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  1. CRAIG DOWNIE DUNBAR

    O autor conta apenas uma corrente filosófica do iluminismo, omitindo o fato que a noção da realidade objetiva foi criticada pelo ceticismo de David Hume e o subjetivismo de George Berkeley, ambos importantes pensadores do Iluminismo. Hume escreveu sobre o papel das emoções em relação à razão, e o Igualmente famoso, Espinoza tem os afetos como um dos seus principais conceitos. O que acontece hoje é a volta da tendência iluminista subjetivista e irracionalista a serviço de interesses burgueses

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  2. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Aproveitando a deixa. Na busca da mudança. Não ignore o caos, porque o caos na verdade não é o caos. É no caos que encontramos a saída. Abrimos portas que não víamos e descobrimos realmente quem somos! É no caos que nos descobrimos. E assim vemos que somos capazes, que pensamos e refletimos sobre o que fizemos, fazemos e vamos fazer. Lucifrance Carvalhar.

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  3. NELSON PRADO ROCCHI

    Helio é muito culto e inteligente mas por razões privadas que ele conhece não gosta da ideia de regressão para módulos de self infantis. Sem essa ideia de módulos inconscientes que têm um potencial perigoso de erupção o ideal iluminista da razão e lógica naufraga.

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  4. José Cardoso

    Um sintoma do grito de independência do homem comum é o terraplanismo. Ao contrário de Descartes, ele não está interessado em duvidar de suas percepções ou raciocínios. Afinal quando um pedreiro faz o nível para colocar um piso ele não determina um plano? Da mesma forma ele não está interessado se o liberalismo tira centenas de milhões da pobreza na Ásia. O fato é que ele não está tendo aumentos de salário como seus pais, e por isso é um sistema perverso.

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  5. Benedicto Ismael Dutra

    O espírito ganhou o corpo transitório e deveria comandar o raciocínio. Seguindo a tendência materialista os homens sufocaram o espírito. Livre, o raciocínio passou a criar a realidade que mais lhe aprouvesse afastada da naturalidade, o desmanche atual é a consequência lógica da falta da sustentabilidade das leis naturais da Criação .

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  6. Herculano JR 70

    O ideal iluminista limitou o poder, aberração social imposta pelo estado d guerra d mundo antigo. Agora, o poder d uns sobre outros se esgota nas suas contradições e o modelo entra em parafuso. Terá q vir o fim do poder, idéia q se esvai em grande turbulência, e da sensação de fim de mundo. Mas se Helio se refere a especialistas em economia, nunca foram confiáveis: pq a ciência econômica é especulativa e pq tem o poder de estado, ao sabor de interesses privados, e morrendo, como sujeito da ação.

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