Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Esse pacto tá só concretizando o áudio do Jucá: um grande acordo nacional para estancar a sangria (Cadê o Queiroz?) Com o supremo com tudo...segue o golpe!

    Responda
  2. Ayer Campos

    Valeu, Magnoli, agradeço sua prenda de lucidez e destemor. JB está desesperado e sem saída com seu governo tóxico; Maia é um charlatão. que surfa nas águas do centrão e finge neutralidade. Já Toffoli é um caso mais grave: além de extrapolar sua competência, degrada a função do STF como instituição arbitral. ao propor 'pacto e constitucionalidade' para garantir 'fluidez' farsesca em tópicos de um contencioso que caberá a seus pares adjudicar. Caso aberrante de 'autoimpeachment interna corporis'.

    Responda
  3. Franco Oliveira

    O grande problema do pacto dos poderes, além do que foi dito pelo colunista é que este tipo de encenação tem aprovação da base eleitoral da direita e da extrema direita que somam algo em torno de 30% dos brasileiros. Com o apoio de um terço da população o PT conseguiu ficar por 12 anos no poder. O Brasil não aguenta 4 anos de bolsonaro, imagine 12 anos! O país está conflagrado!

    Responda
  4. Geraldo da Silva

    Lá houve o Pacto. Aqui existe o Pato (da fiesp)

    Responda
  5. Weimar Donini

    Para assemelhar-se (um pouco mais) ao Pacto espanhol, como sugerido na excelente matéria, os partidos que representam a oposição deveriam participar. É a condição. Concordo plenamente que um verdadeiro pacto tem que ser somente com os partidos políticos.

    Responda
    1. Maurício Serra

      O problema é que qualquer pacto com a esquerda passa, necessariamente, por um pedido público de desculpas pelo golpe parlamentar de 2016 e a renúncia desse governo que venceu as eleições pq o candidato mais votado foi impedido de participar. Seria necessária uma nova eleição, com todos os candidatos, e regras mais claras para impedir Fake News e impulsionamento pago de mensagens.

  6. José Cardoso

    A comparação com o nosso caso talvez seja o mundo medieval europeu. O STF tem a prerrogativa de dar a última palavra sobre a constituição, assim com o papado sobre as escrituras. O presidente é o imperador, representante do poder militar. E o congresso é a nobreza, onde cada um é mais fraco que o imperador, mas em conjunto são mais fortes.

    Responda
  7. Adonay Evans

    O Pacto de Moncloa, foi uma inédita e bem sucedida experiência entre esquerda e direita na criação de uma Entidade Nacional democrática, justa e moderna. A construção de um Arco Democrático, onde o consenso prevaleceu sobre o dissenso. E tudo isso sobre as cicatrizes e as cinzas de uma cruel guerra civil. Um conserto para a Harmonia e o Desenvolvimento. Nada a ver com a atual pregação do ódio, a criação de inimigos, divisão da Nação, defesa da violência, ataque à Universidade e ao Ambiente.

    Responda