-
celso bittencourt
Ciro diz que LullaLá é um Defunto Político; os autodenominados Progressistas são o Atraso da Bananândia! Rararaaaáááá!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O articulista repete o discurso que levou ao golpe e à eleição do Bozo e ainda acusa a esquerda de não virar o disco!
-
Wilson de Oliveira
Parabéns por propor uma agenda tão clara e direta para a esquerda brasileira: "Virar a página de Lula, sair da armadilha das centrais sindicais ligadas ao funcionalismo e, principalmente, debruçar-se sobre a chocante realidade orçamentária do Brasil. Dá trabalho. Mas seria um bom começo para quem não está fazendo nada."
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Essa é a pauta da direita!
-
-
Alberto Melis Bianconi
Um pândega, né não? Se a esquerda é massa de manobra do corporativismo estatal, que diferença faz se está perdida? Se apoia a pauta do governo, porque não comemorar? Seria um constrangimento estético por perfilar com Bolsonaro e Cia? Não, o problema é Lula. O colunista teme que se a opinião geral que hoje condena o ex-presidente se inverter, ele não seria capaz de se diferenciar da zelite que compactua com o atual comportamento das instituições, distorcido por objetivos político-partidários.
-
Marcos Marques
A esquerda é ruim. A direita é pior...
-
Maurício Serra
Curioso como o colunista chama de retrocesso qualquer ação contra a destruição da previdência e diz que a realidade orçamentária é chocante. Óbvio, em uma país onde os ricos não pagam impostos e só recebem subsídios, quem vai sustentar o país? Os deficientes que recebem BPC?
-
Maurício Serra
Cadê a esquerda? Está tranquila, em casa, dando risada e comendo pipoca, assistindo a esse caos que vcs criaram. Não falaram que iam metralhar a esquerda? Agora que se virem com seu Messias que está mais para Bozo! Xingaram tanto o Lula e não conseguem entregar um vigésimo do desenvolvimento que um torneiro mecânico conseguiu.
-
denise teixeira
Até concordo, mas por acaso Canzian faz alguma coisa além de escrever os mesmos artigos há dez anos, sem inspiração e sem ideias, repetindo, com ar de enfado, a mesma lenga-lenga que sequer domina de verdade - questões orçamentárias?
-
Rodrigo Maomé
Eu tento, tento, tento encontrar esses privilégios que tanto falam nos holerites dos professores da rede pública de ensino, e não encontro. Onde será que está?
-
Wilson de Oliveira
Parabéns por propor uma agenda tão clara e direta para a esquerda brasileira: "Virar a página de Lula, sair da armadilha das centrais sindicais ligadas ao funcionalismo e, principalmente, debruçar-se sobre a chocante realidade orçamentária do Brasil. Dá trabalho. Mas seria um bom começo para quem não está fazendo nada."
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Essa é a pauta da direita, querer que a esquerda a abrace é demais!
-
-
DANIEL PLECH
Weimar, respondendo a sua pergunta abaixo do meu 1º comentário, o "social" do social-liberalismo está em proporcionar investimentos em infraestrutura e em equidade e justiça social por meio de políticas públicas (educação, saúde, assistência social, inclusão produtiva, habitação, saneamento, mobilidade), redistributivas (tributação progressiva, renda mínima) e afirmativas (cotas), em parceria com o setor privado, e com respeito às minorias, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Qual liberal tupiniquim esta propondo tributação progressiva da renda, renda mínima, políticas afirmativas, educacao publica e saude universais e de qualidade e demais politicas redistributivas?
-
-
DANIEL PLECH
A esquerda pode até ser progressista nos costumes, meio ambiente e defesa das minorias, mas é reacionária (e regressista) na economia, por demonizar o mercado e continuar insistindo no estatismo e protecionismo econômico, uma pauta escancaradamente ultrapassada. Progressista com "P" maiúsculo mesmo é o centro, o social-liberalismo, pois é liberal nos costumes e liberal na economia, e é nessa corrente da qual orgulhosamente faço parte e lutarei até a morte!
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Tem esse regime por aqui ou pelo menos alguém que proponha e defenda isso? Quem, o mercado, os economistas liberais? O Paulo Guedes, com sua ortodoxia ultra liberal do laissez faire, coisa que tampouco existe em qualquer lugar? Esse é o programa social dos liberais tapuias?
-
Weimar Donini
E onde se encaixa o "Social" do seu social-liberalismo, absolutamente necessário em países com tamanha disparidade entre Islândia e Botsuana? Esqueceu de propósito ou foi falha-nossa?
-
-
José Cardoso
No pré-64 a bandeira da esquerda eram exatamente reformas, que alguns queriam na lei ou na marra. Hoje esse discurso é da direita. Como o PT no poder nunca propôs pautas como tributação progressiva por exemplo, a esquerda foi levada a uma defesa passiva, uma resistência para diminuir a velocidade de aprovação das atuais reformas.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Numa coisa voce tem toda razão, o discurso hoje da esquerda exigindo que a extrema direita adote as reformas que deveria ter feito é realmente patético, mas longe de o invalidar. Caso o PT tivesse realizado as reformas que sempre defendeu talvez não estivéssemos nessa situação e o pior é que sequer tentou!
-
-
Ivan Cunha
"os progressistas bem que poderiam, para variar, quebrar o encanto: virar a página de Lula" A busca pelo bode expiatório brasileiro , atropelando a Constituição e enfraquecendo as instituições que continuam, essas sim, meio perdidas, desembocou onde agora estamos. Mesmo que a esquerda não retorne ao poder, a normalidade só será retomada com a verdade sobre os processos judiciais direcionados e repletos de embaraços, dúvidas que nos diminuem internacionalmente.
-
Igor Cornelsen
Esquerda progressista, onde? Na Venezuela, maior reserva de petróleo do mundo onde a população foge do socialismo do século XXI? Na Cuba, que vive de subsídios depois de 60 anos de comunismo? Na Alemanha Oriental que se incorporou à ocidental para evitar o colapso? Na União Soviética, que se desintegrou e tentam montar economias de mercado nas antigas repúblicas? Na China onde antes das reformas se morria de fome? Cade o progresso neste sistema. Esquerda progressista é um mito ridículo.
-
Cloves Oliveira
Esquerda progressista é um oximoro, pois não existe. A confusão vem do fato de que alguns analistas e políticos confundem o termo "liberal" que na política americana é o oposto do conservador, mas não significa ser a favor de estatais, contra o mercado e a iniciativa privada, mas principalmente ser a favor do livre comércio e da globalização. A esquerda brasileira é socialista e o seu principal anelo é que todos na sociedade tenham o mesmo quinhão, independente do esforço e do talento.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Sei, a tal meritocracia. Diga a quem nasceu na favela, sem ter o que comer, com uma família desestruturada na qual ninguém nunca estudou nada, que frequenta escolas de péssima qualidade, que precisa gastar quase tudo que ganha com condução e alimentação, quando dá, que ele tem que se esforçar mais para merecer e concorrer com quem nasceu em berço esplendido, estudou nas melhores escolas, nunca teve problema financeiro, nem precisa trabalhar enquanto estuda, viaja para Miami, etc. Boa Sorte!
-
Weimar Donini
Se você, em algum imaginário dia, se desse ao trabalho de ler os programas dos partidos mais avançados, socialmente falando, veria que ali, pelo contrário, as heranças genéticas perpétuas das terras, por exemplo, não estão contempladas. Não se pode falar em governos de esquerda pois nunca houve. Para governar é preciso negociar, políticas, o que é bom. Evita ditaduras de qualquer lado, como estamos vendo nos dias atuais. O simulacro de governo de esquerda foi bom para muita gente, diga-se.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.