Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. moacyr da Silva

    O presidencialismo sem diálogo com a Câmara e o Senado não funciona em nenhuma democracia. O presidente acreditava que imperaria ditatorialmente conclamando a parcela fanática que o apoiou Agora rende-se ao toma-l[a da cá repassando verbas aos parlamentares em prejuízo aos programas sociais, saúde e educação.

    Responda
    1. CARLOS MARCHESANO

      Não só repassando verbas como anistiando dívidas dos partidos...

  2. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Saudades do General Ernesto . Ele mandava , sabia que mandava e os outros sabiam que ele mandava .

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Mas não era uma democracia. Era uma ditadura. E se você não gosta do estado democrático, vá para Cuba ou Venezuela. Lá também tem quem sabe mandar.

    2. niemeyer franco

      Saudosismo não tem vez neste governo sem rumo. Mas, cá pra nós, saudades do Ernesto, é saudosismo sem volta. Pode "jair" acostumando com o rebento daquela época - que você elegeu, se é que se acostuma com coisa tão vil.

  3. José Cardoso

    Bem instrutiva a coluna nas comparações entre parlamentarismo e presidencialismo.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    A maior questão a ser resolvida ña e a forma de representação mas em que se pode ser representado. Isso remete ao tamanho do poder e do estado. Com o tamanho do estado brasileiro a discussão representativa se torna central quando seria periferia em estado pequeno a discutir algumas poucas questões menores que a sociedade ñ pode suprir, como aposentadoria e transito de veiculos, p ex. E demais oprotagonismo estatal. Mas duvido que o estado se diminua.

    Responda