João Pereira Coutinho > Onde estão os adultos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pais limpa- trilhos. Filhos snowflakes. Otima coluna.
Aquilo que não me Mata, só me Fortalece! Nietzsche
Proteger filhos não é algo tão diferente de morar em condomÃnios com a máxima segurança. Não se trata apenas da psicologização, mas muito mais e especialmente da militarização das cidades nas quais existe "perigo" por todo lado. Estranhos que podem fazer mal aos sensiveis filhos. Mais que pais protetores são pais medrosos.
Meus pais não sabiam nem que eu estava na faculdade, imagina minhas notas. Fiquei chocado uma vez quando li uma matéria dizendo que hoje eram os pais que resolviam os problemas curriculares dos filhos. Seria inconcebÃvel meus pais na universidade resolvendo meus BOs, vergonhoso. Aliás, aos 13 ralhei com minha mãe quando em uma consulta médica ela que respondia as perguntas que o médico me fazia. Mas hoje é isso ai, os filhos não limpam a própria b... e estamos com uma geração de frouxos.
Existe também um componente cultural que influencia o momento exato para o desmame dos jovens. Na Holanda, muitos jovens nem esperam terminar a educação básica para sair de casa e morar com o companheiro ou companheira. Isso é facilitado pela existência de moradia barata ou gratuita fornecida pelo governo. Já em paÃses como a Itália o inverso tende ser a norma. As condições econômicas do paÃs também desempenham um papel importante para se tomar a decisão de sair da casa dos pais.
Antigamente os pais tinham mais filhos e desembolsavam menos para tê-los. Será que o gasto excessivo para se produzir a prole não é a tal "hiper proteção" moderna? Olhando por vários ângulos, acho justo os motivos. Num paÃs onde os Ãndices de emprego estão em baixa, vários problemas com drogas, o risco de se perder o único herdeiro para o mundo (aliás, li hoje que somos o 116º lugar em quesito segurança), tal comportamento hiper protetivo até que é justificável.
Um bom colunista quando não está sendo cÃnico, afetado ou achando que "ironia é sempre sinal de inteligência, mesmo que usada para encobrir que não se entende do assunto". Ou seja, raramente bom colunista. Mas a coluna de hoje foi boa.
Ainda não li um texto ruim deste português. Como escreve bem o danado
Brilhante, como sempre! De longe e disparado o melhor colunista da folha
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Onde estão os adultos? Voltar
Comente este texto