Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nivaldo da Costa Pereira

    O "superministro" Guedes rosna muito e morde pouco. É fraco na gestão da Economia , à beira da recessão. Deveria voltar pra casa e cuidar dos seus fundos. Para substituí-lo sugiro Carlos Bolsonaro.

    Responda
  2. Bruno Licks

    A coluna foi no ponto, parabéns!

    Responda
  3. Bernardo Pereira

    Levy poderia ser o substituto de Guedes, essa a verdade.

    Responda
  4. Herculano JR 70

    80% das noticias de jornal tem o governo como centro. Certamente o protagonismo estatal e o mal brasileiro

    Responda
  5. Cristina Dias

    É a turma do Capetãozinho Puff: Tigrão Guedes, Leitão Moro, Guru Olavo,...

    Responda
  6. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    Banqueiros e petistas..... empreiteiros e esquerdistas. Ou eram banqueiros e esquerdistas e empreiteiros e petistas? Enfim não sei quem era tchutchuca de quem. Só sei que era uma ssssurubaaaa danada.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Você se enganou ! Tchutchuca de banqueiro é o ministro Paulo Tchutchuca Guedes. Não tem jeito, esse apelido já grudou nele !

    2. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Você se enganou ! Tchutchuca de banqueiro é o ministro Paulo Tchutchuca Guedes. Não tem jeito, esse apelido já grudou nele !

  7. Manoel Marcilio Sanches

    Parece que o Dirceuzinho tinha razão. Tchutchuca e tigrão. Acrescento outra. Deixar os subordinados escolhidos sem defesa. Não se bem como chamar isso.

    Responda
  8. Ernesto Pichler

    A capitalização, ainda mais sem a contribuição patronal, era apenas o crime maior do Tchutchuca. A manutenção dos privilégios dos militares é outro. O governo de um Bozo só pode ter monstros. No fascismo surgem os monstros.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      E pode esperar: tenciona a economia de mais de um trilhão de reais com a reforma previdenciária para poder livrar os empresários de alguns impostos na reforma tributária! Fosse bem intencionado, proporia as reformas concomitantemente, visto que alguns tributos são destinados ao financiamento da seguridade social. Jamais poderiam estar dissociadas.

  9. Marcelo Silva

    Parabéns! Baita texto! Muita criatividade e humor, com precisão milimétrica! Verdadeira autópsia do Tchutchuca!

    Responda
  10. ANDRE FONSECA

    Um belo texto que só diz verdades. Os agentes de mercado que acreditaram nesse ministros devem estar em alerta. A loucura e a paranóia não trazem a estabilidade que eles tanto prezam. E esse governo é quase todo de loucos paranóicos. E dá-lhe gastar energia guerreando com moinhos !!!!!

    Responda
  11. Hernandez Piras Batista

    Na Alemanha, quando, durante o governo Schroeder, introduziram ali um sistema de capitalização parcial, naquele ano houve um pico das contribuições do mercado financeiro aos partidos políticos. Hoje, ninguém refuta que a tal reforma era desnecessária e foi altamente prejudicial aos trabalhadores. Acho que a frustração do ministro da Economia tem muito a ver com isto. Vendeu o que não podia entregar e agora está visivelmente "revortado" e disposto a tudo para permanecer no cargo.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Muito boa essa o Tchutchuca, tentou vender o dinheiro do povo pros bancos e não conseguiu entregar! Se fosse a mãe ele entregava, com certeza! Governo Bozo, quanta infâmia!

  12. Vicente Soares

    O que impressiona é que a turma do mercado vendeu Guedes como o salvador da pátria só porque era/é banqueiro, como se isso fosse a panaceia para enfrentar os inúmeros desafios do Brasil. Eles e nós agora pagamos o pato.

    Responda
  13. Carlos Eduardo Có Rodrigues

    Já notaram como todo governo facista tem a necessidade de está sempre em crise com vistas à necessidade de justificar as barbaridades que eles promovem???. O do Bozo não foge à regra. Todo dia tem novidade contra um inimigo inexistente e por isso mesmo difícil de atingir. Tudo se trata de cortina de fumaça esperamos que a alta justiça não se iniba e coloque um freio nesse inferno cotidiano. Somos 30.000.000 de almas penadas no desemprego, já se vai quase 4 anos que esse Levy infelicitou a nação

    Responda
  14. José Roberto Franco Reis

    Os superministros do desgoverno eleito estão desidratando, um desMOROnou e o outro virou tchutchuca do Bolsonaro!

    Responda
  15. wilson thomaz

    Acelera ladeira abaixo.

    Responda
    1. NATIELLY DIAS NOBRE

      Gostei da análise. E também do texto.

  16. GERALDO PIRES DE CASTILHO

    O que a mídia quer para parar de perseguir o governo é apenas a liberação de verbas de propaganda das estatais como era feito antes, apenas isso. O congresso a volta do toma lá da cá. Se o Bolsonaro fizer isso, o governo dele, imediatamente passa a ser maravilhoso e o Brasil que se dane.

    Responda
    1. vicente oliveira

      geraldo pires na mão, seu comentario mostra o quanto voce é thuthuca do thuthuca ou seja um thuthuca meia bomba ,não entende nada de nada mas a ânsia de ser servil o faz dar palpites em tudo.

    2. Humberto Giovine

      Geraldo. Você deve ter entrado na crise de alucinação paranóica que domina o governo, a começar pelo presidente. Ao ler um texto isole o fanatismo cego, procure se informar melhor com outras leituras sobre a área e, principalmente, pense muito antes de escrever comentários.

    3. Ernesto Pichler

      Não é a mídia que destrói esse governo. Ele se autodestrói. Felizmente temos um Congresso que consegue barras as loucuras maiores desse Bozo e seus asseclas, como o armamentismo e a capitalização sem contribuição patronal.

  17. Hilario Guimaraes

    Acho que ele já deve estar com a passagem comprada para voar de volta para o Chile, de onde jamais deveria ter saído.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Só que ele corre o sério risco de ser trucidado em praça pública pelos idosos que ele condenou à miséria há 30 anos atrás!

  18. Hilario Guimaraes

    Acho que ele já deve estar com a passagem comprada para voar de volta para o Chile, de onde jamais deveria ter saído.

    Responda
  19. Andréia Chaieb

    Tantos amigos justificaram votar no apoiador de milícias e torturadores em nome do super ministro! A economia ia bombar..precisam aprender que não podemos excluir valores morais nas nossas escolhas!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Esqueceram o aspecto ético, como você bem disse, Andréia, esqueceram que um governo não é feito apenas de política econômica e, sobretudo, esqueceram que, no Brasil, quem efetivamente governa, por pior que seja, é o dono da caneta e o dono da caneta é o Presidente da República. A ideia de um presidente tutelado por dois ou três superministros era apenas um conto da carochinha, no qual, infelizmente, o mercado quis acreditar.

  20. Mario Luiz Frungillo

    A rede de postos Ipiranga devia processar o Bozo por usar a marca para vender gasolina batizada.

    Responda
  21. Carlos Mello

    Era esse o super ministro? Nem 6 meses depois o cara de tigrão virou um gatinho mimado. É, se esse e o ministro superman eram os fiadores desse governo que já era patético, então amarrem os cintos porquê não temos mais piloto.

    Responda
  22. antonio isaac

    Parabéns! Disse tudo Vinicius!

    Responda
  23. Adonay Evans

    Oposição ao Guedes, Pdt, Psol, PCdoB, Partido Verde, Centrão? Nada disso. A Oposição chama Jair Bolsonaro. Um falando de impedir a quebra do País, o outro falando de radar nas rodovias, cadeirinha, video de carnaval despudorado, Programa Armas para Todos, ofensa a estudantes, professores e pais, conflito com o enorme mercado árabe de importados agrícolas. etc. etc. Alucinado, cada dia baba mais.

    Responda
  24. Geraldo da Silva

    Este Tigrão tá mais para um cachorrinho amestrado que mija de medo só com o olhar do dono.

    Responda
  25. ADRIANA QUEIROZ

    Genial!

    Responda
  26. Sergio Luiz Pieczarka

    Tá mais pra "Tchutchuca", hein?!

    Responda
  27. José Roberto Pereira

    "O apoio ao governo Bolsonaro se reduz a uma minúscula patota no jardim da infância da política". Isso não se aplica apenas ao Congresso, mas também as ruas e urnas. Foi essa pré-escola de delinquentes abobados de whatsapp que deram asas a esses monstros que hoje somos obrigados a sentir vergonha alheia.

    Responda
  28. edson gama

    Reforma encaminhada? Como assim, nela o cedimento às pressões da burocracia do senado, nababos de altos salários, o que não é justo sustentar. Tigrão? Você é muito desrespeitoso, amigo de Zeca do Dirceu! Corporativismo puro, Rodrigo precisa ser compulsado por quem realmente manda, o POVO! Uma desidratação absurdamente injusta. Quando o pobre vai a venda, compra de arroz e fubá, deixa lá, de imposto quase 20%. Corporativismo inaceitável.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Edson, você acha que alguém conseguiu entender o que você escreveu?

    2. ADRIANA QUEIROZ

      Estamos precisando de reforma é na preSidência, urgente, correr com esse bando de malucos!

  29. Indi Almeida

    Guedes não vê a hr de passar a RP para puxar o barco, pegar um avião e ir morar num país civilizado. Até entendo, pq aturar Bozo e malucos deve ser dose mesmo!Como era um ilustre zé ninguém no meio econômico, q nunca teve seu nome reconhecido aqui ou fora, ele só quer a RP para ser conhecido como o ministro q fez a RP no Brasil. O resto da economia ele vai dá uma banana, e um tchau, queridos! Mais uma vez, a vaidade acima de uma nação!

    Responda
  30. benjamim picado

    panem et circenses.

    Responda
  31. Carlos Zambon

    Literalmente um bando de loucos! Distopia define um país que tem Bolsonaro como presidente, Bretas como juiz, Moro ministro, Merval jornalista e Neymar como ídolo

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Esqueceu do Wilson Pretzel como governador-rambo de um estado dominado por mílicias.

    2. Roberto Freire

      Pra uns. Pra outros distopia era Dilma, Mercadante, Mantega, Franklin Martins ET caterva...

    3. CAROLINE DE AZEVEDO MARTINS

      Excelente!

  32. nair odete de campos

    Boa, Vinícius!!!

    Responda
  33. Pedro Sodré

    Depois que tiraram o regime de capitalização da reforma da Escravidão ele ficou pu.to da vida. Deve ter se sentido enfraquecido (o que ele é de fato) e humilhado perante seus pares, os banqueiros. Quem disse que um tapinha não dói?

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Até as crateras dos terrenos que ele vende na Lua sabiam que a capitalização não ia passar. Foi tudo um "sonho de uma noite de verão", mas ele não quer acordar. Até aí, problema nenhum, cada um tem o direito de viver na ilusão que quiser. A questão é que a política é a arte de vender sonhos, mas quando um acaba o bom político se encarrega de sutilmente conduzir as inconsciências para o próximo --eventualmente, algum deles se realiza. Mas Guedes se apegou, e de encantador passou a encantado.

  34. roque alves

    O doutor ministro Tchutchuca é o cara.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      É mesmo, é um grande cara de pau, que se deu mal por querer ser tão mau! Putz, essa foi infame! Nível Bozo! Desculpa aí!