Demétrio Magnoli > Medo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O sociólogo Demétrio, de onde você tirou isso : " medo do impeachment " ?!? Você criou uma figura hipotética . Quem tinha - com razão - esse medo era a Sra. Dilma Roussef, a incompetentA, alçada à condição de presidentE pelo espertÃssimo Lulla, para continuar mandando no Governo. O Bolsonaro, inexperiente, pode estar tateando no governar mas o homem é firme em suas convicções e medo ele inspira é nos esquerdistas e socialistas, que perderam o mando da situação, que tinham. É isso.
O medo é a arma através da qual os incompetentes e incapacitados acusam os outros para justificar-se de suas derrotas e fracassos, . Bolsonaro é o seu retrato exato.
Acredito que todos nós, em nossas atividades profissionais, já nos deparamos com situações de medo ao não saber como realizar certa tarefa. É isso que vejo com Bolsonaro, pois ele simplesmente não sabe como governar. Não se preparou nem estudou para isso. Tem soluções simples para problemas que não sabe entender. Triste é ter tantos incautos fiéis seguidores.
O Demétrio é um cientista que eu acompanho ... sério e imparcial...
Intimidação.
Há intimidação sim e, decorrência lógica, o medo. No caso o STF e o Congresso foram intimidados.
A intimidação virou ordem do dia há uns 5 anos - mudou a cultura. A turma do "deixa disso" perdeu... Muita questão era resolvida se esquecendo. Hoje nada se esquece (aprende-se? ;), praticamente tudo vai 'pro pau'. Desde então vive-se o medo de levar uma 'dura', devida a esse 'mau humor' social.
Há intimidação no trabalho, até 'no governo' e sem dúvida na FSP. A "Nova sociedade" chegou em todos lugares e agora devem sobreviver os 'mais aptos'. O que degringola são os 'avaliadores' dessa aptidão...
Há intimidação nas relações, muitos processos judiciais, muita questiúncula inútil fazendo-se questão de levar à frente. Muito 'mi mi mi'. Sobrecarrega nosso judiciário, mas ele se sente 'valorizado'.
Há muita intimidação no trânsito - muito playboizinho, cortando, impedindo virar, uma enorme falta de educação. Fazem tudo ao contrário dos manuais em nome de um certo 'espÃrito a n i m a l', importante ao liberalismo.
O trânsito não fica melhor com essa 'direção ofensiva'. As relações não ficam melhores com intimidações. Enxergo nada de 'normalidade' nisto em que vivemos. Está ruim!
Parodiando o Chaves, não o Hugo, mas o personagem da pequena vila: Foi sem fazer...fazendo! Todos negam o envolvimento do Presidente, mas a cartinha publicada já é crime de responsabilidade, se fôssemos mais que um republiqueta. Ir a manifestação seria assinar o recibo do açaà da Wal!!
Cumprimentos ao articulista pela lucidez.
Temos um presidente que não precisa de oposição. Sua inépcia é alarmante, seus ministros absurdamente ridÃculos. O "posto Ipiranga" está serviço do capital financeiro e o "super ministro" segue humilhado esperando a vaga no STF. As manifestações dos dias 26 e 30 serão o termômetro. O fracasso da primeira vai inflar a segunda. PolÃticos - todos - vão ao velório, choram, carregam o caixão mas jamais pulam na cova. Alguns ratinhos(as) já começaram a abandonar o navio.
Ouch! O que aconteceu com o Demétrio, antes um pilar do bom senso do jornalismo brasileiro, cujo histórico é eivado de primarismo e preconceitos ideológicos. Medo de quê cara pálida?. O Brasil real que vivemos no dia a dia segue a sua rotina de sempre. Quem tem competência se estabelece, quem não tem vai trabalhar no governo ou na FSP. Quando perguntaram ao Louis Armstrong o que era jazz ele respondeu: Se precisa perguntar você jamais saberá a resposta. Os uspianos da FSP seguem perguntando.
Há intimidação sim, Cloves e, decorrência lógica, o medo. No caso o STF e o Congresso foram intimidados. Enxergo pouco dessa 'normalidade' que você apregoa. Há intimidação no trabalho (até 'no governo' e sem dúvida na FSP), há intimidação nas relações (muitos processos judiciais) e há muita intimidação no trânsito - muito playboizinho, cortando, impedindo virar, uma enorme falta de educação. O trânsito não fica melhor com essa 'direção ofensiva', as relações não ficam melhores com intimidações.
Quem tem competência monta milÃcia em Rio das Pedras e vai matar vereadora, depois, quando o bicho pega, corre pra não rodar (como o Hélcio do "copa-cozinha" com o presida), enquanto o patrão tenta barrar a investigação por ilegÃtima (colocar processo sob suspeição, velha estratégia de polÃtico meliante pego com a boca na botija, ou na rachadinha, no caso). Grandes destemidos, salvadores do Brasil...
Vai ver que virou comunista como todos que criticaram o mico.
Como assim ? Deixou de ter bom senso por quê ? Pra começar, ele nem jornalista é, e, sim, acadêmico. Seus artigos continuam lúcidos, pertinentes e atilados, como sempre foram ! O que está dito, em seu artigo de hoje, está à s claras, só não vê quem não quer ! Uma sucessão infindável de demonstrações de alto grau de despreparo, inépcia, incompetência, retrocesso e obscurantismo ! Além de uma patho lógica incapacidade de convÃvio com o contraditório, a diferença e o plural Eis aà o grande "mito"
Agora manifestação é golpe? Antes era considerado um Ato CÃvico, agora é "apoio a ditadura"? Ser crÃtico contra um sistema que está levando a Nação a falência e participar de manifestações pacificas e ordeiras não significa ser contra a Democracia.
Caro Sr. Wagner, nem todos os que apoiam a manifestação são "golpistas" ou apoiadores incondicionais de qualquer Presidente. A imensa maioria que estará presente é composta por pessoas que defendem a Democracia, o Estado de Direito e as Instituições Republicanas. São pessoas que defendem o fim da corrupção, a Boa PolÃtica e um Judiciário transparente, são pessoas que não aceitam mais um Estado perdulário que cobra impostos extorsivos que não produzem o Bem Estar da população.
Manifestação chamada por presidente contra os demais poderes é crime de responsabilidade, Tanto que Bolsonaro correu a se "eximir" disso. Manifestação que prega derrubada de um dos três poderes, também pode ser crime, se organizada por um grupo que efetivamente o tente, É ilegal pregar a derrubada de um presidente fora dos meios democráticos tanto quanto pedir fechamento de congresso, ou STF,
Quando Demétrio criticava o governo anterior ele era bom, agora que critica o atual governo ele não presta. Isso só mostra que ele tem isenção, que faz a análise, crÃtica sem comprometimento com qualquer lado. Todos os governos tiveram seus acertos e erros, mas qualquer jornalista, filósofo, sociólogo sério, que analisar o atual momento, não vai ver outra coisa senão a incapacidade de um homem, um fantoche de presidente, miliciano fascista, que vai levar o paÃs para um desastre nunca visto.
Dr. Demétrio, preferia muito mais seus textos na fase anterior. Era mais isento, mais lúcido, etc. Nesta atual fase percebo muito tendencioso, raivoso, etc. Tudo o que não deve ser um articulista. É por encomenda da FSP? Vou parar de lê-lo, pois não me acrescenta nada. Tchau
A Psicanálise irá explicar a Demétrio Magnoli o que está recalcado em sua inconciente,que o faz agredir de forma anti-democrática a pessoa de um governante eleito democraticamente e no mesmo tom àqueles que o apoiam.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Demetrio não faz nada mais do que mostrar (se é que ainda era preciso !) o festival de despreparo, inépcia, incompetência, retrocesso e obscurantismo do atual (des)governo ! De sua incapacidade de conviver com o contraditório, a diferença e a pluralidade ! Acode, cara ! A casa tá caindo ! O coiso não faz nada mais do se mostrar em sua verdadeira e triste essência !
A palavra censurada no comentário abaixo era (censurada outra vez"). Só para testar. Toda censura será castigada, não pela força, mas pelo ridÃculo,,,
A-n-i-m=a-l - não use esta palavra na Folha, mesmo que não se esteja referindo a uma pessoa ou autoridade...
Magnoli virou o mais ferino (e esclarecedor) crÃtico de JB e seu patético governo. Medo é a emoção mais primeva do censurado (humano?), como argumentava Hobbes. Será que um militar belicoso, justo por isto, se acha peculiarmente enredado nessa trama desassossegante? As dicas de Magnoli especulam nesse sentido, mas só a psicologia profunda poderia aportar à questão um pouco de luz.
O Queiroz vai ?
Deixa eu entender: o Presidente que apoia manifestações populares é contra a democracia? Até ontem o ditador era aquele que as coibia; pelo jeito as concepções mudaram.
Belo texto, Demétrio.
Muita imaginação! O resto é politicagem.
Não há esse medo. O sujeito se expôs a levar uma facada na rua. Artigo ruim. Psicanálise de galinheiro.
Não Vinicius, ele não se expôs, pois tinha muita segurança com ele. Ele estava nos ombros de um segurança, mas... ele não contava, nem os seguranças, que houvesse um inimigo tão próximo dele. O cara por ter sido açougueiro pelo que li em alguns jornais manejava bem facas. Por falta de interpretação de leitura de mundo, eles tinham medo só de armas de fogo., Pobreza de espÃrito e de leitura.
Texto e contexto. Coerência e concordância. Às vezes, mas só às vezes, a ignorância é uma benção. Na condução de um Governo ela nao é não!
Demétrio fomenta a desconstrução da imagem de Bolsonaro exatamente porque sua eleição representa uma inédita expressão da libertação do povo do jugo da elite de privilégios a quem Demétrio representa muito bem. Demétrio e sua Corporação não têm outro caminho. Por isso eles temem tanto a democracia.
Hildebrando ao que tudo indica é comentarista profissional, remunerado. A ação mais eficaz é ignorar suas postagens. Boa noite a todos.
Lá vem ele, lá vem o Hildebrando com mais uma besteira das grossas. Quando leio seus comentários me acho uma pessoa melhor e cada vez mais inteligente.
Que lindo. Um cão de guarda do déspota ignorante que almeja a ditadura falando em democracia. Deixe de hipocrisia Hildebrando. Ninguém cai nessa conversinha fiada.
Sempre a postos para defender o ‘mito’ fico me perguntando à serviço do que/de quem? Ou é só obtusidade mesmo?
Os jênios do mito esquecem que o Congresso também foi legitimamente eleito? Ou isso é desonestidade ou jenialidade bolsonarista mesmo. Fico com a segunda opção.
O significado da palavra jênio é insitar as inteligências.
Qual o significado da palavra jênio?
Infelizmente a terrÃvel Equação Trevas. * BR "14 anos" *fantasiado* de Tudo pelo Social ( Educação, Saúde ... ) = """forte""" Instituto Nac Inversão de Valores = Violência Total [ 14 anos de corrupção em progressão geométrica ( manzorracracia) com lógica Painhoão "nesse gov há e não há obrigação de honestidade" ( politicalha ) irradiada p/união, estados e 5570 municÃpios = BR@dão demais@dão c/*20 milhões desempregados...]. ~ Nó.666 mui duro p/ desfazer !
Ótimo texto, o medo do Bolsonaro é saber que a gente sabe o que ele vez no verão passado!
Texto primoroso
Magnoli expôs muito bem a contradição do atual Presidente: embora sempre tenha feito o papel de valentão, o medo é de fato o principal motor dos seus atos. Por isto, o seu governo é uma sucessão interminável de fanfarronadas e recuos. Na fanfarronada, ele exprime a coragem que gostaria de ostentar, no recuo, ele mostra o medo que o domina. Medo que tem como um dos motivos sua abissal ignorância e recusa em aprender qualquer coisa que contradiga seus preconceitos.
Aprecio muito os artigos do Prof. Magnoli, mas atribuir a sobrevalorização do real no primeiro mandato de FHC ao medo que este tinha do retorno da inflação é ingenuidade demais para alguém tão arguto. A sobrevalorização do real provocava o "efeito riqueza" que garantiu a reeleição do Presidente. Este pode não ter sido o único motivo, mas duvido muito que não foi motivo importante.
Correto comentário Hernandez, o horizonte de FHC eram as eleições, tanto assim que os financistas, seus fiéis aliados, deram uma trégua para desencadear a crise que levou a desvalorização do real,somente após as eleições!
Eu não sabia que o Demétrio era de esquerda. Juro... Ele tem rosto de pessoa de pensamentos e argumentos equilibrados. Me enganei.....É só mais um jornalista que vai ter que ver 8 anos seguidos de governo Bolsonaro.... É mais um esquerdista que gosta de mordomias... Assim é fácil ser de esquerda
"08 anos seguidos de governo Bolsonaro..." A pergunta inevitável é: completará ao menos 08 meses?
"08 anos seguidos de governo Bolsonaro..." A pegunta inevitável é: completará ao menos 08 meses?
Mui legais foram os recentes 14 anos de Manzorracracia dos Painhoãos do BR caminhando p/ Brazuela ? * Esses "Painhoãos" sempre precisaram de sô fióti "povo infeliz", o oxigênio deles ! Contrário, como prometer "iguardaaaardi"... ?
Walmir, você tem o vÃcio de atribuir a Lula e aos seus aliados esta linguagem caricata, que denota ignorância, quando nenhum outro Presidente da República demonstrou mais incapacidade de expressão e falta de afinidade com o Português formal do que o seu herói, Bolsonaro. Além disso, é óbvio que o artigo comentado não teve o objetivo de defender governos petistas. Talvez, o problema intelectual esteja em você.
Bobagem, hipocrisia intelectual, moral. Até as pedras sabem que o congresso quer impedir a implantação de reformas fundamentais para o paÃs. E tem um bando lá em pânico pela possibilidade de implantação do pacote anticrime, a mais emblemática pra eles. As outras, como a reforma previdenciária, só a inclusão dela no protesto já avançou muito as perspectivas. Portanto, não me engana que eu não gosto, colunista...
Acha mesmo que a Reforma da Previdência vai ser bom pra todos? Há muito o que ser mudado nas práticas polÃticas, mas não é com pautas intervencionistas e antidemocráticas. E o outro ‘mitoÂ’, o juiz parcial, está sendo ‘desconstruÃdoÂ’Â’, com os serviços que prestou à nação sendo avaliados mais como de destruição do que outra coisa.
Sei, Demétrio, o medo de cada um. FHC e o Lula tinham medos "superiores", porque se referenciavam no "interesse nacional". O medo do Jair é pessoal. Impessoal é querer a reeleição/cooptação ou, como 'Painhoão Lu', milhões e milhões no saco sem fundo das estatais. São os "medos dignos". Mas na democracia existem medos, horrores, desejos e faunas diversas, como os que vc chama de trilobitas, entroproctos, braquópedes, caminhoneiros e reptilianos. Eu os chamo de humanos... /Claudia F.
Cadê o Queiroz?
É isso mesmo, Demétrio. Democracia é o pesadelo dos tiranos.
Elegemos alguém movido por emoção e deu nisso. sempre bom lembrar que esta manifestação passou ser convocada a partir do "manifesto" do presidente na sua rede social sobre o Pais ser ingovernável, e apontando quem eram culpados. Isso claro, foi uma convocação a seus fanáticos eleitores. Não acredito que a ação foi feita inocentemente, e os desdobramentos de no mÃnimo expectativa de manifestação dos seus eleitores não fosse pensada e esperada. Essa turma no governo é muito esquisita
Sr. Alexandre é verdade, eles cheios de odio elegeram esse governo esquisito que utiliza como medida populista liberar armas, retirar radares para agradar caminhoneiros, aumentar numero pontos na carteira motorista etc enquanto vai sufocando com os seus apoiadores no congresso, a capacidade do estado brasileiro trabalhar para a sociedade. O proximo lance é exterminar com a previdencia com a capitalização, que so beneficiara banqueiro deixando o trabalhador pagar sozinho, claro quem conseguir
Menos de 40% dos eleitores o elegeram... Os outros se omitiram (têm culpa também, claro, por não votarem ou por votarem em branco), ou votaram no outro candidato... Ele se elegeu com mais de 50% DOS VOTOS VÃLIDOS...! Dentro dessa minoria que o elegeu, ainda há uma enorme quantidade que, já, se arrependeu da estupidez de seu ato na eleição de 2018...
"Elegemos"??? Eles elegeram....
Todo polÃtico com tendência a ditador ou ditador acaba prisioneiro do medo. De tanto governar baseado no medo passa a temer tudo em volta. Como ameaça a todos acabam achando que todos são ameaça.
Este jornal, juntamente com outros grandes (O globo, Estadão...) e as revistas de consultório médico (isto é, veja, época...) deram grande contribuição para o golpe e a tragédia que estamos vivendo hoje!
o paÃs parado e o povo idolatrando este Ãdolo de papel . Estamos mal . Pelé tinha razão .
Excelente texto! A comparação entre os medos de FHC, Lula e Bolsonaro no exercÃcio do mandato expõem como o atual presidente não entende a grandeza do cargo que ocupa.
O melhor texto que já li deste colunista. Parabéns, magnoli
Bolsonaro está perdido, a cada dia sua popularidade cai. Da forma que vai ele mesmo vai cavando sua cova e mais dia menos dia renunciará ou será impichado.
Essa farsa, tem como grande objetivo atender tio San. Mais , também suprir com armamento legal quem na marginalidade faz e executa as próprias leis. Brasileiro ,pai e mae de familia sao avesso à armas...aqueles lá, cuja organização nome aqui é censurado (Mi) estarão muito agradecidos!
Pessoas, respeito suas opiniões mas reforço aqui o meu medo de girafas que fogem da tropeada dos rinocerontes a fingirem- se esquilos.
Há um outro tipo de medo. O do derretimento, da sarneyzação ou dilmificação. FHC e Lula resolveram isso cedendo tudo aos achacadores do congresso, com ministérios e estatais de porteira fechada, sem falar em compras de votos mais explÃcitas como o mensalão. Esse medo continua, mas a saÃda habitual ficou mais difÃcil, o que fazer?
Se tem medo, se não sabe jogar, se não tem estômago pra encarar, não se meta, deixa pra quem sabe. O Brasil não é para amadores. A prova é essa administração pÃfia.
Ca.gão
Nós somos o pavor do bolsonaro. Dia 30 tem mais. Cadê o Queiroz? Quem mandou matar Marielle?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Medo Voltar
Comente este texto