Ilustríssima > 'Estamos em transição, mas sem saber para quê', afirma FHC Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. eli moura

    é o camarada que estava balançando os pes nas poltrona, enquanto um presidiário e um politico amador destruiam seu partido nas eleições. Faça mea culpa, seu partido foi invadido por oportunistas que rejeitam a social democracia, com sua omissão. Vá para ABL, tomar chá com Sarney e ouvir "my way" do Frank Sinatra. Tomara que Chico recuse, caso seja indicado para aquela mofaria.

    Responda
  2. Rogério Leite

    Se avelha politica acabou e por não ter prestado, o que imperou foi o desmazelo e a rapinagem,... como sem saber para que ? Estas escrito nas faixas e na conversas da boca do povo de quem de alguma forma participou das manifestações do dia 26 de maio de 2019.

    Responda
  3. celso bittencourt

    Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários - Heráclito

    Responda
  4. LIANIR ADESIO DE FAVERI Faveri

    Só não foi cassado porque comprou todos os larápios. Toda encrenca que estamos enfrentando começou no seu governo.

    Responda
  5. PAULO ROBERTO HASSE

    Muito cinismo , como se não soubesse porque houve desintegração dos partidos , que nem PT e Psdb previram a tempestade que veio , etc : a corrupção sistemática levou o povo a desacreditar de todos, reeleição FH toma lá - dá cá , mensalão , petrolão, propinoduto, assalto à Petrobras e fundos de pensão ... Mas FH quer seguir interferindo assim como o Presidiário , cada um quer indicar seu Poste para seguir no mesmo modelo, que não deu certo após 1988. Já venceu o prazo destes senhores

    Responda
  6. MAURICIO GUIMARÃ ES

    Demagogo profissional!

    Responda
  7. Ayer Campos

    È o que o filósofo (e atual presidente do senado) espanhol chamou de "flecha sin blanco de la História".

    Responda
  8. Sérgio Ferreira de Azevedo

    porque será que desconversou quando faLAram o nome do paulo preto?

    Responda
  9. Sérgio Ferreira de Azevedo

    porque será que desconversou quando faLAram o nome do paulo preto?

    Responda
  10. MARCELLO CAMPOS

    Me desculpem pelo comentário abaixo. Foi colocado aqui equivocadamente.

    Responda
  11. MARCELLO CAMPOS

    Caro Carlos, pq tanta agressividade com quem vc não conhece? Talvez, vc tenha razão...apesar da minha tese de mestrado (sobre a política econômica do governo FHC) ter sido premiada em Londres, é sempre bom continuar estudando. No seu caso, eu sugiro português (“ouve” é com E no não com I no final) e quem sabe, um pouco de tai chi chuan para diminuir o tamanho da sua arrogância intelectual. SRN

    Responda
  12. Nelson Vidal Gomes

    FHC com todo o seu preparo intelectual não foi capaz de compor ao lado dos verdadeiros Estadistas nacionais,GV e JK.Hoje,nesta entrevista mostra ter-depois de tudo a que assistimos-uma visão romântica de Lula e do PT.A eles se refere como se algum dia tivessem tido alguma ideologia,alguma preocupação com o país,alguma seriedade que não fosse a aquisição e perpetuação no poder,tão-somente.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  13. Antônio Carlos de Paula

    Votaram no pior traste da política brasileira! Está aí o resultado,país abismo abaixo.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Você teria quem como alternativa?A verdade é que o Brasil foi destruído por aqueles que mostraram amar mais ao poder e suas benesses do que ao país e a nosso povo.A educação nunca havia atingido índices tão baixos de desempenho na nossa história(ver Pisa) e quem foi-nos apresentado como candidato a presidente?O ex-Ministro da Educação e pior prefeito de São Paulo de todos os tempos.Isto é sério?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  14. celso bittencourt

    Quem Não Concordar com o Novo PSDB que Peça para Sair, diz Doria! ***Recado dado à Ala Geriátrica do Partido; parece que finalmente surgiu um 'Carismático' para por Ordem no Galinheiro do PSDB! Rararaaaaáááá!

    Responda
  15. celso bittencourt

    O Povão percebeu que PT e PSDB, apesar das Máscaras Partidárias, eram Mais do Mesmo e Apostou na Destruição Criadora! Rararaaaaáááá!

    Responda
  16. Francisco Sobreira

    Por que a Folha dâ tanta importância a esse cultor-maior da vaidade? O jornal parece não se lembrar das coisas ruins do seu governo, como, por exemplo, a implantação da reeleição para presidente, quando, sabidamente, parlamentares foram "persuadidos" a votarem a favor da emenda. Para esse fim foi utilizado aquele ministro, que pouco depois morreu (castigo?).

    Responda
  17. J FD

    "Um lider carismático"... Tipo o Lula??? FHC está delirando, suas análises são ineficazes e sem sentido... não sabe dar uma entrevista sem falar negativamente de Bolsonaro... Janaína tá certa... O mas Culto dos Petistas... seu tempo já passou!!!

    Responda
  18. MARCELLO CAMPOS

    FHC: o padrinho do modelo econômico criminoso - com juros reais extorsivos, intocáveis oligopólios e monopólios privados, e protecionismo comercial elevadíssimo - que há 25 anos, é o grande responsável pelo nosso baixo crescimento econômico e por sermos o país mais desigual do mundo. Não merece ser ouvido.

    Responda
    1. MARCELLO CAMPOS

      Caro Carlos, pq tanta agressividade com quem vc não conhece? Talvez, vc tenha razão...apesar da minha tese de mestrado (sobre a política econômica do governo FHC) ter sido premiada em Londres, é sempre bom continuar estudando. No seu caso, eu sugiro português (ouve é com E e não com I no final) e quem sabe, um pouco de tai chi chuan para diminuir o tamanho da sua arrogância intelectual. SRN.

    2. Carlos Gueller

      Está botando a culpa no lugar errado. FHC responsável pela nível de desigualdade? Está repetindo frases que ouvi por aí. Via estudar a história do Brasil

  19. MARCELLO CAMPOS

    FHC: o padrinho do modelo econômico criminoso - com juros reais extorsivos, intocáveis oligopólios e monopólios privados, e protecionismo comercial elevadíssimo - que há 25 anos, é o grande responsável pelo nosso baixo crescimento econômico e por sermos o país mais desigual do mundo. Não merece ser ouvido.

    Responda
  20. José Cardoso

    Não sei porque tanta angústia. A inflação está baixa, as contas externas equilibradas, uma reforma fiscal em andamento, o sol brilha nesse outono. E temos até uma espécie de família real pra fofocar a respeito. Melhor impossível.

    Responda
  21. Lineu Saboia

    FHC concluiu que o modelão politico-econômico brasileiro se esgotou e que precisa-se de novos líderes para prosseguir no caminho da democracia.Reconheceu também que nem o PSDB e nem o PT vislumbraram este esgotamento, levando os partidos a perda do proselitismo político ficando todos ao longo do caminho sem saber como e com quem prosseguir. Neste vácuo apareceu Bolsonaro que sem poder econômico mas com um programa contra o "status quo" venceu, levando o país à uma nova realidade política.

    Responda
  22. Geraldo da Silva

    Este senhor pensa que os brasileiros não sabem das "tenebrosas transações" efetuadas em seu governo. A privataria foi a maior corrup que o país já presenciou. Um exemplo? A Vale foi vendida (doada, na verdade) por um valor aproximadamente 100 vezes menor do que realmente valia; E o dindin das privatadas onde foi parar? O gato comeu.

    Responda
  23. Severo Duarte

    O sociólogo boca mole continua á destilar suas homéricas bobagens....porque não te calas "veio"?

    Responda
  24. Anderson Souza

    O fracassado comunismo brasileiro, inaugurado em 1988, de Sarney até Temer. Sarney, Collor, Itamar, FHC, FHC, Lula, Lula, Dilma, Dilma, Temer.

    Responda
  25. José Roberto Pereira

    Estamos em transição para o fascismo, com as graças de seu silêncio no segundo turno. Seu partido estava praticamente morto, mas por revanche histórica não podia dar o braço a torcer ao "arqui-inimigo" PT. O sangue também está em suas mãos.

    Responda
  26. Julio César Cardoso de Matos

    Mais um ex-presidente tendo espaço na mídia vendida para falar mal do Bolsonaro. Quem apóia band ido ou é ban dido ou igno rante. Como ele é sociólogo (para que serve?) , está eliminada a segunda opção!

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Excelente observação, a do Júlio César.

    2. Weimar Donini

      É visto por todo ser pensante que não precisa ninguém, nem nada "para falar mal do Bolsonaro" ele é uma construção que foi criada sobre uma base de argila, frágil, insegura, temerária. Destrói-se a si mesma pela própria ação da força gravitacional. Não é necessária nenhuma outra força externa. Se houver outra(s) força (s) fora do sistema, interagindo com ele, o processo Sr acelera, é claro!

  27. Hildebrando Teixeira

    Eu sei pra quê é a transição do País, para qualquer coisa longe do corporativismo de fundo marxista em que esse Senhor afundou o País em parceria com o "Centrão" e seus sucessores marxistas e do qual o povo finalmente se deu conta. Xô comunistas!

    Responda
    1. Weimar Donini

      O retiro espiritual do "monte", em nada te ajudou, pastor! Tem certeza de que está orando no Monte certo? Tem muitos "montes" em nosso caminho. Tem alguns que nem posso falar o nome aqui pois as regras não permitem e não "passaria", aí, talquey?

  28. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Sim, transição, intervalo, vazio passageiro em país precário à espera de um líder carismático. Alguém para aplacar as instabilidades, o ódio ideológico, o sectarismo que obscurece a razão, os alienados radicais, a falta de rumo, a economia destroçada. A avis-rara que nunca aparece, mas que pode trazer bem estar político e desenvolvimento econômico. Oremos. .../Claudia F.

    Responda
    1. Weimar Donini

      Quem será o novo "salvador da pátria" da direita, desta vez? Façamos as apostas! FHC, parece, aposta no mágico da varinha de condão que transforma sonhos em realidade. Eu voto no Aladin, e vocês?

  29. Flávio Sasso

    Boneco Ken da Barbie pra presidente já!! O sonho da direita.

    Responda
  30. Alberto Henrique

    LULA 2022.

    Responda
    1. Weimar Donini

      L U L A 2 0 1 9

    2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Está na prisão, condenado por corrupção e com os direitos políticos cassados. .../Claudia F.

  31. Maurício Serra

    Tínhamos um governo legitimamente eleito. A imprensa, o PSDB e a elite do país o atacavam 24hrs por dia, até derrubá-lo com um golpe parlamentar. Inventaram até que a corrupção surgiu no nosso país a partir de 2003, depois de 500 anos de balbúrdia. Fomentaram a discórdia, a intolerância e o ódio, pois achavam que assumiriam o poder. Pois entrou um cara que os perseguem! Bem feito!

    Responda
  32. Said Ahmed

    Hoje a política está vivendo um momento de divergência, afastamento entre as partes. O que FHC chama de centro radical poderia se chamar de convergência, um movimento de políticos moderados de direita e esquerda negociando uma agenda balanceada. O problema é o radicalismo: os extremos centram fogo no centro e ocasionalmente sobra espaço para avanço de algum extremismo, de direita ou esquerda.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Você tem toda razão, Said! Muito bem colocado! Nós precisamos de um movimento de convergência democrática e social, de um partido moderado e centrista, mas "radical" na defesa dos valores democráticos, da transparência e da lisura na administração pública. Sem isto, vamos todos para o abismo.

  33. Maurício Serra

    Estamos em transição para o novo Haiti. O último que sair apague a luz.

    Responda
  34. João Batista de Junior

    Gostei da entrevista. Sou leigo mas percebo que estamos em transição.

    Responda
  35. Vladimir Micheletti

    Mais, ele nos deve explicações sobre o assassinato/ envenenamento do Tancredo.

    Responda
  36. Jane Medeiros

    FHC não toma jeito, Luciano Huck outra vez? Como o jornalista mencionou FHC e seu partido apoiaram o impeachment de Dilma o que só fez aumentar a crise política em que vivemos, abrindo caminho para a chegada ao poder de Bolsonaro. Vaidoso, FHC se recusa admitir que a liderança carismática capaz de sacudir positivamente o Brasil tem nome, é Lula.

    Responda
    1. MADELEINE MONICA ATHANAZIO

      Concordo com você Jane.

  37. Vladimir Micheletti

    Fernando Henrique Cardoso é um dos mentores do gol.p.e. Foi e continua como colaboracionista da dita-cuja. Eu tenho provas disso é por isso me persegue. Ele é Serra degenerou uma geração inteira de sociólogos e economistas com o fatídico artigo contra o Marini.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      É verdade, Micheletti, o artigo do Marini explica tudo, desde o dogma da transubstanciação até a formação dos buracos negros, passando pelo Triângulo das Bermudas e o uso correto da crase.

  38. Rodrigo Ribeiro

    Para FHC os requisitos para o impeachment são: alguma infração legal e paralisia do governo. Está precisando ler melhor as leis do país, pois vai fazer a mesma bobagem que fez quando atiçou o da Dilma. Erro histórico de alguém de visão muito curta. Remédio para governo ruim não é impeachment. Ponto final. Mude-se a lei. Crie-se. Não invente-a nas ruas. Isso é aula de Teoria Geral do Estado I. Não aprende nada esse FHC.

    Responda
  39. Hercilio Silva

    A única falha é não reconhecer que a contestação ilegítima do resultado de 2014 que desaguou no impeachment foi o que criou o estado de confronto. Sem o impeachment a instabilidade política teria sido menor, a crise econômica também, talvez o PSDB até fosse governo hoje. Mas parece que o PSDB reluta em entender isso, foi vítima de sua própria ação. O que sobrou foram polos opostos e inconciliáveis, e uma crise econômica que se agrava a cada dia.

    Responda
  40. Regina Mello

    Esse escapou da vaza jato por conta do partidarismo desta, que não quis investigar os 8 anos do tucano, a privataria, a compra da reeleição e outras... só quem não te conhece é que compra teu discurso fhc

    Responda
    1. Weimar Donini

      Verdade. Quer ensinar os outros a fazer aquilo que ele não teve peito de fazer. Tinha o Congresso a seu dispor, preferiu pedir penico aos isteites.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.