Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Ai meu Deus do ceu, que pobreza mental

    Responda
  2. AUDREY CALDEIRA DO CARMO

    Excelente reflexão, muito além do que estamos acostumados a ouvir e ler sobre uma notícia tão triste.

    Responda
  3. MAURO BAPTISTA CAMILLO

    Que comentário mais fora da realidade: A mulher adulta, casada(separada) e com filho aceita ir a Paris se encontrar com um famoso jogador de futebol e, para isso, recebe passagem, hotel, refeição etc e tem coragem de vir a público dizer que foi estuprada? Se foi, ela aceitou porque, como está publicada nos jornais, ela voltou a se encontrar com o jogador. Quem não gosta, não repete!

    Responda
  4. RENATO LUCIO XAVIER DE PAULA

    Gostei do texto, muito lúcido e faz pensar.

    Responda
  5. neli faria

    Talvez o sonho dele, e de outros, em mudar o País é: bater nas mulheres à vontade, dirigir a duzentos km/h, ninguém ir à escola, todos podem destruir as florestas.E todos andarem armados. Lamentável a regressão do Brasil à Idade da Pedras. Que vergonha ser brasileira.

    Responda
    1. neli faria

      Adalberto: Gosto de Fórmula 1; fui em dois GP em 2016 e 2017. Adoro Émerson Fittipaldi e fã Piquet; Massa, Barrichelo,Senna:eles dirigiam a 200 km/h numa competição em vias normais. Nunca li que esses pilotos tenham sido multados por excesso de velocidade. Como os bolsonaros ! Dirigir fora do limite da velocidade,é irresponsabilidade. Educação? Todos os países,que saíram da igno*rância investiram em educação.Menos a Rep. das Jabuticabas.E o sem Noção acabará com o resto da civilização.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Não diga isso! Não tenho vergonha de ser brasileiro. Tenho consciência do nosso lugar no universo. Somos a ralé do mundo; últimos, mesmo aqui na América Latina. Bater nas mulheres é covardia; Dirigir a 200/h, um país que gerou Fittipaldi, Piquet, Massa, Barrichello e Sena, não pode ser absurdo. As florestas dão lugar ao agronegócio: etanol, grãos e carne p abastecer o mundo! "O celeiro do mundo" já disse um demagogo.

    3. Wagner Santos

      A senhora está coberta de razão. É lamentável tal regressão e isso também me envergonha, ainda que não tenha votado nele.

  6. Isis Regina

    Lamentável atitude desses homens por agirem desse modo. Agressão deveria ter punição severa! Não é o primeiro caso de jogadores que se expõe ao ridículo em público. Muitos se acham os maiorais e que podem ter qualquer um(a) a qualquer preço sem pensarem nas consequências! Para alguns, a fama sobe à cabeça e se sentem imunes perante a Justiça e irresistíveis entre as mulheres. Pura ilusão! Ambos são vítimas de suas próprias escolhas, agora colhem o que plantaram! Triste!

    Responda
  7. alexandre almeida

    Não por acaso, reaça e neymar (minúsculas...) são apoiadores entusiastas de bolsonaro (mais minúsculas)...

    Responda
  8. JORGE ANTONIO MERCANTI

    O articulista generaliza o comportamento do brasileiro baseado em fatos lamentáveis de agressão às mulheres praticados, felizmente, por uma minoria ignóbil. Quanto à crítica ao presidente Bolsonaro, ainda que ele possa merecê-las em muitas ocasiões, neste caso o articulista supôs que ele já sabia do espancamento cometido pelo suicida, mas o bom jornalismo deve basear-se em fatos e dados.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Talvez o colega não tenha tido acesso aos números do Mapa da Violência publicados esta semana. O articulista não fez nenhuma generalização infundada. Pelo contrário, poderia ter ido além se o espaço não fosse tão limitado...

    2. Wagner Santos

      Não saber, como disse o articulista, é algo pior ainda! Revela a inépcia extrema de sua equipe, ou o que é pior, completa indiferença para com o fato, que infelizmente, parece ser o caso do Presidente.

    3. JORGE ANTONIO MERCANTI

      Corrigindo: infelizmente ao invés de felizmente.

  9. EDISON FARAH

    No caso de Neymar, trata-se de chantagem e extorsão planejada. Estamos lidando com bandidos, ou quadrilha articulada. Simples assim....

    Responda
  10. FRANCISCO PUCCI

    Quem me conhece sabe do máximo respeito que tenho pelas mulheres, especialmente pela minha esposa, duas filhas e 3 netas, todas maravilhosas. Mas essa posição antibiológica e santificante de que a mulher troca figurinhas on-line, aceita viajar para Paris para comer croissant, entra em seu quarto no hotel, fica nua depois da champagne e diz não e você, ser angelical, controla-se e a devolve em casa de Uber, é para inglês ver ou leitor da Folha aplaudir, né?

    Responda
    1. ignez faria

      Se ela foi ,mandou nudes, falou coisas picantes e o ato foi consensual, foi consensual até que ponto? Até quando ele quis algo que ela não quis, tipo sexo anal? Ou as pessoas . acham que aceitar fazer sexo com alguém já está implícito que tudo é permitido?seja ele ou qualquer outro, se ela não consentiu com algo , se ele ultrapassou limites, ele deve ser punido , seja ele quem for. pois também há esposas e namoradas estupradas. violência contra a mulher é uma realidade .Não é não.

    2. ignez faria

      Se ela foi e mandou nudes, aceitou transar e o ato foi consensual, foi até que ponto? quando ele quis algo que ela não quis, tipo sexo anal? Ou o sr. acha que aceitar fazer sexo com alguem já está explicito que tudo é permitido?seja ele ou qualquer outro? Se ela não consentiu com algo , se ele ultrapassou limites, ele deve ser punido , seja ele quem for. pois também há esposas e namoradas estupradas, suas netas podem vir a ser. violência contra a mulher é uma realidade .Não é não.

    3. ignez faria

      Se ela foi e mandou nudes, aceitou transar e o ato foi consensual, foi até que ponto? quando ele quis algo que ela não quis, tipo sexo anal? Ou o sr. acha que aceitar fazer sexo com alguem já está explicito que tudo é permitido?seja ele ou qualquer outro? Se ela não consentiu com algo , se ele ultrapassou limites, ele deve ser punido , seja ele quem for. pois também há esposas e namoradas estupradas, suas netas podem vir a ser. violência contra a mulher é uma realidade e não é não.

    4. ignez faria

      Se ela foi e mandou nudes, aceitou transar e o ato foi consensual, foi até que ponto? quando ele quis algo que ela não quis, tipo sexo anal? Ou o sr. acha que aceitar fazer sexo com alguem já está explicito que tudo é permitido?seja ele ou qualquer outro? Se ela não consentiu com algo , se ele ultrapassou limites, ele deve ser punido , seja ele quem for. pois também há esposas e namoradas estupradas, suas netas podem vir a ser. violência contra a mulher é uma realidade e não é não.

    5. Marcelo Bondioli

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Sandro Carvalho

    Ótimo texto, Ranier Bragon. Parabéns!

    Responda
  12. CARLOS TARDIVO

    Inversamente proporcional ao seu imenso talento é sua capacidade de , apesar, de seu paizinho mala e seu imenso staff, de meter-se em rolos extra campo. Não tem carisma, é arrogante,

    Responda
  13. Luciano Balemberg Carneiro

    Curioso, porque pra mim parece que você já julgou o Neymar.

    Responda
  14. José Cardoso

    Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O caso do Neymar não tem nada a ver com o desse funkeiro.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Os dois casos envolvem a questão da violência contra a mulher. Os dois casos foram comentados pelo presidente da República. Os dois casos originaram amplas discussões na Internet e na mídia. Acabaram de sair os números do Mapa da Violência e, bem, não são bons... Precisa de mais?

  15. Iago M Zulu

    Se você Bragon acha que bater em mulher é esporte, fale apenas por si mesmo, não inclua os demais nesse " nacional". Para cada um que comete essa e-stupidez, existem centenas de milhares que não toleram essa insanidade.

    Responda
    1. benjamim picado

      acho que vc. está discutindo algo que aconteceu na tua sinapse, mas que não foi instruída pelo texto. boa viagem.

    2. Iago M Zulu

      Eduardo, nunca vi nenhum homem se gabar de bater numa mulher. Isso é muito mal visto entre homens. Aqueles que o fazem, escondem dos demais para não serem excluídos ou tachados de covardes.

    3. Eduardo Rocha

      Parabéns a você, que não pratica esse esporte. Mas, infelizmente, ele existe e certamente tem mais praticantes no Brasil que a bocha ou golfe. Já escutei de um "atleta" a seguinte pérola: "é minha mulher e se precisar dou um sacode". Quando uma ministra diz que a mulher deve ficar sob a autoridade do homem, incentiva essas bes.tas.

    4. benjamim picado

      juras que lestes o texto?

  16. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Excelente texto! A mensagem do presidente só confirma o lado e posições que ele apoia! Quanto ao Neymar é isso, sem julgamento a priori, espera-se isenção e rigor nas investigações!

    Responda
  17. Marina pisin

    Excelente posicionamento.

    Responda
  18. Paulo Afonso Laurentis

    Talvez a esquerda pudesse simpatizar com Neymar quando ele era um menino pobre. Mas, agora ele tem muito dinheiro. Logo, não importa qual é a forma engendrada para tirar dinheiro dele. Para a esquerda a divisão de renda é sempre válida.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Que comentário mais cre thi no !

  19. Leila de oliveira

    Parabéns pela lucidez, Bragon! Seus textos para mim são leituras obrigatórias.

    Responda
  20. Wilson Souza

    No caso do MC Reaça, concordo 100% contigo, mas no caso de Neymar, você está me passando a impressão de que já julgou-o e o considerou culpado. Por mais triste e horrível que seja o estupro, os comentários refletem as muitas duvidas que de fato existem. E as pessoas que estão comentando não podem ser condenadas por emitir suas opiniões uma vez que a identidade da mulher está resguardada. Que a historia é muito estranha, isso é sim.

    Responda
  21. Leila de oliveira

    Parabéns pela lucidez, Bragon! Seus textos para mim são leituras obrigatórias.

    Responda
  22. AIMAR MATOS

    O sujeito começa dizendo que "não tem informações para comentar o caso", mas julga, condena e executa a pena. Vai entender...

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Ele está julgando as reações das pessoas aos casos, não os casos em si... O texto é bem simples e direto, não entendi de onde tirou suas conclusões.

  23. Paulo César de Oliveira

    O comentário de Bolsonaro foi feito logo após a divulgação da morte do compositor, quando a notícia do espancamento brutal da amante ainda não havia circulado. Bolsonaro pode ser meio Brucutu mas não ao ponto de avalizar espancamento.

    Responda
    1. Paulo Cesar de Oliveira Oliveira

      Permanece o fato de que a notícia do suicídio saiu antes e a do espancamento depois. Bolsonaro provavelmente não tinha conhecimento da segunda quando postou. Ser a favor da posse de armas não significa ser a favor de espancamento de mulheres. Lógica elementar. Identificar-se com a letra das músicas do artista não significa apoiar espancamento de mulheres. Pelo que sei, nada havia nas letras que abonasse o espancamento de mulheres.

    2. Said Ahmed

      Logo após não, quase um dia depois: o reaça se matou no sábado e o Bozo se manifestou no domingo. Há uma relação de identidade entre Bozo e seus seguidores. Ele tem tantas qualidades ruins que a turba im.becil que o segue tem pelo menos uma para se identificar.

    3. Marcelo Bondioli

      Como diria o sábio filósofo Washington de Salvador, sabe de nada, inocente!

    4. marilza abrahão

      Será que o candidato a presidente desconhecia o teor das letras feitas pelo assa ssino nos jingles durante campanha, verdadeiros primores de misoginia? Inoportuno e aviltante às mulheres a dor expressa pelo presidente...

    5. João Paulo Fernandes da Silva

      Agora, dias depois, já se retratou?

    6. Franco Oliveira

      Acho que você está certo! Definitivamente, Bolsonaro não é favor de espancamento. Me parece que os gestos com as mãos em forma de revólveres mostram muito mais claramente o que ele apoia. Não é um problema defender bolsonaro, contudo não precisa ser...(deixe-me medir as palavras), ingênuo!

    7. Evelin Maria de Paula

      Porém, mesmo após a história vir a público, o tuite continuou lá. Já no caso do fusilamento do RJ, foram 5 dias para dizer que o "exército não tinha matado ngn"

    8. ELCIO HENRIQUE LACERDA

      Meio Brucutu ??!! Bondade sua ...