Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    A culpa é do PSDB, então presidido por Aécio Neves, que não aceitou o resultado da eleição de 2014, mancomunou-se com Eduardo Cunha e com pautas bombas na Câmara e levou o país, com a cumplicidade e o ativismo de Temer, o vice "decorativo", para o impeachment da Dilma, golpe político que colocou o Brasil nessa horrorosa situação institucional de hoje.

    Responda
    1. Anna Guimarães

      Isso mesmo!

  2. José Cardoso

    Essa análise parece correta mas é apenas um raciocínio por analogia. Não dá para comparar a base popular do Bolsonaro com a de um Orban, num país como a Hungria, de população e cultura homogênea, temerosa da imigração estrangeira. Ainda teríamos que evoluir para chegar nessa condição. Nosso buraco é mais embaixo. Talvez o Duterte e as Filipinas sejam um paralelo mais adequado.

    Responda
  3. neli faria

    Culpa é do lula que insistiu com sua candidatura. Culpa é do PT que insistiu com a candidatura;. O Brasil foi jogado no abismo graças a eles que pensaram em projeto pessoal, invés de pensar no País. E golpe por ele? Tá!

    Responda
    1. Carlos Eugenio Libano Soares

      Está mais do certa. Está certíssima!!!!

    2. Carlos Eugenio Libano Soares

      Está mais do certa. Está certíssima!!!!

    3. Carlos Eugenio Libano Soares

      Está mais do certa. Está certíssima!!!!

    4. neli faria

      Pranciscus: só porque não se apurou a corrupção no passado, haveria um manto protetor sobre a descoberta? Lembro daquela propaganda eleitoral, na 1ª eleição do Lula, os ratos comendo a Bandeira do Brasil! Todos, sem exceção, os larápios do erário deveriam sofrer pesadas sanções penais. E o Caixa 2 ,ao contrário do decidido pelo STF, é um crime abjeto, vil, onde o "Caixeiro" fraudou o livre processo democrático eleitoral.Teria sido eleito se tivesse cumprido a Lei Eleitoral?

    5. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Essa é demais ... demonizaram o PT e Lula por anos, como se antes não houvesse corrupção no Brasil. O golpe à Dilma não tinha base juridica. Aécio é gravado em crime e Serra é denunciado por contas ilegais na Suíça. Alckimin tb investigado. Foi o ódio insuflado ao PT e a hipocrisia dos tucanos que desembocaram neste governo tão bem descrito no artigo..

    6. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Essa é demais ... demonizaram o PT e Lula por anos, como se antes não houvesse corrupção no Brasil. O golpe à Dilma não tinha base juridica. Aécio é gravado em crime e Serra é denunciado por contas ilegais na Suíça. Alckimin tb investigado. Foi o ódio insuflado ao PT e a hipocrisia dis tucanos que desembocaram nesta atual desgraça.

    7. Wagner Santos

      Justificativa fraca para se escolher um candidato que sabiam que geraria o caos rapidamente... Foi avisado fartamente, ainda que eu concorde que a atitude do detento de Curitiba seja das piores.

  4. Joaquim Salomão

    Esse populista delirante e ignorante não especifica o que é o "lá" e o "cá" e quem são os tais políticos. Ele somente insinua a existência de propostas de trocas ilegais, que na verdade não estão ocorrendo. Esse discurso do Bolsonaro (a vítima) tem um único objetivo: enfraquecer e desmoralizar o Poder Judiciário e o Congresso. Esse déspota desmiolado tenta aplicar a mesma estratégia fascista do extremista de direita Orban para chegar à autocracia e fazer o que bem entender, sem oposição.

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    A articulista continua a ver possibilidade de golpe de estado deste tosco. Caia na real. Ninguém da golpe de estado no Brasil sem a aquiescência das forças armadas. Pode fazer a besteira que quiser, as forças armadas não cairiam nesta aventura. O verdadeiro risco está mais a frente, se as reformas não passarem e o país falir na mão dos brancaleones do executivo, do Congresso e Supremo. Desordem as forças armadas não tolerariam, mas Bolsonaro não teria nenhuma chance de representá-los.

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Ontem, seu xará Igor, da Folha, escreveu que Bolsonaro flertava com autogolpismo. Hoje é a vez da veneranda Maria Hermínia vaticinar que "o populista fatalmente investirá contra a democracia"! Ela está difundindo, junto com o seu xará, uma paranoia conspiratória para assustar os brasileiros, como Orson Welles fez em 1938, quando transmitiu via rádio 'A Guerra dos Mundos', de H.G. Wells. É uma falta de respeito às nossas Instituições(STF, FFAA, Parlamento).

  6. Tito Azevedo

    P FHC governar o Brasil era facial, p Jair difícil; um abacaxi. O ex-operário que foi pre-destinado , enviado do alem com poderes mágicos se tornou o pior presidente e o pior politico da história do Brasil. O Brasil reestruturado pelo Plano Real e manipulado por FHC teve alta popularidade. Tudo falso p o red. Qdo trocou FHC pela manipulação por Chavez veio a tragédia. Jair Liberal foi eleito com a bandeira do Plano Real. Clássico; conservador em costume? A economia q determina os costumes.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      "Jair Liberal foi eleito com a bandeira do Plano Real"!!! Bolsonaro era severo crítico do Real! E onde está o liberal, afinal de contas, no controle de preços dos combustíveis? Quanto ao "a economia determina os costumes", economicismo não é monopólio de marxista.

  7. Marisa Coan

    Para mim seu texto está correto quanto à indigência que se percebe neste governo sob muitos aspectos. Porém, Bolsonaro está errado quando afirma que nosso congresso é o que é? Que nome você, articulista, dá ao toma lá da cá que não tem fim? Toma lá da cá não é democracia, e é a isso que Bolsonaro de refere a grosso modo. As ONGS que se espalharam pelo país durante todos estes anos, não são sempre exemplos de boas intenções, sem interesses.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Joaquim, como vc pode afirmar que trocas não estão ocorrendo? Sempre ocorreram e a ideia é que as coisas fiquem exatamente como sempre foram. O que esta gente faz de terça a quinta, sexta não conta para a maioria. no congresso e no senado e com mais de 3 meses de férias por ano? O que eles fazem na maioria do tempo , senão defender seus cargos e interesses de uma minoria? Eles têm de existir e é muito bom que existam, mas não da maneira como está.

    2. Marisa Coan

      Joaquim, como vc pode afirmar que trocas não estão ocorrendo? Sempre ocorreram e a ideia é que as coisas fiquem exatamente como sempre foram. O que esta gente faz de terça a quinta, sexta não conta para a maioria. no congresso e no senado e com mais de 3 meses de férias por ano? O que eles fazem na maioria do tempo , senão defender seus cargos e interesses de uma minoria? Eles têm de existir e é muito bom que existam, mas não da maneira como está.

    3. Joaquim Salomão

      Esse populista delirante e ignorante não especifica o que é o "lá" e o "cá" e quem são os tais políticos. Ele somente insinua a existência de propostas de trocas ilegais, que na verdade não estão ocorrendo. Esse discurso do Bolsonaro (a vítima) tem um único objetivo: enfraquecer e desmoralizar o Poder Judiciário e o Congresso. Esse déspota desmiolado tenta aplicar a mesma estratégia fascista do extremista de direita Orban, para chegar à autocracia e fazer o que bem entender, sem oposição.

    4. Marisa Coan

      É bom e seria ótimo se este jornal que procura informar sempre e pelo que vocês fazem questão de dizer o tempo todo, com isenção, fazerem uma varredura nas ONGS, institutos disto e daquilo, instituições aqui e ali e de toda a parte; até que ponto também não são "tóxicas", outro modismo de agora, ao nosso país. Será que você é ingênua o suficiente para achar que são todos bons moços interessados apenas no bem do país?

  8. Paulo Roberto Schlichting

    Irretocável o artigo de Maria Hermínia. Mais ainda, é incontestável!. Sobram as evidências de que estamos falando de um protoditador, tal e qual como queriam seus eleitores! Ou não? Como disse a Professora: “Que ninguém se engane...”

    Responda
  9. Paulo Roberto Schlichting

    Irretocável o artigo de Maria Hermínia. Mais ainda, é incontestável!. Sobram as evidências de que estamos falando de um protoditador, tal e qual como queriam seus eleitores! Ou não? Como disse a Professora: “Que ninguém se engane...”

    Responda
  10. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Parabéns pelo artigo! Bom poder ler textos como os seus!

    Responda
  11. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    "Na função para a qual não tem qualificação alguma e não cessa de prová-lo, Bolsonaro se ocupa em dividir e destruir. O problema do Brasil é ele". A articulista desdenha o fato incontroverso de que a qualificação de Bolsonaro para a presidência veio das urnas e que o país não era uma paraíso antes da eleição para que Bolsonaro fosse "o problema do Brasil". Será que a articulista está por detrás do punho que deu a facada em Bolsonaro para prevenir e eliminar "o problema"? Muito democrático!....

    Responda
    1. Gabriel Braga

      O mandato presidencial conquistado pelo Bolsonaro foi legítimo,não há questionamento sobre isso..Mas o mandato não dá a Bolsonaro o direito de passar por cima das instituições da república e é preciso lembrar que os congressistas,por mais restrições que possamos fazer a eles,também estão onde estão porque tem votos pra isso.

  12. Bernardo Pereira

    E a história registrará quem são as empresas, as instituições e as corporações que estão contra a democracia. Merecerão um chega pra lá.

    Responda
  13. Hildebrando Teixeira

    "O presidente populista dá mais um passo na ofensiva tortuosa contra as Corporações". Mudando apenas uma palavra no cabeçalho dessa peça doutrinária a faria parecer um artigo sério (a peça inteira, é claro que não dá pra ler, previsível em cada linha). Tira-se o termo que identifica o que deveria ser substituindo-o pelo que é, depois de aparelhado pelo petismo associado ao velho coronelato:

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      O interessante é que seguidores da seita bolsonarista, acusam os outros daquilo que eles é que fazem com mais virulência. Peça doutrinária? Oras, por que diabos vcs colocaram criaturas do nível do Velez ou Weintraub na educação? Trocar uma ideologia por outra, com o agravante que a ultra direita de agora é patrocinada pelo próprio governo agrega o que? A hora que os jovens entenderem como vcs funcionam, não ganharão mais uma única eleição.

  14. Vladimir Micheletti

    Grande Maria Hermínia Tavares de Almeida! É salutar é prazeroso ler seu artigo. Volte sempre, ou melhor, fique, por favor.

    Responda
  15. Daniel Alves

    A ciência politica brasileira fez vista grossa para o populismo do PT e isso ajudou a eleger bolsonaro.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Corretíssimo! Com exceção de um ou outro jornalista, nossos cientistas sociais sempre deixaram o PT deitar e rolar.