Ilustrada > Partitura que fez Villa-Lobos ser acusado de plágio é descoberta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. antenor de barros leite filho

    achei as chamadas para a matéria e a popria materia bastante exageradas, ao atribuir plagio ao imenso vulto de nossa música .Creio, Igual ao terceiro comentarista,que a música ofertada por Villa-Lobos é muito mais importante que a letra.Esta, aliás, em geral cantada por sopranos estrangeiras vem em um Português quase irreconhecível.

    Responda
  2. antenor de barros leite filho

    achei as chamadas para a matéria e a popria materia bastnte exageradas, ao atrbuir plagio ao imenso

    Responda
  3. Nelson Oliveira

    Parabéns pela matéria! Faltou apenas colocar as duas letras para que pudéssemos conhecer a primeira e comparar os dois textos. Na busca que fiz na internet, aparece apenas a letra definitiva e o "martelo" que recebeu letra de Manoel Bandeira. Nem o tal poema Fim de Tarde, de Altamirando, é possível alcançar.

    Responda
  4. Nelson Oliveira

    O Villa era o lobo do homem. rsrs . Uma visão equivocada do nosso genial compositor, como se sua genialidade pudesse terraplanar os direitos de outros. Se queria uma letra e não sabia fazer, que creditasse o autor. Mas tal era o pensamento à época. Difícil um julgamento rigoroso a posteriori. Quanto ao poeta ter perdido reconhecimento eterno, lembremo-nos de que o próprio sol um dia se extinguirá. rsrs . Aliás o que se ouve é praticamente só a melodia. A letra é quase indistinguível.

    Responda
  5. AIMAR MATOS

    Azar do obscuro poeta, que teve seus versos retirados da maior obra prima da música clássica brasileira. O que vale mesmo nessa ária e a melodia belíssima criada pelo maestro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.