Educação > Escolas no Brasil têm menos tempo para ensino e mais bullying que a média internacional Voltar

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  1. Ana Paula Pereira

    ....Às vezes, é quase impossível lutar contra essas forças em sala de aula; não é somente a "bagunça" que retarda o aprendizado das classes; fazemos muitas vezes, os papéis que pais não fazem, conversando, orientando. Além disso: temos alunos com aprendizagens básicas tão defasadas que se desinteressam pelas aulas; nossas salas são lotadas; ainda sofremos com infraestruturas tecnológicas e estamos doentes. Jovens maravilhos se perdem por conta da falta de investimento adequado na educação. Pena.

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  2. Ana Paula Pereira

    Sou professora da rede pública de São Paulo, há mais de duas décadas, e posso afirmar que a situação em nossas escolas públicas é preocupante, uma vez que são essas nossas escolas o reflexo de uma sociedade que está abandonada. A quantidade de problemas familiares, sociais, que se reflete na sala de aula é ridícula: abandono de pais, violência familiar, falta de alimentação adequada, gravidez precoce, vínculo com o narcotráfico (seja para uso próprio ou venda - ajuda na renda familiar)...

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  3. Joao Pinheiro

    No Brasil, a queda extrema da qualidade do ensino público promoveu a multiplicação das escolas particulares. Essas, por sua vez, tornaram-se meras empresas, onde ensinar éapenas um dos itens da equação que visa como prioridade o lucro. Os pais são mantidos afastados da gestão - não existem mais APM's - por regulamentos internos projetados para resguardar a empresa escola, e não os alunos. Está cada dia mais difícil enxergar um caminho confiável para nossas crianças.

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