhora!

  8. Elisabeth Beraldo Faria

    Domingo será travada outra batalha nas ruas. Dessa vez em favor do plano de desmonte . Edir macedo comandará seus fieis na batalha . Quem pensa que GOT acabou se enganou.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Os Bolsonaro não estão a altura dos Lannister, Targaryen, Stark ou Baratheon, preferiria mil vezes a Daenerys, Joffrey, Cersei ou Robert nos governando do que esse l-i-x-o!

  9. jose rodolpho perazzolo

    Texto espetacular! A jovem deputada é uma esperança no coração de todos nós, velhos brasileiros! Democracia hoje e sempre!!!

    Responda
    1. José Vinicius Beghetto

      Arnaldo Tadeu , que outras opções, suicídio, enforcamento, guilhotina, injeção letal, mas doente como é, poderia ser também eutanásia.

    2. José Vinicius Beghetto

      Arnaldo Tadeu , que outras opções, suicídio, enforcamento, guilhotina, injeção letal, mas doente como é, poderia ser também eutanásia.

    3. Marcelo Silva

      É isso mesmo Arnaldo, concordo integralmente com você! Vamos parar de jogar lenha na fogueira! Vamos jogar o Bozo! E rápido!

    4. Felipe Araújo Braga

      Arnaldo, não existe diálogo com o Bolsonarismo ou o Olavismo, a solução é o impeachment ou renúncia, nós não aceitamos Bolsonaro como presidente e ponto final .

    5. Arnaldo Tadeu Guimaraes

      Texto ridículo! Esta deputada está fazendo mal ao país. Pare de jogar lenha na fogueira e contribua com soluções para o seu país. Ela está querendo ver o circo pegar fogo! Existe opções muito mais sensatas do que uma renúncia ou um impedimento.

  10. celso bittencourt

    Collor, acuado pelos Malfeitos de PC, pediu que o Povão Vestisse Verde-Amarelo e saísse à Rua para apoiá-lo, a Galera atendeu o Pedido, mas saiu de Luto e pediu sua Cabeça. ***Um Presidente que Não Conhece a sua História está Condenado a Repeti-la! Rararaaaááá!

    Responda
  11. Sandro Carvalho

    Belíssimo texto! Parabéns, Tabata!

    Responda
  12. Luisa Rauter Pereira

    Perfeito, Tábata. É um orgulho tê-la no Congresso.

    Responda
  13. Alan Moacir Ferraz

    Não existe mais espaço pra ilusões. Este governo mal começou, já acabou . Impeachment ou renúncia rápido. O país não aguenta mais essa sangria iniciada no governo petista . De preferência com novas eleições e que o eleitor desta vez tenha juízo .

    Responda
  14. pedro tomas de paula

    Excelente artigo, parabéns!

    Responda
  15. Juarez Linhares de Souza

    O fundamentalismo e seus sinônimos fanatismo e extremismo atingem uma pequena parcela da população, sejam de direita ou esquerda. O que os diferencia é a força, empenho e ruído. Por isso, parecem maiores e do que realmente são. E exatamente por essa força merecem respeito e apreensão. Um desastre de quatro anos pode levar décadas para ser corrigido.

    Responda
  16. Felix Miglioranza

    Comentário maduro, centrado e inteligente. Não será de admirar que os fanáticos citados no artigo virão cheios de impropérios, demonstrando exatamente que o artigo está coberto de verdades. Esse pessoal é como Narciso, que julgava feio tudo o que não é espelho.

    Responda
  17. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Graças a Deus, ainda temos gente, e jovem, que pensa neste país. Parabéns deputada. E abaixo as ideologias de extremos.

    Responda
  18. Roberto Freire

    Concordo. O cara parece cada vez mais a Dilma.

    Responda
  19. Goethe Coutinho Madruga

    Vá trabalhar deputada.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Será que você disse o mesmo a respeito do vereador carioca Tonho da Lua (vulgo Carluxo) ?

    2. GIOVANNI SECCO

      Quero ver ter respeito com a gente e mandar a famiglia trabalhar porque 100% garantido que a Tabata trabalhou mais que eles mesmo juntando todos. Estudar então, pode somar umas quatro gerações.

    3. Marcelo Silva

      Vai te catar falso Goethe!

    4. Felipe Araújo Braga

      Quando Bolsonaro ou seus filhos trabalharam? Nunca! Nós que sustentamos essa família parasita!

    5. Arnaldo Tadeu Guimaraes

      Isto mesmo! Vá trabalhar, deputada! Pare de colocar lenha na fogueira e traga soluções para o seu país. Votamos em você para isto.

    6. Geraldo da Silva

      E você, em vez de dizer besteiras, faça como o seu xará alemão: escreva alguma coisa que valha a pena. Ou pelo menos leia o Fausto, a obra prima das obras primas. Abs

  20. Andreia Buttner Ciani

    parabéns pelo texto!

    Responda
  21. Marcia Benetti

    Não vi nada de original neste texto.

    Responda
    1. GIOVANNI SECCO

      deve estar aprendendo com o presidente, concorda?

    2. J L N

      Serve a solução do Bolsonaro . Carta dizendo que ele é incompetente para governar o País. Isto sim que é jogar contra.

    3. Arnaldo Tadeu Guimaraes

      Também, não! Falar mal é muito fácil. Esta deputada só sabe falar mal. Traga soluções para o seu país! Votamos em você para isto!

    4. nivaldo silva

      Inveja é foda,sabe ler?

  22. MARCELLO CAMPOS

    A análise é uma boa compilação de várias matérias e colunas publicadas na semana passada, mas não traz nenhum insight.

    Responda
  23. Eduardo Dos Santos

    Nenhuma das opções me parecem ser boas para a democracia. Acredito que a soberania do voto deve ser respeitada, por mais que haja dúvidas quanto a legitimidade desses votos devido a demagogia digital que foi usada, ainda assim, temos que aprender a fazer política, nos resta ser uma oposição forte, pressionar e exercer nossa cidadania... Sermos exemplos, como faz a deputada. Desmitificar a política, empoderar os cidadãos, e fazer um plano a longo prazo. Seguimos fortes na luta.

    Responda
  24. JORGE ANTONIO MERCANTI

    Parabéns deputada Tabata Amaral pela excelente análise do momento que o país está vivendo. É um alento saber que tem gente equilibrada no campo progressista.

    Responda
  25. Amaral Neto

    Compartilho da mesma impressão, com preferência para a renúncia, o que evitaria um doloroso processo de impeachment. Em nenhuma hipótese, contudo, pedir, torcer ou desejar intimamente um golpe, porque foram os clamores de 64 que justificaram (ainda que apenas retoricamente) um golpe e a instalação de uma ditadura nos moldes do que jamais esperamos que se repita.

    Responda
  26. Wilson de Oliveira

    As duas opções do título do artigo refletem uma crise de representatividade, e deixam claro que a nossa democracia está doente. O último impeachment ainda é muito recente, contudo há convergência entre as suas causas e os argumentos apresentados por Portinho na carta endossada pelo presidente. Ao se candidatar, ele deveria saber: Governar é a arte de conciliar os interesses de vários grupos e corporações, e até convencê-los que a galinha dos ovos de ouro está prestes a morrer se nada for feito.

    Responda
  27. EMERSON FRANCISCO GRAT O

    Precisamos aceitar que colocamos um incapaz.

    Responda
  28. Alberto Henrique

    Mourão,cadê o Cabo e o soldado para dar um jeito nessa família de im becis e seus seguidores. É mais rápido que o impeachment.

    Responda
  29. Alexandre Miquelino Levanteze

    Texto excelente ! a torcida é para que aconteça uma das duas alternativas o mais rápido possível! Se vai pedir pra sair ou vai ser retirado é o que menos importa.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Kkkkkk... perder uma eleição é dolorido mesmo, entendo!!

  30. Hipolito Gadelha

    Coragem, Presidente. A imprensa está a todo tempo criando crises e instigando as guerras ideológicas como fez essa colunista. Bendita hora que escolheu Mourão como vice. Se tivesse escolhido um Temer da vida seu impeachment seria certo. Coragem também para enfrentar essa velha política. Suas desavenças com Maia são prova de que o senhor quer política sem conchavos e sem corrupção. A articulista esquece que o Stf declarou que o senhor foi o único do PP que não recebeu recursos do petrolão.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Depende. Bolsonaro e seus filhos estão sendo investigados sobre desvio de dinheiro na Assembléia Legislativa do RJ e de compra de imóveis com suspeitas de lavagem de dinheiro. Além disso, o fantasma da morte da Marielle também ronda esta família pois todos os milicianos envolvidos no crime trabalharam para os Bolsonaro. O processo está começando mas tem tudo para enrascar esta família. Quanto ao general Mourão, se preparou para ser Presidente desde que assumiu este cargo. Não reparou?

    2. Elias Alves

      Sr Hipólito. No afã de defender o indefensável o senhor deixou de observar que o texto é de uma Deputada e não de uma articulista. Mas aproveitando o seu texto: como alguém que é Deputado há quase três décadas, tem três filhos na política há anos pode ser considerado “nova política”!? Não ser corrupto não é sinônimo de competência. Democracia é também lidar com opniões divergentes.

    3. Jô Maria Souza

      Leia de novo. Cadê o Queiroz? Velha politica? Por que ele e seus filhos não denunciaram? Vc não acredita que era obrigação denunciar? E os indícios de mal feitos na ALERJ? E os 40 mi para os parlamentares aprovarem a reforma? Que Nova politica é essa? Em tempo: quero que ele termine o mandato. Só assim seus seguidores verão o tamanho do buraco que nos meteram.

  31. LEO NASCIMENTO

    Tabata. Ótimo artigo.Te vi no R.D`Ávila também excelente.Mantenha o leme, o país tem milhares de Tabata que seguram este sofrido Brasil, somos nós pesquisadores, professores e alunos.

    Responda
  32. luiz rancan

    Precisamos de mais pessoas com tanta lucidez. Faz uma radiografia da situação nacional com rara visão crítica. É preciso que a sociedade progressista se torne mais ativa através da resistência aos desmandos e de manifestações ordeiras e democráticas.

    Responda
  33. Brízido Galeano

    Do livro "Como as democracias morrem"(Levitsky/Zib) transcrevo a seguinte mensagem atribuída a Gingrich, que cai como uma luva para o momento atual: "O que realmente precisamos é de gente disposta a mostrar o seu valor no meio de uma pancadaria. Qual o principal objetivo de um líder político? Construir maioria.". Bolsonaro não tem esse apetite. Apela para as massas e para Jesus. Não vai funcionar! Urgente, um primeiro-ministro! Mesmo que emergencial! Com certeza, a econômia volta a respirar.

    Responda
  34. José Cardoso

    Cada um no seu cada um. O presidente tenta agradar sua base com liberação de armas e coisas do tipo. O congresso é mais disperso, mas por isso mesmo representa mais gente. Caso seja contra essa medida por exemplo, derrube o decreto. O governo tem 606 integrantes, (presidente, senado, câmara e STF), o presidente é apenas um deles.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Se esquece do STF, que é quem julga inconstitucionalidades em última instância.

  35. Brízido Galeano

    Como o nosso presidente fala muito em Jesus, mentalizei o seguinte sonho: ele viu que havia palavras atrás da cadeira presidencial: Mene, Mene, Tekel e Parsim. O Profeta Daniel(5:25-28) foi chamado e interpretou as palavras: "Deus contou os dias do teu governo e o fez chegar ao fim.O presidente foi pesado na balança e achado em falta. Teu governo foi dividido e entregue aos Medos e aos Persas.". Urgente, Bolsonaro, nomeie um primeiro-ministro independente para salvar o seu governo! O tempo urge!

    Responda
  36. Brízido Galeano

    Os políticos estão atirando para todos os lados. Agora não deixa de ser uma ideia, para salvar o país, a instalação de um parlamentarismo emergencial para estancar a crise política com reflexos na econômia. Basta o presidente ter coragem moral e chamar um congressista para formar um novo ministério capaz de formar uma maioria no Congresso Nacional e, assim, aprovar as reformas. Um ministério independente do Executivo.

    Responda
  37. Brízido Galeano

    O impeachment só será possível na presença de um crime de responsabilidade. Renúncia está descartada, pois poderia tirar o guarda-chuva do cargo. É só ver o exemplo de Temer, que foi salvo duas vezes pelo Congresso Nacional, para evitar um processo pelo STF.

    Responda
    1. Wagner Santos

      Crime de responsabilidade se acha, de pedaladas a falta de decoro apropriado ao cargo 9 que já ocorreu inúmeras vezes). presidente com boa aprovação de segmentos relevantes da sociedade, não cai, mesmo com crime de responsabilidade, e o com baixa, não fica. Seria uma temeridade não entender a lição de Dilma e a de Temer.

  38. Rodrigo Soares

    Já sou fã dessa deputada

    Responda
  39. IGOR ALEXANDRE GARCIA

    Bolsonaro deveria dar "nome aos bois", aos parlamentares ou corporações que emperram seu governo. Se ele fizer isso com certeza terá apoio da população, não somente de seus seguidores.

    Responda
    1. Angela Ribeiro

      Ele não dá nome aos bois porque teria que começar por sua família, ou melhor, por suas famílias. Esse ser que resolveram chamar de mito - tvz por inveja do outro que está preso - não precisa de inimigos nem que ninguém torça contra ele, ele próprio se detona.

    2. Wisdenil Franco Oliveira

      Que "bois"? Trocou 08 vezes de partido, em seus 30 anos de Congresso; não dirigiu uma Comissão Parlamentar; e só conseguiu aprovar uma proposta. Propondo-se conduzir a "boiada", à qual você se refere, sabia das dificuldades à frente. Única realização: levou a prole para a mesma "fonte" pagadora (e tá pegando para o zero 01...). É um "projeto" natimorto; procure saber: depois de julgado por má conduta, expulso do EB, recorreu ao STM - "voltaram" com ele ao EB - mas, foi "baixado" à reserva...

  40. MARTA CITELLI REIS

    Excelente texto! Que bom termos pessoas como a Tábata no congresso, no Brasil!

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Rafael Seydel: Rainha morta, princesa Janja coroada!

    2. RAFAEL SEYDEL

      Vamos ao que interessa: Lula vai casar?

  41. Paulo César de Oliveira

    Melhor seria se mudássemos para um regime parlamentarista no qual o governo, por definição, sempre tem maioria. Perdeu a maioria, cai o primeiro-ministro e uma coalizão majoritária forma um novo governo.Os parlamentares saberiam que, se começassem a criar dificuldades para obter vantagens - o famoso toma lá, dá cá - o congresso poderia ser dissolvido a qualquer momento e convocadas novas eleições.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Para se ter uma ideia do parlamentarismo, no governo de Dilma o primeiro-ministro escolhido pelos parlamentares seria Eduardo Cunha!

    2. RAFAEL SEYDEL

      O povo já votou a favor do presidencialismo, papo encerrado. Não vamos mais gastar dinheiro com outro plebiscito, pois já temos políticos demais pra sustentar. Vamos ao que interessa: Lula vai casar?

  42. Patricia marinho Almeida

    Quanto à necessidade de instituições mais fortes só se vierem acompanhadas de pessoas com mais caráter, menos ideologias senão o quê nós do povo queremos é menos estado, menos deputados e senadores, menos mordomias para políticos e judiciário. Mais transparência, fim das votações secretas, políticos trabalhando na Câmara e no Senado 5 dias por semana, sem enrolação

    Responda
    1. Maurício Serra

      "Nós do povo" Todo mundo se acha porta voz do povo. Não são. O povo está ocupado procurando emprego e tentando fechar o mês, pq o Bozo está fazendo o Brasil entrar agora numa depressão econômica.

  43. Hildebrando Teixeira

    A moça, aspirante a nova Manuela D'Ávila (cuidado para não zombar da Igreja) deve saber que todo ser humano mentalmente saudável tem uma ideologia; se ele nega as existentes, decerto deve ter inventado uma outra, e deve ser o tal "isentismo", embora alguns autores garantam se tratar meramente de marxistas envergonhados com a bandalheira que a seita aprontou recentemente no País. Pelo menos teriam vergonha, né!

    Responda
    1. Wagner Santos

      A garota é muito boa e tem se mostrado mais sensata que a maioria de seus pares mais velhos mas de formação inferior. Não foi ela que pediu a pastor para se dizer " escolhido de Deus". Se isso não é zombar dos mandamentos, é bom começar a rever seus conceitos. Ela tem uma ideologia, isso n~~ao quer dizer que um mandatário de cargo majoritário possa governar com bússola ideológica e religiosa( algo que um deputado pode fazer, pois o cargo não é majoritário)

    2. jose fernandes de lima junior

      Vocês vão mandar matá -la também? Inacreditável como bolsominions se incomodam com pessoas que pensam o país, que expõem com clareza o seu ponto de vista em prol da nação. Que acreditam na educação ao invés desse fundamentalismo tosco do capitão que não consegue governar e muito menos liderar nem os próprios filhos.

    3. Lucas Laurindo dos Santos

      Tábata Amaral incomoda pela sua racionalidade. Incomoda a esquerda militante quando aponta o pragmatismo como caminho e, como se vê, incomoda a direita conspiratória quando derruba a idéia de que na esquerda todos são regidos burra-e-cegamente pelo tão temido marxismo, o mal de todos os males. Ninguém é livre de ideologia, de fato. Mas algumas são capazes de certo nível de pragmatismo e racionalidade. Tábata parece ser do tipo, e ter alguém assim na política não deveria incomodar ninguém.