Ilustrada > Chico Buarque é o novo ganhador do Prêmio Camões Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns Chico, vc nos enche de orgulho e esperança em tempo tão obscuro, palmas palmas palmas...
Melhor notÃcia da semana (em meio a toda essa balbúrdia)... Parabéns, Chico!
Este nos enche de orgulho! Parabéns seu lindo!
David Byrne dos Talking heads merecia mais que Dylan, tem incursões pelo teatro, cinema e literatura, só que é um crÃtico do american way lÃfe, isso o império não aceita.
David Byrne dos Talking Jesus merecia mais que Dylan, tem incursões pelo teatro, cinema e literatura, só que é um crÃtico do american way lÃfe, isso o império não aceita.
Um prêmio a ser compartilhado com todos os brasileiros anônimos que transformam seus dramas e vivências em arte escrita, vendida ou trocada por bebida nos morros cariocas.
Chico Camões Buarque Merecida escolha. Um dos melhores do mundo. Obra consolidada e aplaudida no mundo inteiro. Parabéns! Chico.
O G.1 lista todos os livros publicados por Chico. Aqui, o jornalista cita três e acrescenta a expressão "e outros". Texto muito aquém do fato noticiado.
Chico Buarque não vai passar.
Além de injusto, o premiado tira uma foto, fazendo propaganda de cigarro. Fins dos tempos! Total inversão de valores. Morro e não vejo tudo!
Muito perspicaz! Parabéns.
Como todo bom bolsomÃnion, você é incapaz de ler integralmente um texto de mais de um parágrafo. A foto utilizada foi retirada de um livro pela reportagem.
Daria para Gilberto Gil.
Eduardo .O prêmio Camões, por óbvio. Muito mais profundo do que o ganhador de hoje. As letras das músicas de Gilberto Gil são de profundidade Ãmpar. Mas, parece que quem julga não quer ver o belo e o sublime.
Uma declaração que, isolada, pode gerar dúvidas. Daria o que?
Me diz um prêmio que o autoprclamado astrólogo-filosofo tem? Nenhuma, ou Como diria meu finado Vô: Necas de catibiriba.
A genialidade do Chico é tão absurda e tão despontante, que não há paralelo. Os livros que já escreveu, as letras e músicas que compôs e as peças que roteirizou são obras eternas. O prêmio é tardio. Mas, em meio à tanta imbecilidade que vivemos atualmente, é uma luz para lembrarmos que ainda existe "vida inteligente" em meio às trevas da idiotia contemporânea.
zzzzzzzzzzzzzz...
Eis que ressurgem os fantasmas da oposição consentida que há quase seis décadas assombram a MPB. Arre!
Eu tentei, tentei, mas não entendi nada do seu comentário. O que seria uma "oposição consentida"? Em uma democracia é necessário o "consentimento" para se opor? Nas seis décadas citadas, passamos quase a metade sob o tacão de uma ditadura. Que fantasmas imaginários te assustam?
Grande Chico Buarque. Ainda bem que o Brasil tem você!!!
Parabéns! Mais que merecido!
Pensei que era francês...
Chico Buarque de Holanda é um dos gênios da cultura brasileira, assim como foram também Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, entre outros. O prêmio é muito merecido. Muitos podem até não concordar com a posição polÃtica de Chico. O que não podem é negar que ele é um dos grandes nomes da música e da literatura. Eu cresci ouvindo Chico e passei a ler seus livros na idade adulta. Só tenho a agradecer por sua contribuição na minha formação. Obrigado e parabéns!
Chico Buarque é gênio! Em tempos sombrios, ele é luz! Em tempos de luz, é poesia! Em tempos de festa, é reflexão! Em tempos tristes, é alegria!
Parabéns, Chico! Não há como não se emocionar com a sua obra. Cada música uma história que toca o coração. Sublime! Muito obrigado!
Não há como negar a grandeza de Chico Buarque, a sua contribuição para a cultura brasileira. Seriam tantas as músicas a destacar que não caberiam aqui. Darei mais importância à s músicas, ainda que tenha escrito livros e peças de teatro de altÃssima qualidade, porque Chico é popular por causa delas. "Construção" é, sem dúvida, uma poesia maravilhosa, de uma força incrÃvel. Prêmio mais do que merecido.
Que me perdoem os atuais membros da academia brasileira de letras, mas não tem ninguem lá do tamanho de chico buarque.
Que maravilha!! Chico Buarque mais um reconhecimento a um tesouro nacional. Algumas "tapirus terrestris ou tapir" vão morder a lÃngua mas podem ficar com o "jus sperniandi". Viva o Chico Buarque!!
Pra mim não tem preço ver este site nazifascista anunciar um dos maiores prêmios literários do mundo sendo ganho pelo múltiplo Chico Buarque. Vivi pra ver isso. VIVA CHICO! VIVA LULA! VIVA O BRASIL!
Pô! Escrever que: Seu último livro foi "O Irmão Alemão", mas já publicou também "Budapeste" e "Leite Derramado", entre outros. Não foi simplificar demais? Não ficaria melhor: autor também de Fazenda Modelo, Chapeuzinho Amarelo, Estorvo, Benjamin, e das peças teatrais, Roda Viva, Calabar (coautoria com Ruy Guerra), Gota d'Ãgua (coautoria com Paulo Pontes) e Ópera do Malandro. Entretanto, seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, de foi maior que ele. Muito maior, incomensurável!
O pai era superlativo, concordo. Porém o prêmio é merecido! Quem ou viu Fado Tropical entenderia...
E não vai aparecer nenhum bolsominion pra dizer que era o Ahmed quem deveria ter levado o prêmio?
Está claro que foi uma escolha “ polÃtica” e não por mérito . Chiquinho nada representa .
Parabéns, grande Chico Buarque! Prêmio mais que merecido!
Que tal, minha querida Folha, uma próxima IlustrÃssima só sobre a obra multifacetada do imenso Chico? O textinho do estagiário não faz jus à grandiosidade da obra do premiado.
Parabéns, grande Chico Buarque! Orgulho brasileiro!
Esta para nascer um gênio musical como este Chico. De Vermelho ainda tirou uma onda...rsrsr
Chapeuzinho Amarelo é um dos meus clássicos pessoais!
Surpresa é só ganhar agora depois de tantos anos. Foi o gênio poético brasileiro dos anos 60 e 70.
Chico é o maior e mais versátil letrista da lÃngua portuguesa, cantor, escritor premiado de romances e peças de teatro! Merece esse e outros prêmios e mais reconhecimento no Brasil ! OO
Além das canções e dos romances, Chico também escreveu peças de teatro, livros infantis e musicais. Tem uma obra completa. Merecido o prêmio Camões.
Por falar em Chico Buarque de Hollanda, viva Chico Buarque de Hollanda!!!
Merece este e muitos outros! Chico, sim, é mito com "M"!
A poesia do Chico, desde as primeiras canções, sempre teve a preocupação com a nossa impotência diante do tempo; com a solidariedade; com o amor e o desamor erótico como dor eterna; o amor/afeto como redenção; com a mesquinhez cotidiana; com a esperança; com as questões sociopolÃticas. E o que dizer da forma como verbaliza a alma feminina?Tudo isso com um uso exato da palavra e um lirismo impressionantes. "Hoje não tem mais Fernando Pessoa", mas tem Chico Buarque de Holanda. Viva o Chico!!!
Merecido.Suas músicas e seus livros nos unem .É a trilha sonora das nossas vidas.Não esquecer suas peças com Paulo Pontes, Rui Guerra.Belo presente para seus 75 anos que se aproxima.
Parabéns Chico Buarque de Holanda. Lula Livre!
Mito!
Gigante!
Merecido!
Chico é cara que fez um poema com rimas em proparoxÃtonas, que é uma música maravilhosa também... Merecido é um termo modesto, E a brincadeira com a palavra Cálice, então?
Viva, Chico!
Grande Chico Buarque. Merece o prêmio e nos orgulha. Para mim representa além de tudo um tapa no nosso famoso complexo vira-lata. Parabéns Chico.
O jornalista parece pôr a obra literária em segundo plano, mas, ainda que Chico não tivesse sua carreira de letrista e músico, faria jus ao prêmio em razão exclusivamente de seus romances. O jornalista cita apenas três romances (não sei se por má-vontade ou desinformação), mas Chico escreveu também Estorvo, Benjamin, Fazenda Modelo, além de livros infantis e peças teatrais. Dois de seus romances venceram o prêmio Jabuti. A obra de Chico também não é breve, pois ele é romancista há décadas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Chico Buarque é o novo ganhador do Prêmio Camões Voltar
Comente este texto