Educação > Mensalidade em universidade pública não deve ser tabu, diz governador do PT Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tudo uma imensa idio.tice. Que tal aplicar *de fato* a grana do orçamento nas universidades, e lutar para que o imposto de renda seja pago de modo equitativo pelo pessoal de "alta renda"? Quem tem alta renda *mesmo* não tá nem aÃ, manda o filho pra Stanford, e paga mixaria de imposto. Vai querer que um cara que ganha 1 milhão e meio por ano pague 15 mil pelo estudo do filho? 1% da renda? Brigue por uma alÃquota de 35% que inclua ganhos de capital, isso sim.
Concordo com o governador. O partido dele é contra essa proposta, mas seria uma forma da "zelite" contribuir com a educação das classes menos favorecidas. Não são as elites responsabilizadas pela desigualdade? Que elas contribuam com as universidades públicas!
Acho justÃssimo que aqueles que podem pagar, contribuam com o orçamento da Universidade Pública.
O governador está sendo realista , espero que este dogma seja vencido pois o pagamento de mensalidades por famÃlias com plenas condições para isto ajudaria muito na melhora do ensino e nas condições das universidades .
Concordo plenamente com o Governador Rui Costa , eu mesmo formei pela UFBA e pagaria mensalidade se fosse cobrada do meu filho que cursou na UFBA também !!!
Nada impede uma doação sua agora.
Em Terra de cego, quem tem um olho é tido como louco.
É um erro a ideia de se cobrar mensalidade para que os ricos paguem. Esses podem pagar via dividendos, lucros, artigos de luxo como helicópteros, Iates, jetskis, etc. O ótimo governador da Bahia se equivocou neste tema que está no âmbito das ideias, apenas.
Pelo mesmo raciocÃnio : pobre deveria estudar em faculdade particular com condições mensalidades reduzidas , diferenciadaa
Os ricos têm que parar de mamar nas tetas do estado. Bolsa educação apenas para quem provar que é pobre, após ampla investigação social. O Estado de Bem Social é para eliminar desigualdades, não para perpetuá-las. Mete a mão no bolso aê burguesão, e te prepara pra pagar a mensalidade do pimpolho. Kkkk
Por essas e outras que tenho me recusado a votar no PT. Só voto pra apagar incêndio, como foi no 2o turno das eleições presidenciais de 2018. Caso contrário não tem risco de receberem meu voto!
O PT é um partido sem ideias.
Defendo essa idéia: Mensalidade zero para baixa renda e máxima para alta renda, com patamares intermediários, pontuando mais os alunos da escola pública.
Se é para cobrar mensalidade nas universidades públicas , espero sim que o assunto seja tabu.Esse governador parece estar no partido errado.
Pensei que o ensino, oferecido pelo Estado, deveria ser público e gratuito. Não é o que diz a constituição?
Então que se proÃba os ricos de entrar na Universidade Pública...que a partir de agora só pobres poderão cursar Universidade Pública...
Claro que devia haver mensalidade em universidades públicas para quem pode pagar! Isto é justiça social. Até na China existe mensalidades em Universidades. Muitas regalias e ineficiências seriam reduzidas com mensalidades para alguns. a universidade pública brasileira é um feudo descolado da sociedade que as mantém. É uma forma de patrimonialismo. Este modelo deve ser superado para melhorar a eficiência e a produtividade.
Bolsonaro do PT.
Está certÃssimo o governador. O povo não deve pagar para filho de rico estudar em universidade pública. Um tanto de "a cada um conforme suas necessidades, de cada um conforme suas capacidades" faz bem.
Toma na cara conterrâneos baianos! Olha a banda podre do PT que vocês elegeram. Lamentável!
Nada a ver. Ser justo é salutar para todos. Se quem pode mais, deve pagar mais.Concordo. Parabéns pela iniciativa, ainda que não materializada !!!
Parabéns ao Governador! Tem buscado uma relação mais pragmática com o Gov. Federal, e a favor de reformas extremamente importantes ao paÃs e seus entes federativos.
Surpreende-me positivamente essas declarações. Isso deveria ser objeto de debate público.
*Surpreendeu-me
No passado, as universidades públicas cobravam uma taxa de matrÃcula ( perfeitamente constitucional). Era pouco dinheiro, mas todos pagavam e era sempre alguma ajuda. Hoje em dia, tirando os cotistas, acredito que todos poderiam pagar uma taxa em torno de 1000- 1500 reais por ano, por exemplo. É claro que o valor pode ser discutido e mesmo variar entre as universidades. Não é possÃvel que não se possa discutir nem isso.
Não paga nem o papel higiênico! O Brasil gasta 50000 por aluno, por ano!!’n
Afinal o aluno se forma com recursos públicos e vai prestar seus conhecimentos na maioria das vezes na iniciativa privada que normalmente oferece melhores salários,então é justo que as universidades federais comecem á cobrar daqueles estudantes que tem recursos financeiros.CertÃssimo sr Rui Costa,é bom começar á arejar essas cabeças obtusas que acham que o erário é infinito.
Cade a Indignacao da esquerda com esse corte de Verbas?
Por quê indignação ?! perfeita a iniciativa dele. Simplesmente, buscando a igualdade de direitos com o erário público.
Ary, não leu a matéria? Os professores das universidades estaduais da Bahia estão em greve. Não são pelegos.
Esquerda? No Brasil? Fale em fisiologismo polÃtico. não perca tempo procurando. PolÃtico aqui só quer saber de dinheiro.
" o princÃpio básico da igualdade consiste em tratar os desiguais de forma desigual" . Não acho absurda a idéia do governador em se cobrar dos ricos, e muito ricos, as mensalidades nas universidades públicas; até para que se permita que pobres, e muito pobres tenham seus estudos gratúitos e garantidos. Isso no entanto, não anula a luta por ensino de qualidade e gratúito, em todos os nÃveis. São pressupostos diferentes, e como tais, devem ser abordados.
Esse governador é parte da esquerda que endureitou, trata mal os professores, defende cobrança nas Universidades públicas, vai ter troco nas próximas eleições, esse cara é parte da "esquerda " que a direita gosta, ao se igualar aos adversários, torna-se tão dispensável quanto eles! Fora com ele Baianos!
Relaxa, Rui Costa está em segundo mandato, não irá se reeleger. ACMzinho não se candidatou em 2018 esperando abrir essa vaga. Uma pena, ele fez um governo pragmático, a Bahia, apesar da crise, não quebrou como outros estados e ele queria que o PT apoiasse Ciro ou outro nome e não lançasse candidato próprio como o poste do Haddad. Enquanto a esquerda cirandeira bate tambor, ele ao menos é razoável.
PT mostrando sua verdadeira face neoliberal travestido de esquerda
Não se deve cobrar mensalidades nas universidades, por mais atraente que essa ideia possa parecer à primeira vista. Primeiro porque seria inconstitucional, segundo, pois como dizem os estudantes nas ruas: "educação não é mercadoria". Se o problema do financiamento exige cobrar dos que tem mais renda, então é simples: impostos progressivos! Se abrir espaço para cobrança de mensalidade nas universidades, pode ter certeza de que elas não serão mais autossustentáveis, apenas mais desiguais...
Rui Costa é chamado de "o Bolsonaro da Bahia". Ele diz que os professores recebem altos salários, mas isso é uma distorção, pois só mira o salário bruto do topo da pirâmide dos servidores. A realidade é que muitos estão sofrendo com a desvalorização do salário e agora ainda mais com os cortes aleatórios. É lastimável que isso aconteça, pois só prejudica o povo baiano. Rui, seja responsável, negocie com os professores!!
Verdade! Este senhor faz parte da banda podre do PT. Mas ele não está sozinho nessa empreitada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Mensalidade em universidade pública não deve ser tabu, diz governador do PT Voltar
Comente este texto