Celso Rocha de Barros > O Pós-PSDB Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não nos iludamos: mais importante do que o partido é o candidato. Doria já provou quem é.
O PSDB ao pó voltou. Vamos pra outra opção.
O PSDB nasceu de uma dissidência do PMDB - que já não era mais o mesmo -, em 1988. Não que tivesse uma pureza ideológica, mas foi gestado, estruturado e posto em prática dentro da ideologia social-democrata europeia. É provável que a maioria de seus fundadores acreditasse nisso. Foi inclusive lançado um livro uma espécie de carta-programa, A proposta social-democrata de Hélio Jaguaribe (Org.). Depois, como na música de Rita Lee, Tudo vira B...
Gostei da deixa e da ironia fina do final.
Nome de partidos têm mais a ver com arquétipos embasados na imagem e na marca do que em ideologias. Vide o atual PTB, que foi o partido defensor das causas dos trabalhadores até o golpe de 64, registraram a sigla antes do Brizola, mas nunca mais foi um partido voltado aos interesses da classe. Utilizam nomes voltados aos interesses do Povo para aparentar afinidades. Até o PT estava perdendo suas origens, e esse foi um dos maiores motivos de seu enfraquecimento e do consequente Golpe de 2016...
J Bozó será um retumbante fracasso em todo lugar que tocar. Meio ambiente, relações exteriores, educação, ciência e tecnologia, segurança pública, e sim economia. As reformas do p quedes (assim minusculo e com q) são concentradoras de renda e não vão gerar confiança em consumidor e investidor. Confiança não é um conceito mÃstico. O que o Brasil precisa é de distribuição de riquezas e rendas. Isso dá confiança para consumidor. Se L Huck ganhar eu me mudo daqui.
Então, por coerência, mudem o nome do partido.
Assino embaixo de tudo o que vc escreveu, Carlos. Vc escreveu pouco e disse tudo.
Exatamente ! Quero crer que Geraldo Alckmin deve ter grande arrependimento de ter convidado um ar rivista e carreirista como esta triste figura do João Dollar a entra no partido. Desvirtuou-o por completo. Se João Dollar queria entrar na politica que o fizesse no DEM, PSC, PRB, ou seja em partidos claramente de direita ou centro-direita. O PSDB está pagando caro por esse erro crasso.
O PSDB sempre teve uma postura de centro. Às vezes mais centro esquerda, outras mais centro direita. Chamar Franco Montoro de Social Democrata é o fim da Picada. Montoro sempre foi Democrata Cristão, de centro Direita! O próprio nome PSDB foi escolhido muito mais pela proximidade com PMDB do que pela adesão à Social Democracia! Covas era um Trabalhista, não um social democrata. E seu governo em São Paulo foi um governo de Centro, com foco em desestatização, controle das finanças, etc.
Péssimo artigo sobre um péssimo, golpista e decadente partido ou melhor, organizado criminosa chamada PSDB.
Leandro, parece que para vc, bolsonarista somente tem validade o neo-fascismo ou a ditadura do Psl que ninguém sabe de onde veio e para onde vai!
Com a volta a radicalização do discurso, o PT se assume como uma esquerda, flertando com o radicalismo que o movia antes de ser governo. Entendo o PSDB como centro-direita, sendo sua atuação na polÃtica econômica, direita. O vácuo ideológico que deveria ser ocupado pela centro-esquerda, ou social-democracia, ou trabalhismo (como queira), poderia ser ocupado pelo PDT, mas não me parece que esta seja a ambição deste partido, que insiste em acenar para a esquerda, ao invés do centro.
Apesar de ter um discurso menos social democrata, o Dória parece querer trilhar uma postura econômico mais intervencionista, de proteção à indústria nacional. Na época do FHC o Serra era esse contraponto à polÃtica de câmbio baixo e juros altos, que punha pressão sobre o empresariado. A dificuldade é vender essa agenda da Fiesp ao povo em geral. A Dilma só conseguiu essa sÃntese por algum tempo se escorando no carisma do Lula.
"...foi um caso claro em que a posição do partido dentro da disputa nacional determinou mais seu desenvolvimento do que a ideologia inicial de seus fundadores.". penso sobre o quanto disto não se aplica igualmente ao PT.
Exato, como também ao PMDB, hoje MDB, nome que, se não estou errado, recebeu dos militares, ou como o DEM, que já foi liberal e hoje deve se arrepender de ter mudado de nome, ou o PP que já tendo sido Aliança Renovadora Nacional, foi sempre a favor do "progresso"... enfim, não precisa estudar muito para saber que fatos pesam mais que ideologia. A não ser que o partido seja mais uma opção de fé do que uma aposta de poder, tipo o PSOL.
Alguém sabe dizer por que a esquerda acadêmica gosta tanto de tietar os tucanos? Um partido com a origem social do PT e a lábia ensebada do FHC, seria o máximo para essa gente. A propósito, o Real é tanto FHC quanto Itamar, até porque é mais Collor que outra coisa. Foi quem abateu a dÃvida pública, iniciou a privatização (que foi a parte mais difÃcil), abriu a economia e renegociou a dÃvida. FHC chegou na hora do batizado. Mas como dizia o Simonsen, aqui no Brasil adoramos uma pirotecnia.
O partido social democrata é o PT, goste-se ou não disso. Acusações? Os social democratas europeus sofreram várias e só se reergueram após a derrota do nazi fascismo, aqui é o neofascismo a bola da vez. O PSDB errou ao adotar o eleitor de extrema direita, e será sócio da derrocada neofascista querendo ou não. É fato que Doria é mais esperto, percebeu o buraco econômico e toma medidas estatais em SP pra mitigar o problema.
Doria esperto? Creio que até agora ele se mostrou ser um legÃtimo tucano, tem mais sorte que qualquer outra coisa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > O Pós-PSDB Voltar
Comente este texto