Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Gomes

    Não nos iludamos: mais importante do que o partido é o candidato. Doria já provou quem é.

    Responda
  2. Paulo Emmerich

    O PSDB ao pó voltou. Vamos pra outra opção.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    O PSDB nasceu de uma dissidência do PMDB - que já não era mais o mesmo -, em 1988. Não que tivesse uma pureza ideológica, mas foi gestado, estruturado e posto em prática dentro da ideologia social-democrata europeia. É provável que a maioria de seus fundadores acreditasse nisso. Foi inclusive lançado um livro uma espécie de carta-programa, A proposta social-democrata de Hélio Jaguaribe (Org.). Depois, como na música de Rita Lee, Tudo vira B...

    Responda
  4. Jarbas Vasconcelos

    Gostei da deixa e da ironia fina do final.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Nome de partidos têm mais a ver com arquétipos embasados na imagem e na marca do que em ideologias. Vide o atual PTB, que foi o partido defensor das causas dos trabalhadores até o golpe de 64, registraram a sigla antes do Brizola, mas nunca mais foi um partido voltado aos interesses da classe. Utilizam nomes voltados aos interesses do Povo para aparentar afinidades. Até o PT estava perdendo suas origens, e esse foi um dos maiores motivos de seu enfraquecimento e do consequente Golpe de 2016...

    Responda
  6. jose carlos toledo junior

    J Bozó será um retumbante fracasso em todo lugar que tocar. Meio ambiente, relações exteriores, educação, ciência e tecnologia, segurança pública, e sim economia. As reformas do p quedes (assim minusculo e com q) são concentradoras de renda e não vão gerar confiança em consumidor e investidor. Confiança não é um conceito místico. O que o Brasil precisa é de distribuição de riquezas e rendas. Isso dá confiança para consumidor. Se L Huck ganhar eu me mudo daqui.

    Responda
  7. Sandro Carvalho

    Então, por coerência, mudem o nome do partido.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Assino embaixo de tudo o que vc escreveu, Carlos. Vc escreveu pouco e disse tudo.

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Exatamente ! Quero crer que Geraldo Alckmin deve ter grande arrependimento de ter convidado um ar rivista e carreirista como esta triste figura do João Dollar a entra no partido. Desvirtuou-o por completo. Se João Dollar queria entrar na politica que o fizesse no DEM, PSC, PRB, ou seja em partidos claramente de direita ou centro-direita. O PSDB está pagando caro por esse erro crasso.

  8. alexandre gianini

    O PSDB sempre teve uma postura de centro. Às vezes mais centro esquerda, outras mais centro direita. Chamar Franco Montoro de Social Democrata é o fim da Picada. Montoro sempre foi Democrata Cristão, de centro Direita! O próprio nome PSDB foi escolhido muito mais pela proximidade com PMDB do que pela adesão à Social Democracia! Covas era um Trabalhista, não um social democrata. E seu governo em São Paulo foi um governo de Centro, com foco em desestatização, controle das finanças, etc.

    Responda
  9. Leandro Gomes de Souza

    Péssimo artigo sobre um péssimo, golpista e decadente partido ou melhor, organizado criminosa chamada PSDB.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Leandro, parece que para vc, bolsonarista somente tem validade o neo-fascismo ou a ditadura do Psl que ninguém sabe de onde veio e para onde vai!

  10. Ricardo Ferreira

    Com a volta a radicalização do discurso, o PT se assume como uma esquerda, flertando com o radicalismo que o movia antes de ser governo. Entendo o PSDB como centro-direita, sendo sua atuação na política econômica, direita. O vácuo ideológico que deveria ser ocupado pela centro-esquerda, ou social-democracia, ou trabalhismo (como queira), poderia ser ocupado pelo PDT, mas não me parece que esta seja a ambição deste partido, que insiste em acenar para a esquerda, ao invés do centro.

    Responda
  11. José Cardoso

    Apesar de ter um discurso menos social democrata, o Dória parece querer trilhar uma postura econômico mais intervencionista, de proteção à indústria nacional. Na época do FHC o Serra era esse contraponto à política de câmbio baixo e juros altos, que punha pressão sobre o empresariado. A dificuldade é vender essa agenda da Fiesp ao povo em geral. A Dilma só conseguiu essa síntese por algum tempo se escorando no carisma do Lula.

    Responda
  12. benjamim picado

    "...foi um caso claro em que a posição do partido dentro da disputa nacional determinou mais seu desenvolvimento do que a ideologia inicial de seus fundadores.". penso sobre o quanto disto não se aplica igualmente ao PT.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Exato, como também ao PMDB, hoje MDB, nome que, se não estou errado, recebeu dos militares, ou como o DEM, que já foi liberal e hoje deve se arrepender de ter mudado de nome, ou o PP que já tendo sido Aliança Renovadora Nacional, foi sempre a favor do "progresso"... enfim, não precisa estudar muito para saber que fatos pesam mais que ideologia. A não ser que o partido seja mais uma opção de fé do que uma aposta de poder, tipo o PSOL.

  13. Alberto Melis Bianconi

    Alguém sabe dizer por que a esquerda acadêmica gosta tanto de tietar os tucanos? Um partido com a origem social do PT e a lábia ensebada do FHC, seria o máximo para essa gente. A propósito, o Real é tanto FHC quanto Itamar, até porque é mais Collor que outra coisa. Foi quem abateu a dívida pública, iniciou a privatização (que foi a parte mais difícil), abriu a economia e renegociou a dívida. FHC chegou na hora do batizado. Mas como dizia o Simonsen, aqui no Brasil adoramos uma pirotecnia.

    Responda
  14. Hercilio Silva

    O partido social democrata é o PT, goste-se ou não disso. Acusações? Os social democratas europeus sofreram várias e só se reergueram após a derrota do nazi fascismo, aqui é o neofascismo a bola da vez. O PSDB errou ao adotar o eleitor de extrema direita, e será sócio da derrocada neofascista querendo ou não. É fato que Doria é mais esperto, percebeu o buraco econômico e toma medidas estatais em SP pra mitigar o problema.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Doria esperto? Creio que até agora ele se mostrou ser um legítimo tucano, tem mais sorte que qualquer outra coisa.