Elio Gaspari > Faoro e a Justiça Militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Voto obrigatório. Serviço militar obrigatório. Justiça Militar obrigatória. São obrigatórios por demais ultrapassados.
Não sou jurista, mas evidentemente houve corporativismo na decisão do STM a respeito do massacre de Guadalupe. Saltam aos olhos dois fatos sem margem para contestação: o despreparo dos militares e a certeza de que segurança pública não é a praia deles. Pobres das viúvas das inocentes vÃtimas deste crime absurdo!
Grande parte dos nossos males sociais vem da falta de coragem em reformar nossas polÃcias. Não deverÃamos ter polÃcias militares e civis, deverÃamos ter polÃcias com braço investigativo e ostensivo, nos niveis estaduais e federal. Nos municipais guardas. Ter mantido esta estrutura de policias civis e militares chegou ao ponto de causar tanto mal à sociedade que reverter será tremendamente difÃcil e caro.
Militares, assim como policiais, são profissionais da violência. Em 16 de março de 1968, na aldeia vietnamita de My Lay, foram massacrados centenas de homens, mulheres, crianças e até bebes, sob o comando do tenente Willian Calley. Denunciados por outros soldados, tudo foi acobertado, até á divulgação da Imprensa. Condenado à prisão perpétua. Perdoado dois dias depois. Havia uma cadeia de comando na matança. Não se pode dar poder de matar a desequilibrados.
Bem lembrado este caso. Em tempos de guerra, os criminosos foram absolvidos (entre mais de uma dezena, só Calley foi condenado e em.seguida perdoado por Nixon), e quem os conteu e denunciou acabou estigmatizados como pária ou caguete. O caso serviu para incentivar cada vez mais que crimes de guerra por tripas americanas sejam ignorados, como os que ocorreram no Iraque.
O Tribunal de Nuremberg é bom. Pros outros.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Faoro e a Justiça Militar Voltar
Comente este texto