Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo César de Oliveira

    Por que chamar de ultra direita os partidos que lutam contra a entrada de imigrantes ilegais? Como seria classificado um partido que defendesse a expulsão de todos os ilegais? E a internaçao em campos de concentração e liberaçao apenas aqueles que concordassem em ser esterilizados? E quem defendesse a internação em campos de concentração e não aprovasse a liberação nem daqueles que concordassem em ser esterilizados? E os mais radicais, que defendessem o extermínio físico de todos os ilegais?

    Responda
    1. DANIEL PLECH

      O termo correto, Paulo, seria "direita populista", que, a meu ver, é tão prejudicial à democracia-liberal quanto a esquerda populista. Mas, como a mídia tem uma forte atração por termos que chocam (obviamente pra conquista maior audiência), preferem chamá-los de direita (ou esquerda) radical, extremista, ultras... De fato, como bem colocado por vocês, esses termos seriam apropriados somente pra governos altamente totalitários, como os nazistas (extrema-direita) e comunistas (extrema-esquerda)..

  2. Severino Toscano do Rego Melo

    Ele adora essa tribo mas nem todos os membros da tribo retribuem a adoração. Le Pen, por exemplo, não quer saber dele. Nem ele nem os filhos dele foram convidados para a recente manifestação da extrema-direita em Milão.

    Responda
  3. ADHEMAR POZZI RANCNARO

    Eleição em Cuba, Venezuela, Rússia, etc mede o peso da tribo que os Lula da vida adoram.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Problema de entendimento é escatológico entre apoiadores dessa estranha tribo! A matéria trata de um assunto, mas “os inteligentínhos” mudam a pauta pra Lula. Haja saco!

    2. Ricardo Ferreira

      E a tribo da maioria? Aqueles que vêem os países europeus como um modelo a ser seguido? Será que os bolsominions conseguem entender isso?

    3. Sandro Carvalho

      Essa desculpa - apelar para os problemas do PT e do Lula como justificativa para os problemas de Bolsonaro e seu governo destrambelhado - não engana mais ninguém.

  4. Said Ahmed

    Mais importante ainda que as eleições para o parlamento europeu será a eleição americana em 2020. Uma nova vitória de Trump pode acelerar o processo de corrosão das democracias liberais ocidentais, abrindo caminhos para conflitos inimagináveis.

    Responda