Opinião > O grande consenso na educação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. benjamim picado

    a discussão sobre políticas públicas da educação foi indevidamente "federalizada": por isso, o ensino superior é a "geni" do atual MEC. estados e municípios são os entes que devem garantir e promover o acesso a ensino público, nos níveis básico e fundamental. com boas experiências de avaliação já existentes para o ensino superior, o que impede sua implementação nas esferas anteriores de formação escolar? onde está a cota devida das secretarias estaduais e municipais de educação?

    Responda
  2. benjamim picado

    "Os pilares são conhecidos: um currículo robusto, professores de alto nível, um sistema de avaliação confiável e mecanismos de financiamento que estimulem a eficiência e a qualidade". de acordo com os dois últimos pontos, me pergunto se o primeiro (professores de alto nível) não demanda a inversão da metáfora "do alicerce para o teto": bons professores se formam nas universidades. e assim desmonta-se a lógica atual que contesta o peso maior do investimento federal em educação superior.

    Responda
  3. PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

    O discurso do autor é o mesmo do atual governo, com metáforas simplórias de telhado e alicerce (outros optam por bombons e guarda-chuvas), afirma sem nenhuma base de que não haverá aumento de investimentos em educação, também não explica qual a fórmula mágica para ter professores de alta qualidade no ensino básico/fundamental com o salário pago atualmente a estes profissionais. A educação é a base de qualquer nação, não é tema e local para discursos vazios.

    Responda
  4. José Cardoso

    Sempre é importante melhorar, mas não acho que a grande falha do ensino fundamental seja a qualidade dos professores. Se a maioria dos alunos do final de ensino médio não tem uma ideia clara de que -2/5 está entre -1 e 0, não é porque o professor não ensinou. O que falta antes de tudo é disciplina.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.