Opinião > Desqualificação da defesa da sociedade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Jarbas Vasconcelos

    "Ah mais a lava-jato trouxe muitas contribuições e blá blá blá..." como se o erro de um processo viciado, que tirou a liberdade de um homem, pudesse ser legitimado pelas possíveis benesses desta operação. O Sr. Leviano é desonesto!

    Responda
  2. Jarbas Vasconcelos

    Sérgio Moro fez diversas escutas ilegais e as divulgou publicamente, o que o promotor sabe que é errado. Nos EUA isto pode dá até pena de morte. Agora o Sr. Leviano vem com histórias de hackers. Que cara de pau!

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Serafim, "acertos" não justificam erros. Se você se concentrar só no caso Lula, verá que um juiz não pode colaborar em um processo que ele irá julgar. Leia o que diz a lei. Código de Processo Penal. Art 254: o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qlqr das partes: IV - se tiver aconselhado qualquer das partes. Art 564: a nulidade ocorrerá nos seguintes casos: I - por incompetência, suspeição ou suborno do juiz.

    2. Jarbas Vasconcelos

      Serafim, "acertos" não justifica erros. Se você se concentrar só no caso Lula, verá que um juiz não pode colaborar em um processo que ele irá julgar. Leia o que diz a lei. Código de Processo Penal. Art 254: o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qlqr das partes: IV - se tiver aconselhado qualquer das partes. Art 564: a nulidade ocorrerá nos seguintes casos: I - por incompetência, suspeição ou suborno do juiz.

    3. Serafim dos Anjos Castro Neto

      A tal da farsa-jato já recuperou bilhões tungados do erário Brasileiro. Se você soubesse o que é ética não defenderia uma renca comandada pelo confinado em Curitiba e sua trupe (PT, PMDB, PP, etc), cujas falcatruas foram confirmadas por Palloci, Dirceu, Marcelo Odebrecht e tantos outros. O dinheiro que foi desviado e que começou a ser retornado é real. Não é invenção minha. Foi com ele que as empreiteiras reformaram o sítio de Atibaia para a família do ídolo dos badalos ir lá visitar 111 vezes.

    4. Jarbas Vasconcelos

      Serafim você é um fanático! Cheio de preconceitos e ódio ideológico. Você aceita o injusto como justo. Por isso, não sabe o que é ética. Ética, aliás, que falta ao ídolo de barro o Super-Justiceiro Sérgio Moro. Aposto que você não leu as conversas do vazamento, por puro fanatismo, pois tem medo de mudar de ideia. É bom você rever seus conceitos, porque é só o começo da desmontagem da farsa-jato.

    5. Serafim dos Anjos Castro Neto

      Começa a dar medinho quando o outro lado da história começa a aparecer com argumentação robusta e ponderada após deixar passar a onda ridícula de ontem promovida pelos badalos do ídolo. Não há nada na conversa entre Moro e Deltan que leve a se pensar em direcionamento. Essa é somente conclusão antecipada dos Petistas. A proliferar pensamento como o seu, então amanhã temos que ter Lula, Dirceu, Palloci, Cunha, Cabral e tantos outros em liberdade e Deltan e Moro presos. Vão comer paçoca!

  3. Rodolfo Medeiros

    Logicamente serão divulgadas posições em defesa da operação Lava Jato. Infelizmente, o promotor ignorou os abusos cometidos nesse tempo, como o vazamento do áudio do jornalista Reinaldo Azevedo, áudio este que nada possuía de indício criminal, apenas o prejudicou profissionalmente. Curioso neste caso é o fato de Reinaldo sempre ter sido um crítico ferrenho dos desmandos da operação. O promotor, com experiência, também sabe que poucos juízes se debruçam na leitura atenta dos processos.

    Responda
  4. Alvaro Almeida

    Meu Deus, como essa Elite acaba com a Democracia. Acho melhor estudar nossa História, existem vários momentos onde nossa Aristocracia rasga as leis pra benificiar sua classe. Por isso eu sempre fui Chico Buarque de Holanda, ele conhece como ninguém nossa História. Está sempre ao lado do povo. Obrigado Elite Golpista!

    Responda
  5. Jarbas Vasconcelos

    "Sem a pretensão de querer defender os envolvidos, merece aplausos o trabalho feito pela Lava Jato, que mudou nossa história no combate à corrupção e reversão da impunidade". É muita cara de pau deste promotor. Corporativismo aqui fala alto e é cego, surdo e mudo às evidências de um processo viciado, imoral e ilegal.

    Responda
  6. Igor Paiva

    É o que, rapaz?! Quanto malabarismo retórico, hein? Estou adorando ouvir os comentaristas defensores do Estado de exceção tentando justificar o injustificável nas rádios... Nunca ri tanto...

    Responda
  7. João Antonio Telles

    Senhor, por favor, não seja leviano e tão corporativista a ponto de defender publicamente seu colega. No próprio artigo que o senhor escreve, trata muito pouco do conteúdo das mensagens, mas se ocupa em ressaltar o trabalho da Lava Jato, completamente voltado contra Lula e para a fraude das eleições presidenciais. Pessoas sendo pagas com dinheiro público para fazer essa coisa feia!

    Responda
    1. Wilson de Oliveira

      Mesmo com bilhões devolvidos por empresários, como é possível existir pessoas que neguem as coisas quando elas estão tão explícitas? Que perigo!

  8. Edson Saito

    No caso específico do Lula, moro.nao julgou, apenas endossou aquilo que ajudou a construir conjuntamente com a procuradoria.

    Responda
  9. Roberto Freire

    Todo mundo sabe que o Lula roubou. E não foi pouco. Fora Isso, a conduta do magistrado foi errada.

    Responda
    1. GIOVANNI SECCO

      Artigo único da CF: Todo mundo sabe, então é. Artigo único do Código Penal: Se todo mundo sabe, "teje preso". Marcia, pra que outros artigos? Esses dois bastam, né?

  10. Wallace marques

    Qualquer um imaginava que tinha parcialidade no julgamento, isso só provou o que qualquer um que tenha um mínimo de sensatez há sabia, o nobre promotor está apenas sendo corporativista e por tabela defendendo seu governo e seu candidato, duvido que não seja um bolsominion!

    Responda
  11. Wilson de Oliveira

    Parabéns ao autor e ao leitor Raimundo pela sensatez!

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Sensatez??? Se não houve conluio entre os promotores e o juiz, não se sabe mais o que significa esta palavra. Como é possível existir pessoas que neguem as coisas quando elas estão tão explícitas? Que perigo!

  12. Raimundo jose de sousa rocha

    Muito sensata e equilibrada a postura do autor. Temos que ter em mente que as provas foram avaliadas por mais duas instancias. Será que todos estão errados ? Temos que ter clareza e nos isentarmos das paixões e vermos que a Lava Jato pretende passar o Brasil a limpo, ou os atos de corrupção, inclusive com devolução de dinheiro publico são peças jurídicas de ficção ?

    Responda
    1. Jarbas Vasconcelos

      Como se você não julgasse com paixão. Grande "isentão" você, hein?!

    2. João Antonio Telles

      Todas as instâncias estavam afetadas. Uma coisa extremamente bem planejada. Mas... nem tanto. Mentira tem perna curta.

  13. João Pedro Sousa

    Esse promotor quer defender seus pares, mas não adianta. A farsa da lava jato foi desmascarada!

    Responda
  14. PEDRO HENRIQUE LYRA KADDOUM

    Que surpresa um promotor de justiça, com doutorado, imaginar que o fato de um processo ter sido julgado em instâncias superiores valide atos viciados e nulos de um juiz de primeira instância. É, também, preocupante. Atos de juiz suspeito são absolutamente nulos. Não são apenas anuláveis e não podem ser convalidados. Sobre prova, Moro propôs ou endossou 10 Medidas Contra Corrupção, que confere licitude a prova ilícita quando puder resultar na absolvição de alguém. Curioso insurgir-se...

    Responda
  15. Ana T

    É só ler a série de matérias publicadas pelo The Intercept Brasil que fica claro que não houve imparcialidade no julgamento de Lula. Ética então, passou longe.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Senhor Livianu, entendo que o senhor está defendendo seus pares, puro corporativismo. Mas saiba que Deus escreve certo por linhas tortas. A justiça será feita doa a quem doer. Não são vcs que dizem que a Lei é para todos? Os procuradores devem cumprir a Lei mais que qualquer outro. Os fins não justificam os meios.

    Responda
  17. marcelo silveira rossetin

    O corporativismo é a principal fonte de alimento da corrupção. Com base nele, político alivia a investigação de político corrupto; promotor alivia a investigação promotor corrupto. Absurda a conduta de um promotor defendendo a violação das leis. Os políticos o povo tira nas urnas. Para detentores de cargos vitalícios, temos Robespierre e Guillotin. Seu trabalho é defender o cumprimento das leis, cumpra-o, e pare de envergonhar o Ministério Público.

    Responda
  18. PAULO ROBERTO HASSE

    O povo sabe da importância da ação da equipe Lavajato contra a corrupção sistêmica e dos resultados obtidos , inclusive com dinheiro devolvido. As últimas forças da corrupção se levantam e usam ação ilegal de hackers para tentar barrar a Justiça e voltar às práticas anteriores .

    Responda
  19. Sergio Dias

    Qualquer ação por parte do Estado brasileiro que dificulte ou impeça a atuação da defesa na promoção do amplo direito de defesa do réu torna nulo o processo legal, e se constitui e num atentado ao Estado de Direito.

    Responda
  20. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    aLivianu?

    Responda
  21. Wagner Castro

    Argumento leviano do Dr. Livianu. A vida e a liberdade são os bens mais caros a qualquer sociedade democrática de direito. As provas ditas ilegais, se somente elas forem possíveis, que venham eventualmente privilegiar tais bens, nunca, nunca, nunca, nunca, poderão ser descartadas pelo cínico argumento de seus vícios, sob pena de subverter os valores máximos da vida e da liberdade. #LulaLivre #ForaMoro #VazaJato.

    Responda
  22. Cristina Dias

    O Judiciário está nu. O Ministério Publico está desnudo. Não adianta querer tapar as partes baixas com um papel ofício salpicado de latim.

    Responda
  23. Erick Oliveira

    Sugiro que o eminente promotor, mude o nome do instituto que preside para Instituto não Aceito Corrupção, mas aceito violação do devido processo legal

    Responda
  24. Lenilson de Mello Naveira e Silva

    Infelizmente, um conjunto de falácias que demonstram a falta de auto-crítica dos procuradores. Não é o fato de que houve diálogo. É o fato de que o conteúdo dos diálogos revelam um relacionamento promíscuo entre procurador e o Dr. Moro, inclusive orientando procuradores, exigindo novas operações, trocando fase, dado dicas. Em suma, como disse Marco Aurélio Mello, faltou a equidistância necessária. Não houve imparcialidade.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Claro. E você é suuuper imparcial.

  25. Vanio Coelho

    Ao ler o artigo verifiquei que o autor cria ele mesmo diálogos antagônicos para menosprezar um lado e sobrepor outro, como se estive dissecando o corpo de uma rã e mostrando suas vísceras, como se fosse uma verdade eterna. Duvidei da seriedade do autor, até que fui ver tratar-se de um promotor público. Então estamos diante de mais um caso de solidariedade corporativista, esse corporativismo que está destruindo o país.

    Responda
  26. Guto Ferreiro

    Promotor passa pano? Outro?

    Responda
  27. Cristina Dias

    E assim disse o presidente do Instituto Farinha Pouca, Meu Pirão Primeiro...

    Responda
  28. Erica Luciana de Souza Silva

    Reconheço que, mesmo a nossa Constituição proibindo esse contato entre juristas e demais partes, elas acontecem, mas a tal troca de ideias, o bate papo na hora do café já é meio esquisito nesse contexto. Por mais a favor ou contrario A uma das partes, a gente vê que ali não foi só um bate papo inocente de amigos. O juiz orientou, além de cobrar medidas de quem ele não deveria nem ter contato. Não basta ser imparcial, o q ele não foi, tem q se mostrar ser imparcial. Essa não é a justiça q quero.

    Responda
  29. paulo pirani

    De todo deste 'vomito' escrito, uma coisa é verdade. Não tiveram zelo em analisar as provas (os autos). Mas do 'processo' (aberração), do triplex. O caro promotor poderia nos fazer uma favor de analisar o curriculum do de quem divulgou as conversas e nos poupar do seu achismo.

    Responda
  30. Eduardo Zanferari

    Finalmente um alívio coerente aos olhos! Este país está afundando em crises existenciais!! Concordo totalmente com o texto! Que vive o dia-a-dia do judiciário brasileiro, sabe de fato, como ele funciona!

    Responda
    1. Eduardo Zanferari

      Conluio? As sentenças proferidas pelo Juiz de primeira instância foram analisadas por Tribunais competentes (mantidas ou não). O dia-a-dia do judiciário consiste em diálogos entre as partes e o juiz, sem mencionar a proximidade ainda maior entre o ministério público e magistrado, isso é normal. O que não é normal é o fato de que pessoas cuja a índole são duvidosas, criticarem uma sentença sem ao menos ter lido a integralidade dos autos, sem conhecer das evidencias e provas!! É um jogo de egos!

    2. João Antonio Telles

      Que dia a dia de judiciário, hein?

    3. Koiti mori

      E então você aprova essa relação espúria? Parabéns!

  31. jose carlos toledo junior

    piada pronta: com um nome desses, ninguém deveria acreditar nesse promotor.

    Responda
  32. jose carlos toledo junior

    Você pode ser doutor em direito, oque não significa muita coisa, mas: 1) nem a promotoria nem o ex-juiz negam os diálogos; 2) o juiz mostra parcialidade e condenaria Lula com ou sem provas; 3) Instâncias superiores jamais teriam coragem de reverter a condenação do mito Moro; 4) a promotoria admite a fragilidade dos processos; 5) ninguém sabe como os diálogos foram obtidos e podem muito bem terem sido fornecidos por alguém do grupo deles, já que são todos criptografados. Isso é o mais provável.

    Responda
  33. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    O colunista deve ser a reencarnação da velhinha de Taubaté, aquela personagem do Verissimo que acreditava em tudo! Um pouquinho de bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém!

    Responda
  34. Tomeh Sapienza

    De acordo com a Constituição Federal o MP deve defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Com todo o respeito, pelo texto tem-se a impressão de que o MP só "ganha" quando consegue condenar alguém. Não deveria ser assim gente. E a "verdade real"? E a liberdade da pessoa, bem maior que estaria sujeito à restrição do Estado? Podem ser relativizados ao argumento de "caçamos poderosos"? E como é feita a seleção dos poderosos a serem caçados?

    Responda
    1. ALCEU DE MENTZINGEN

      Boa pergunta, Estevao. Conforme noticiado hoje, o caso Aecio/JOSE vai para a justiça eleitoral...

    2. ALCEU DE MENTZINGEN

      Boa pergunta, Estevao. Conforme noticiado hoje, o caso Aecio/JOSE vai para a justiça eleitoral...

  35. Paulo Aguiar

    Este colunista deve estar desatualizado ou direcionado. Os envolvidos no vazamento já declaram que os áudios são verdadeiros. Precisa ele que desenhe ?

    Responda
  36. Marcos Serra

    Frenesis à parte dos integrantes da esquerda, de jornalistas tomados por ideologias retrógradas e de leitores radicais que desejam varrer para baixo do tapete as sujeiras promovidas pelo maior esquema de corrupção do planeta, gostaria de dar os parabéns aos Srs. Pablo Ortellado e Roberto Livianu pela lucidez, isenção e precisa análise do que, realmente, significa o caso em análise. Vale lembrar que os desvios foram comprovados e que há inúmeros outros processos em curso contra os corru.ptos.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Somente saiu 1% do que o Intercept tem. Prepare seus argumentos porque vem muito mais sujeira da Vaza Jato. Sinto muito se vc acreditou que haveria justiça em casos de corrupção, pura ilusão, seu ídolo Moro tem pés de barro, agora será descartado, como foi o Joaquim Barbosa.

  37. eli moura

    A condenação não foi de um individuo, o que se prova agora é que foi uma decisaõ em grupo com orientações O processo foi caminhando em instancias superiores dentro do mesmo grupo. Mas existe outro grupo. Nos, os vassalos, estamos pagandosalarios aposentadoria pra estres caras. A maior prova de podridão e ineficiência e a existência de uma lavajata, onde estavam todos quando as coisas aconteciam e nos pagavamos salarios e aposentadorias integrais.

    Responda
  38. José Duarte

    Ratos julgando ratos não vale em um sistema democrático.

    Responda
  39. Magali Barbosa de Abreu

    os membros do MP órgão acusador ,quando na verdade deveriam ser fiscalizador realmente se acham Deus .Precipitado analise das "novas provas" e esse texto não é preciptaçao de defesa dos envolvidos do que veio a tona ??

    Responda
  40. Nestor Bercovich

    1) Os diálogos não foram desmentidos nem pelo Moro nem pelo Dellagnol, e 2) O promotor articulista, aceitaria tranquilamente que Moro tivesse dado dicas e sugerido estratégias para os advogados de Lula?

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.