Opinião > As universidades públicas deveriam cobrar mensalidade dos alunos mais ricos? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herculano JR 70

    As universidades publicas deveriam ser vendidas ou fechadas. So as privadas devem existir. Mas as reservas de mercado de diplomas devem acabar. Que se imponham pela competencia nãoa pela truculencia legal.

    Responda
    1. benjamim picado

      demorou.

  2. benjamim picado

    curioso que o argumento em favor da gratuidade seja menos "excitante" que o do colega do insper. talvez sinal de que esse "mundo em rede" é mesmo o lugar da infelicidade ressentida. ou então porque a abundância de argumentos aqui, contrastada com o impressionismo do diagnóstico do "sim", dispense o reforço das concordâncias com o "não". ainda assim, resta avaliar se as IFES não estão precisando construir essa percepção de sua real importância de modo mais forte na sociedade. para pensar.

    Responda
  3. José Cardoso

    A pergunta é se deviam cobrar mensalidades dos alunos mais ricos, e não que as mensalidades seriam a única fonte de financiamento. O reitor aparentemente quer continuar mantendo o subsídio para quem quem pode pagar, às custas dos impostos de todos.

    Responda
    1. benjamim picado

      leia outra vez, zé claudio. dê uma chance ao texto, de preferência sem dividir a tarefa da leitura atenta com double screens e que tais. vc. vai descobrir muita coisa assim.

    2. Jaísa Soares

      Ele não está dizendo isso. O texto é claro em dizer que a cobrança de mensalidades, além de não ser a panaceia alardeada por quem a defende, ainda criaria distorções prejudiciais aos próprios alunos que não têm recursos. É preciso ler o texto sem prejulgar. As universidades públicas são universidades de pesquisa, fazem ciência e formam profissionais em todas as áreas, reconhecidos como os melhores profissionais do país. Visões simplistas de financiamento não resolvem problemas reais.

    3. Rodolfo Maia

      Acho que vc poderia revisitar o texto com um mínimo de calma para entender que ele toca nos dois assuntos de forma clara.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.