Opinião > Bancos, baixem os juros! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Os altos juros são o maior motivo dessa malfadada dívida pública há mais de 20 anos. Mas, o patrão golpista, antes de levantar essa bandeira, resolveu clonar um pato gigante na avenida Paulista para clamar por uma Farsa para emplacar a reforma trabalhista, retirando direitos adquiridos dos trabalhadores. Os patos caíram igual pato. E olhe só no que deu! Agora, o sumo sacerdote da patolândia vem clamar por "juros baixos"! E o sapo foi pro brejo...

    Responda
  2. roque alves

    O sacerdote da Igreja do Pato Amarelo. Socorro !

    Responda
  3. HUDSON ZANIN

    Acredito que precisa haver regulamentação especialmente do teto de spread, cheque especial, juros para investimento etc. Uma vez que temos, eles bancos públicos poderiam guiar o norte.

    Responda
  4. Cloves Oliveira

    Um dos principais motivos de a SELIC ser alta está na necessidade de refinanciamento da dívida do governo federal, cujo volume é extremamente alto. Para rolar a dívida que não pode ser paga o governo tem que vender títulos. Todavia, os investidores só comprarão os títulos se os juros forem atraentes. Portanto, enquanto a necessidade de financiamento do governo federal brasileiro continuar alta, simplesmente não haverá espaço para grandes reduções da taxa básica de juros. Só as reformas resolvem.

    Responda
  5. Luis Hagemeyer

    O capitalismo financeiro (improdutivo) está dominando o capitalismo industrial (produtivo) em escala mundial. Eles utilizam de um corporativismo sem igual para fazer prevalecer os seus interesses ( taxa de juros elevadas, previdência privada, etc).

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Dilma baixou os juros por período curto, e perdeu apoio, inclusive da Fiesp que reivindicou a medida.

    Responda
  7. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Parabéns! Essa coluna está fantástica e explica muito do nosso subdesenvolvimento. Tenho colocado que a reforma bancária é mais urgente do que uma reforma da previdência. O ganho potencial do PIB traria maior arrecadação que desafogaria a previdência. O senhor está coberto de razão, pena que quem escreve sobre a reforma da previdência é o pessoal desses 4 grandes bancos e ficam bem quietinhos quando o assunto é taxa de juros. Tem como investir com juros a 20%?

    Responda
  8. Daniel Alves

    Falou o cara que defendia a política econômica da Dilma, aquela que nos entregou a recessão mais longa da nossa história.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Sim, realmente defendeu a política da Dilma, por um breve período. Queria câmbio mais desvalorizado, por exemplo. A Dilma fez o que ele queria. Aí de repente, não mais que de repente, ele apoiou o impeachment dela, apareceu com o pato amarelo, etc. O resto é história.

    2. Daniel Alves

      Oi Haraldo, vc topa privatizar os bancos públicos, desregulamentar o setor bancário, abrir para capital estrangeiro, aprofundar o ajuste fiscal e aumentar o poder dos credores sobre os inadimplentes? Se vc não topa nada disso, lamento informar mas vc, assim como o Skaf, foi mais um enganado por Dilma...

    3. haraldo cesar saletti filho

      Oi Daniel, você está satisfeito com os juros cobrados pelos bancos?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.