Ilustríssima > Ciências humanas levam Brasil à elite da produção científica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fizeram grandes "descobertas cientÃficas", que em muito contribuÃram para a melhoria da qualidade de vida na Terra. "Descobriram" que Dilminha Passadena foi "vÃtima de um terrÃvel golpe"; "descobriram" que Jararaca, o "homem mais honesto do mundo" foi "injustiçado" pelo "perverso" Moro, perseguidor cruel de heróis. "Descobriram" que o marxismo é "progressista" e seus oponentes são "reacionários". Tudo isso equivale à invenção do Waze ou à chegada do Homem à Lua, né? Dinheiro para eles!
Desenvolvimento, relações de trabalho, emprego, renda, metodologia de ensino entre tantas outros conceitos são apreendidos e colocados em uso por toda a comunidade a partir de pesquisas cientÃficas realizadas em todo mundo. Todas as ciências são importantes para o Desenvolvimento humano.
Conceitos e temas importantes, como a democracia, a igualdade, a separação dos poderes etc., só foram incorporados ao senso comum, à nossa vida diária, depois de cunhados, pensados e debatidos por filósofos e cientistas. Além disso, o conhecimento produzido pelas ciências sociais têm sido servido à elaboração e aplicação de polÃticas públicas em vários setores da sociedade, como o meio ambiente, o urbanismo e outros.
Não terÃamos leis ou mesmo noções do que é o Estado ou a polÃtica sem à s ciências humanas. Nem mesmo as noções de justiça, ética e cidadania seriam estudadas sem a história, a filosofia e as ciências sociais. O resultado prático disso Serafim? É por falta de estudos destas matérias, que são importantÃssimas para a formação de qualquer povo e mesmo para sua compreensão, que elegemos o pior presidente que este paÃs já conheceu desde a abertura democrática. Um ignorante e inepto.
A quantidade de produção cientÃfica na área de humanas não significa nada. O importante é o resultado q obviamente o artigo não menciona. Qual o resultado prático para a sociedade brasileira da propalada enorme produção cientÃfica em humanas? Por que o artigo não menciona um exemplozinho sequer? Talvez pq nem existam! Quem trocaria o nada por pesquisas para uma nova vacina, um novo material, sementes melhoradas, novo método mais barato de produção, energia limpa e mais acessÃvel, etc?
Sem humanas, vc não teria aprendido a sequer ler e escrever de forma coerente (com sua lógica própria) para poder comentar por aqui. Não teria sequer o direito de veicular seus pensamentos sem os séculos de construção filosófica sobre o sujeito de direito. Não teria acesso a qualquer polÃtica pública e não saberia os efeitos de nenhuma medida do governo sobre o seu paÃs. Não teria informação sobre seu tempo. Não teria o prazer e o descanso da arte e não saberia nada sobre si e a sociedade.
Amigo Serafim, talvez você ainda vivesse numa ditadura, talvez você ainda fosse um servo de gleba, talvez você nem pudesse estar escrevendo em um jornal, talvez a morte e a tortura de pessoas que simplesmente discordam do governo fosse legal, talvez direitos trabalhistas e à saúde, talvez o direito de escolhersua religião, talvez a própria concepção de justiça sem privilégios, da igualdade de todos os povos, do direito à vida, não existiriam se as ciências humanas e a filosofia não existissem.
A matéria é muito boa, mas inútil já que temos um governo ignorante que simplesmente despreza o conhecimento de base cientÃfica.
Uma pesquisa de relevância, em Filosofia, dura anos para ser escrita e publicada. Um trabalho que exige compreensão leitora, análise e comparação de dados e sÃntese das informações. Sem falar que os grandes filósofos, possuem teorias complexas da realidade, o que exige domÃnio de diversas habilidades nas áreas do conhecimento.
O artigo omite e distorce algumas informações. A principal delas é que a produção cientÃfica tende a publicar no idioma nativo. Um simples levantamento da Editora Elsevier sobre os artigos mais citados em Ciências Sociais em 2016 revela a presença de autores de vários paÃses que incluem os EUA, mas também a Holanda e Espanha. O problema no Brasil é que a maioria dos pesquisadores não possui o domÃnio do Inglês portanto se limitam a publicar internamente. O outro é a relevância das pesquisas.
Isso é um sinal de que nos paÃses sérios e realmente desenvolvidos as pessoas valorizam outros tipos de conhecimento; talvez aqueles que não dependem de opiniões, mas de achados objetivos.
Opinião é a sua. Para quem estuda o conhecimento é sempre objetivo. Não confunda habeas corpus com corpus Christi. Todas às ciências humanas tem um viés de objetividade. Mesmo a literatura e a filosofia.
Quanta ignorância! Uma pesquisa de relevância, em Filosofia, dura anos para ser escrita e publicada. Um trabalho que exige compreensão leitora, análise e comparação de dados e sÃntese das informações. Sem falar que os grandes filósofos, possuem teorias complexas da realidade, o que exige domÃnio de diversas habilidades nas áreas do conhecimento. Você não deve estudar. Por isso é eleitor do Bolsonaro. Respeite os pesquisadores do Brasil.
PaÃses sérios não formam médicos que não sabem interpretar uma reportagem e que nada entendem de produção cientÃfica na área de ciências humanas e filosofia.
É bom ler isso. A pesquisa e o ensino em ciências humanas formam cidadãos crÃticos e sensÃveis à realidade do seus paÃses, em todo o mundo. É importante que, no Brasil, isso seja reconhecido e respeitado.
E qual o programa do desgoverno para melhoria da educação pública? Não há. Parafraseando Tábata Amaral: "Qual o programa? Quais as metas? Qual o cronograma? Quem são os responsáveis?". Não há.
Parabéns pela reportagem. Restabelece a verdade em tempos em que a desinformação se tornou uma polÃtica de Estado.
A nossa voz, o nosso conhecimento, a nossa produção e a nossa mobilização social são o que de fato incomoda esse governo. Portanto, não podemos desistir e nos calar, temos de nos manter firmes e fortes para lutar em defesa da universidade pública e da nossa democracia que a cada dia padece nas mãos inescrupulosas de quem não tem o compromisso com a verdade. Obrigada a Folha por publicar essa matéria e aos pesquisadores que a escreveram. As ciências humanas são altamente produtivas no nosso paÃs.
Inútil é ele, não as Ciências Humanas.
Esse ministro da educação não merece nenhum comentário, não há adjetivo que possa qualificá-lo. E, para não, perder a compostura de pesquisadora, me calo, constrangida com esse governo e seus ministros. Ao absurdo faltam palavras. Elas são inúteis. O obscurantismo desse governo eliminou a vontade de comunicar pq as palavras não surtem efeito, não convencem mais ninguém. Nós professores nunca imaginamos que um dia haveria nesse paÃs um governo capaz de jogar com o ódio professores e alunos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Ciências humanas levam Brasil à elite da produção científica Voltar
Comente este texto