Hélio Schwartsman > O socialismo vai voltar? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Socialismo sempre existiu, desde a Roma Antiga quando distribuÃam "o pão e o circo" até em paÃses capitalistas centrais com o "welfare state" mas havia uma limitação tecnológica para a planificação econômica que levou a ruÃna o "segundo mundo", com o avanço tecnológico é provável que estamos entrando em um outro paradigma, do retorno a economia planificada em tempos de escassez de trabalho e permanência na necessidade de produzir bens e serviços. Marx dizia que comunismo é pós capitalista...
Qual socialismo?
Hélio Schwartsman está adorando o regime fascistóide machartista de Bolsonaro. Deu dois joinhas para o afastamento de Paulo Henrique Amorim na Record, para a demissão de Raquel Sheherazade no SBT a pedido do dono da Havan , que a chamou de comunista, e pela demissão do Villa na Jovem Pan por criticar manifestantes bolsonaristas no dia 26 passado (que foram chamados apropriadamente de nazistas)..
O socialismo real, nem foi embora...e o socialismo irreal está amoitado. Marx, não morreu, foi sepultado vivo!!!!
Em certos aspectos houve um evolução nas relações humanas. Hoje grande partes das empresas tem capital social, ou seja mais de uma pessoa recebe o fruto da mais valia. NO passado ela normalmente iria pra uma pessoa ou uma famÃlia. Isso pra mim já demonstra uma certa distribuição de renda. Não sou ingenuo pra dizer que isso e o socialismo sonhado pelos trabalhadores a décadas. Tanto socialismo como capitalismo tem problemas em seu nascedouro. O homem. Ele é um bicho individual e social ao mesmo.
continua.... No individual o capitalismo atende as suas necessidades básicas de crescimento e desenvolvimento. Por outro lado esse individualismo entre em coque com o ser social do homem. Ele necessita ser social pra garantir essa mesma sobrevivência que no individual ele consegue. Nesse aspecto do social, e que as ferramentas do socialismo atende suas necessidades. E ai a contradição do intelecto do homem sapim. Quem resolve-lo terá a chave da eterna felicidade.
Parto das falhas da natureza humana,que socialismo se pretendeu afinal?O utópico de Saint-Simon,o cientÃfico de Marx,o cristão de Lamennais,o democrático de Kerensky,e o capitalismo?O dos fisiocratas,que foram os primeiros a proclamarem a atuação de leis naturais na economia ou de Adam Smith?Ou ainda,o anarquismo individualista sobre a existência do Estado,de Proudhon?Porque não o sistema de Jesus?"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo".Eis aà toda a lei e os profetas"!
Será que o socialismo saiu? Falo porque montou e influenciou a montagem de muita estrutura (em reação) na sociedade (o seguro social dos EUA é 'socialista', não? O Plano de Saúde do Obama...) Isso vem desde Marx, ou seja, séc. XIX, XX e o nosso. É um tempão! Muitas estruturas! O Trump, o Bolsonaro, etc, tentam desmontá-las, mas é o 'Mapa do Caminho' que temos - Qual a alternativa? O 'deixa rolar' do Liberalismo? Isso não é plano! É evasiva...
Voltar de onde? Para onde? Já existiu, por acaso? Desde a sua condição de "primata", o homo sapiens é naturalmente predador e sustenta sua felicidade na derrota e no aniquilamento do próximo.
E como é o cálculo do sistema de saúde Inglês?
O problema não é esse e sim como e em base do que a hierarquia será desenvolvida. No capitalismo liberal o mediador do Poder é a riqueza material; no socialismo o mediador será necessariamente a força bruta; A China está tentando um sistema misto: 1 - força bruta dos militares; 2 - riqueza material de um capitalismo selvagem; 3 - meritocracia da Elite governamental priorizando QI, competência e cultura. Parece até agora muito eficiente.
Entendi. Os coelhos tentaram com Mao implementar o comunismo dos coelhos - deu errado e morreram 60 milhões de coelhos. Então os coelhos sábios resolveram criar lobos para melhorar a habilidade de predação. E realmente os lobos cresceram e se multiplicaram. Então, os coelhos sábios estão esperando o momento certo para dispensar os lobos. E mais interessante, os coelhos sábios por uma estranha evolução se transformaram em lobos.
A China não está inovando em nada no seu sistema socialista. Marx já dizia que a planificação econômica e a implantação da "ditadura do proletariado" antes do comunismo, teria de ser implementada no paÃs capitalista mais rico e desenvolvido do mundo, acontece que essa ideia foi implantada no Império Russo...a China se desenvolve economicamente no sistema capitalista para implementar o comunismo quando achar que já existe tecnologia e desenvolvimento suficiente.
Falha da natureza humana? Nós últimos setenta mil anos, não fizemos mais que evoluir e evoluir. Logo não existem falhas na natureza humana, ela é hoje, isto mesmo que aà está. Logo, computadores nunca resolverão, pois a última palavra será de um humano impe rfeito. Muitas luas hão de passar, prá aldeia chegar neste estágio. O pod er, emb riaga. O po der total dá po rre. O res to é uto pia.
Morei 3 anos em Cuba, voto principalmente na esquerda e sei que o socialismo é, além de injusto e centralizador, contraproducente e inviável num mundo em que a criação de riquezas depende da iniciativa e ambição das pessoas. Mas, se no futuro deixarmos de produzir riquezas por nossas iniciativas aà então tudo será possÃvel..
O socialismo deve voltar, mas na forma, não no conteúdo. Com o desenvolvimento dos algoritmos, a tarefa de governar a produção e o consumo vai seguir o mercado, mas a logistica ficará com os computadores. É uma questão de tempo o executivo e o judiciário começarem a adotar procedimentos automáticos para problemas repetitivos 'Seria muito mais eficiente e quase à prova de corrupção.
O problema é que para o socialismo dar certo terÃamos que ter nascido anjos. Pena.
E Como nascemos demônios, o capitalismo virou linha de produção de excluÃdos. Um depena o povão diretamente, o outro depena pelo braço do estado. O Bozo eh uma "novidade". Enviado de satanás para provocar o Armagedom. Das cinzas renascerá o novo Brasil....ou não!!!
Ideia antiga," o homem é mau por natureza ", Seja de fundo religioso ou laico, é a base para desacreditar iniciativas de se chegar a mundo melhor, é muito fácil lavar as mãos e atribuir os problemas sociais á maldade humana, é também muito bom para quem está no topo e não quer mudar nada !
A falácia está em extrapolar a experiência extraordinária de tempos de guerra, quando pessoas e empresas são convocadas compulsoriamente a servir o paÃs. Assim as coisas se simplificam. Mas se as pessoas são livres para decidir onde trabalhar ou o que consumir, os computadores tem que simular o que acontece em nossos neurônios. E aà me parece que chegamos perto daquele conto do Borges, de um mapa em escala 1:1, que cobre de papel o paÃs todo.
“....mesmo falhas na natureza humana.”. As dificuldades inerentes à natureza humana tem travado os avanços rumo à uma sociedade mais igualitária. O 1% mais rico detém o mesmo patrimônio que os 99% restantes! Detalhe: ninguém quer tirar o pé do acelerador p pertencer à essa insanidade dos 1%! A NH se matará juntamente com o capitalismo, ao que parece!
Marx se perguntava q se toda produção é planejada, inteligênte, pq ñ a sociedade? A sociedade um dia será planejada concluiu. Via estado ditatorial ñ será. Mas o fato do capitalismo ter contradições nos mostra que ele findara: a concorrência tem perda enormes; o mercado saturado ñ permite expansão tornando o lucro inutil; as maquinas tomarão quase todo trabalho; a propriedade excedente se torna peso. Mas que no levara ao socialismo, prefiro civilismo, é o capitalismo p qual me empenho.
No futuro não haverá capitalismo ou socialismo. A produção de bens será feita na própria residência das pessoas. O valor não estará nos bens mas nas ideias que permitirão produzir esses bens e , essas ideias, serão propriedade de cada indivÃduo.
Dalton, você ignora os recursos da tecnologia de ponta. Com o desenvolvimento futuro de nanotecnologia e impressoras 3D, todos os produtos serão feitos pelo próprio consumidor, sob medida, em sua própria casa.
Já foi assim. Porém, pouco eficiente.
Não dá pra saber se o socialismo voltará e acho que a principal,digamos,falha do marxismo foi achar que descobriu a chave da História.Ou seja,que a humanidade caminha inevitavelmente rumo ao comunismo passando antes pelo socialismo....Mas uma coisa tenho certeza,o tipo de capitalismo vigente e seu consumismo desenfreado tem que ser superado urgentemente,ou do contrário a própria civilização humana corre risco,afinal o planeta caminha para o colapso ambiental.
Correto.
O socialismo não vai voltar porque nunca chegou. O grau de desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção vigentes ainda dá muito fôlego ao sistema capitalista. Não se pode dizer que a China é um paÃs socialista, mas sem dúvida a planificação da economia pelo estado, ainda que parcialmente, está demonstrando que o caminho rumo ao socialismo é irreversÃvel para a humanidade.
Acredito que o maior erro na concepção dos sistemas socialistas/comunistas tenha sido a ideia de que ao se extinguir a propriedade privada se chegaria automaticamente à justiça social. A realidade mostrou que não é assim. O problema é que vivemos tempos estranhos, em que o surgimento da direita radical se contrapõe a um inimigo "comunista" imaginário, que nem a China poderia ser caracterizada como tal, considerando não ter a menor intenção de "exportar revoluções" como ocorreu nos anos 50/60.
Nem aqui nem na "xina" a "propriedade excedente" eh em problema, o problema eh quem se apropria dele. E em ambos os casos o povão está ferrado. Só que num o estado se tornou poderoso, e no outro ridÃculo.
Ditadura chineza? Não seria ditadura xinesa?
A propriedade privada jamais sera extinta. Eu preciso me apropriar de uma maça para ao come-la alimentar meu corpo, minha primeira propriedade. A propriedade e um pacto de posse. O que acabara é a propriedade excedente pq se tornara um peso: para que ter dois apartamentos se todos tem um? Não conseguirei aluga-lo ou vende-lo. Mas terei que cuida-lo, gastar energia. Ja a imoral ditadura chineza exporta sua imoral ditadura via empresas. Imoral q ainda faz dumping e copia.
Prezado Hélio, gostaria de fazer algumas reparações em seu artigo. O socialismo não está relacionado com a planificação, mas sim com a negação dos direitos de propriedade. Portanto, o chamado cálculo socialista está assentado na eficiência de qualquer sistema de produção, sendo que várias economias capitalistas adotaram, em alguma medida, subsÃdios matemáticos de planejamento econômico, incluindo a própria economia norte americana.
Ao não qualificar de qual "socialismo" está comentando, o articulista contribui para aumentar a confusão polÃtica do Brasil atual. Há um século o socialismos afastou-se do comunismo, dando origem ao "socialismo democrático". A França, por exemplo, foi governada pelo Partido Socialista entre 1981 e 1995. Enfim, socialismo democrático e comunismo são completamente diferentes. Confundi-los é restringir as opções polÃticas a duas formas de totalitarismo: o neoliberalismo e o comunismo.
O mundo é muito mais socialista que antes, só não declara. Todos concordam que o mercado deve ser regulado pelo estado. O patrão de hoje em dia tem que ser um trabahador, dar duro, organizar e dirigir a produção, está se aproximando do trabalhador. Até mesmo produzir, meter a mão na massa, vide Steve Jobs e Bill Gates. Também eles defendem a presença do estado e o aumento de impostos como garantia de produtividade.
Poucos concordam que o mercado deve ser dirigido pelo estado. Eu sou dos q não concordam. Alias sou Acrata que epreg esstado pequeno serviçal sem poder.E o estado nada mais e que um instrumento para obter privlegios. O poder que habita o estado nunca foi arbitro mas arbitrario, nunca fez justica. Certamente o estado ña é e nunca sera solução pois e o problema
Misericórdia! Hélio, que tal descolar uma passagem junto a Folha e conhecer os últimos redutos do socialismo real, Cuba e Coreia do Norte? Prefiro a frase lapidar do finado Padre Quevedo aplicada ao socialismo real, que dizia: isso non ecziste!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O socialismo vai voltar? Voltar
Comente este texto