Celso Rocha de Barros > As conversas da Lava Jato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Segundo a Microsoft, a maioria dos ataques de hackers vieram de cinco grupos especÃficos no Irã, da Coreia do Norte e da Rússia. O segundo homem mais honesto no Brasil, um tal de Glenn, deve pagar para ter informações duvidosas. E os jornalistas brasileiros vão a loucura contra punições aos cri mi no sos, que so la pa ram nosso paÃs?
...Não houve o Cuidado de Examinar profundamente tais 'Novos Elementos de Prova', desconsiderando que Acusações foram Julgadas nas Quatro Instâncias, Não sendo as Condenações Obra de um Único IndivÃduo, mas, Sim, Fruto da Análise criteriosa da Justiça, observado o devido Processo Legal, o duplo grau de jurisdição e a inexistência da previsão legal do direito à impunidade... ***O Lullopetismo dos Dossiês fez Upgrade para o Século XXI! Rararaaaaááá!
Ao chegar ao STF, o Ministro Barroso disse ser o mensalão um processo fora da curva. Mas, o julgamento valeu e pôs gente na cadeia, pois os crimes estavam bem fora da curva. O que se pode dizer é que o Petrolão está muito além da curva do primeiro. Agora, juristas, até ministros judiciais (alguns interessados), assim como parte da imprensa, polÃticos comprometidos, além da defesa de Lula se agarram ao secundário, na ânsia de anular todo o processo, quando é notória a culpa do preso.
Creio que neste momento, usar o termo cidadão é um grave erro de retórica, já que por essas bandas temos uma taxionamia da cidadania (Rimou? Nem tanto). Escala de classificação, categorias. Espanta-me esta linguagem de "bagre ensaboado", quando sabemos que o buraco é bem mais fundo que os vazamentos. Votei em Lula apenas em 2002. E deixei de votar no "projeto" dessa esquerda, quando chamaram o Meirelles para o lugar do "garoto do Soros". Uma grande diferença. Mas, acalmava o mercado. O resto...
Em vez de ficar no achismo, articulista que não entende nada de direito repete o senso comum, basta fazer o dever de casa, pegar o Código de Porcesso Penal, ler o inciso IV do artigo 254 combinado com o inciso I do artigo 564. Se fizer esse basicão verá que se o CPP serve para alguma coisa, o processo deve ser anulado. Saudade da época que só tÃnhamos técnicos da seleção, agora quem nunca abriu a CF uma vez na vida "corrige" ministro do STF...
"... artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
Texto sensato e equilibrado, como sempre. Por esta razão, foi atacado por todos os lados, tanto pelos fanáticos do messianismo de esquerda, quanto pelos devotos do Messias da direita. Quer ter equilÃbrio: leia um livro, leia o jornal, fique longe das redes.
o articulista está equivocado. para anular todo o julgamento, precisa muito mais do que isso. boa parte do que foi publicado é conversa privada entre procuradores, em outras são conversas privadas entre juiz e MP, fora do contexto do julgamento. a única parte importante é a citada pelo articulista, mas insuficiente para anular o julgamento. menos torcida, mais razoabilidade.
Em vez de ficar no mesmo achismo do articulista que não entende nada de direito repentindo o senso comum, basta fazer o dever de casa, pegar o Código de Porcesso Penal, ler o inciso IV do artigo 254 combinado com o inciso I do artigo 564. Se fizer esse basicão verá que se o CPP serve para alguma coisa, o processo deve ser anulado. Saudade da época que só tÃnhamos técnicos da seleção, agora quem nunca abriu a CF uma vez na vida "corrige" ministro do STF...kkkk
Não entendeu nada ou está pretendendo não ter entendido? É vedado pela Constituição conversas "particulares" entre juiz e promotores sobre um processo em andamento. Entendeu? O juiz tem que se manter afastando tanto dos acusadores (promotores) quando da defesa (advogados do réu). Se ele ajuda, dá conselhos, combina estratégias com um dos lados, está cometendo falta grave. Está na Constituição. Qualquer interpretação ao contrário disso é tergiversação.
O articulista não pediu a anulação do julgamento. Apenas reconheceu que há indÃcios de anormalidade. Não coloque palavras na boca alheia: não é razoável.
Só faltou elogiar toda a Farsa, e pedir bis... O colunista escreve como se essa tal "revelação" fosse segredo para quem acompanha esse teatro de canastrões. Em uma coluna totalmente cÃnica, está tentando salvar o pouco que resta desta podridão das instituições, incluindo a imprensa. Deve ser pelo fato de que o corporativismo público surge sempre nas horas em que o garoto grita que o rei está nu... O tumor está generalizado há muito tempo; o colunista sabe, mas deve preservar o pouco que resta.
Mais uma pirotecnia petista para anular o julgamento do presidiário em tela. Todos do Judiciário, principalmente advogados, sabem muito bem a relação de trabalho entre Juiz e Ministério Público. Nada de anormal. Criminosa seria a relação de favorecimento do judiciário com o presidiário. Novamente, mais uma balela petista, tentando recorrer em processo com trânsito em julgado. TÃpico exemplo do "jus sperniandi". Guardem um pouco do grito para as novas condenações que estão por vir. Tchau querido!
Eis aà todo um processo maculado ! Do inÃcio ao fim ! O tchau querido, para Inc autos como você, só existiu por causa deste escabroso conluio. Para vencer Lula só mesmo apelando para a mão grande, pois a direita/extrema direta sabem não ser páreos para o maior lÃder polÃtico do paÃs
Pessoas e organizações que se associam para cometer ilÃcitos e/ou saquear o paÃs são classificados como integrantes do crime organizado. PolÃticos associados à empreiteiras que inventam obras desnecessárias ou compram eventos externos para gerar contratos e comissões podem assim ser classificados. No Brasil o crime pode ser organizado, mas o seu combate não. Qual a razão do nome "força tarefa" se não houver colaboração entre a Justiça, MPF, PF e a Receita Federal ?
Um moço desse não pode ocupar uma vaga no STF.
É interessante pensar que os bastidores da LJ nunca interessaram aos veÃculos de imprensa brasileiros, parece que se for mais a fundo encontrarão outros sócios do acordão para tirar o PT do poder a volta do Lula. Lamentável, essa promiscuidade entre procuradores e juÃzes forma apontadas diversas vezes pela defesa do ex-presidente, sempre negada de pronto.
Quem vazou o material, posso elucubrar, tem interesse em invabilizar a candidatura do juÃz, digo, ex-juÃz, à Presidente da República. Ninguém quer dividir os votos oriundos da direita chucrissÃssima desse paÃs. Famoso "fogo amigo". O ministro não está sendo frito, a coisa está mais para cremação, como convém ao defunto polÃtico no qual está se tornando. Nem para Ministro do STF, pode escrever.
Pessoas e organizações que se associam para cometer ilÃcitos e/ou saquear o paÃs são classificados como integrantes do crime organizado. PolÃticos associados à empreiteiras que inventam obras desnecessárias ou compram eventos externos para gerar contratos e comissões podem assim ser classificados. No Brasil o crime pode ser organizado, mas o seu combate não. Qual a razão do nome "força tarefa" sem colaboração das partes?
As "partes" as quais me refiro são os órgãos criados para defender os cidadãos e contribuintes (Justiça, MPF, PGR, PF e Receita Federal) da corrupção endêmica que muitos teimam em defender, mas se esquecem que também estão pagando essa conta.
Porque o juiz não é parte, o juiz é um terceiro imparcial que deve buscar a verdade que as partes trazem para o processo. Manual de Introdução ao Processo JurÃdico.
As colunas buscam ainda sustentar a narrativa de que a condenação do Ex-Presidente Lula foi correta e baseada em provas reais. Por favor, não abusem da inteligência alheia. O vazamento comprova de forma evidente a orquestração de Moro, Deltan e demais procuradores com fins polÃticos e de perseguição do PT. As ditas provas e caminhos de acusação contra Lula foram pensadas em conjunto o que é um escândalo para a Justiça brasileira. No mÃnimo, o que deveria acontecer é cancelar o julgamento.
Como assim " a lava jato nao foi desmoralizada"?. Só quem nao quer aceitar a vdd pode continuar dando crédito aos procuradores e Moro.
A regra é clara. Código de Processo Penal. Art 254: o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qlqr das partes: IV - se tiver aconselhado qualquer das partes. Art 564: a nulidade ocorrerá nos seguintes casos: I - por incompetência, suspeição ou suborno do juiz.
Antecipar etapas da operação e aconselhar sobre testemunhas não é aconselhar?
Não houve qualquer tipo de aconselhamento ou direcionamento segundo especialistas.
Um juiz pode perfeitamente interagir com promotor de justiça. A lei não proÃbe. Não pode com defesa de acusado de crime. à autorização p entrevista de um presidiário com fins eleitoreiro causou repulsa não só em juÃzes e promotores como também na opinião pública. Ambos, Moro e Dallagnol, estão respaldados no clamor público. Moro de Dallagnol estiveram e estão no caminho correto.
O presudente, da mesma forma que "Al Capone", cometeu inúmeros crimes, a maior parte muito mais graves. Mas foram pegos por crimes menores. Só um paÃs de quinta categoria esconderia empréstimos subsidiados a outros paÃses (recursos captados a 13,75% e emprestados a 3,1%)... mas aqui... esperar o quê de um imprensa que beatifica "alcapones" .... leitores que acreditam que dona Marisa juntou fortuna vendendo cosméticos ou milhões arrecadados por filhos com capacidade ronaldescas...
A lei proÃbe que juÃzes orientem a ação de procuradores do caso em que julga. São criminosos o juiz e o procurador, e felizmente o primeiro já se afastou da atividade jurÃdica e agora será definitivamente afastado do STF. Deveria é estar preso.
Não é o que diz a lei. Código de Processo Penal. Art 254: o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qlqr das partes: IV - se tiver aconselhado qualquer das partes. Art 564: a nulidade ocorrerá nos seguintes casos: I - por incompetência, suspeição ou suborno do juiz.
É um preso polÃtico.
O Doutor Lula é inocente e além de inocente, ele é o homem mais honesto do Brasil.
Concordo com sua argumentação e me identifico com o seu relato, e por isso q
Só concluindo, e por isso que é Lula Livre agora!
Se o juiz e os procuradores atuaram - com relação a Lula - com ânimo condenatório, sem submissão ao devido processo legal e à imprescindÃvel necessidade de provar condutas e materialidades, fica óbvio que: 1) o processo e a sentença são nulos; 2) os procuradores e o juiz devem ser responsabilizados; e c) no mÃnimo, toda a operação Lava Jato está contaminada pelo viés polÃtico-ideológico dessas pessoas. Juiz e procuradores macularam o suporte simbólico do estado democrático de direito.
Sou de Curitiba e nunca nutri nenhuma simpatia por Moro desde o caso Banestado e nem por DEUSllagnol , que assumiu a procuradoria sub judice ( basta procurar a história de seu concurso). Com a palavra Hildebrando
Em lugar nenhum do mundo um presudente que usasse recursos do seu paÃs para subsidiar construções em outras nações ficaria impune. São recursos de seu paÃs usados para beneficiar outras nações a juros subsidiados pelo erário público e garantido por este.Mesmo se este paÃs fosse na "democracia" cubana ou chinesa, nesta já estria fuzilado (e a famÃlia pagaria pela bala). China e Cuba não denunciaram tais desmandos porque e locupletaram-se com os juros de 3,1% e prazos de 300 meses.
A reportagem não defende Lula. Pelo contrário, se houve qualquer desvio de conduta ele precisa ser condenado. O problema é que nesse caso um juiz que deveria ser imparcial não foi. Ficou claro manobras de cunho polÃtico e total falta de ética no julgamento do Ex presidente. Quero que Lula pague o crime que cometeu, se cometeu, mas desejo a ele julgamento justo e equidade de direitos.
Cristian, na China não haveria nenhum Bla. Acreditar que dona Marisa recebia milhões vendendo produtos de beleza é de uma inocência que dá dó. O presudente cometeu crimes gravÃssimos, muito, mas muito mais graves que os que foi condenado. E, da mesma forma que "Al Capone" só foi pego pelas menores infrações. Há inclusive crimes contra a vida de Celso Daniel e suas 7 testemunhas.
Bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla
Isso tudo não passa de mais uma cartada dos marajás para inviabilizar a reforma da previdência. Em 2017, quando a reforma de Temer estava prestes a ser aprovada, eles fizeram o mesmo, com a "Operação Carne Fraca", que deu prejuÃzos bilionários aos exportadores de carne brasileiros, sem qualquer fundamento, e depois, com as gravações do Joesley Batista com Temer e Aécio. Esses marajás jogam pesado.
É triste ver um articulista como Celso Barros pipocando diante desse escândalo judicial. Tenha dó, companheiro: as revelações do Intercept esfregam na cara de todo mundo (inclusive da mÃdia) que Lula foi vÃtima de um complô e o jornalista diz que tudo continua como antes: Lula não é inocente e a Lava Jato está incolime, acima de qualquer suspeita. Haja paciência!
Essas mensagens são suficientes para a defesa pedir a anulação do julgamento de Lula. Moro atuou claramente como promotor e juiz. E os procuradores da Lava-Jato e Moro atuaram claramente como ca-na-lhas.
Tá provado que Lula foi condenado sem provas, uma verdadeira farsa jurÃdica. Cabe ao STF anular o processo. E Moro e Dallagnol precisam ser punidos pelo crime que cometeram.
O mundo inteiro sabe q Lula é um preso polÃtico, que foi sequestrado p não ganhar a eleição de 2018. Os vazamentos apenas acrescentam mais algumas evidências disto.
a) a justiça não pode, sob hipótese alguma, servir apenas para condenar e/ou perseguir inimigos; b) um dos princÃpios básicos dela é que o processo não deve ter nenhum ruÃdo: então qdo o juiz "ajuda" a defesa e/ou a acusação, o processo fica questionável. Isto faz parte do estado do direito; c) imagine se, além disso, o juiz que "ajuda" a acusação para condenar um candidato a presidente que está em 1o lugar nas pesquisa e, depois de condená-lo, aceita ser ministro do candidato oponente que vence
Certamente e claramente imoral e provavelmente ilegal a prisão de Lula. Nenhum Juiz do Mundo cometeria tais absurdos, a não ser este tipo e iguais, que são partidários, amorais e sabidamente contra os Trabalhadores e uma parte grande da Sociedade - os que eles chamam de comunas. (Não tem comunas no Brasil suficientes para encher uma kombi! Os chamamados assim, por uma tropa de degeneneraados, são Cidadãos! O dotô, que nem falar sabe, deve pedir as contas e ir pra privada, procurar emprego
Celso, na boa, as mensagens mostram que matérias de jornal foram usadas como prova. Não provou inocência? Não existe provar inocência no direito, existe provar culpa. Até quando essa inversão será aceita? Empreiteiras? As que pagaram milhões para delatores falaram? No direito o fruto da árvore podre é podre.
Certamente e claramente imoral e provavelmente ilegal a prisão de Lula. Nenhum Juiz do Mundo cometeria tais absurdos, a não ser este tipo e iguais, que não são partidários, amorais e sabidamente contra os Trabalhadores e uma parte grande da Sociedade - os que eles chamam de comunas. (Não tem comunas no Brasil suficientes para encher uma kombi! Os chamamados assim, por uma tropa de degeneneraados, são Cidadãos! O dotô que nem falar sabe deve pedir as contas e ir pra privada, procurar emprego
São 3 deslizes graves. 1 - A Lava Jato quer ficar com parte do dinheiro das empreiteiras. 2 - Gravaram os advogados do Lula, além de produzirem relatórios a este respeito. 3 - Conluio entre o juiz e os advogados.
A bÃblia diz em Eclesiastes 10.1: Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra. Entendeu Moro?
Certamente e claramente imoral e provavelmente ilegal a prisão de Lula. Nenhum Juiz do Mundo cometeria tais absurdos, a não ser este tipo e iguais, que não são partidários, amorais e sabidamente contra os Trabalhadores e uma parte grande da Sociedade - os que eles chamam de comunas... O dotô que nem falar sabe deve pedir as contas e ir pra privada, procurar emprego.
Rodrigo, mas aà é que está: não há provas. O Dallagnol nem convicção para a denúncia tinha, segundo a reportagem. Além disso, a acusação foi toda montada em cima de notÃcias de jornal - mesmo o apartamento identificado pelo MPF diverge daquele apresentado na matéria de O Globo em que o relatório ministerial se baseia. Foi tudo uma farsa.
As provas não foram conseguidas de forma ilegal. Querer que juiz é procurador não falem e complicado. Um erro não anula o outro. Se o ex-juiz Moro cometeu crime, que seja julgado. Se as provas foram conseguidas de forma ilegal, que não é o que parece, que sejam anuladas. Mas até então as provas são legais e o Lula merece a cadeia.
Mais um capÃtulo da novela "O culpado é o juiz". Quando não se pode inocentar o criminoso, culpa-se o juiz. Ninguém mais quer discutir os crimes do senhor Lula. Por aÃ, não dá... Então vamos acusar o juiz de parcialidade, vamos encontrar "provas", vamos apelar a uma tecnicalidade, a um princÃpio constitucional, melhor ainda! Depois vamos deixar o senhor Celso repercutir, a miltância protestar contra a injustiça, a persequição, etc. Não é muito, mas é o que tem para hoje. Eita Brasil!...
Da mesma forma que "Al Capone", que foi condenado por crimes menores (infrações no fisco), o presudente cometeu crimes muito mais graves. Desde usar dinheiro público para beneficiar outras nações com juros subsidiados e até crimes de vida (Celso Daniel, Toninho e todas testemunhas). Mas aqui o fisco nem investiga como dona Marisa e seus prodigiosos filhos ganharam milhões. Ainda falam, orgulhosos, a imprensa que o filho é o Ronaldinho dos negócios.
Deve ser duro para vc, que acreditou na falsa imparcialidade do Lava Jato e na isenção polÃtico do Moro, ver ruir mais um mito. O crime ético e polÃtico contra a democracia e contra a Justiça da atuação conspirativa do Moro é muito, muito mais grave que qualquer irregularidade que possa ter cometido Lula.
Cobrando de Lula que ele prove a sua inocência? Não é somente uma impropriedade jurÃdica, é impossÃvel. Juiz e promotor já haviam combinado que ele era culpado, ainda na fase de investigação; ou talvez antes disso, quado ambos foram treinados pelo Departamento de Justiça americano.
Celso, que geralmente nos presenteia com artigos bem interessantes, nunca conseguiu (ou quis) entender a intencionalidade polÃtica por trás do Lava Jato. Agora vem nos apresentar sua autocrÃtica. Em boa hora, aceita! Mas Celso, precisas refletir qual a concepção polÃtica (a ilusão liberal) por trás desse erro polÃtico.
Acusador e julgador trabalhando juntos.... É inadmissÃvel.... Todo processo está maculado!
O colunista afirma que não há indicios de que o julgamento de Lula não foi normal. O cara foi condenado por ter recebido um apartamento que era da caixa economica e foi vendido pela caixa. se houve pretensão de crime ele não foi concluÃdo. Existe um grupo de jornalista que deveria avaliar se é vantagem assumir um QI abaixo de 70. A coisa estava toda errada muito antes desta divulgações. Certamente vão achar coisas entre o TR4 STJ e o tal ministro bocamole.
Eu acredito que como eu ninguém deve esta estarrecido com estas divulgações, ate porque eu não acredito que ainda tinha alguém acreditando na imparcialidade do Moro, acho que nem aqueles que o julgaram imparcial acreditavam nesta imparcialidade.
Moro deve ter perdido esta aula: A Constituição de 1988 determina que não haja vÃnculos entre Juiz e as partes num processo judicial. Para que haja isenção, o Juiz e a parte acusadora, neste caso o Ministério Público, não devem trocar informações nem atuar fora de audiências. A vergonha na cara já perdeu há muito tempo
Sempre preferi a esquerda festiva à essa esquerda de gabinete. Esse vazamento apenas confirma a farsa de julgamento, que nunca conseguiu encobrir a perseguição a Lula e seu partido. Não apareceram contestação às provas até porque essas não existem... Será que o colunista consegue provar que Deus não existe? Ou conhece uma instância oficial com a incumbência de decidir a verdade de gabinete a respeito?
Não há como desfazer o que já foi feito. Caso seja comprovada a veracidade das informações , temos um ministro da justiça parcial e não ético. Se o Brasil convive bem com isso então tudo bem.
Fica claro que nem as apurações nem o julgamento foram isentos. Havia um predisposição deliberada de condenação e o objetivo era impedir a candidatura do Lula e a vota do PT ao poder. Sendo assim todo o processo está viciado. O resultado está comprometido pois a pretensão prévia da condenação era óbvia. Isso há de ser revisto o quanto antes.
As mensagens trocadas, só mostram que o juiz Moro não era um juiz parcial, que o julgamento de Lula não foi um julgamento "limpo", e que a justiça no Brasil é controlada pelos interesses polÃticos, ou seja, nenhuma grande novidade assim...
A lava jato nao foi desmoralizada?! Vc ta de brincadeira! Respeito sua opiniao, mas foi desmoralizada pelo simples fato da propria operação ter defendido durante esse tempo todo uma imparcialidade que nunca existiu como se depreende das conversas.
Tudo dominado. Como acreditar que existe justiça? Que sujeira. Cadê o Queiroz? Quem mandou matar Marielle?
É lamentável ver o nosso MPF e Justiça entrelaçados para julgarem politicamente um cidadão brasileiro. É vergonhoso e de dar nojo no cinismo de muitos nesse caso, querendo passar de algozes para vÃtima. A única opção para o atual ministro da justiça seria a sua imediata demissão.l, isto é , em qualquer paÃs sério. As denúncias são graves e na nota de ontem do MPF não desmentiram o teor das conversas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > As conversas da Lava Jato Voltar
Comente este texto