-
Evandro Sada
Perfeito o texto amigão. Be-a-bá do liberalismo. Crescimento e renda se faz com investimento e produtividade. Mas me diz uma coisa: porque eu te pago um salário de consultor no Senado, se ninguém te consulta?
-
Galdino Formiga
Fazer o diagnóstico de fatos passados até que é fácil. Difícil é propor soluções econômicas. O leitor precisa de mais informação!
-
Luiz Pegorer
Então não vai piorar? Continuaremos com os (dados) oficiais dos crescentes 20 milhões de desempregados de agora?
-
Roberto Freire
Ótimo texto. O petismo nos endividou e agora reclama dos rentistas que ele mesmo criou. E querem sempre gastar mais. E cresce a dívida e aumentam os rentistas e eles parecem não entender nada.
-
Hercilio Silva
Se o governo não dizer nada teremos o caos. Consultor do Senado, mais um funcionário público neoliberal. Tá cheio em Brasília, reeleita liberalismo para os outros, mas não vai ao mercado.
-
FERNANDO NOGUEIRA DA COSTA
Mais um neoliberal direitista?! Depois de 4 anos o neoliberalismo ainda se isenta de responsabilidade?!
-
Roberto Freire
Não. Quem se isenta de responsabilidade é você. A análise econômica do articulista é perfeita. Com nosso problema de caixa defender subsídios e privilégios é infantil, pra não dizer Est.up ido.
-
-
Rogério de Mendonça Lima
Supo ndo que os argum entos do escrev inhador, sejam de um sei tista milit ante, e não correspondem à verd ade. Logo, perguntar não of ende: Quem é o resp onsável, pela maior cr ise, que, " nunca antes neste país existiu"? Economia no chão, 13 milhões de desempregados. Quadrilhas assaltando o tesouro público. Se o P&T e seus sa bujos, ames trados e comp rados, não tive rem nada com isto, quem tem? O CVM, Com ando Verm elho de Marte? UFVV Uni dos da Fal ta de Vergo nha de Vênus?
-
Rogério de Mendonça Lima
Supo ndo que os argum entos do escrev inhador, sejam de um sei tista milit ante, e não correspondem à verd ade. Logo, perguntar não of ende: Quem é o resp onsável, pela maior cr ise, que, " nunca antes neste país existiu"? Economia no chão, 13 milhões de desempregados. Quadrilhas assaltando o tesouro público. Se o P&T e seus sa bujos, ames trados e comp rados, não tive rem nada com isto, quem tem? O CVM, Com ando Verm elho de Marte? UFVV Uni dos da Fal ta de Vergo nha de Vênus?
-
Eduardo Giuliani - GiulianiGrowth
Mais um sacerdote da seita, inepto e ilícito, brincando de macroeconomia. Consultor para o senado de um país pífio. Não fala de juro ilícito, não fala de demanda agregada, não fala de câmbio sobrevalorizado. Joga todas as causas em gestão pública de microeconomia, em ilicitudes dos outros, nunca da do grupo deles que controla o Copom. Neste período de fracasso brasileiro o lucro dos bancos subiu de R$6B para R$73B. Com apoio do senado. Parabéns! Tente ser honesto.
-
José Cardoso
O colunista falou dos últimos anos, mas a artificialidade da política econômica vem de muitas décadas. Por exemplo: nossa indústria automobilística é viável com impostos de importação perto de zero? Se não é, devemos nos preparar para seu encolhimento no futuro. Ainda vai piorar muito antes de melhorar.
-
SIDNEY DIAS
Mais um fanfarrão.
-
carlos cardillo
Parabéns pela coluna. O texto ajuda a entender as razões pelas quais quase não conseguimos sair do lugar em matéria de retomada econômica. As barbeiragens foram várias e muita renda foi comprometida. Ajustes são necessários e levam tempo.
-
MARCELLO CAMPOS
Mais um economista patrocinado como colunista da folha. Eles adoram escrever sobre a gastança do governo e do B ndes para falar do crescimento da dívida pública, mas estranhamente, omitem o fato de que 2/3 desse crescimento se deve à cri mi nosa política monetária do Banco Central (juros reais mais altos do mundo nos últimos 25 anos). Aliás, a agi ota gem contra o estado brasileiro completa seu jubileu esse ano. Parabéns aos envolvidos.
-
MARCELLO CAMPOS
Mais um economista "patrocinado" como colunista da FSP. Essa turma adora escrever sobre a gastança do governo e do BNDES para falar do crescimento da dívida pública, mas estranhamente omitem o fato de que 2/3 desse crescimento se deve à crimi nosa política monetária do Banco Central (juros reais mais altos do mundo nos últimos 25 anos). Aliás, a agiota gem contra o estado brasileiro completa seu jubileu esse ano. Parabéns aos envolvidos!
-
RICARDO MORAES
Mais um exemplo do economista cabeça de planilha. Como esta é a primeira coluna, ainda não teve espaço para provar que bom mesmo era o governo Temer.
-
Nestor Bercovich
Bu/rrice e descaso social. Bu/rrice económica porque ignora os efeitos positivos que podem ter, sim, incentivos à demanda, como os praticados nos governos Pt para alavancar o formidável crescimento daqueles anos. Descaso com os milhões de desempregados. O economista passou de ser assessor no governo Temer (baita CV!) a colunista operador de Guedes!
-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Formidável crescimento que acabou em desastre monumental. Como mostrado, com todas as letras, na coluna esperta. .../Claudia F.
-
-
Ricardo Knudsen
A conversinha de q não se pode fazer nada para reduzir o desemprego em alguns anos é justificativa frouxa de quem esteve no governo Temer, prometeu 4% de crescimento do PIB a.a. e milhões de novos empregos, e não entregou nada.
-
Ricardo Knudsen
Felizmente para os USA, Barack Obama não tinha um ministro como o colunista. Se fosse o caso, não teria terminado seu governo com 4% de desemprego, mas com os 10% q Bush lhe entregou. Obama fez alguma coisa...certa. Bolsona e Guedes tbém estão fazendo alguma coisa...bobagem.
-
Ricardo Knudsen
Se o colunista se informasse e soubesse interpretar dados, saberia q já há mais de 20 milhões de desempregados, pois temos 28 milhões de desocupados e sub-ocupados. E aumentou por culpa de quem esteve no governo nos últimos anos, e está aumentando pq Bolsonaro e Guedes são incompetentes. A Folha colocou um bolsonarista para defender o governo...
-
Ricardo Knudsen
O competente economista defende que o governo não faça nada, deixe o desemprego aumentar e o PIB estagnado. Muito bem, já foi mais do que atendido. Maria Ines Dolci, que não é economista, pediu um pacto pelo emprego. Para q precisamos desse tipo de economista (e de coluna na Folha) mesmo? Para propor não fazer nada?
-
Bruno Resck
O diagnóstico foi perfeito. Porém, já que é para fazer analógica com dependência química, é sabido que o tratamento de diminuição de danos, com a oferta de pequenas doses da substância têm um efeito positivo no tratamento. Melhor que deixar o paciente agonizando. Outra coisa, o autor não oferece nenhuma alternativa.
-
Antônio Carlos de Paula
Ué,mas o impeachment e a reforma trabalhista não geraria milhares de empregos e muitos investimentos?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.