Opinião > A universidade é a galinha dos ovos de ouro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hildebrando Teixeira

    Os ovos de ouro de nossa galinha goraram e viramos um pária tecnológico. Exceto raras exceções, não temos Academia, mas uma imensa Corporação de funcionários públicos que são tão produtivos quanto qualquer funcionário público brasileiro. Os argumentos são apenas para defender o status quo; se realmente se preocupassem estariam tentando ver o que acontece dentro do ITA, por exemplo.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Fonte: IPTO (Instituto de Pesquisas Tirei do Orifício)

    2. Felipe Araújo Braga

      O único lugar em que se produz pesquisa de verdade no Brasil são as universidades: antídotos para doenças tropicais e venenos de cobras, conhecimento social, a arquitetura que ergueu nossas grandes cidades... Argumento de quem nunca pisou em uma universidade, por favor, antes ficar calado do que dizer impropérios!

  2. Fernando Batista da Costa

    Artigo bastante lúcido do autor, que é pesquisador e professor. A temática educação-ciência jamais deveria ser objeto de discussão política e muito menos sofrer polarização, onde uma parcela da população se posiciona contra a universidade pública de qualidade. Há problemas, sim, mas podem ser solucionados, porém não se justifica penalizar o que foi conseguido durante os últimos anos. Um país com tais restrições está fadado à dependência das grandes nações e ao empobrecimento cultural.

    Responda
  3. Fabiana F G Gonçalves

    Artigo de demasiada importância já que esclarece de maneira clara e objetiva como a vida de todos nós é influenciada diretamente pelos investimentos na Pesquisa e na Educação. Ao enfraquecermos as universidades públicas estamos diretamente afetando a economia, o progresso e o desenvolvimento. Sem Educação não há reflexão, auto crítica, evolução e crescimento. Reduzir despesas através do corte nessa área é no mínimo, um grande retrocesso.

    Responda
  4. Vanderlan Bolzani

    Excelente o texto do Prof. Norberto Peporine Lopes, Presidente da Sociedade Brasileira de Química. O maior patrimônio de uma nação são: Educação de qualidade para todos, Universidades Públicas de excelência e um ambiente de Tecnologia e Inovação de ponta! Sem conhecimento (gerado nas universidades públicas e pesquisas sobre os últimos avanços não teremos amanhã. O Brasil construiu nos últimos 70 anos um ambiente de ciência reconhecido mundialmente, graças à universidades públicas de excelência.

    Responda
  5. Tito Lotufo

    O articulista tem toda a razão. Ciência e educação nunca deveriam ser pontos para polarização política. O atual governo conseguiu criar uma cisão na sociedade ao expor uma visão absolutamente tacanha do que são e como funcionam as universidades públicas brasileiras. A universidade tem sim que ser cobrada pela sociedade e dar o retorno esperado, como tem feito. Não podemos matar a galinha dos ovos de ouro. Se o fizermos, qual será o nosso futuro?

    Responda
  6. ROMEU C ROCHA FILHO

    Realmente, as universidades públicas são um importante patrimônio, arduamente construído pela sociedade brasileira por décadas. Além de contribuir para a formação de profissionais qualificados, nelas se faz mais de 90% da pesquisa científica em nosso país, o que tem contribuído para o surgimento de muitas inovações. Sem dúvida, cabe a todos nós defendê-las com coesão, para continuarmos avançando rumo a um futuro sempre melhor. Não faz nenhum sentido deixar essa galinha dos ovos de ouro à mingua.

    Responda
  7. Wilson de Oliveira

    Concordo com o autor do artigo: os centros de pesquisa e as universidades são um patrimônio da nação, são a galinha dos ovos de ouro. É justamente por esse motivo que não podemos misturar a defesa da educação com a reforma da previdência. A defesa da educação e da pesquisa passa pela excelência na gestão de escassos recursos orçamentários, muitas vezes destinados quase que integralmente ao pagamento de salários e benefícios. Servidores e estudantes ociosos estão matando a galinha.

    Responda
  8. José Cardoso

    Os indivíduos formados pelas universidades trazem benefício à sociedade, mas são devidamente pagos por isso ao longo da vida. Aliás é exatamente por isso que buscam se formar. Deveriam pagar mensalidades pelos seus cursos, ou se não puderem, pagar por meio de impostos maiores durante a carreira. Talvez seja melhor que carregarem um dívida com o crédito educativo.

    Responda
    1. Fernando Batista da Costa

      Caro José Claudio, claro que penso que a educação seja um direito de todos. Mas nem todos conseguem (ou almejam) frequentar uma universidade. Aliás, sou a favor de cursos técnicos de qualidade, pois necessitamos de bons técnicos. No meu entender, não sei se os filhos/netos de deputados tem interesse em frequentar a universidade. Será mesmo? Abraços

    2. José Cardoso

      Realmente tem que alterar a constituição. Não será fácil, pois os filhos e netos dos deputados certamente se beneficiam da universidade paga pelos impostos da massa da população que não a frequenta.

    3. Felipe Araújo Braga

      Ou seja, na sua concepção educação não é um direito de todos e sim um privilégio a ser usufruído apenas pelos poucos que puderem pagar (e caro) por ela!

    4. Fernando Batista da Costa

      Caro colega, qual seria a sua proposta? Quem estudou em universidade pública pagaria mais impostos? Ou receberia salários menores? Mensalidades existem em universidades privadas e para tê-las nas públicas ter-se-ia que alterar a constituição. Na hora do aperto, você prefere um médico, dentista ou engenheiro formado por uma USP ou por uma "caça-níqueis" via EAD? O que a sociedade deseja?

  9. Cloves Oliveira

    O colunista fala em tese, mas o que está em discussão é a prática e na prática a teoria é diferente. Tentei fazer uma pesquisa em conjunto com uma universidade Brasileira apenas para descobrir que o equipamento desponivel tinha pelo menos trinta anos, ou seja, era tecnologia 1.0.

    Responda
  10. Hildebrando Teixeira

    Você está certo Maurizio, ficou muito ruim. Vou corrigir o que for possível: "É verdade, desde que não seja fake pesquisa, como é a maioria do que é feito no Brasil, inclusive pelo imenso número de corporativistas e ativistas marxistas empregados na Academia pública brasileiros, inclusive com muitos representantes que se empenham em doutrinar também aqui nesta Bolha de SP."

    Responda
    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Amigo, resta saber o q vc considera fake pesquisas. Seria por acaso as pesquisas na área de humanas? Se assim o for entenda q qualquer pesquisa, farmácia, alimentos, medicina, tecnologia, qualquer uma, precisa considerar as ciências humanas, afinal, todas as invenções são para beneficiar a espécie humana em primeiro lugar. E esse negócio de marxismo cultural é fácil de resolver. É só colocar a galera dita de direita para estudar, fazer pesquisa.

  11. Hildebrando Teixeira

    É verdade, desde que não seja fake pesquisa como é a maioria do que é feito no Brasil, inclusive por um monte de ativistas pé.tebas empregados na Acadimia público como pesquisadores e que adoram doutrinar também aqui nesta Bolha de SP.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Hidelbrando gritou: mito, mito, mito! Serias cômico... se não fosses trágico!

    2. Roberto Gomes

      Hildebrando está precisando frequentar a escola para ver se aprende português.

    3. Hildebrando Teixeira

      Você está certo Maurizio. Vou corrigir o que for possível: "É verdade, desde que não seja fake pesquisa, como é a maioria do que é feito no Brasil, inclusive pelo imenso número de corporativistas e ativistas marxistas empregados na Academia pública brasileiros, inclusive com muitos representantes que se empenham em doutrinar também aqui nesta Bolha de SP.

    4. Rafael Lopes

      Por favor Hildebrando, poupe-nos de seus comentários.

    5. Maurizio Ferrante

      O que é fake pesquisa? Pesquisa falsa? Fingida? Percebe- se que o amigo não conhece nem o significado das palavras que usa, quanto menos seu contexto. E os ativistas da Acadimia publico (é academia, também tem um erro de concordância e falta de acento - típico de quem nao cursou uma universidade) e a doutrinação (matemática e física de esquerda - lembram da ciência judia de Hitler? - equações comunistas e reações químicas anarquistas) Prezado amigo, melhor seria ter ficado quieto em seu canto

    6. Maurizio Ferrante

      O que é fake pesquisa? Pesquisa falsa? Fingida? Percebe- se que o amigo não conhece nem o significado das palavras que usa, quanto menos seu contexto. E os ativistas da Acadimia publico (é academia, também tem um erro de concordância e falta de acento - típico de quem nao cursou uma universidade) e a doutrinação (matemática e física de esquerda - lembram da ciência judia de Hitler? - equações comunistas e reações químicas anarquistas) Prezado amigo, melhor seria ter ficado quieto em seu canto

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.