Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Domingues

    Com mais essa guerra, dessa vez no campo econômico, os EUA se firmam como uma das nações mais mal vistas do planeta.

    Responda
  2. Cloves Oliveira

    Quando uma nova potência ameaça destronar o incumbente, a torcida é que seja evitado aquilo que é conhecido como a "armadilha de Tucídides". Tucídides era um general Grego que escreveu sobre a guerra entre Atenas e Esparta. A armadilha ocorre quando um poder estabelecido é desafiado por um novo concorrente, o qual por temor recorre à guerra para manter sua superioridade . No final Atenas acabou sucumbindo a uma p/este desconhecida, e não necessariamente às forças de Esparta.

    Responda
  3. José Cardoso

    O Krugman observou recentemente: as tarifas acabam sendo um imposto sobre os cidadãos americanos. Os fabricantes locais, protegidos da concorrência, tendem a repassar seus custos para os preços. Assim, é como se esse imposto fosse arrecadado dos cidadãos e repassado à determinadas empresas, às que se beneficiam da proteção.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      E é exatamente aí, meu caro José Claúdio, que o liberalismo do guedes e dos empresários brasileiros sofre um ponto de inflexão agudo para o protecionismo. A elite econômica brasileira é muito liberal para remover direitos trabalhistas e previdenciários dos brasileiros e redução de impostos de exportação. Por outro lado, gostam de elevadas taxas de importação.

    2. José Cardoso

      Sem dúvida. Aqui convivemos com esse escândalo há muito tempo.

    3. Hernandez Piras Batista

      Considerando o quanto é fechada a economia brasileira, veja o quanto de renda nós transferimos para os setores protegidos, que são muitos. Se comprar um CD no exterior, com o custo da remessa e a tarifa aduaneira, vai pagar o triplo do preço.