Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vinícius de Oliveira

    Donald Trump não tem sido covarde. Enquanto a Pérsia/Irã - que ainda não desistiu de varrer Israel do mapa - cozinha urânio em catacumbas infernais, ele mandou o porta-aviões Abraham Lincoln para o Golfo Pérsico.

    Responda
  2. HELENA KESSEL

    Muito sensacional!! Vc é um dos motivos pelos quais continuo assinando a Folha!!

    Responda
  3. José Cardoso

    Uma vez li uma análise sobre 2 tipos de antisemitismo. O mais antigo persegue os judeus por sua recusa em se integrar. É o caso da inquisição na península ibérica, em que a opção era conversão ou expulsão. Essa recomendação em não usar o quipá em público parece ser desse tipo. Os nazistas inauguraram outro tipo: persegue-se os judeus por não se querer sua integração. Nesse caso não importa se Einstein ou Freud eram ateus e perfeitamente germânicos.

    Responda
  4. jose carlos toledo junior

    O articulista limita-se ao antissemitismo(são 80 anos de sofrimento palestino), mas a situação anda preocupante. O mundo observa crescente concentração de riquezas que tem gerado muito descontentamento. Populistas autoritários apresentam-se faceiros e vitoriosos em todo lugar. Estes regimes concentram riquezas, mas eles paradoxalmente se fortalecem explorando antissemitismo, etnicismo e nacionalismo aqui, moralismo e combate a corrupção ali(risível). Tudo muito Sombrio.

    Responda
  5. HELENA KESSEL

    Muito sensacional!! É por textos como esse que continuo assinando a Folha!! Muito obrigada!!

    Responda
  6. Cloves Oliveira

    Na "Divina Comédia", Dante escreveu: Os lugares mais quentes do Inferno estão reservados para aqueles que em tempos de crise moral preservam sua neutralidade. Na prática não é bem o que acontece. Argentina e Suíça mantiveram sua neutralidade na Segunda Guerra e se deram bem. Um dos maiores ícones da modernidade, a Internet, não poderia sobreviver sem a neutralidade. Por outro lado, as pessoas que clamam por neutralidade em qualquer situação não são neutros, mas a favor do status quo.

    Responda