UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

Sinais do risco

VER COMENTÁRIOS EM Janio de Freitas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. WILSON FILHO

    Vc como peeee ti st a ferrenho, por caso leu o programa do Haddad, aquilo sim iria acabar com a democracia no Brasil.

    Responda
  2. marcio mira

    Tempos, de fato, sombrios.

    Responda
  3. Erivan Rodrigues de Macedo

    Excelente reportagem. Parabéns, Jânio de Freitas pela lucidez de interpretar os fatos até ora ocorridos.

    Responda
  4. JOSE LINO DA SILVA

    Armar-vos uns e outros. Vale a direita e esquerda, pobreza e riqueza. Quem saca primeiro!

    Responda
  5. Flávio Rezende de Carvalho

    O senhor sabia das aberrações que o PT estava cometendo e nunca disse uma palavra de crítica, ao contrário, escreveu centenas de colunas defendendo um partido que tramou contra a democracia do primeiro ao último instante da sua permanência no poder. Ou o mensalão, o petrolão, os esquemas internacionais de corrupção, o apoio financeiro e político a ditaduras sanguinárias, etc, etc, não são atentados contra o estado democrático de direito? Para o senhor, democracia é o PT mandar e todos obedecerem

    Responda
    1. Ayer Campos

      Um pensador importante disse: "En la actualidad, el origen de algunos de los principales problemas políticos reside en el hecho de que la democracia necesita unos actores que ella misma es incapaz de producir." Talvez seja oportuno ressaltar sempre que essa carência/falência diz respeito também a observadores e comentadores da cena política...

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      PT, de novo? Vira o disco.

  6. AUDICÃ A RODRIGUES DE SOUZA

    Parabéns, Janio pela lucidez. Detestáveis alguns comentários. Os reacionários estão se sentindo muito à vontade. Mas, será por pouco tempo. A solução para esta crise está sendo costurada pelos próprios Bolsonaros. Queiroz e suas "economias" guardadas no colchão; o latifúndio urbano do 01; o laranjal a perder de vista; os decretos no limite da Constituição; o guru; o envolvimento com as milícias; e mais solapam o frágil alicerce sobre o qual esse governo se apoia.

    Responda
  7. roberto oliveira melo filho

    Esses sinais, meu caro, não estavam presentes desde antes da campanha? Ou somente uns poucos conseguiam detectá-los? Não se tornaram ainda mais claros durante a eleição? Então, nada mais natural que o estado de coisas atual. Reforçando a sua tese do risco, caberia dizer por que as instituições, entre elas as ocupadas pelos militares, não respondem à altura dos fatos em curso? E creio aí estar o fio condutor da trama, que muitos dos setores, que deviam cumprir este papel, estão "pagando pra ver"

    Responda
  8. Herberto Macoto Yamamuro

    Como eh que deixam publicar este senhor que se intitula colunista a publicar as maiores aberracoes com seus preconceitos da esquerda da década de 60 , atacando autoridades constituídas ? Uma vergonha ! Inicialmente defina o seu conceito de democracia , para que todos entendam o seu ideal .

    Responda
  9. José Antônio

    Além de 13/03/2016, hoje (26/05/2019), os Camisas Amarelas continuam a dizer... ´não vou bancar o pato.`

    Responda
  10. Luis manuel Pereira

    Um texto contundente, que retrata de forma clara a importância do bom senso e da lucidez, na solução dos impasses criados por um governo sem rumos.

    Responda
  11. ARY OLIVEIRA

    O colunista esta preocupado com o fim da democracia no Brasil?!?!?!? Por que o proprio nao aproveita e participa das manifestacoes Brasil afora em favor dela?

    Responda
  12. ARY OLIVEIRA

    O colunista esta preocupado com o fim da democracia no Brasil?!?!?!? Por que o proprio nao aproveita e participa das manifestacoes Brasil afora em favor dela?

    Responda
  13. Vicente Soares

    Parabéns, Jânio, pela excelente análise do momento político. A democracia em risco por causa de alguns malucos. Inimaginável!!

    Responda
  14. ALEXANDRE COSTA PRADO

    I. Janio de Freitas, como de costume, os meus agradecimentos pela pertinência, no que, entendo, me segue todo o povo brasileiro, pois qual o seu maior patrimônio, além do poder de escolher dirigentes? No mais, cabe lutar com o povo brasileiro por seu direito de justo desenvolvimento. O futuro é logo ali, quase aqui. Já sabemos do que a esperança é capaz. Alguns dizem que ela chega a morrer. Outros sabem que ela é a causa da eternidade!!!

    Responda
  15. Adriana Santos

    Parabéns, Jânio de Freitas, lúcido como sempre!

    Responda
  16. SERGIO Luis

    O Jânio já disse ao que veio, mas tudo tem limite. Que apoia o PT, já eh mais que sabido, mas fale em democracia em risco, tenha paciência!! Que democracia?? A de um congresso que só trabalha para seus próprios interesses?? Ou de uma justiça, capitaneada pelo STF que defende abertamente políticos e criminosos ligados aos seus vínculos pouco republicanos. Ou será a democracia da imprensa de lado único, que está perdendo a mamata como vocês da Folha e da Globo? Ou do PT que destruiu o país?Qual?

    Responda
  17. Murilo Azevedo Brasil

    Chega um momento em que deve se parar de trabalhar e se aposentar. Esse é o momento do Sr Janio de Freitas. Quanta paranoia e olhar totalmente parcial, é triste chegar nessa idade defendendo uma esquerda que quebrou o país, e tendo uma visão tão distorcida da realidade.

    Responda
  18. Rogério de Mendonça Lima

    O escrev inhador continua a toc ar uma música de uma nota só. Seria rid ículo se não fosse tris te, esta ten tativa de ba ter em uma só te cla. " Co rram gente, a do na democ racia está em peri go, ajuda ge nte". País com as instituições funcionando, no que pese, a serem melhoradas, é claro. Um país precisando urgente de uni ão, opin iões deste calibre são dispen sáveis. Este FLA x FLU an tigo com ran ço do século passado precisa acabar. Na imprensa principalmente.

    Responda
  19. Brízido Galeano

    A idade está chegando e a paranoia conspiratória do articulista cada vez aumentando mais. Orson Welles ao transmitir a novela Guerra dos Mundos, de Wells, que assustou a população na ocasião, fazia apenas um trabalho. Janio, não! Quer nos convencer que não há STF, Congresso, PGR, PF etc. Está na hora de ler Freios e Contrapesos, de Montesquieu. A continuar difundindo a sua paranoia, pode ocorrer que a população acredite e entre em pânico! Janio, que tal se "retirar"?

    Responda
  20. Sandro Carvalho

    A maioria do povo e das instituições apoiam a democracia, por isso se faz imprescindível, nesse momento de singular gravidade, opor vitoriosa resistência à minoria que conspira contra o regime democrático. Façam isso enquanto é tempo, senhores.

    Responda
  21. Renan Prates

    Primeiro se toma posição, depois se decide pelos fatos. Onde estava o colunista quando o estado brasileiro investia (não somente dialogava) em Cuba, Venezuela e algumas ditaduras africanas? Ambos governos erram. Mas isso sempre ocorreu. Nunca antes houve uma voz gritando "isso é antidemocrático". De fato é, mas passa longe de um golpe de estado. E tão errados quanto nossos governantes, estão os "intelectuais" atuando feito cavalos com cabrestos.

    Responda
  22. JONAS DE BARROS PENTEADO

    O colunista “só ve “ atos anti democráticos do presidente e os do congresso protelando votações , deputado declarando que não aprovarão reformas porque facilitarão a reeleicao etc. !!!!

    Responda
  23. Galdino Formiga

    Jornalismo parcial catastrófico que foge aos fatos. É preciso tanto?

    Responda
  24. Célio Corrêa de Mendonça

    Os "governantes opressores " foram eleitos democraticamente?

    Responda
    1. Said Ahmed

      No caso de Hitler sim. Embora tivesse perdido a eleição majoritária, o vencedor do pleito, Von Hindenburg o convidou para o cargo de chanceler. O resto pode ser consultado nos livros de história.

    2. moacyr da Silva

      Infeliz mente uma facada por piedade elegeu um capitão com sérias ligações com a podridão miliciana! O que esperar de alguém que ficou quase trinta anos na Câmara e nada fez pelo país a não ser eleger os filhos, que também nunca souberam o que é trabalhar!

  25. Manoel R Alves

    Tiranos, ditadores, bócios, imbecis, loucos, malucos... como o que estamos presenciando agora, só chegam ao poder, quando aos indivíduos que se acham normais omitem-se de seus legítimos direitos de exercerem a cidadania plena. E agora, José?

    Responda
  26. Carlos Zambon

    Infelizmente a nossa democracia já era, e a constituição esta sendo desrespeitada desde o golpe midiático-jurídico-parlamentar de 2016. Somado aos delírios e desrespeitos da lava jato com foco principal em destruir a ¨¨jóia da coroa¨¨ na América latina (LULA). Tudo em pró de interesses estrangeiros.

    Responda
  27. Said Ahmed

    Entre os mecanismos de pesos e contrapesos que supostamente protegem a democracia, um dos mais importantes senão o mais importante é o conjunto das forças armadas, exatamente pelo que elas são: armadas. Em caso de convulsão elas decidem de que lado ficam, quem vive e quem morre, quem fica solto e quem vai para o calabouço. É o mecanismo de repressão do poder que as vezes é o próprio poder.

    Responda
    1. Said Ahmed

      Complementando: o caráter hierárquico e discliplinante das armadas impedem manifestações de militares ativos. Apesar disso, não é raro que militares do alto escalão manifestem discursos com traços autoritários e críticos a outras instituições públicas civis. Por outro lado é quase inexistente manifestações do alto escalão a favor da legalidade e democracia. A aberração está nas forças armadas, há algo definitivamente errado nelas.

  28. Wilmar Brito

    Parece o bigodinho, mas não é ! Da escuridão tmb manda bilhetinhos marafados p/ o povo !

    Responda
  29. Cloves Oliveira

    As declarações de amor da esquerda à democracia são na sua maioria vara para cutucar onça, ou os oponentes. Quando o Orlando Tamayo fez greve de fome em Cuba e posteriormente faleceu, o Lils que passava por lá o comparou a um c/riminoso comum em busca de publicidade. A luta do Tamayo era contra a opressão da ditadura castrista e a favor da liberdade. Subir em caixote em pública e gritar que o mundo vai acabar não é a solução. Democracias não terminam; apenas se adaptam aos tempos.

    Responda
  30. Flávio Vinícius de Campos

    "Eles fizeram pior...Acabaram com o Simca Chambord"

    Responda
  31. HUGO FALCAO SILVA

    A História nos julgará. A democracia vem sendo corroída desde 2016.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Vc está enganado desde 2003

  32. José Bernardo

    Tendo a concordar com o articulista. Fora a hipótese de que estejam aguardando que o bom senso se imponha por outros meios constitucionais, o silêncio/omissão dos militares do governo neste quesito em particular é preocupante…

    Responda
    1. Said Ahmed

      O silêncio dos militares governistas e a manifestação pública de militares aposentados como do Gal. Paulo Chagas e do Clube Militar são indicação do pensamento dos militares. Deve haver militares legalistas e democráticos mas o caráter hierárquico e discliplinante das armadas calam suas vozes.

  33. flavio pedrett

    Aprendi nos bancos escolares a ler, escrever e interpretar textos. As geracoes seguintes nao tiveram a mesma oportunidade, resultando em entendimento rasteiro da realidade que nos cerca. Junte-se a isto os mais mesquinhos sentimentos humanos como o racismo e o caldo de cultura esta formado. Bolsonaro e' um tosco que fala diretamente a seus iguais, estejam eles na nata do empresariado, classe media baixa aspirante ou entre os evangelicos lobotomizados.

    Responda
  34. Leandro Gomes de Souza

    O presidente do Brasil se chama Rodrigo Maia.

    Responda
  35. WILSON FILHO

    Está difícil escrever nesse espaço.

    Responda
  36. Ayer Campos

    Nosso maior analista comete aqui um lapso que é um sinal dos tempos: sugere que os militares poderiam (ou deveriam) fazer gestos contra medidas do governo, em nome do ideal democrático. Bem, a democracia real não enseja as melhores escolhas nas eleições, mas espera-se que os legendários 'freios e contrapesos' operem para coartar as lambanças autoritárias do eleito. Acho que é a primeira vez que leio um analista progressista apelar para os 'freios' do estamento militar em prol da democracia.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      É a esquerda caviar

  37. antonio maluche neto

    Acima de tudo o que os militares de pijama querem é a boquinha...graninha!

    Responda
  38. Angelo Batista Goulart

    Pra aonde vamos? sempre com uma democracia frágil , mas pelo menos caminhamos durante décadas para melhorar e aperfeiçoar as instituições . agora querem endurecer as regras ,tolher mais ainda as conquistas que venho com a constituição de 88 ,pois o pacto já foi rompido ! abandonaram o povo a própria sorte !

    Responda
    1. WILSON FILHO

      E quem foi que deixou o povo a própria sorte? A última é: o rombo nos fundos de pensões. Todos dos governos passado merecem está na cadeia, isso, merecidamente.