Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Julio Shiogi Honjo

    Para quem é fã do parlamentarismo, está aí: um presidente que apenas faz sala, muito porcamente, e o primeiro ministro Rodrigo Maia a cuidar das pautas de interesse do país.

    Responda
  2. Julio Shiogi Honjo

    Nunca antes na história do país teve um presidente que se ridiculariza, ao mesmo tempo que dá oportunidades ao Congresso de assumir isoladamente o protagonismo e conduza os rumos da nação.

    Responda
  3. CARLOS SOROCABA

    "Se vai se beneficiar “de bandeja” da boa vontade dos parlamentares, o tempo dirá". Esse cara ganha pra escrever? Patético...

    Responda
  4. JOAO CARLOS MORENO

    Quem atrapalha é a imprensa, que procura pelo em ovo, e faz o maior estardalhaço disso. E também os políticos fisiológicos.

    Responda
  5. Geraldo de Aguiar

    Concordo! Essa reforma está saindo apesar do presidente. Espero que essas MPs estapafúrdias que ele vem assinando continuem a ser derrubadas pelo congresso. Este, por sua vez, cada vez mais assume a pauta das decisões mais relevantes, minimizando as repercussões desse desgoverno. Nada como democracia e equilíbrio entre os 3 poderes para se evitar os desmandos. E vamos em frente. Um dia isso tudo acaba!!

    Responda
  6. Claudio L Rocha

    Acho hilario os genios exploradores do brasileiro, usarem o moralismo cinico para se aproveitarem da arrogancia e da soberba dos seguidores. Vejam agora desviam atenção para o Lula e o PT quando deveriamos sim, estar nos fazendo a seguinte pergunta: Será que a gente gostaria de cair nas mãos de um juiz com esse comportamento? Se entendi o que um senador falou ao elogiar o ex-juiz, Enfim se entendi O novo metodo de combate a corrupção a ser adotado no Brasil é o juiz não ter isenção

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      Irritado Dalton? Enfim Até por respeitar seu odio, acho que vc deveria cobrar um julgamento onde não paire duvidas, agora julgar p0ara satisfazer a sede sangue de alguns. Temos de usar e pedir coerencia as autoridades no trato do processo do Lula. A sensação de sofrimento e a mesma qdo covardia foi praticada contra o então candidato bolsonaro sofrimento que volta ao contexto diante da situação imposta ao Lula neste julgamento cheio de esquisitiçes. Deveriam solta-lo, e fazer novo julgamento

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O que isso tem a ver com a metéria, Ctr+V ?

  7. Luis Augusto Araujo

    O tabuleiro ainda está sobre a bruma! Maia laçou a previdência, mas, os louros serão do governo? Mãe Diná diz que não. Peão pra frente, peão pro lado...e o jogo continua. Bozo não joga xadrez!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Acho que nem dominó.

  8. Wagner Castro

    Como diz o General Santos Cruz, ex-Secretário de Governo, numa entrevista à Revista Época dessa semana, o governo Bolsonaro "é um show de besteiras".

    Responda
  9. CLÃ UDIO DE BARROS PINHEIRO

    Acho que é o contrário, deixe o governo governar.

    Responda
  10. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Esta matéria é reveladora da mediocridade institucional destes “brasis”. Que absurdo! Congresso se vinga??? Os constituintes de 88 implantaram uma aberração. Era para ser Republica Parlamentarista. Como o plebiscito optou por republica presidencialista, já pisaram no tomate de cara. Teve de ser concertada “no tapa” e criaram o tal de presidencialismo de coalizão onde os ocupantes dos diversos legislativos mamam nos dinheiros publico. Os executivos têm que fazer papel de cozinheiros e garcons.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      O "presidencialismo de coalizão" não foi um criação consciente dos constituintes de 1988 (lembrando que o plebiscito sobre sistema de governo só ocorreria cinco anos depois, em 1993). Ele decorre da fragmentação dos partidos, o que impede o Presidente de ter uma maioria sólida no Congresso sem o toma lá da cá. Além disso, comparado a outros sistemas presidencialistas, o nosso chefe de Estado NÃO tem poucos poderes, pelo contrário. O presidente americano não expede medidas provisórias, p. ex.

  11. Cloves Oliveira

    Depois de décadas vivendo sob a influência de MPs presidenciais no melhor dos casos, e dos subornos de parlamentares no pior dos casos, o Congresso funciona como dita a Constituição: de maneira independente. O estranho é que isso cause surpresa nas pessoas quando deveria ser a norma. O que a sociedade precisa ficar de olho é se o Congresso está abandonando o seu papel de representante do povo, para privilegiar os grupelhos estridentes que confundem direitos com privilégios.

    Responda