Ilustrada > O que é vaporwave, a estética criada na música eletrônica e apropriada pela nova direita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Benassi

    Prezado Maurício, este seu artigo foi referenciado em um fim de janeiro de 22 do Ronaldo Lemos, e acabei lendo e comentando este seu texto como se o dele fôra. Desculpe-me pela confusão. Excelente texto, esse seu, pena que eu não o vi na época. Instigante, introduziu a essa barbaridade, que vou conhecer melhor!

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Mano Ronaldo, caríssimo, mereces um Hai-Despenca: "O Ronaldo, lemos. Por nunca entediante. Célebro assaz estimulante." Hahah! Nunca havia ouvido falar do vaporwave, fantástico! Já tinha visto imagens nessa onda, mas não atinei com o movimento subjacente. Essa foi linda, por anunciar um submundo desconhecido e relevante, interessante na distopia intrínseca. Fiquei coçando e vou espiar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Esse histórico que você delineou, tocando no metal e na eletrônica, lembra-me de que são esses gêneros os que primeiro, e talvez mais, fragmentaram se lá nos 90 em micromovimentos/microgêneros. Lembro-me também dos quadrinhos da dupla italiana Stefano tamburini & tanino liberatore, especialmente o Ranxerox, de estofo retro-futurista, anárquico e subversivo. Ô delícia de texto instigante, valeu!

  3. Simone Oliveira

    Vaporwave da extrema direita é um fórum da deep web... usam essa cultura retrô da web... mas não é só isso... vai muito além disso... eles têm uma rede de marketing multinível produtores de fake news e cyberbulling que é remunerada em criptomoedas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmmm, interessantíssimo! É bom para desconstruir a percepção de que essa nossa jjjuumentalha destra, associada aos Bozinhos, tenha por si só só o talento e a criatividade que certas "obras" sugeririam. No nível das ideias/práticas políticas (e táticas diversionistas), a turma do Bannon supre; entretanto, esse vasto universo subterrâneo e profissionalizado deve fornecer muito insumo.

  4. Rodrigo Correia do Amaral

    A primeira imagem mencionada (com a espada em riste) é a estátua de Arminius, o primeiro "Hermann", na batalha da floresta de Teutoburgo contra o império romano. O acontecimento tornou-se mito fundador do povo germânico e hoje é uma alegoria neonazista.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.