Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio L Rocha

    Ninguém perguntou a excia se e mornai juiz indicar uma testemunha para uma das partes, e se o juiz indicasse para a defesa do sr Lula.

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Não tem apego ao cargo? Acredito! É só um trampolim para o STF!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ana, a avacalhação das instituições é o projeto político do Bozo e vocês como palhaços só podem aplaudir!

    2. Ana Karoliny Almeida Souza

      E que seja em breve, para o bem da Nação Brasileira! Amém!

  3. Celso Luís de Jesus

    Falando da boca para fora, como o Paulo Guedes falou.

    Responda
  4. Paulo Arruda

    não tem como ficar.

    Responda
  5. Dalton Matzenbacher Chicon

    São demasiado pueris e ignaros a grande maioria dos comentários. Lula cumpre pena por condenação do TRF4, não de Moro. Moro poderia ter absolvido Lula, e o TRF 4 condenado em sede de recurso. Aliás, o TRF4 agravou a condenação de Lula. Portanto, não mais se deveriam levantar rancores contra Moro, posto que a sentença foi revista e em boa medida reformada. Entenda-se que condenação válida de Lula é a do TRF4, não a de Moro. A propósito,o triplex foi apenas uma das provas.Não a causa do processo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      tsk, tsk, tsk ... inteirem-se um pouco acerca de processos, ou declinem de escrever bobagens.

    2. JOSÃ OLIVEIRA

      Quanta credibilidade neste teu comentário, que, por justiça deve ser considerado pueril! É a mesma credibilidade do TRF4, o mesmo da sentença forjada entre os três "imparciais", que combinaram a dosimetria da pena, claramente, para não permitir que a defesa do ex-Presidente utilizasse os denominados Recursos Infringentes, cerceando "a priori", a defesa e impedindo assim, uma possível reforma da sentença. Esse também é o TRF4 do Thompson Flores, o da "sentença irretocável"!

    3. Sandro Carvalho

      Você, que passa a impressão de considerar seu comentário a última Coca-Cola no deserto ao dizer que 'a grande maioria' dos demais são pueris e ignaros' - colocando todos os comentários, exceto o seu, em suspeita por não indicar quais são os pueris e ignaros -, colocaria sua mão no fogo pela lisura dos julgamentos superiores? O fato é que as revelações dão conta de violação ao inciso VI, do art. inciso IV, do art. 254 do CPP, com as consequências previstas no inciso I, do art. 564 do mesmo CPP.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não sabe de nada, né? O triplex não é prova, faz parte da acusação, da denúncia. Sabe qual foi a denúncia? Explico: que o Lula recebeu o triplex como pagamento de benefícios em contratos da Petrobrás, porém não conseguiram nenhuma prova que vinculasse algum contrato com o recebimento do apê, por isso o Dalagnol disse que não tinha nenhuma prova direta, o que é necessário para condenar. Para driblar isso o Moro inventou um tal ato de ofício indeterminado, figura jurídica inexistente no direito!

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O STJ reduziu a condenação ilegal do TRF4, mas essa corte não reexamina as provas por isso manteve a condenação! O TRF4 faz parte do conluio!

  6. roque alves

    O contubérnio das autoridades só existe por causa da impunidade. Doutor Sérgio Moro,tenha dignidade e entregue o cargo.

    Responda
  7. Daniel Toquero dos Santos

    " O super ministro desMoronou... "

    Responda
  8. Sérgio Novaes

    Está cristalino que há parcialidade e perseguição política-ideológica contra o Lula e a esquerda brasileira de forma geral. É espantosa a desfaçatez com que argumenta e mais espantoso ainda é que há gente que acredita neste teatro. Faz quase quatro anos que a Dilma foi injustamente golpeada, já houve reforma trabalhista, a direta desde então está no poder e até agora o país não saiu da crise. Há algo de muito errado nisso tudo.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Isso é "cleptofobia" . É pura discriminação contra macrocontraventores! O STJ precisa igualar esse tipo de discriminação ao racismo!

  9. Núbia Pedroza Machado

    Me engana que eu gosto, Moro!

    Responda
  10. Jose de Paula

    Moro se tivesse um mínimo de decência pediria para sair pois a Polícia Federal que investiga o caso dos vazamentos do intercept é subordinada a ele. Fica difícil a PF trabalhar com autonomia investigando fatos em desfavor do seu chefe maior, no caso o Ministro da Justiça. Não é a opinião pública que tem que decidir se ele deve sair ou não, é a Lei e a decência que deveriam falar mais alto.

    Responda
  11. Sandro Carvalho

    A julgar por algumas das mensagens publicadas pelo Glenn, Moro infringiu o inciso IV, do art. 254 do Código do Processo Penal, razão pela qual incorreu no inciso I, do art. 564 do mesmo CPP, ou seja, aconselhou uma das partes, incorreu em suspeição, e, por sua conduta, estabeleceu as condições para a nulidade do processo. E para os devotos de Moro, que desejam decidir o assunto à luz da política, imagine se fosse o contrário, se Moro houvesse aconselhado a defesa do Lula. Estes são os fatos.

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Ana e Geraldo, tenham paciência, bebês. Papai Glenn ainda não terminou o guisado. Esperem ele terminar, não queimem a língua achando que podem comê-lo agora e não julguem o sabor antes da ceia ser servida.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ana, se o Moro nega o conteúdo, o que não fez, por que não libera inseu celular para que sejam checadas as mensagens, está tudo lá e também no do Dalagnol, é só divulgar os conteúdos, aí sim saberemos se são ou não verdadeiras. Aliás, a PF é sua subordinada, pode pedir Aberdeen inquérito do seu celular e do Dalagnol para sabermos tudo que tem ali! Que tal?

    3. Ana Karoliny Almeida Souza

      Não há fato algum. Não está nem mesmo provado que houve as tais mensagens. Não há nenhum acusador identificado e nenhuma prova foi apresentada. Moro não reconheceu como suas as mensagens. Alguém tem como provar que são dele?

    4. Pedro Leon

      Que mensagens, por enquanto nem suposições são.

  12. Milton Pereira

    Que se investigue tudo como manda a lei e que se punam os culpados! Agora,que fique claro: o seu Lula foi condenado não só em primeira instância;sua pena (e outras que virão) foi aplicada por tribunais superiores,em resposta a recursos da defesa. A parcialidade ou não de Moro não isenta o "chefão" de sua culpa. (E tudo além de deixar o país na situação em que está,jogando a "herança" no colo do "poste" que o sucedeu).

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sandro !... que outra condenação de Lula ? ... que sentença copiada ? ...

    2. Sandro Carvalho

      Em face de tudo o que foi revelado, você ainda acredita na lisura dos julgamentos em alçadas superiores? Lembre-se da juíza que copiou uma sentença do Moro contra o Lula para condenar o ex-presidente em outra. Considere, ainda, que novas revelações virão a público. Se eu fosse você, daria mais tempo antes de concluir da forma como fez.

  13. José Eduardo Campos

    Interessante, e angustiante, é constatar a guinada da grande imprensa, agora tendendo a aceitar os argumentos cínicos do ministro e de seus apoiadores, parlamentares, executivo. Tudo vai se arranjando para blindá-lo... Deus salve a América....do Sul....

    Responda
    1. Pedro Leon

      Vou bom ver o desespero dos deputados com culpa no cartório, querendo fazer deste evento um tribunal de justiça para libertar o home de Curitiba.

  14. Lucio P S

    Moro saí mais forte do que nunca. E a esquerda mais desmascarada do que nunca no seu modus operandis. Já imaginou se a direita aderisse ao crime? Hackeasse o celular do Adélio, dos seus advogados, do Lula, do José Dirceu, do Palloci, da Gleise? A diferença é que a direita não é criminosa... simples assim....

    Responda
    1. Sandro Carvalho

      Já pensou se Moro, contrariando o imperativo legal a exigir a imparcialidade do magistrado, houvesse, como fez com a acusação, aconselhado a defesa de Lula? Você pode manifestar a sua percepção e a sua torcida, mas não pode alterar os fatos: Moro infringiu o inciso IV, do art. 254 do Código do Processo Penal, o que incorre no inciso I, do art. 564 do mesmo CPP, ou seja, aconselhou uma das partes, incorreu em suspeição o que é causa de nulidade do processo. Estes são os fatos, o resto é torcida.

    2. biozziBR Elisabeth

      Excelente argumento. De hoje em diante bastará aos delegados de polícia perguntar se o cidadão é de direita ou esquerda.

    3. Gabriel Loureiro DE OLIVEIRA

      Rapaz... não sabe que Moro mandou grampear os advogados de Lula? Depois alegou que foi por engano. Não precisou de hacker... foi ordem judicial indevida mesmo, depois é só pedir desculpas.

  15. Alexssandro Ferraz Dos Santos

    Pobre é o país que o Juiz regido pela moralidade... fica fácil dizer que não tem apego! Tenho certeza pensa que era iintocável

    Responda
    1. Pedro Leon

      Moralidade foi ver aquela turma de mal educados querendo se impor pela altura do latido, ultrapassando o tempo, etc. Uma boa analogia com o estilo dos protestos.

    2. WILSON FILHO

      Explique-me o que foi que ele fez?

  16. edgard Reymann

    Artigo 8 do Código de ética da magistratura. Moro, pode sair. Vaza. Lava Jato, ou é para todos, indistintamente, ou não deve ser para ninguém. Simplesmente pare.

    Responda
  17. Claudio L Rocha

    No Brasil hoje a questão do que é irregular depende muito do ator envolvido e do juiz. Uma vergonha assistir esse circo politico..Que tristeza ver tanto cinismo para fazer com que a sociedade acredite ser natural tudo que foi divulgado pelo site intercept. Enfim so tem uma coisa que cabe perguntar as excelencias que defendem o ministro: Que investidor vai acreditar na justiça brasileira apos essa palhaçada! Já não acreditamos nos políticos. E agora não acreditaremos nos juízes também?

    Responda
  18. Nestor Bercovich

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Roberto Freire

    Alguém tem alguma dúvida que o Lula roubou? E muito? O rentista tinha 7 milhões de reais aplicados em fundo de previdência privada. Agora quer sair da cadeia? Ahhh, fica aí mais um pouco.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ele tinha 7 milhões de reais aplicados em fundo de previdência privada? Nao tem mais? Como você sabe disso? Por acaso é a contadora dele, fez a declaração do imposto de renda dele ou trabalha nesse fundo de previdência onde o dinheiro foi aplicado?

    2. Marina Gutierrez

      Neste forum estamos discutindo as dúvidas geradas pelas informações sobre como o processo contra o ex presidente foi conduzido..O governo atual se elegeu prometendo ao povo acabar com a corrupação do governo anterior, portanto que se investiguem essas suspeitas de conluio. Nada mais, nada menos.

    3. biozziBR Elisabeth

      É mesmo? Se a senhora tem esse conhecimento é porque deve constar na declaração de renda dele, então não deve ser produto de roubo. O processo contra ele foi todo montado em cima do triplex do Guarujá. A senhora deve levar essa nova prova imediatamente ao juiz que substituiu Moro.

  20. Cristina Dias

    Então vaze logo. Vaze a jato!

    Responda
    1. Cristina Dias

      Leu tudo isto em 5 palavras? Hiperinterpretação de texto!

    2. JOAO CARLOS MORENO

      E que seu herói seja solto, certo? E que todos os condenados na Lava Jato sejam soltos, é isso? E que todo dinheiro recuperado seja devolvido àqueles que o subtraída? Palmas pra você!

  21. JOAO CARLOS MORENO

    Foi isso que está na manchete que a Folha conseguiu extrair de mais importante, depois de horas de respostas sensatas do Ministro Moro?

    Responda
  22. Jose Renato Monteiro

    O juiz Moro está saindo dessa audiência, maior do que entrou. A leviandade, má fé e mediocridade da oposição, escancara o quanto devemos ao Moro e à Lava Jato.

    Responda
  23. FABIO DANTAS

    Venha cá, meu povo! Esse senadora que está presidindo a CCJ, Simone Tebet não é a mesma que votou pela manutenção do cargo do Aecim do Pó naquela ação de corrupção e obstrução da justiça em que Joesley disse que pagou 2 milhões ao tal Aecim? Nossa, esse senado não salva um!

    Responda
  24. Rodrigo Correia do Amaral

    Justiça de masmorras e compadrios, mais apodrecida que o executivo e o legislativo

    Responda
  25. Hildebrando Teixeira

    Siga firme Moro e não se curve à bandidagem, mais unida do que nunca para abortar essa verdadeira revolução ética desencadeada no Brasil pela Lava Jato. Precisamos de você e por isso tens o apoio maciço dos brasileiros! (exceto a turma defensora de Pixuleco, claro). Chooora band.id.agem!

    Responda
  26. Claudio L Rocha

    Deveriamos esquecer Lula e o PT. Deveriamos sim estar nos fazendo a seguinte pergunta: Será que a gente gostaria de cair nas mãos de um juiz com esse comportamento?

    Responda
    1. FABIO DANTAS

      Parabéns, Claudio Rocha! É disso que eu estou falando. Exatamente isso!

  27. jose roberto alferes siqueira

    A imprensa está colocando o brasileiro Moro como forte candidato à Presidência do Brasil,quanto mais bate,mais fica forte, Moro para presidente

    Responda
  28. Hildebrando Teixeira

    Somente um homem honrado e patriota como Sérgio Moro para ter a gigantesca paciência de ser ofendido cinicamente por qua.dr.ilheros exatamente por tentar combater as injustiças desse País.

    Responda
  29. regina ulhoa cintra

    Excelente o depoimento de Moro respondendo com excessiva tranquilidade aos questionamentos absolutamente irrelevantes e despropositais de alguns senadores.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Excessiva tranquilidade, excessivo cinismo. Sinais claros de psicopatia.

  30. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Sr. Moro . Volte com urgência para a melhor cidade do sul do mundo . O clima do planalto central lhe faz mal .

    Responda
    1. FABIO DANTAS

      Qual cidade? aquela em que os vizinho não se cumprimentam pois não falam com estranhos?

  31. Rodrigo à vora

    Assisti à fala de Moro e comprovei sua desfaçatez e falta de escrúpulos em interferir no processo eleitoral e atentar contra a moral e seriedade da Justiça. Não se dá ao trabalho de provar o que diz. Não entrega seu celular. Não se afasta para que a PF investiga com isenção.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      O cara diz não ter apego ao cargo mas quer submeter ao escrutínio público uma eventual saída. Desde quando ele foi eleito, para se valer da opinião pública?

    2. Antonio Carlos Orselli

      O cara diz não ter apego ao cargo mas quer submeter ao escrutínio público uma eventual saída. Desde quando ele foi eleito, para se valer da opinião pública?

  32. Claudio L Rocha

    Ja pensaram se a questão fosse o Moro conversando, trocando estratégias mancomunado com o advogado do Lula, você estariam vociferando contra ele. Dois pesos e duas medidas. Se algum dia vocês que por politicalia e ideologia politica defendem essa barbaridade, vocês quando perderem algum processo, teimem em considerar que o julgamento foi imparcial.

    Responda
    1. FABIO DANTAS

      Ah, para, Claudio! Tá faltando lógica. Não são todos que condenam a ação do juiz pelo fato do Lula estar no assunto. Pense em você, em alguém que você gosta. Você ficaria feliz em saber que essa pessoa foi condenada ou sofreu perda de ação na justiça por ação de combinação entre Min Públ. e Judiciário? Mais coerência, Claudio Rocha.

  33. FABIO DANTAS

    Gente, pelo amor de Ogum. Não quis demonizar quem faz uso de benzodiazepínico ou betabloqueador sob orientação médica. Me referi ao Marreco que o fez para fugir de possíveis chiliques.

    Responda
  34. Mateus Sá

    Moro somente desistirá do cargo se o governo entender que tornou-se inconveniente e por isso descartável. O justiceiro está completamente nas mãos do capitão. Jamais pedirá afastamento, pois isto significará abrir mão dos seus planos diabólicos. Ademais, conforme já apontou um ministro do Supremo, é de família de origem humilde e sua queda faria com que voltasse às origens sem as benesses e o alto salário da magistratura.

    Responda
  35. Jarbas Vasconcelos

    "Nas conversas publicadas pelo site Intercept, Moro sugere ao Ministério Público Federal trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobra a realização de novas operações, dá conselhos e pistas, antecipa ao menos uma decisão judicial e propõe aos procuradores uma ação contra o que chamou de "showzinho" da defesa do ex-presidente Lula". Precisa dizer mais alguma coisa?

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Mas essa gente que o defende tudo normal...tudo dentro da lei Que tristeza ver tanta desculpa para fazer com que a sociedade veja como normal tudo que foi divulgado pelo site intercept. Enfim so tem uma coisa que cabe perguntar: Que investidor vai acreditar na justiça brasileira apos essa palhaçada! Já não acreditamos nos políticos. E agora não acreditaremos nos juízes também?

  36. Claudio L Rocha

    No Brasil de hoje a questão do que é irregular depende muito do ator envolvido. Uma vergonha assistir esse circo politico..Que tristeza ver tanta desculpa e cinismo para fazer com que a sociedade aceite como natural tudo que foi divulgado pelo site intercept. Enfim so tem uma coisa que cabe perguntar as excelencias que defendem o ministro: Que investidor vai acreditar na justiça brasileira apos essa palhaçada! Já não acreditamos nos políticos. E agora não acreditaremos nos juízes também?

    Responda
  37. FABIO DANTAS

    Interessante que o Marreco não se lembrava de conversa tida com o Dalaiól há apenas 1 ou 2 anos. Mas por vezes se entregou: "fui juiz por mais de 20 anos, nunca iria me esquecer disso ou daquilo". Outra coisa: só respondia o que convinha. Lamentável. Espero que minions que não faz parte da panelinha maçonica, entenda pq ele se ferrou ao mover processo contra a união. Ou pq teve seu HC negado pela tal "JustiSSa".

    Responda
  38. Marcus Machado

    Não tem apego ao cargo: assim que for nomeado ministro do Supremo sai rapidinho.

    Responda
    1. FABIO DANTAS

      Hahahaha! Boa!

  39. Guto Ferreiro

    Mas ja confessou? Tao facil assim?

    Responda
  40. Marisa Oliveira

    Quando outros fazem o que ele fez deliberadamente, é crime. O vazamento da conversa da então presidenta Dilma e Lula foi o quê? Realmente, o Russo é um marreco e tanto. Desvia o olhar quando é questionado, mostrando que sabe fingir e que não está nem aí para o carguinho que ocupa. Vamos ver até onde vai e se o Robin aparecerá para dar explicações.

    Responda
  41. Claudio L Rocha

    A partir do momento que toda essa barbaridade publicada pelo site intercept for tida como natural, é bom que o senado, que hoje da chance ao juiz se pronunciar, crie o dia do Juiz, para que todos nós frageis e manipulados brasileiros, tenhamos oportunidade de mandar uma lembrancinha aos juizes e nos tornemos amigo de todos, pque se der azar cair nas garras de um, e ele não gostar de sua aparencia, ideologia politica ou sei la. Voce ja era, sera condenado e pode apodrecer na cadeia.

    Responda
  42. FABIO DANTAS

    Todo mentiroso, todo criminoso se entrega com a mesma fala: "Se comprovar que eu roubei, eu saio". sem mencionar a voz pastosa e olhos fundos, indicativos do uso de betabloqueador (tipo propanolol) e ansiolítico benzodiazepínico (tipo Rivotril).

    Responda
  43. Mauro Machado Gonzaga

    Num bom e sonoro português: Ra, ré, ri, ro, ruuuuuaaaaa, deu para entender ou tem de fazer Power Point?!?!?

    Responda
  44. André Silva Ilha

    Então, saia já! Cumpra sua promessa.

    Responda
  45. Joaquim Salomão

    Pois é, Russo. A coisa tá ficando russa. Se o Intercept publicar os áudios, que afirmaram ter, sua cara irá ao chão.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Eles são tão infantis nas negações e desculpas, que não duvido que aleguem não ser a voz de marreco dele, e sim da Gleisi alterada em sintetizador.

  46. Ana Karoliny Almeida Souza

    Matthew Stephenson, professor de direito em Harvard e autoridade na pesquisa sobre corrupção e política, publicou hoje em seu blog Global Anticorruption um longo texto sob o título “O Incrível Escândalo que Encolheu? Novas Reflexões sobre o Vazamento da Lava Jato”. Vale a pena lê-lo na íntegra!

    Responda
    1. Cristina Dias

      Leia até decorar, pois é caso único na imprensa séria internacional.

    2. Ana Karoliny Almeida Souza

      Os argumentos do professor podem ser resumidos nos seguintes pontos: 1. Ele mantém sua convicção de que os diálogos vazados não tornam sem fundamento a condenação de Lula. Nenhum dos comentários ao seu primeiro texto, afirma Stephenson, "contesta seriamente a minha conclusão de que os textos (…) que apontam as supostas fraquezas jurídicas e probatórias do processo contra Lula mostrem algo além de advogados fazendo um bom trabalho ao se preparar para um caso difícil" - Fonte: "O Antagonista".

  47. Claudio L Rocha

    Quer saber pque estamos neste caos politico, basta ver o cinismo e o descaramento de alguns politicos ao inquirir o sr. ministro. Claro que tem quem o apoie, mas deveriam fazer perguntas mais pertinenetes de forma a esclarecer a opinião publica sobre os graves fatos expostos no site. Mas o que estamos assistindo é a tentativa de politicos tentarem fazer com que sociedade veja como natural um juiz ficar analisando, criando e combinando estratégias com a outra parte e fingindo ser neutro.

    Responda
  48. Elisabeth Beraldo Faria

    Cara de pau!

    Responda
  49. Indi Almeida

    Fala isso porque sabe que o Brasil não é um país sério. Em qualquer outro país sério, já teria sido afastado só por ser suspeito de irregularidade.

    Responda
    1. Indi Almeida

      Concordo com vc Cláudio, mas o descaramento maior é assistir BRs batendo palma para isso, para ilegalidade, e cor rupção. Isso é cor rupção também. Estou enojada!

    2. Claudio L Rocha

      Quer saber porque estamos neste caos politico, basta ver o descaramento de alguns politicos ao inquirir o sr. ministro, claro que agente pode apoia-lo, mas fazer perguntas mais pertinenetes de forma a esclarecer a opinião publica, o que estamos assisitindo ŕe a tentativa de politicos tentarem fazer com que vejamos como natural um juiz ficar analisando, criando e combinando estratégias com a outra parte e fingindo ser neutro.

  50. Mauro Machado Gonzaga

    Sabe aquela história de que Deus é brasileiro? Pois bem, como ninguém nunca se manifestou, ele achou que o cargo estava vago.

    Responda