-
Vinícius Novais
Bela review. Acho que a derrocada da série coincide com o abrandamento de sua pegada tétrica, outrora seu apanágio. E dá pra dizer que começou justamente no episódio San Junipero. Causou-me espécie o tom idílico do capítulo, por destoar dos infernos de distopia tecnológica até então desenhados. E o fato de ele ter sido o episódio mais bem avaliado da 3ª temporada parece ter sido o prenúncio do que estava por vir. Estamos sensíveis demais para lidar com cenários pessimistas, embora verossímeis?
-
Eduard Santos
Por fim, o terceiro episódio é uma piada. Poderia estar em qualquer série, menos nesta. O roteiro, as atuações, a estética, o argumento, tudo canastrão e dando a nítida impressão de ter sido feito às pressas.
-
Eduard Santos
Realmente, esta temporada foi decepcionante. O segundo episódio, o melhor desta temporada, seria nada mais que mediano nas outras. Foi citado San Junipero, pois Striking Vipers possui uma essência semelhante, um amor inesperado e, posteriormente, impossível que se dá num ambiente virtual. Mas San Junipero é um primor esteticamente e em roteiro, e Striking Vipers só é redundante. Foi o primeiro episódio de Black Mirror que eu olhava quanto faltava para terminar a todo momento
-
GUSTAVO MANZOTTI SIMOES
Mas vejo muito disso; as pessoas assistem a série na expectativa que todos os episódios necessariamente explorem alguma distopia tecnológica. Não acho que essa seja a proposta da série e acho ótimo que não seja. As pessoas parecem querer limitar as possibilidades narrativas dos autores dizendo que isso ou aquilo é mais ou menos "black mirror".
-
GUSTAVO MANZOTTI SIMOES
Discordo. Pra mim, os melhores episódios de black mirror são aqueles que focam mais na interação humana frente às tecnologias, e não somente nas tecnologias em si, ou no desfecho utópico/distópico. Assim, estou achando essa temporada superior à 4ª, em que a maioria dos episódios parecia estar mais interessada em chocar o espectador do que de fato contar uma boa história baseada em seres humanos. Striking vipers é dos melhores episódios da série, rivalizando com San Junipero e White Christmas.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.