Hélio Schwartsman > Bolsonaro é inteligente? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sérgio Pombo

    Ele é inteligente pois sabe o que está fazendo. Ele é uma urro pois só ele sabe o que está fazendo. Por não ler pensamentos eu fico com a segunda opção.

    Responda
  2. Roberto Lopes Machado

    Interessante como só aparecem comentários depreciativos para o Presidente. O quê ele já fez para desmontar o descalabro na roubalheira nacional, ninguém comenta. Safadeza generalizada para todo lado, só se combate na raça. Frequentemente é criticado por não conversar com o congresso. Conversar o quê? Toma lá, da cá?

    Responda
    1. João Guilherme Rodriguez

      Mas o que foi que ele "já fez para desmontar o descalabro na roubalheira nacional"?

  3. Roberto Lopes Machado

    Interessante como só aparecem comentários depreciativos para o Presidente. O quê ele já fez para desmontar o descalabro na roubalheira nacional, ninguém comenta. Safadeza generalizada para todo lado, só se combate na raça. Frequentemente é criticado por não conversar com o congresso. Conversar o quê? Toma lá, da cá?

    Responda
  4. Tarso da Cunha Lopes Virmond

    O presidente sabe o que está fazendo’ é inteligente e tem método ao armar simpatizantes

    Responda
  5. João A Silva

    O problema é que a escala de valores do presidente está presa em uma visão simplista, binária, maniqueísta e radical. O bem está no lado direito de seu campo de referência e o mal à esquerda, onde estão os inimigos da pátria, dos valores da família, da lei e da ordem. Deus, obviamente, estaria à direita e contra a esquerda vale tudo. Tal visão é totalmente incompatível com a enorme complexidade do mundo atual.

    Responda
    1. neli faria

      Mito? Nada! Seus seguidores erraram uma letra: mico!

    2. josé geraldo rodrigues pinto

      Se fosse inteligente não seria tão beligerante! Sempre me vem a cena dele falando para uma moça: seu pai tá dando o .. Essa acho que foi a pior. Não me conformo "ele" ser chamado de Mito.

    3. josé geraldo rodrigues pinto

      análise simplesmente "perfeita". Tamo junto Jo!

  6. Amaral Neto

    Muitas pessoas são suficientemente inteligentes para conseguir um emprego, mas não para fazer o que precisa ser feito nele. O presidente pode ter algum tipo de inteligência, essa sensibilidade que o permitiu chegar à presidência. Essa inteligência, porém, não esta à altura do necessário para enfrentar os problemas que estamos passando. Para o serviço que ele deveria fazer, ele não é inteligente.

    Responda
    1. Maurício Serra

      Usar sensibilidade e Bozo na mesma frase é no mínimo estranho. Sensibilidade zero, ele é sem noção mesmo.

  7. Geraldo da Silva

    Ele tem uma grande inteligência. É assim com a inteligência do morro da Urca. Ou aquilo que o gato enterra.

    Responda
  8. MARCIO OLIVEIRA

    Novamente Hélio, não há como discordar de você.

    Responda
  9. Ricardo Joaquim

    Neste momento de incerteza e crise econômica, faz mais sentido questionar se ele tem sido um bom líder do que avaliar a sua inteligência. Um bom líder consegue, entre outras coisas, focar na solução dos problemas emergências, criar uma expectativa positiva em relação ao seu governo e proporcionar um ambiente de negócios confiável para os investimentos. Da mesma forma, um grande líder deve fazer boas articulações entre os poderes para obter o apoio para as reformas que o país tanto precisa.

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Seria inteligente se previsse os passos seguintes? (Como um enxadrista). Não precisa ser inteligente pra isso . Basta ter um astrólogo para ajudá-lo na tarefa .

    Responda
  11. benjamim picado

    as metafísicas gasosas de hélio.

    Responda
  12. EDSON CARDIA

    Resposta: Nãããããooo!!!

    Responda
  13. José Cardoso

    Inteligência não parece ser requisito importante para a chefia de governo. É só olhar para nosso histórico e o de vários países do mundo. A inteligência prefere ambientes com uma certa regularidade para atuar. O mundo político, como a guerra, é um caos quotidiano, e atrai mentes sintonizadas ao caos.

    Responda
  14. Edson Saito

    Ele eh esperto, longe de ser inteligente, aliás espertalhão, malandro e dissimulado. Enfim um mau caráter.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Acho que você estava focando no Lula, ao escrever seu comentário.

  15. Eduardo Rocha

    Citei em outros comentários, mas vale rever o conceito da Navalha de Hanlon (variação cínica da navalha de Ockhan): "Nunca atribua à malícia o que pode ser adequadamente explicado pela estupidez." Acho que é o caso.

    Responda
  16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Ele mesmo afirma: "quantos aqui votaram em mim mesmo eu sendo o mais ruim..." , "não nasci para isso daí talkei" ou coisas do gênero! Para mim o que acontece é que existe um grande pacto, aliás desde o golpe, segundo célebre frase do Jucá: "com o supremo com tudo..." que deixa um ignorante assumir a previdência fazendo o que der na telha como diziam nossos avós em nome de interesses que com certeza não são os da população! Até quando?

    Responda
  17. Julio Moreira

    Pessoas inteligentes cercam-se de pessoas igualmente inteligentes. Já o bozo....

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Nunca dantes foi formado um ministério tão competente quanto o formado por Bolsonaro. O Júlio Moreira é um desinformado, que não conhece as pessoas que compõem o ministério desse governo. O Guedes é um verdadeiro gênio das finanças, o Ministro da Infra Estrutura é pessoa de extrema competência, bem como os demais ministros das Minas e Energia, da Agricultura, da Justiça. O segundo escalão também é formado de técnicos da mais reconhecida competência. Quer ser oposição seja, mas não seja cego.

  18. Cloves Oliveira

    Com um neurônio a criatura existe; com dois começa a se movimentar. A pergunta correta é qual o tipo de inteligência do JMB, pois ninguém nasce sem algum tipo de inteligência, seja ela criativa, analítica ou prática. O problema dele é que ele possui uma inteligência prática, que não combina com o cargo que requer mais inteligência analítica, pois apesar do cargo ser chamado Executivo, não é o presidente que executa as principais tarefas. Ele precisa da ajuda de um guru de alto nível.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      País mais desenvolvido o Chile Clóvis com 90% dos aposentados ganhando meio salário mínimo e os estudantes endividados? Não precisamos de um presidente autoritário para impor uma agenda. Precisamos de alguém esclarecido que entenda de economia.

    2. Cloves Oliveira

      Eduardo, o Bolsonaro não é a causa, mas o resultado de uma sociedade que é dominada por pessoas como você, que atira para todo lado sem ter a preocupação de refletir e pesquisar. Seu conceito de guru significa que você ouviu a galinha cantar, mas não sabe onde. Guru financeiro é um cara como o Milton Friedman que soprou ideias liberais na cabeça do Pinochet resultando no país mais desenvolvido da América do Sul. Ninguém se torna um guru por acidente.

    3. Eduardo Rocha

      Guru é o sujeito que pensa por você, entregando as respostas prontas (não necessariamente corretas). Se o guru é bom Porque não se elege diretamente o sujeito? O único disponível era o Schwachkopf da Virgínia? Como respeitar um adulto que precisa de tutela para as decisões?

    4. Felipe Araújo Braga

      Bolsonaro não é uma pessoa educada e nem civilizada. Ele não entende o básico de democracia, tem opiniões e ideias muito fixas, desrespeita quem pensa diferente, acredita que certos grupos são superiores aos outros, não tem decoro e nem polidez... Eu não escolheria esse sujeito maleducado para ser síndico de prédio!

  19. Hercilio Silva

    O despautério é de propósito, o neofascismo repete a receita do autêntico, sobre o caos se governa prometendo a ordem.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Como se escrever um monte de bobagem, basta ler o que escreveu o Hercílio.

  20. José Manoel Martins

    Bolsonaro cria polêmica todo dia para ficar em evidência, assim encobre seus reais objetivos que é se tornar um ditador, além de afastar a mídia das investigações sobre possíveis envolvimentos com as milícias.

    Responda
  21. José Luvercy Rodrigues

    O conteúdo da pergunta em si já mostra a gravidade do contexto e, assim, revela mais sobre nosso país do que propriamente sobre o presidente, pois, chegar a esse nível de questionamento, é porque o ridículo até então imanente se tornou latente. Por outro lado, sugiro outro contexto e outra pergunta. Contexto: uma tartaruga em cima de um poste de iluminação. Pergunta: como essa tartaruga chegou lá?

    Responda
    1. josé geraldo rodrigues pinto

      Perfeito Xará!

  22. SERGIO VICENTIN

    A mente dele até merece estudo psicanalítico.. É tosca, tresloucada, obsessiva e o estudo deve remontar à sua infância. Ali devem residir muitas razões elucidativas de sua personalidade.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      Com a mente descrita por você ele chegou à Presidência, mas pergunto: com sua mente, onde você já chegou ?

  23. Maurício Serra

    Se o Brasil considera o Bolsonaro inteligente, estamos mal, muito mal. Mais um motivo para investirmos mais em educação. Parafraseando o inepto, se eu e ele prestarmos o ENEM e eu não for muito melhor que ele eu me comprometo a sair do país. Se ele for mal ele entrega o cargo?

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      O Bolsonaro não precisa de ENEM, pois passou no teste mais difícil que é imposto aos brasileiros: eleger-se Presidente da República, derrotando muitos letrados e doutorados. Maurício, vá fazer o ENEM e estudar para ver se você chega a vereador do alguma cidade do interior.

  24. Adonay Evans

    A pergunta é pertinente. Há lances inexplicáveis que parecem resultado de uma elaborada estratégia. Mas cheguei à conclusão de que tentar avaliar Jair Bolsonaro, por isso ou aquilo, como apoio ou oposição, é um exercício vão: o homem é louco. Afinal, quem é o mais perigoso e nefasto opositor hoje a seu governo? Sim, ele mesmo, Jair Bolsonaro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.