Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristina Dias

    Manchete no Uol: Após incêndio que arrasou acervo, MEC corta R$ 12 milhões do Museu Nacional

    Responda
  2. Felipe Moreira

    Contra as oligarquias empresariais? Me conte mais sobre isso... nunca vi uma palavra sequer dos amarelos sobre o fim dos privilégios das oligarquias empresariais... aqueles que não recolhem impostos quando põe o dinheiro no bolso. Eu só ouço palavras de ordem contra empresas públicas....

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Corrigindo "cobram do empregado "

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Os "amarelos sao contra as empresas públicas e contra os direitos conquistados pelos trabalhadores, querem manter intocados os privilégios dos banqueiros, falo dos que levam empregadas domésticas para empurrar carrinhos de bebês nas manifestações, falo dos que cobram dos empregado que compareça as ruas para apoiar a supressão do seu direito de se aposentar, assim sendo, muitos "amarelos " podem não serem, tão "amarelos", quem sabe são vermelhos?

  3. José Antônio

    "Onda amarela tem o que dizer'' Já disse...´Somos milhões de Cunhas`

    Responda
  4. ALUIZIO A DE BARROS

    Venho manifestar meu apoio ao corajoso colunista que não se importa com o ódio e o desprezo dos comentários intolerantes. Conhecemos o perfil dessas pessoas: militantes da esquerda inconformados com a derrota eleitoral. São incapazes de pensar no simples, sereno e democrático convite de Vinicius Mota ouvir o que a "onda amarela tem a dizer"

    Responda
    1. Carlos Eugenio Libano Soares

      Quem tem ódio são vocês. Nazistas

    2. Carlos Eugenio Libano Soares

      Quem tem ódio são vocês. Nazistas

  5. Domingos Dos Santos

    Concordo que o direito a manifestar-se não é exclusividade de um grupo, mas é importante atentar para a lógica dos protestos e, por conseguinte, para os seus prováveis resultados. Naturalmente, a racionalização em torno desse tipo de evento cabe, primariamente, aos seus organizadores, embora (obviamente) àqueles que se manifestam devam fazê-lo também.

    Responda
  6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Pois é, senhor Vinícius: assim você e outros elegeram Bolsonaro, puro joio. Nada a reclamar.

    Responda
  7. jose carlos toledo junior

    Opinião desinformada e desonesta. 1) faltou investimento do governo federal na manutenção do museu nacional; 2) gasto com universidade não pode ser calculado por aluno. Os gastos da universidade entram pesquisa que é muito mais caro. No mundo pesquisa é feita principalmente com verba pública (EUA 70%, Europa 78%) com menos de 10% da iniciativa privada. Mensalidade cobriria apenas 8% dos gastos de universidades federais (https://jornal.usp.br/). Jorn. desonesto e desinformado.

    Responda
    1. Felipe Moreira

      Gostei também do "pelo fim das oligarquias empresariais"... nunca ouvi falar nada sobre isso... muito pelo contrario, andam abraçados com eles. Acho que o colunista escreve para alguma página de facebook talvez

  8. Joaquim Salomão

    A Bozofest golpista foi inexpressiva quando comparada à manifestação dos estudantes. Somente a classezinha média patética, riquinhos buzinando seus carrões, além de carolas do capitãozinho nefasto. De qual buraco saiu essa "gente de bem"?

    Responda
  9. João Leite Leite

    Primeira vez que leio artigo deste colunista. Muito bom. Totalmente isento. Vou ler sempre.

    Responda
  10. Rodrigo Panichi Bastos

    por que não publica meu comentário? meu pagamento da mensalidade não está em dia?

    Responda
  11. Márcio Sérgio Batista S de Oliveira

    Os protestos de ontem não foram resposta às manifestações, claro que não, foram um chamado errático do presidente, só isso. . Já as pautais - assassinato da Marielle, de familia no Rio (mais de 80 tiros) - não tem espaço nesses manifestantes. No mais, não foi a má gestão das universidade a responsável pelo incêndio do MN, que falta de informação, jornalista!!! Enfim, o clube nanico pauta a cabeça vazia de quem, formalmente, comando o país.

    Responda
  12. José M Leal

    Lucidez e independência. Obviamente, o conteúdo vai desagradar os radicais e aos que querem manter tudo-como-antes. Esta análise deveria ser gravada em pedra. Parabéns, Vinícius.

    Responda
  13. Paulo Roberto Schlichting

    A índole da manifestação foi ditada pelo presidente e é de caráter para além de autoritária. É golpista!

    Responda
    1. silvia ramos

      Exatamente, Paulo Roberto! O colunista adotou uma narrativa de militante. Vai ver, é!

  14. Rodrigo Panichi Bastos

    Que artiguinho repulsivo! Passando pano nos pedidos de monarquia, fechamento do Congresso e STF, sem contar a cafonice toda que rolou! Poupe-nos! A propósito, cadê o Queiroz?! Cadê a resolução do caso Marielle e Anderson?! Cadê um Presidente da República com um mínimo de sanidade mental? E fica a dúvida, não abordada pelo colunista malévolo: não seria chavista uma manifestação para quem já está no poder?? (que ironia, hã!). Em suma, não me faça bolçar logo pela segunda-feira de manhã!

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Acorda, não dá pra isolar o autoritarismo. Ele é o mote das manifestações.

    Responda
  16. Wilson de Oliveira

    Muito bem pontuadas pelo colunista as pautas legítimas que são do interesse de todos, independente de preferências partidárias. O radicalismo de ambos os lados só colabora para a manutenção dos status quo.

    Responda
    1. GERALDO DE CARVALHO JR

      Comentário lúcido, concordo plenamente.

  17. NACIB HETTI

    Só tinha branco nas manifestações. Azul e amarelo só nas roupas.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Estes que apregoam a democracia, democracia deles, bem entendido, são muitas vezes racistas como vc.

  18. Vera Oliveira

    De fato, ao fim e ao cabo, capitalismo e fascismo são dois lados da mesma moeda. O "colunista", como preposto do capitalismo e do capital, avalisa o caráter fascista dos "atos" deste 26/05. No limite, os "donos do capital" nos jogarão à barbarie totalitária para se salvarem e salvarem o "sistema". É inacreditável como este "colunista" parece não ter acompanhado minimamente a cobertura dos "atos" de ontem.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Rafael. Parece que o senhor está com ciúmes! Ou será inveja?

    2. RAFAEL SEYDEL

      Rs... Vermelhinho. Vamos falar sobre o que te interessa: quando Lula vai casar?

  19. MÃ RCIA EMÃ LIA RODRIGUES NEVES

    Não entendi porque meu comentário foi censurado, alegando menções que deviam ser consideradas. Quais?

    Responda
  20. Adriana Santos

    Essas “mensagens implícitas” são explícitas na pauta dos estudantes, professores e da sociedade mobilizada em torno da Educação e contra a reforma da previdência que só penaliza os pobres e afaga a oligarquia de sempre. A manifestação da direita, ao contrário, não tem legitimidade, pois que convocada “inadvertidamente” pelo próprio presidente eleito através de fakenews e por seus filhos tuiteiros. E ainda pedem volta da ditadura e implosão de outros poderes. Artigo fraco e tendencioso.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Senhor Rafael. Parece que o senhor está com ciúmes! Ou inveja?

    2. RAFAEL SEYDEL

      Quando o Lula casa?

  21. Moisés Pererira

    Querem segurança e o fim da violência defendendo milícias e milicianos??

    Responda
  22. MÃ RCIA EMÃ LIA RODRIGUES NEVES

    Em curso a narrativa sobre o protesto de ontem. Em troca de um verniz que se pretende isento, toca-se a marcha da insensatez. Clichês odientos contra instituições e faixas estrategicamente em sintonia com os interesses de uma elite predatória viram demandas da população para tirar direitos e encher de mais ainda as burras dos rentistas. Bom esconder que quase 50% da dívida pública provém de relações espúrias nunca auditadas e que os juros altos são mantidos artificialmente.

    Responda
  23. Marcelo Rocha Brugger

    Concordo, merecem atenção e respeito. No entanto, as suas pautas mais nobres, como o fim dos privilégios, da burocracia, da insegurança, são gritos rasos, superficiais, quase frase pronta; porque quem grita e aponta as origens desses problemas é a esquerda, que os amarelos curiosamente chamam de oportunista. Oportunista? A origem da violência no Rio está na milícia, está no tráfico de drogas! E a esquerda quer debater a legalização, para tentar acabar de vez com esse esquema rico e assassino!

    Responda
  24. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Tem que se esforçar muito para não perceber a origem autoritária da "onda amarela". Responsabilizar os professores e a universidade pública pelo incêndio do museu nacional é má fé.

    Responda
  25. ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO

    É tanta a desfaçatez, que nem merecia este lugar que ocupa.

    Responda
    1. Felipe Moreira

      Vejo umas respostas estranhas. Senhor Severo, favor retirar a senha do seu filho pré adolescente comentar em seu lugar... Vão achar que é o senhor.

    2. Severo Duarte

      Ah..sim os vermelhinhos merecem !

  26. Marcelo Arias

    O problema das megamanisfestacoes, essa expressão da democracia virtual não amadurecida e não incidente no poder, é que cada um lê delas o que quer. O articulista faz a leitura que quer, como se fosse um trabalhador em centro de reciclagem... separando lixo...

    Responda
  27. Nathan Barbosa

    Para analisar positivamente esta manifestação, é preciso extrapolar a realidade. O que se viu foram os cartazes idólatras de políticos. A agressividade contra a ideologia que não se identificam estava clara. Os manifestantes faziam questão de demarcar que é mais importante não ser de esquerda do que bradar por pautas comuns a todos, como a educação.

    Responda
    1. Lineu Saboia

      É importantíssimo não ser de esquerda, pois ficaram 13 anos no poder eo que conseguiram de bom foi foi a prisão do Lula e a eleição de Bolsonaro que agora tem apoio popular com mostrou as passeatas por todo o Brasil. Muda Brasil.

  28. Marly Pigaiani Leite

    Nada muda em país nenhum se não for pela revolução do povo nas ruas. Não revolução que peguem em armas, porém aquelas que o povo vai às ruas para contestar o que os governos fazem com seu país. Bolsonaro × Congresso × STF, há muito de podre nesses três poderes e o povo sabe. Parlamentares precisam parar de se melindrarem todas vezes que Bolsonaro os ataca; fazer ouvidos moucos e realizarem o que lhes compete por dever e obrigação, e não cruzarem os braços e ficarem lamuriando.

    Responda
  29. eli moura

    não foi uma onda composta por meia idade e autônomos. todos com tempo prá mídia social. são cidadãos e tem opinião, devem ser ouvidos, mas há uma formatação de mentalidades no mundo inteiro pela mídias sociais. Esta é a grande questão no mundo atual, os radicais criam narrativas com meia verdades, os não radicais se recusam a faze-lo. Os últimos estão perdendo a guerra da informação.

    Responda
  30. Rodrigo Maomé

    "O desejo de que a lei penal valha para todos"... aham.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim, evidentemente.

  31. Mara C F Silva

    Arrancar faixa em defesa da educação, quer dizer o quê? Perseguir uma mulher porque usa uma camiseta com Marielle estampada quer dizer o quê? Não contrários a violência?

    Responda
    1. Jorge Oto da Silva Borba

      Essa mesma "Onda amarela" que teme e "treme" quando se toca no nome e se pleiteia a resolução do caso Marielle. A justiça, para eles, não é para todos caro colunista é bem seletiva.

    2. Jorge Oto da Silva Borba

      Essa mesma "Onda amarela" que teme e "treme" quando se toca no nome e se pleiteia a resolução do caso Marielle. A justiça, para eles, não é para todos caro colunista é bem seletiva.

  32. Francisco Henrique Dias

    Colunista sensato. Temos o direito de sair às ruas contra o Centrão e suas sabotagens.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Ai ai ai... Até bem pouco tempo, vc não eram todos cunha, o chefe do centrão?

  33. Severino Toscano do Rego Melo

    Como foi feita essa conta do gasto do governo com os alunos das federais? Pegaram o gasto total e dividiram pelo número de alunos? Não nego que haja má gestão e corporativismo, mas na hora de fazer a conta é preciso levar em conta que as universidades públicas fazem também pesquisa e extensão. E como foi feita a conta com o gasto com os alunos do ensino básico, pegaram o gasto federal e dividiram pelo número de alunos? Os gastos dos demais entes federativos também precisam entrar no cálculo.

    Responda
  34. Vitor Viola

    O joio autoritário é inseparável do pensamento autocrático que domina a maioria dos amarelados

    Responda
    1. moacyr da Silva

      e o que defende o joio autoritário, Vítor: continuidade do trabalho escravo, não se conformam com a CLT para as domésticas, trabalho infantil,preconceito de toda ordem, especialmente contra as minorias,contra os negros e pobres nas universidades, bolsa família tratada como bolsa esmola, homenagem aos milicianos prestadas pelo filho e o próprio presidente, fanatismo religioso ,apenas para citar alguns princípios desta raivosa e agressiva camada que pensa como o capitão!

    2. Severo Duarte

      Desafinado....

    3. Severo Duarte

      Desafinado....

    4. Ary Fernandes

      Nao seja leviano cara!!!

    5. Ary Fernandes

      Nao seja leviano cara!!!

  35. Maurício Serra

    Sim, a onda amarela tem o que dizer. Mas são algo entre 20% e 15% da população. Não possuem legitimidade para falar em nome de todos, muito menos para pressionar instituições de forma autoritária. Não conseguem entender que os deputados do centrão e da oposição representam os outros 80%.

    Responda
    1. Maurício Serra

      O argumento do tosco é a ofensa.

    2. Severo Duarte

      Como todo canhoto,não sabe trabalhar com números,e nem com n umerarios...

    3. Ary Fernandes

      Com certeza merece premio nobel, ou o premio ignobil?

    4. Ary Fernandes

      Com certeza merece premio nobel, ou o premio ignobil?

    5. Marcos Serra

      Maurício, bom dia. Não o conheço, mas imagino que sejas um excelente matemático. Tão bom, mas tão bom, que conseguiste uma fórmula mágica para resolver uma equação onde um mandatário se elege com apenas 15% dos eleitores. Parabéns pela tua inteligência! Creio, mesmo, que deverias ser proposto ao Prêmio Nobel tamanha tua inovação e sabedoria nessa área.

  36. Luis Ilheu

    Volta Temer!!! Marxistas e Bolsonaros são face da mesma moeda!! Só falta a Lei da bala para se começarem a matar uns aos outros!! A Lei dos Fuzis vai armar os partidos políticos uma ameaça à segurança pública!!! Moro e General Heleno deviam ser internados quando afirmam que a Lei da Bala não é um assunto de segurança pública!!!

    Responda
  37. Nestor Bercovich

    Vinicius faz um exercício forzado para resgatar a pauta do bolsonarismo. Legítimo só que muuuito forzado. Alguém acha, por ex, que Bozo-Guedes-Waintrub não querem desmantelar as universidades federais mas apenas reequilibrar o orçamento educativo em favor do ensino básico? O que é forzado demais termina sendo uma falsificação!

    Responda
  38. José Cardoso

    Boa coluna. A maior parte das reinvidicações é perfeitamente sensata. Nem tudo no país são corporações e interesses de grupos.

    Responda
  39. Maurício Serra

    Curioso como o incêndio no Museu virou culpa da Universidade. Passaram um prédio antigo e uma área daquele tamanho para a universidade cuidar sem oferecer o dinheiro correspondente. Quanto custa só a jardinagem de um parque daquele tamanho? O que falta é verba, não é "gestão". Impossível gerir sem dinheiro.

    Responda
  40. MARIA F LUPORINI

    Idosos que já se aposentaram com média salarial alta e por isso defendem a reforma, evangélicos que confundem Deus com o Deus deles e toda a classe média que vive em Orlando e Miami não devem ser ouvidos como se o Brasil fossem. São uma parcela da população, não a maioria.

    Responda
  41. AIMAR MATOS

    Ah, finalmente um jornalista da FSP está começando a entender o movimento politico que está em curso no país sem apelar para o preconceito ideológico e o maniqueismo infantil das esquerdas.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Maniqueísmo infantil não é monopólio das esquerdas. Dizer é recair no mesmo maniqueísmo infantil que você diz condenar.

  42. Marcos Serra

    Há diferenças fundamentais entre os protestos "amarelos" e os "vermelhos", a começar pela cor: uns remetem a regimes nada democráticos do leste europeu, outros, afins com associação às cores do verde-amarelo. Uns praticam violência gratuita, com mascarados e depredação de patrimônio público e privado, outros ocorrem em paz, ao som do hino nacional. Uns exaltam apenas seus partidos, outros exaltam a nação, um futuro melhor. Quem devemos ouvir, quais dizem o que nos interessa como país?

    Responda
    1. Marcos Serra

      Alonso, boa tarde. Quem sequestrou o verde-amrelo foram aqueles que o substituíram pelo vermelho. Concordo que deveria ser de todos, mas tem gente que não gosta e nem respeita. Quanto a perseguir pela ideologia você referiu-se à FSP? Ela é mestra nisso. Quanto ao hino, pertencente aos verdadeiros brasileiros, o canto com alma, com nacionalismo e orgulho pelo país. Não julgue quem não conheça. Finalmente, tenho vergonha de um presidente: o corru.pto preso que desviou bilhões de dinheiro público.

    2. alonso barros

      Voces sequestraram o verde amarelo que pertence a todos os brasileiros. Destruir uma faixa pela Educação num prédio público é vandalismo, perseguir pessoas pela ideologia é vandalismo . Cantar o hino nacional não é monopólio seu, que o canta com um patriotismo tosco. E saiu gritando o nome de um presidente que é a vergonha para o país. Parece que você saiu do buraco em que enfiastes a cabeça nestes últimos 5 meses ainda seguindo a ordem do seu „mito“ chorão .

    3. MARINA DE PAULA TRINDADE

      Os mascarados que aparecem nas manifestações da esquerda são amarelos raivosos ocultos sob as máscaras.

    4. Marcos Serra

      Maurício, ofensas? Onde? Quando? Só fiz elogiar-te! Até chamei-te de inteligente ...

    5. Maurício Serra

      Ofensas, como esperado. Entretanto, confunde voto em uma eleição sectária como se fosse apoio ideológico à pauta da extrema direita. Tiririca foi eleito com uma enorme quantidade de votos... Bozo é o novo Tiririca. Mas, quando começou a governar com a pauta radical, o apoio ao governo derreteu.

    6. Marcos Serra

      Maurício, bom dia. Não o conheço, mas imagino que sejas um excelente matemático. Tão bom, mas tão bom, que conseguiste uma fórmula mágica para resolver uma equação onde um mandatário se elege com apenas 15% dos eleitores. Parabéns pela tua inteligência! Creio, mesmo, que deverias ser proposto ao Prêmio Nobel tamanha tua inovação e sabedoria nessa área.

    7. Maurício Serra

      Como assim quem devemos ouvir? Todos são brasileiros, a incompetência do Bozo é querer governar só para o grupinho dele, que não chega nem a 15% da população.

    8. MARIA F LUPORINI

      Nenhum dos dois. Ambos são extremistas. O Brasil deve ficar com o Brasil só.