Mariliz Pereira Jorge > Nas torcidas de Moro e Lula, falta coerência e sobra cara de pau Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Wilson de Oliveira

    Parabéns pelo artigo! Excelente texto para quem não pertence a nenhum fã clube.

    Responda
  2. neli faria

    No Brasil os piratas que fizeram butim no erário sempre vencem.Não sou fã de Moro(Jamais deveria ter saído da Magistratura) e não gosto desse Procurador da República(meu amado procurador da República é discretíssimo e não está na lava jato!), mas, jamais iria apoiar, ainda que indiretamente, quem praticou malfeito penal.

    Responda
  3. Rodrigo Maciel Dantas DANTAS

    Concordo com a articulista! Nem é conveniente o Juiz ter contato ou orientar uma das partes, nem desmanchar toda uma operação que estancou a bilionária sangria dos cofres da Petrobrás e do Governo Federal.

    Responda
  4. Joao Cesar Galvao

    Prezada sra. Articulista, diante do seu vasto conhecimento, fico confuso ao le-la referindo-se a Sérgio Cabral (que não foi julgado por Moro) ou mesmo Eduardo Cunha (cujo caso não aparece nas conversas divulgadas, até agora). Se houve falta funcional de Moro/MP pode haver punição contra eles, mesmo Moro tendo saído da magistratura. Quanto às eventuais consequencias para os processos, creio que só atingiriam os processos citados nas conversas. O Moro não é a Lava Jato, a Operação prosseguiria.

    Responda
  5. Giovani Misses

    Sabe onde sobra cara de pau mesmo Marí.lia? É na sua! Que sempre defendeu a maior qua.dri.lha que assal.tou os cofres públicos e quer posar de ícone da moralidade! Tenha vergo.nha na cara! Nem Bolsonaro nem Moro respondem a nenhum processo e enquanto tais vazamentos cri.mi.nosos não forem devidamente apurados e periciados dentro do seu contexto não há que se questionar o Juiz! Já seus ícones da moralidade esses estão pre.sos e con.dena.dos. Mas esperar o quê de uma besti.ali.zada?

    Responda
  6. bagdassar minassian

    ...como disse a moça da padaria; o 'sonho' acabou mas tem pudim de pão.

    Responda
  7. Serafim dos Anjos Castro Neto

    Falando em coerência, o The Intercept deveria mudar seu nome para The Receptor (de Receptador). O hackeamento não foi genérico, qdo então numa coincidência os dados das pessoas ora atacadas dentre inúmeras outras cairiam nas mãos do site, que as divulgaria. O números dos celulares hackeados foram escolhidos a dedo. Logo é fruto de encomenda e, portanto, roubo do mais descarado. Sob o manto do interesse da opinião pública, o site age como receptador de mercadoria roubada e fatura com ela.

    Responda
    1. Maurício Serra

      O serviço secreto americano argumentou o mesmo quando eles vazaram o caso Snowden. Perdeu, e perdeu feio a opinião pública. Hoje tem até filme sobre o caso Snowden.

  8. ANSELMO TADEU FERREIRA

    Não é necessário (no sentido lógico do termo) aderir a nenhum lado. Entretanto, se alguém se dá ao trabalho de comentar a opinião de outrem, é porque já tem um lado, mesmo que se esforce muito para esconder. E, gente, vamos usar argumentos e não xingamentos, por favor.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      É que isso não pode ser encarado como um jogo de futebol com dois times dos quais eu não torço pra nenhum. Se vivo numa sociedade regida por leis e essas leis são quebradas e maleadas, seja com corru pção ou julgamentos seletivos e imparciais, isso inevitavelmente afeta cada um de nós, mesmo os que odeiam "futebol". Querendo ou não, escolher ser isento já é tomar partido, pois é dar de ombros para a quebra da lei e da regra, com inevitável aumento da impunidade e sabotagem da democracia.

  9. Hamilton Romano

    Quando o STF decide um processo com resultado de 6 x 5 podemos deduzir que 5 são anti-democratas e que 6 são garantistas ou vice versa? No Brasil, país da impunidade, quando se condena um figurão é perseguição, e quando se condena um Zé Mané é justiça. O Moro quando juiz podia decidir e o fez, portanto, na visão dos seus críticos, é um justiceiro imparcial. Se democracia é um estado onde todos são iguais perante a lei, então nosso país não é democrático com certeza.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Calma lá, que argumento enviesado. Moro quando juiz tinha mesmo o dever de decidir, é a única parte de sua frase que concordo. Pois o que antes já era visível agora está provado: antes de decidir ele interveio, ele direcionou, ele ajudou a promotoria com provas, fontes e testemunhos. Ou seja, ele estava decido muito antes do julgamento sequer começar.

    2. ANSELMO TADEU FERREIRA

      Com certeza.

  10. José Davi

    Vamos passar pano com elegância? 1 Quem saqueia esse país são os banqueiros tu sabes disso.2 Ninguém está pedindo para soltar bandido, mas que tenham um julgamento dentro da lei. 3 O que Sr Moro fez foi um vale tudo usando os instrumentos do estado para perseguir seus adversários políticos. Faz como o Élio Gaspari que passa pano bonito e não como o Caio Copano.

    Responda
  11. Isidro Oliveira

    É claro que todos devemos esperar pelo que vem por aí. E se realmente vem mais coisa por aí. Mas o que foi revelado até aqui me parece mais do que suficiente para mostrar a promiscuidade da relação entre Moro e Deltan. Fato. Agora, se a população quer o Batman mandando ver, que vá morar em Gotham City...

    Responda
  12. antonio lopes

    Ridícula a sua analise, ninguém esta falando que tem que soltar 160 presos da lava jato, ninguém pode dizer que o Moro forjou provas contra o Cunha, Cabral, Geddel e outros, mas o LULA não pode continuar preso e condenado com provas forjadas, por conta das provas dos demais presos.

    Responda
  13. Maurício Serra

    Essa é a diferença entre nós. Se 160 precisam ser soltos, solte-se. Que tenham um novo juiz, dessa vez imparcial, e sejam julgados novamente. Dói? Dói, mas é o preço que se paga para se manter a democracia e o estado democrático de direito. Agora o que mais se vê é "cidadão de bem cumpridor das leis" mandando a lei às favas.

    Responda
  14. ANDRE FONSECA

    Que texto mais confortável, senhora Jorge. Fácil assim, né?. A Constituição sendo demolida por uma banda podre do judiciário politizado e a senhora dando uma de isentona.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Ptista raiz... Ele será vítima, até que ganhe novamente um eleição... "Judiciário politizado", andou bem com o sofisma. Politizado todos devemos ser, principalmente is Juizes... Politiqueiros no entanto, só a banda podre do Pt.

    2. Joseberto R Cruz

      Ptista raiz... Ele será vítima, até que ganhe novamente um eleição... "Judiciário politizado", andou bem com o sofisma. Politizado todos devemos ser, principalmente is Juizes... Politiqueiros no entanto, só a banda podre do Pt.

    3. Joseberto R Cruz

      Ptista raiz... Ele será vítima, até que ganhe novamente um eleição... "Judiciário politizado", andou bem com o sofisma. Politizado todos devemos ser, principalmente is Juizes... Politiqueiros no entanto, só a banda podre do Pt.

  15. PAULO EDUARDO NUNES DE AVILA

    ... foi e continua a ser operação gigantesca e longa. Impossível procuradores e juiz(es) não conversarem. Afora isso, no nosso sistema, juízes que participam da investigação podem julgar processos disso resultantes. Há discussão a respeito da adequação disso, mas é assim. E também é natural que o juiz queira buscar a verdade, tanto em investigações quanto em processos criminais, ademais ainda havendo providências inquisitoriais em nosso sistema penal.

    Responda
  16. PAULO EDUARDO NUNES DE AVILA

    Difícil que alguém convença outra pessoa de qualquer coisa em relação ao caso. Todos têm ideias imutáveis. De qualquer forma, digo pensar que, na análise das conversas entre o então juiz e o procurador da República, há que se ter em mente a forma como nossa Justiça funciona não só na Operação Lava-Jato. Mesmo em investigações corriqueiras, é usual que existam conversas entre a autoridade policial ou o Ministério Público com os juízes em relação a pedidos de providência. A Lava-Jato...

    Responda
  17. Joseberto R Cruz

    Meu Deus, sim, eu acredito nele, vejam bem: na fase investigativa o MP não é parte, isto é, não acusa ninguém, atua como "custo legis", ou seja, alguém que defende a sociedade de possíveis praticas criminosas. Neste instante o MP procura incessantemente o Juízo. A disponibilidade deste depende do grau de comprometimento judicial de cada magistrado. É natural que Juízes interessados no combate à corrupção, como soi acontecer com Sérgio Moro, se mostrem mais disponíveis, e portanto dialoguem mais

    Responda
  18. JOSE ADEMIR NUNES

    Parabéns! Matéria precisa, inteligente e que deveria servir de referência para a Folha.

    Responda
  19. Carlos Gueller

    Eu acho que vc deveria comentar a posição da Globo alinhada com a nova versão do juiz e do promotor. Está certo a Globo tomar partido e querer melar o jogo? Vc fala que a grande mídia é isenta. É isso mesmo? A nova versão das conversas como produto de um hacker não são absurdamente amadoras, depois que falaram que não tinha nada demais? É esse tipo de atitude que se espera de um juiz celebridade que hoje é ministro da Justiça?

    Responda
  20. Carlos Eduardo Gomes

    Isentão era um termo utilizado para criticar a esquerda midiática, q se fazia de isenta nas suas colunas e reportagens. Afinal, deve se dar um verniz de verdade, se não, como vou eu mesmo, acreditar e suportar q não estou sendo manipulador?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      É verdade, há um esquerdista escondido em cada jornalista e estas mesmas Folha e Globo que a esquerda não para de atacar estão repletas de comunistas. Seus donos são empresários pervertidos que, ao invés do lucro, só querem a Revolução Socialista.

  21. Elisabeth Beraldo Faria

    Moça, vc sabe por que Lula está preso? Para de falar besteira e aceita a verdade, joga seu ódio fora!

    Responda
  22. Valter Junior

    Isentona maniqueísta?

    Responda
  23. Nestor Bercovich

    Mariliz não gosta do Bozo mas sempre confiou e escreveu seu apoio irrestrito à Lava Jato. Mas agora, pelo menos, ficou com dúvidas. Já é um progresso enorme. Imaginem a crise de identidade! Não é fácil reconhecer erros. Não devemos condena-la. Têm muita gente assim. Precisamos deles para defender a democracia!

    Responda
  24. Cristina Dias

    ‘Só sei que nada sei’. Eis uma coluna totalmente vazia, escrita com o intuito de apenas e tão somente afagar o ego da orgulhosa ‘isentona’ que o escreveu. Basicamente, é a negação do Jornalismo. Para quê uma coluna de opinião cujo mote é atacar a opinião de terceiros??? Se não tem nada a acrescentar ao debate, por fútil que é, melhor recolher-se!

    Responda
    1. Cristina Dias

      Você está certo, Anselmo. Como disse Sócrates, quanto mais estuda e aprende, mais o sábio se dá conta que há muito mais a aprender. Nada mais diverso do que alguém usar sua voz na mídia para exaltar a omissão, e o conforto de ignorar o que ocorre em sua volta.

    2. ANSELMO TADEU FERREIRA

      Concordo contigo. Mas não precisava citar o Sócrates. O "sei que nada sei” é muito mais grandioso do que essa pífia defensora do staus quo.

  25. MARCELLO CAMPOS

    (Cont.) lugar do mundo q não esteja sob o jugo de um regime de exceção. Tal conduta criminosa invalida o processo legal q levou ao julgamento do preso. Sem isso, não há estado de direito. Sem estado de direito, não há democracia e nem justiça. Sem justiça, não há paz. Os fins não justificam os meios.

    Responda
  26. Pedro Cardoso da Costa

    Choca frases compra "às favas a lei". Nunca foi defendida em prol de mais de centenas de milhares de presos sem nenhum julgamento. Na última matança na região Norte, mais de duas dezenas eram presos provisórios. Para esses, ora leis! Isso, sim, é muita cara de pau!

    Responda
    1. Pedro Cardoso da Costa

      Leia: como "às favas a lei"

    2. Pedro Cardoso da Costa

      Leia: como "às favas a lei"

  27. Marcos Nagl Garcez

    Trata-se das nossas instituições, nao de lula livre. Se o julgamento foi ilegal, culpa dos juizes e do mp. Se eles tivessem procurado as provas direito, todos esses caras que vc citou nao estariam torcendo pra mais vazamentos.

    Responda
  28. Pedro Sodré

    A aplicação correta da legislação virou pauta da esquerda? Me diga: você ideologicamente escreveu essa coluna porque você não gosta do Lula ou você é jornalista?

    Responda
  29. MARCELLO CAMPOS

    Queridona, quantas conjecturas...tudo isso pra continuar isentona? Vamos lá, vou tentar explicar - se precisar, eu desenho. 1) Os diálogos são verídicos - não houve contestação na hora. Sabe qdo vc pega alguma coisa errada no celular do seu namorado e ele briga com vc pq vc não tinha o direito de mexer no telefone? É por aí... 2) Os diálogos não provam q Lula é inocente tampouco q é culpado; 3) Os diálogos comprovam q a parte julgadora auxiliou a parte acusadora - o q é crime em qq lugar (cont.)

    Responda
  30. MARCELLO CAMPOS

    Filhinha, quantas conjecturas...tudo isso pra continuar isentona? Vamos lá, vou tentar explicar - se precisar, eu desenho. 1) Os diálogos são verídicos - não houve contestação na hora. Sabe qdo vc pega alguma coisa errada no celular do seu namorado e ele briga com vc pq vc não tinha o direito de mexer no telefone? É por aí... 2) Os diálogos não provam q Lula é inocente tampouco q é culpado; 3) Os diálogos comprovam q a parte julgadora auxiliou a parte acusadora - o q é crime em qq lugar (cont.)

    Responda
  31. Indi Almeida

    Está na hr de todos,inclusive imprensa pararem c/essa palhaçada de direita e esquerda,como se todos tivessem somente essas posições políticas.O q está acontencendo não tem nada a ver com ideologia,torcida,Moro ou com Lula,tem a ver com ética, moral, caráter e principalmente com justiça(ou a falta dela).Isso atinge a todos nós em igualdade.Se um dia qq um de nós precisarmos dessa justiça q está se mostrando cor rupta,será q ela será realmente justa e imparcial ou será q vai agir da mesma forma?

    Responda
  32. Ronaldo Araujo Junior

    Só espero que a Constituição e demais leis sejam cumpridas. Só isso. E quem não as cumpriu e usou de meios ilegais paguem por isso.

    Responda
  33. Francisco Pereira

    A julgar pelo texto, "isentona" não é bem o caso (e por que o aumentativo?). O bom jornalista não precisa dizer que é isento, mostra isso em seu texto.

    Responda
  34. Mateus Borges

    Mariliz, é cômoda essa posição isentona comendo pipoca. Ainda mais você que é formadora de opinião e colunista da Folha e no My news (central de isentões). Entendemos. Contudo não é de hoje que você e a trupe isentona equivalem dessa comparação esquerda x direita, PT X BOLSONARO...o caso no momento ñ é esse. Imagine este jornal diante de publicação de audios e conversa de Moro com advogados do Lula? Pois é.

    Responda
  35. Matheus de Oliveira Melo

    Mariliz, será que não há matizes aí? Me identifico com a esquerda, mas não acredito que o Petrolão (e mesmo o Mensalão) tenha sido ilusório. Também acreditava que o Lula blefava sobre sua inocência no caso do triplex, mas as evidências dos vazamentos mostraram como estava enganado. A questão é que, se houve corrupção, os órgãos de investigação/julgamento não apenas perderam legitimidade, como foram incompetentes em não descobrir muito do que alegam pelas vias naturais.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Os fatos continuam os mesmos, agora acrescidos por desvios de conduta e procedimento.

  36. Flávio Sasso

    É, vc nunca mais terá aquele sorriso branco e bonito.O sorriso amarelo do Moro veio pra ficar, como uma tatuagem.

    Responda
  37. Matheus Ruffino

    Acho lindo quando a "isentosfera" coloca tudo no mesmo barco. Mariliz, não é bem assim.

    Responda
  38. Luis Henrique Trindade

    Gosto, bastante, dos comentários da articulista, mas tenho que discordar de alguns aspectos: sou esquerda e não quero ver pessoas do Naipe de Eduardo Cunha ou Cabral, soltos, apesar de achar que a Lava-Jato nasceu politizada, apenas com um pequeno verniz de combate à corrupção. Outra, se o PT saqueou o país, seria interessante ela mostrar aonde foi parar o saque. Até hoje, ninguém mostrou. Por último, permanecer "em cima do muro", na situação em que o país está vivendo, é algo absurdo.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Matheus, talvez não seja o caso de ficar neutro, dada a gravidade dos acontecimentos, mas isenção é outra coisa bem diferente: ser isento é ser intelectualmente honesto e honestidade intelectual é tudo que os milicianos digitais não querem, pois estão a serviço de projetos político-partidários.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Aonde foi parar ? ... um pouquinho em Atibaia, outro tanto em acréscimos patrimoniais inexplicáveis, algo em compra de terreno para sede partidária, um volume absurdo em Cuba, Ãfrica, Abreu e Lima, outro volume significativo em contas de bancos europeus, boa parte já repatriado, e a maior parte jamais será descoberta, notadamente porque ninguém sai por aí dizendo que destino deu a saques ilegais. Isso foi e tem sido mostrado. Vc não viu nada disso ?

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Não tem como ser isento agora, é até leviano. No entanto, isso não quer dizer que se deve adotar acriticamente qualquer narrativa radical e polarizada.

  39. renato zendron

    Como caiu a qualidade dos textos. Que passada de pano! Gostava dela. Vou lá pra coluna da Flávio Boggio, tem muito mais a dizer.

    Responda
  40. ANSELMO TADEU FERREIRA

    “Isentona”, isso não existe. No Brasil, chamava-se de “ficar em cima do muro". Não fosse esse tipo de atitude jornalística e eu até voltaria a assinar a Falha.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Entendo ... há duas grandes correntes ideologicamente desonestas e/ou equivocadas; todos, então, têm de aderir a alguma delas ? ... que sábio !

  41. maria Cristina medeiros

    Mariliz, como vc ainda tem dúvidas da relação promíscua do Moro e o MPF.? Pense: se ao invés do MP, o Moro estivesse em contato direto e direcionado com a defesa do Lula, vc teria dúvidas da irregularidade? A anulação dos atos praticados por juiz imparcial é uma decorrência legal. É uma pena que diversos corruptos saiam para as ruas. Mas essa responsabilidade é da lava jato, que extrapolou os limites legais. Ela devia ter feito seu papel dentro dos limites legais.

    Responda
  42. Carlos Bruder

    A questão não é ideológica, é legal. Deve ser apurada independente das manifestações das torcidas. A jornalista parece não entender a gravidade das denuncias.

    Responda
  43. Ricardo Ferreira

    Quem se enquadra no centro do espectro político (ora pendendo para centro direita ou centro esquerda) mas tem opinião sobre tudo, meu caso, não pode ser taxado de isentão. Isentão está mais pra quem não tem opinião.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Pelo contrário, isento é aquele que, mesmo não sendo neutro, não submete sua opinião a projetos de poder. "Isentão" é uma forma pejorativa, que tem como único propósito depreciar e intimidar aqueles que preservam intacta sua independência intelectual. Eles querem que todos fiquemos confinados a somente dois lados: Lula ou Bolsonaro.

  44. Carlos Fernandes

    Será que a jornalista está mesmo "isentona" nessa história?

    Responda
    1. ANSELMO TADEU FERREIRA

      Acho que não. Essa postura de isenção é muito prepotente. Não existe isenção, não. Eu, por exemplo, achei que ele pega bem mais leve com a "torcida” da direita.

  45. Hercilio Silva

    A colunista faz parte da classe média em crise, se as acusações forem comprovadas, a teoria do partido mais corrupto que moveu o país cai por terra, seus heróis passarao a ser vistos como traidores da patria. Isso gera a pergunta, me deixei enganar assim? Não, ele errou mas quem foi condenado sem provas também errou, esse raciocínio vai cair, e vai doer. Imagina quando os milhões de desempregados dos projetos paralisados descobrirem que foi por isso que perderam os empregos. Política rasa.

    Responda
  46. DANIELA MIRANDA BURELLO

    Mariliz, na informação o PT saqueou o país, onde estão as provas?

    Responda
    1. ANSELMO TADEU FERREIRA

      E esse Dalton, hein? Só aparece nas respostas. Por que será que não comenta? Entra no jogo, cara. Mas use argumentos e não xingamentos (ou coisas do tipo “ lula saqueou o Brasil para comprar um sítio em Atibaia”). Desculpa, Daniela, por usar o seu espaço.

    2. ANSELMO TADEU FERREIRA

      E esse Dalton, hein? Só aparece nas respostas. Por que será que não comenta? Entra no jogo, cara. Mas use argumentos e não xingamentos (ou coisas do tipo “ lula saqueou o Brasil para comprar um sítio em Atibaia”). Desculpa, Daniela, por usar o seu espaço.

    3. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Ninguém tem prova que o partido PT sa queou o Brasil. Todos os partidos têm corrup tos e não corrup tos. Gostaria de ter a prova, que ninguém tem de que foi o partido como um todo que cons pirou para saq uear o Brasil. Pelo contrário, estao aparecendo provas que a cons piração que que brou o Brasil foi outra!

    4. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Ninguém tem prova que o partido PT sa queou o Brasil. Todos os partidos têm corrup tos e não corrup tos. Gostaria de ter a prova, que ninguém tem de que foi o partido como um todo que cons pirou para saq uear o Brasil. Pelo contrário, estao aparecendo provas que a cons piração que que brou o Brasil foi outra!

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Dê uma lida nos processos judiciais. São abertos, em arquivos digitais, acessíveis a quem quiser. Está tudo lá.

    6. Joaquin Cano

      Êita! Sempre batendo na mesma tecla! Cadê as provas, como disse a Daniela. Affffff

  47. Paulo da Silva batista

    não torço nem pro flamengo nem pro fluminese,mais abservo o jogo de fora e no final tiro minhas conclusões se o juiz interferiu no resultado ou não. no caso da lavajato o arnaldo diria a regra e clara,não precisa nem usar o VAR.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Boa! rs

  48. José Roberto Pereira

    Falando em cara de pau, se dependesse desse pessoal e colunistas (Pondé, Padilha, Joel Pinheiro, entre outros) que agora se classificam "isentões", Amoedo teria tido 52% ao invés dos 2,5% que obteve. Isso não é saudável, melhor assumir que está arrependido(a) de ter votado no Amoeba. Obs: pena que a coluna foi escrita antes do #InFuxWeTrust, ao contrário imagino que teria sido mais "isentona" ainda.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Votei em Amoedo. Em nada me arrependo. Havia sempre votado em Lula, exceto quando reeleito. Arrependo-me amargamente. Acho lamentável Bolsonaro ser o presidente. E por conta disso, arrependo-me ainda mais de ter um dia votado em Lula.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.