Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. cleomar josé cordeiro

    É muito bom ler seus textos.

    Responda
  2. sidnei esbizera

    Parabéns, muito bom.

    Responda
  3. José Cardoso

    Um artigo como esse, no meio das banalidades das notícias políticas e policiais, é como uma pepita de ouro no meio da ganga. Eu sempre coloquei no meu perfil no RH da empresa que não estava disposto a trabalhar em filiais fora do Brasil. E a razão principal é essa metáfora de mergulhador mencionada aqui. Ter que falar outra língua o tempo todo, em meio a pessoas que a dominam desde criança, é como viver debaixo d'água entre os peixes, mas respirando pela boca o ar do cilindro.

    Responda
  4. Raffaela Porcote

    Simplesmente pedante. Ao falar tantas línguas esqueceu que o mais elegante na escrita é a simplicidade. Não aguentei o quinto parágrafo.

    Responda
    1. Marco Aurélio Mello

      Li e reli o quinto parágrafo e não compreendi qual a dificuldade. Parece-me claro e bem redigido, assim como os demais parágrafos. É preciso considerar que não se trata de um texto sobre economia ou política. Ademais, a colunista é doutoranda em filosofia e literatura alemã. É natural que haja no texto reflexo de sua formação acadêmica e cultural, e isso é bastante enriquecedor, pelo menos para mim.