Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Pegorer

    Não houve nenhuma preocupação desde 2015 em se esconder que estão a serviço dos interesses imperialistas estadunidenses. Estão entregando o Pré Sal e a Petrobrás em partes a preços simbólicos (uma plataforma a 50 mil) a base de Alcântara, que já tinha sido ocupada nos anos 1990 pelos EUA, quando a movimentação local e a restrição de se aproximar a todos os brasileiros, mais a movimentação de contêineres sem controle brasileiro. Testemunhas viram que o real interesse era a exploração do Nióbio.

    Responda
  2. Luiz Pegorer

    Não houve nenhuma preocupação desde 2015 em se esconder que estão a serviço dos interesses imperialistas estadunidenses. Estão entregando o Pré Sal e a Petrobrás em partes a preços simbólicos (uma plataforma a 50 mil) a base de Alcântara, que já tinha sido ocupada nos anos 1990 pelos EUA, quando a movimentação local e a restrição de se aproximar a todos os brasileiros, mais a movimentação de contêineres sem controle brasileiro. Testemunhas viram que o real interesse era a exploração do Nióbio.

    Responda
  3. moacyr da Silva

    è o conselho e orientação que tenho dado aos netos e sobrinhos, enquanto durara este desgoverno. Alguns com excelente formação já se foram para os Estados Unidos e Canadá! Perda para a ciência e progresso do país!

    Responda
  4. MARCIO OLIVEIRA

    Obrigado pela dica da Ozy, Clovis.

    Responda
  5. Carlos Zambon

    Slogam BOÇOLNÁRICO: "O mixtério da Induncação averte:" Educação de qualidade para os pobres faz mal para os olhos dos alienados liberalpatas, fascistas, nazistas e seguidores do C O I S O. Ou da C A U S A.

    Responda
  6. Cristiano Jesus

    Adalberto, professores e pesquisadores estão no topo? Sustentados pela base? No seu pensamento, a Educação é só mais um custo. Sem Educação não há civilização. Voltemos, então aos tempos das oficinas, em que cada aprendiz desenvolve o ofício para suas necessidades imediatas, e só. Espero que você colha algum fruto com esse seu pensamento, mas cuidado. Quando se vive em sociedade, somente estamos bem quando todos têm as condições mínimas.

    Responda
  7. Hildebrando Teixeira

    Depende. O dia em que os "cérebros" das Fefelecs da vida realmente tiverem fugido do País, terá sido uma das grandes realizações desse Governo. Quanto às demais, que mexam-se para que o País deixe de ser um zero à esquerda tecnológico ou então se preparem para que sejam privatizadas.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Quanto ódio nesse coração Hilde! Mais um comentário improdutivo do leitor que já é famoso por suas besteiras.

    2. Marcelo Silva

      Hidelbrando e suas análises antalógicas! Porquê odeia tanto quem pensa?

  8. Adalberto Otaviano Luciano

    Interessante! a inteligência brasileira atribui a Bolsonaro a quebra do país? Quando tínhamos dinheiro de sobra, para gastar em olimpíadas e copa, eles não eram convidados para sair? Infelizmente, roubaram tudo e ninguém trabalha de graça; até mesmo os inteligentes, sabem a relevância do capital.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Está se referindo a "O Capital" de Karl Marx"?

  9. Marcelo Silva

    Acho que neste particular, o cerne da questão é ver o que vão fazer com essa serra elétrica aí! Todo cuidado é pouco, amigo. Aí você vê que lucro não é tudo. Às vezes é até negativo para a humanidade, como o obtido na destruição do meio ambiente. Não esqueça que as descobertas de Einstein foram utilizadas, também, para exterminar milhões de vidas humanas. Então,amigo, aí é que entra a importância das ciências humanas, especialmente, neste caso, a sociologia e a filosofia que inclui a Ética!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Marina, Oppenheimer não seria nada sem Albert Einstein! Toda a teoria que embasou o desenvolvimento da bomba atômica foi elaborada por Einstein!

    2. Marina Gutierrez

      Posso estar errada mas que eu saiba as descobertas do Einstein não foram utilizadas para exterminar ninguem, já as do Robert Oppenheimer e outros ( bomba atomica) sim.

  10. Frederico Firmo

    A promessa de cancelamento de concursos nos proximos anos vai fazer com que todos os doutorandos e ou pos doutorandos gerados a muito custo com o dinheiro brasileiro fiquem sem previsão de contratos, pois quase todos trabalham em Institutos de Pesquisa e Universidades . Guedes condena os que formamos a produzir conhecimento no exterior. E o idiota fala em corte de gastos e joga mais do que dinheiro pela janela, joga o futuro do país , pois o mundo atual é fundamentalmente conhecimento.

    Responda
  11. Cristiano Jesus

    Sou pesquisador acadêmico e estou de malas prontas. 25% dos doutores estão desempregados e ainda somos obrigados a sofrer humilhação de gente que nunca pisou numa universidade e ainda a considera desnecessária.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Boa noite. Fácil entender a indignação de quem perde o emprego. Lamento que tenhamos chegado a esta situação. Todavia, os doutores devem saber que vivem no topo da pirâmide social; que provavelmente a maioria graduou-se em universidades públicas, isto é, sustentadas pela base da pirâmide, formada por pessoas que nunca pisaram numa universidade, e nem por isso se negaram a recolher os tributos que as sustentam. Deles, 13 milhões estão desempregados! Rezemos para volte a chover em nosso roçado!

  12. Wagner Castro

    Tal qual o nazismo fez com a nata intelectual alemã majoritariamente judia. Os regimes reacionários abominam os intelectuais e pesquisadores pois o pensamento é inimigo declarado do fundamentalismo.

    Responda
  13. roque alves

    BOZO e seu ministério espantam pela falta de inteligência. É a versão brasileira de Nicolás Maduro.

    Responda
    1. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Me permita, essa comparação com Maduro é incorreta ,inadequada e estapafúrdia.

    2. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Me permita essa comparação com Maduro é incorreta ,inadequada e estapafúrdia.

  14. Luigi Oliveira

    Sem problemas. Ninguém precisa de cérebro para ser bolsominion. E, ao contrário do Collor 1, na eleição desse Collor 2 o engajamento "ideológico" virtual existiu e foi forte, o que impede o arrependimento rápido, até por motivos inconscientes dos que serviram de bucha de canhão pros filhotes de Bolsonaro e milicianos afins, além de servir de graça a "talentosos e éticos" empresários da estirpe do Hang...

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Aliás é insuportável ver Hang posando ao lado de seu novo jato de 250 mil reais e Malafaia com seu novo brinquedinho pago pelos súditos! E ainda defendem a Deforma da previdência, sendo que devem dezenas de milhões de INSS!

  15. Márcia Meireles

    É um governo que preza a ignorância.

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      O problema mais real é incentivar a mesma! Dá cargos para pessoas sem a mínima qualificação. A própria esposa do bolsonaro tinha emprego na câmara em seu gabinete! O primo foi apadrinhado por um senador que pagará R$27 mil para um cargo especial que a pessoa nem tem completo curso superior. E depois para cientistas com pós doutorado ganhando bolsas de R$4-5 mil chama de baderneiro! Aparelhamento do Estado vemos realmente agora!

  16. Vanderli Gomes Camorim

    AS frase de que "O conhecimento humano é o mais valioso ativo da ciência" é bem melhor e verdadeira que aquela que diz que "o conhecimento -alguns prefere educação-não é uma mercadoria". O conhecimento é sim um fator de produção. É como um marceneiro trocasse o serrote por uma serra elétrica para melhorar a produção. A serra elétrica é, antes, um produto do cérebro, do raciocínio, ou seja, do conhecimento, mas que só tem utilidade se existe mercado para coloca-lo a serviço do lucro.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Acho que neste particular, o cerne da questão é ver o que vão fazer com essa serra elétrica aí. Todo cuidado é pouco, amigo! Aí você vê que lucro não é tudo. Às vezes é até negativo para a humanidade, como o obtido na destruição do meio ambiente. Não esqueça que as descobertas de Einstein foram utilizadas, também, para exterminar milhões de vidas humanas. Então, amigo, aí é que entra a importância das ciências humanas, especialmente, neste caso, a sociologia e a filosofia que inclui a Ética!

    2. Erison Mendonça

      Não é bem assim, Vanderli. As pesquisas em ciência pura - como matemática, biologia e física - não precisam ter aplicação prática (e não precisam ter) e não são mercadoria (e nem precisam ser). Mas é a partir das descobertas aparentemente despretensiosas feitas pela ciência pura que alguém pode ter alguma ideia ou aplicação prática pra ela, transformando-a em tecnologia e, aí sim, virando mercadoria.

    3. Maurizio Ferrante

      Mas o que o Vanderli disse de errado par ser confrontado com um - não -? A serra elétrica é aplicação de pesquisas em eletromagnetismo, metalurgia etc.

    4. Maurizio Ferrante

      Mas o que o Vanderli disse de errado par ser confrontado com um - não -? A serra elétrica é aplicação de pesquisas em eletromagnetismo, metalurgia etc.

    5. Maurício Serra

      Não, amigo. Para uma pesquisa dar lucro, ela precisa ser aplicada. E, para ser aplicada, ela precisa se basear em dezenas de pesquisas exploratória, básicas, puras, que não deram lucro algum. A ciência primeiro precisa se mover; depois ela dará lucro, lá na ponta, em algum lugar do planeta.

  17. Frederico Mangrich

    Temos excelentes valores humanos desenvolvendo pesquisas valiosíssimas neste momento, em diversas universidades e institutos pelo mundo. E esse número aumentará exponencialmente, nos próximos 3 anos e meio... Ao menos para isso o novo ministro da deseducação, o youtuber Weintraub, serve: afugentará mais pesquisadores brilhantes, todos "de esquerda", "comunistas"...

    Responda