Elio Gaspari > O autoengano de Moro e Deltan Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As lideranças do Pais sejam financeiras ou politicas que são bancadas e leiloadas pela primeira, devem se posicionar sobre qual tipo de Pais querem. Não se trata do Lula ou do Moro, mas dos fatos expostos pelo site intercept que de inicio não foram negados, e que sendo naturalizados é o fim de um modelo de sociedade, pautada pelo menos em tese, na forma tratamento igualitaria diante da aplicação da lei..
"Riu por último Durante cinco anos o ministro Gilmar Mendes (...)." Riram por último... Durante muuuuitos anos, os juÃzes se preocupavam com a letra fria da lei. No máximo, davam prisão temporária. Os caras aguentavam firme porque ou seriam soltos com habeas corpus ou ficariam livre ao fim da prisão temporária. Moro tentou e conseguiu apoio superior para "distribuir" muitas prisões preventivas. Nada demais. Eu faria o mesmo. O que ele fez de errado é o que já sabemos pelo que foi vazado.
O ex-juiz confessou que indicou testemunha para a acusação e disse que isso foi um descuido. Fala sério. O cara estava de férias e agiu com unhas e dentes para não deixar libertar o Lula. Nem precisava de hacker. E tem gente que coloca dúvidas? Aà é pedir para ser enganado mesmo.
Quem repete o mantra “agentes públicos (Moro e Deltan) passaram dos limites” deve voltar o olhar para os limites ultrapassados (provas são contundentes) pela sanha corruptiva q envolveu gente graúda. Não o fazem e tratam de fazer prevalecer a impunidade. Alguma novidade?!
Last but not least, in Moro, I trust !
É mesmo! Não há espaço para ingenuidade hoje em dia não amigo! Quando o quebra cabeças ficar completo você verá quem são Moro e Dallagnol e tudo de mal que fizeram a este paÃs! Não percebe que a corrupção serviu apenas como "gancho" para interesses inconfessáveis?
O Brasil está em crise econômica. O resto do planeta (à exceção da Argentina neoliberal de Macri) cresce. A projeção do PIB mundial é de + 3% esse ano. E sabe o porquê do Brasil não crescer? Porque existem "cidadãos" que preferem rasgar a constituição, cuspir nas leis à admitir que o juiz Sérgio Moro cometeu arbitrariedades ilegais (e imorais) por puro ideologismo. Desconfio que esses cidadãos e Moro compartilhem o mesmo ódio por Lula e pelo PT.
Este tal de IntercePT é muito competente!!! Cadê a quebra do sigilo telefônico do Gilmar Mendes, Lula drão, Tofolli, Levandosvisk, Marco Aurélio, Dilma, Gle ise, Jaques Wagner, Haddad, Aécio, FHC, Maia, Calheiros, ..
Você quer mais informações da vida do Lula, mais do que o Moro já trouxe a público? Informações que, aliás, nunca comprovaram nada. Teve que usar, pasme, um comprovante de pedágio. Juizinho ruim de trabalho, né não? Fora o que gastou de dinheiro público com essa operação. Deveria ser obrigado a ressarcir o paÃs.
esse aqui já virou a chave da negação, fez um bypass na raiva e caiu de boca direto na fase da barganha. será que vai saltar também a depressão, antes de chegar na fase terminal do luto, aquela da aceitação?
A quem interessa detonar Moro e destruir o Lava Jato? Quem ganha com isso? Gaspari é um puro que não fez nenhum ruÃdo quando Moro gravou as conversas entre Dilma e Lula? Só achou que a gravação era ilegal, portanto nada valia juridicamente. Então o que você deduz Watson?
Por que você deseja picar Moro em picadinho? você pertence a que categoria: polÃtico, servidor público, sindicalista, jornalista de empresas em processo de falência por falta de propagandas institucionais, funcionário de Estatal, privilegiado com boquinhas/boconas ou acredita mesmo que Lula é o homem mais honesto deste planetinha?
mas, holmes, não era vc. quem me dizia que não fazia deduções?
Deve ser a eles mesmos. Que se detonaram . O Dalla deu de presente um anel de kriptonita pro super man.
A construção da narrativa , agora , é desconstruir o que construÃdo pelo Intercept . É transforma - lá não numa discussão jurÃdica , técnica , mas sim num debate polÃtico , com viés ideológico ( tá , ok ??). Quer saber : tudo vai ser transformar em pizza . É Lula continuará preso , injustamente . O Brasil é um caso perdido .
Jornalista escreve tanta bobagem e o leitor tem que aguentar.
caro galdino, há sempre o merval. ou o thiago leifert. o mundo das "opiniães" é grande.
Só lê quem quer
Esse vazamento de mensagens parece ter como objetivo proteger alguém que poderia se tornar alvo da Lava Jato. Seu alvo não é a revogação de sentenças ou o fim das aspirações polÃticas do ministro Moro. Parece que a intenção do vazamento é destruir definitivamente a Lava Jato, o que me leva a concluir que ela prestou um serviço muito positivo ao paÃs.
Se forem criminalizadas as conversas pessoais de juÃzes, promotores e advogados, fora dos autos , tem que fechar a justiça, começando pelo STF. Quando um Juiz tem ciência de um crime ou fato relevante em andamento, tem por dever ofÃcio, notificar a promotoria, pois só essa pode agir. Depois da invenção do Whats up e congêneres, essa notificação é tem sido feita também por aplicativo, quando não é fundamentalmente importante. O viés ideológico está inibindo o bom senso desse competente jornalista
Gaspari parece que não se auto enganou. Quando fez coro e suporte à narrativa da luta contra a corrupção e dos herois de Curitiba. Gaspari foi sempre um dos construtores desta narrativa que agora ele quer jogar no colo de outros..
O que existe hoje é um coro mal intencionado de pessoas que querem aproveitar as desoladoras revelações destas últimas semanas para desmoralizar tudo o que foi feito e reforçar suas teses conspiratórias contra a operação. O objetivo polÃtico é clarÃssimo: apresentar todos os condenados, sobretudo o principal, como mártires, a fim de pavimentar o caminho da absolvição e do retorno ao poder. Pura ilusão!
O jornalista Elio Gaspari não é maniqueÃsta. Ele sabe que eventuais erros na realização de uma obra importante não podem depreciar a obra como um todo. Se alguém dissesse que alguns milhares de pessoas recebem do Bolsa FamÃlia sem merecê-lo, você concordaria em concluir que o programa como um todo é um mau? Eu jamais o faria; simplesmente diria que receber do Bolsa FamÃlia sem merecê-lo é um mau e pronto. É o que faz o Sr. Gaspari.
Oportuna a lembrança do articulista à respeito do Ministro Gilmar Mendes. Um dos poucos crÃticos declarados da Lava-Jato, a quem os vazamentos e o tempo deram razão.
PolÃticos e intelectuais combateram o candidato à presidência em 2018 com ofensas, agressões e mentiras. A campanha ficou fácil. Gastou menos de dois milhões de reais para se eleger (Aécio e Dilma gastaram, cada um, oficialmente, mais de 350 milhões). Então, apresento a seguinte sugestão: agridam, ofendam, caluniem, mintam; e o candidato já pode se considerar eleito na próxima. Cadeia é para cidadão normal. Mão grande em dinheiro público deve ir para jaula e a prisão deve ser perpétua.
acho que aléssio escreveu olhando-se no espelho. será que percebeu?
Aléssio, a única coisa que Dallagnol e Moro conseguiram com suas ambições polÃticas e desapego aos princÃpios legais foi comprometer os bons resultados da Operação Lava Jato. Isso é indefensável... Já estou bem cansado dos bolsomÃnions, agora surgem também os moromÃnios. Assim não dá!
Afinal, um bolsominion que sabe escrever (Alessio). No entanto, não é capaz de conter o rancor ao trocar "cadeia”por “jaula". Quanto à bravura e coragem de Moro, teremos oportunidade de verificar quando ele tiver que passar uns tempos “enjaulado".
Não se combate à criminalidade e as doenças ideológicas sem quebrar ovos. Aliás, é preciso quebrar muito mais coisa para transformar a realidade. Os gênios da raça sabem disso. Convém não esquecer que um dos instrumentos primaciais para a prevalência da paz & harmonia é a bravura, que jamais faltou a Moro e Dellagnol. Quem tem virtuoso favorito na jaula está triste, incomodado, revoltado. Porém, isso dá e passa. Vai chegar a hora da resignação e do conformismo. Calma!
Elio Gaspari, foi tambem um dos corneteiros da Lava Jato. Mesmo sabendo das inúmeras irregularidades cometidas por Moro, MPF e PF, sempre reverberou visoes rasteiras, emprestando a elas a inegavel credibilidade do grande jornalista que e'. Assim como cobra-se o mea culpa dos politicos, gostaria de ver esta nobre atitude tambem do brilhante escriba. Humildade e' mercadoria escassa na nossa imprensa.
Focado em forma e essência, Gaspari comete autoengano também ao ignorar (que falha!) que a Suprema Corte autorizou a divulgação porque as mensagens sobre a guerra eram comprovadamente factuais e de fonte conhecida. MuitÃssimo ao contrário das sobre a Lava-Jato.
Tudo foi orquestrado. o impedimento da Dilma e o inÃcio das manifestações contra o seu governo, os vazamentos da lava jato, as divulgações das gravações legais e ilegais de Moro, foi assim com Getúlio Vargas, João Goulart e o caso kennedy e pela revelações de Assange, de que estavam a espionar o pré sal e a Petrobrás, por tudo isso estou a sentir o cheiro da CIA.
"Governantes inventam (e fingem que acreditam) coisas incrÃveis." Coisas incrÃveis, por sinal, é uma expressão genérica, cujo significado pode ser entendido como positivo ou negativo, dependendo do contexto em que se encontra. A ideia, por mais tenebrosa que possa parecer, seria de que governos e governantes podem fazer coisas incrÃveis sem que respondam, na forma e conteúdo da lei, por seus atos. A isso que assistimos, nada mais é do que o resultado de uma longa construção de "coincidências".
Quem critica o artigo do excepcional Elio Gaspari, dizendo que defende o PT ou quer o Lula solto, parece ter acordado agora de um coma de 15 anos, ao menos. Que estes mesmo cidadãos me respondam o seguinte: Qual seria a reação do presidente Jair Bolsonaro, como reagiria ao ler/ouvir os procuradores do caso do “garoto” Flávio Bolsonaro confabulando com o juiz que, cedo ou tarde, teria de julgá-lo?'.
Ao dar crédito a uma história financiada e gerenciada pelo crime, quem se autoengana é o senhor Gaspari. Será a espionagem uma fonte confiável? As gravações da LavaJato foram feitas dentro da lei e por policiais, essas do senhor Greenwald não tem nenhuma garantia. Pode ser tudo falso e ninguém pode atestar sua veracidade. A propósito, Lula, Dirceu e cia não estão presos por um autoengano do PT; estão presos porque cometeram crimes. O autoengano do colunista é querer soltá-los a qualquer custo.
Os prezados comentadores estão perdendo o foco. Não importa se era fácil ou difÃcil grampear juÃzes e procuradores, é criminoso. Não importa se o senhor Greewald ganhou um Pulitzer e escreve muito bem. Não importa se o ministro Moro confirmou a veracidade dos diálogos (ele pode desconfirmar a qualquer tempo, onde estão os originais?). Não importa se foi inside job. O que importa é que o Lula está preso, bbc.
"houve uma operação de grandes proporções que exigiu estrutura, dinheiro e know-how para, de forma criminosa, obter acesso aos mesmos." é, invadir o aplicativo "chumbrega" (termo usado pelo próprio gaspari), quando os agentes do MPF e da 13a vara tinham uma rede institucional à mão, com segurança para transacionar suas conversas, deve ter sido mesmo muito difÃcil - tarefa que um adolescente cheio de acne e colecionador de playboy cumpriria sozinho, de seu quarto lúgubre. tá osso, viu?
G.Greenwald ( que é tambem advogado especializado em leis institucionais e escritor ) é um excelente jornalista. Ele e dois outro, mais o jornal que publicou os artigos deles sobre a espionagem dos USA no Brasil, Alemanha, etc. ganharam o premio Pulitzer de jornalismo. Nao existe nada falso pois inicialmente o ministro Moro admitiu que era tudo normal, quero dizer, o ministro afirmou que conluio entre juiz e procurador é "normal".
Eu ainda acho que foi um "inside job", ou pelo menos a espionagem teve a fundamental colaboração de alguém de dentro. Conhece a história do Deep Throat?
Senhor Dalton, o fato de as vÃtimas terem confirmado a veracidade dos diálogos - veja por favor a opinião do jurista Modesto Carvalhosa - não altera em absolutamente nada a verdade ululante: houve uma operação de grandes proporções que exigiu estrutura, dinheiro e know-how para, de forma criminosa, obter acesso aos mesmos. Por quê? Para quê? Que interesses se movem agora para bancar a desmoralização do juiz que prendeu o senhor Lula? Como é possÃvel dar crédito a essa tocaia?
Os envolvidos não negaram a veracidade. Aliás, alegaram normalidade às mensagens. Logo, os conteúdos, alheio aos seus significados, não mais podem ser tidos como duvidosos.
Entre 2005 e 2016, passaram pelas contas da Gamecorp, empresa de Lulinha, ex-catador de fecalitos de girafas do zoológico de São Paulo, 317 milhões de reais; dos quais 80 milhões, segundo laudo da PF, vieram de empresas ligadas à Oi; e 5,5 milhões entraram e saÃram para contas de empresas em nome de Lulinha, ou contas pessoais, mesmo. Mas nada disso interessa aos gladiadores da Orcrim na mÃdia. Só importa que Moro conversou com o promotor!
Mentiroso!
O auto engano vermelho de Elio Gáspari!
Já é a segunda vez que discretamente o colunista defende a capitalização. Sugiro que estude o caso chileno e depois nos diga o que acha. Capitalização sem contribuição de empresas é só uma enganação.
Diante de tudo isso com Moro uma pergunta fica no ar: onde está o Queiróz?
IncrÃvel! O PT é o único sistema unipolar e absoluto que se conhece no universo da polÃtica. O PT está em tudo, espaço e tempo, mesmo com meras duas décadas de poder. Tornou-se o gravitacional polÃtico teórico a relativizar todo tipo de ação condenável, mesmo crimes no judiciário. Desprezam-se 500 anos de governos, alguns corruptos que incluem os dois de FHC que poderiam (teoricamente, repito) contrabalancear, sejam lá a que pretextos forem, os erros do PT. Ah! Mas o PT... Lastimável, Gaspari.
Sr.Gaspari , com relação a capitalização, o senhor escreveu como se também apoiasse os bancos ou estou entendendo errado?
pois é, sidney, esse osso ficou atravessado na minha leitura tb.; em uma live na globo news na sexta, rodrigo maia inclusive avisou que existe uma proposta de regime de capitalização dos partidos de esquerda, e que ele considera mais séria e responsável que a do tigrão que está na economia, por enquanto. a idéia seria discutir essa proposta, no quadro de um PL e não de MP ou de PEC. será que o gaspari tá cantando essa pedra?
Esqueceram de avisar aos superministros, inspirados nos personagens de Stan Lee, que Pinochet não reencarnou no Brasil, existem, pelo menos, por enquanto os poderes Legislativo e Judiciário atuantes. A Imprensa não está sendo pautada pelos robôs replicadores de fake news, os professores e estudantes continuam com o senso crÃtico ativos, ou seja, vai ser difÃcil destruir por completo a Razão neste planeta chamado Brasil.
Finalmente até o Gaspari resolveu admitir que o juiz estava sem toga e horrendamente nu!
Sim, mas com a cautela que sempre o cercou para não chamuscar-se. Ele sequer criou um epÃteto para a equipe hilária que cerca o régulo. Para o anterior governo tinha um apelido de descrédito, evocando a revolução russa (comissariado). Possivelmente perderá o seu temor e começará a chutar cachorro morto quando este pastiche de governo começar a ruir.
"A segurança da nação também se assegura nos valores de nossas instituições livres. Os que estão no poder devem sofrer os efeitos de uma imprensa impertinente, obstinada, onipresente, para que se possam preservar os valores ainda maiores da liberdade de expressão e do direito de o povo saber o que ocorre", (Murray Gurfein), cerne da Teoria de que "a moral do indivÃduo difere da moral do Estado"!
Se a forma nunca alterasse o conteúdo, artigos como este seriam resolvidos pelo copy desk. Já houve julgamentos resolvidos por uma barra de ferro aquecida ao rubro, fazia-se o réu segurá-la, se fosse inocente Deus não permitiria que se queimasse, certo? O colunista confunde-se no argumento raso: hoje Moro acreditaria que o conteúdo apaga a forma e não o contrário, como afirma lá pelas tantas. Deveria voltar ao colunismo social, onde a maquiagem farta não é capaz de negar a perua.
O raciocÃnio sobre o auto engano estaria correto se se tratassem de dosi casos separados. Mas não são. Pelas conversas de Moro/Dallagnol pode-se colocar sob suspeita todo o modus operandi da Lava Jato. Prender um suspeito para obrigá-lo a delatar? É claro que não há santo nesse meio, mas a democracia é um jogo e a Lava Jato burlou as regras do jogo. Essa era a razão da indignação de Dilma, de Lula e de Dirceu. Do Palocci, não sei. Outra coisa: “agora sabemos”? Façam-me o favor, jornalistas.
Entendo esse anseio de parte da classe média instruÃda por alguém que nos mostre um caminho do meio, se é que ele existe. Mas, na minha opinião, o único polÃtico capaz de articular por esse caminho está preso em Curitiba. Se há outro, por que não apareceu para peitar Bolsonaro nas eleições?
Desconhecer Elio Gaspari e elevar Lula ao patamar de Deus é a própria essência do auto-engano. Bo zominions e mili tontos petistas se tocam pelos extremos.
Concordo, mas para pessoas como o colunista é necessário explicar como para uma criança: em alguns casos a forma pode falsear o conteúdo (delações) em outros não (gravações). A forma é ilegÃtima em ambos os casos, o conteúdo não. Você está certo, sabemos a muito tempo... hoje outros, que já sabiam mas disfarçavam, aproveitam a delação para largar mão da narrativa falsa, insustentável. O colunista não deve estar entre eles, seu auto-engano parece legÃtimo.
O enunciado de Hannah Arendt cai como uma luva no arti culista. Se o Meca nismo é o Poder real por trás dos Poderes, como combatê-los? Já no caso de G M, não vi o mesmo empenho qdo das ligações com HAécio, Ssinvall, Baaraataa. Fiquei com a impressão q usou o comentário para tri pu diar, ainda q não seja o seu estilo, pode ter sido inconsciente, como se fosse a forra, já q agora paira um ar de suspeição.
Está circulando a informação q o procurador Diego Castor Matos, afastado da Lava Jato, seria o delator das conversas publicadas pelo The Interceptadas. Pode ser mais uma fakenews com o objetivo de tentarvalidar às mensagens publicadas.
As mensagens são verdadeiras e os métodos também . Há 3 anos o juiz divulgou conversas da presidente da República com um ex-presidente mesmo proibido pelo STF e nada aconteceu com ele
Está circulando a informação q o procurador Diego Castor Matos, afastado da Lava Jato, seria o delator das conversas publicadas pelo The Interceptadas. Pode ser uma fakenews com o objetivo de validar às mensagens publicadas.
Será que a exemplo de outros arti culistas, este também deixou cair a máscara de independente e é o mais preparado Isentão? O enunciado de Hanna Arendt cai como uma luva no articu lista e nos membros do Mecanismo? Se ele é o Poder por trás de todàs às Instituições, como combatê-lo? Não vi o mesmo engajamento, quando das ligações de QUERO CHUPETA com A écio, Sin val, Ba rata e outros. E ainda tripu di-ou.
Riu por último? Certeza que é o último?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > O autoengano de Moro e Deltan Voltar
Comente este texto