-
Galdino Formiga
Excelente artigo. Proponha.
-
luiz augusto pessoa nogueira
Artigo esclarecedor, objetivo e fulminante! Parabéns, Drauzio!
-
roberto oliveira melo filho
Os recursos do comércio das drogas está na circulação de riqueza e distribuição de renda. No capitalismo não há mercado informal, tudo é capturado. As drogas, como qualquer outra mercadoria, precisam de produção e distribuição, força de trabalho. As vendas geram lucros. Os lucros, de alguma forma, voltam para o mercado, como consumo. Traficantes, e suas redes, comem, abastecem, compram bens, duráveis ou não, gastam. Quase tudo produzido pelo mercado formal, inclusive seus fuzis automáticos...
-
JOSE TEOGENES ABREU
Excelente artigo, Dr. Drauzio. A "guerra às drogas" é a expressão mais clara de uma política criminal obtusa. Não há um indicador que a sustente. Trata-se de "fato de poder." E por que a renitência nessa guerra fracassada e obtusa? Ora, ela é funcional aos altos escalões do tráfico; aos que lucram com a indústria, o comércio e os serviços de segurança; aos que a utilizam para promoverem-se politicamente, defendendo a segregação de segmentos socialmente vulneráveis.
-
JOSE TEOGENES ABREU
Excelente artigo, Dr. Drauzio. A "guerra às drogas" é a expressão mais clara de uma política criminal obtusa. Não há um indicador que a sustente. Trata-se de "fato de poder." E por que a renitência nessa guerra fracassada e obtusa? Ora, ela é funcional aos altos escalões do tráfico; aos que lucram com a indústria, o comércio e os serviços de segurança; aos que a utilizam para promoverem-se politicamente, defendendo a segregação de segmentos socialmente vulneráveis.
-
DIOGO ORSI
Brilhante artigo. Um resumo perfeito e irrefutável (sei, pois pesquiso sobre o assunto há tempos), em linha com as pesquisas mais avançadas na área, como a do jornalista britânico Johan Hari e do neurocientista norte-americano Carl Hart. A guerra contra as drogas é uma guerra contra uma fatia específica da sociedade: negros e pobres. É um projeto velado de genocídio e eugenia! Isso precisa acabar! É uma vergonha nacional a que assistimos inertes há décadas!
-
José Cardoso
Descriminalizar pelo menos a maconha parece trazer mais benefícios que prejuízos. E tratar como do alcoolismo ou tabagismo como um problema de saúde. Mas será que o volume de dinheiro não está superdimensionado? 100 milhões em notas de 50 dá 2 milhões de notas. Com meia grama por nota, isso dá 1 tonelada de dinheiro. Considerando a mesma densidade da água, de 1 t/m3 teremos um cubo compacto de dinheiro com 1 metro de aresta.
-
Luís Pio barbosa
A pergunta: A quem interessa a criação de tanta miséria à favor da criminalização e da guerra (falida) contra as drogas? A falta de estrutura para cuidar de viciados (questão de saúde pública); O desinteresse na regularização de substâncias recreativas? Enquanto isso vamos perdendo nossos jovens, nossa segurança, nosso convívio social, nosso presente e futuro, e os países 'desenvolvidos' continuam recebendo os bônus de toda essa guerra. Ficamos com as perdas, e eles com os lucros.
-
marcio mira
Ah está claro que tem muita hipocrisia. Para começar consumidores brancos de classe média não são condenados.
-
CARLOS TARDIVO
Sou grande admirador e leitor de Dr .Drauzio, sempre lúcido e coerente. Os grandes tubarões do tráfico, instituições financeiras, policiais, políticos e outros que dele se beneficiam, permanecem impunes enquanto bagrinhos lotam nossas prisões.
-
Patricia Aparecida de Azevedo
O texto do Dr. Dráuzio é simplesmente a nossa voz que não ousa melhorar o nosso entorno clamando o fim da rede de consumo de drogas. Somos acomodados neste sentido e nos sentimos sem força para lutar contra essa cadeia. É sempre mais fácil nos fecharmos em nosso mundinho e acreditar que tudo será resolvido pelos outros. Parabéns pelas palavras magníficas.
-
sidnei esbizera
comecem legalizando a maconha ( não uso), por que pior do que tá não vai ficar.
-
José Geraldo
Dr promova uma campanha pública impactante. Mostrando essa relação - consumidor traficante - de que quem paga a bala perdida que mata uma criança é o consumidor. Crie uma lei dr obrigando os meios de comunicação a investirem parte de seus lucros em uma campanha assim. Grifo: seus lucros. Divulgando essa relação durante os programas de alta audiência. Que muitas vezes destacam a ganância. Destaquem o que quiserem, sem censura por gentileza.
-
Alan Moacir Ferraz
Análise claríssima de quem estuda a questão há muito tempo. Só nossos governos comportam-se como cegos ou seria baixo quociente de inteligência? Preferem manter a guerra que vítima milhares todos os anos (30 anos?) e que mata muito mais do que as poucas vítimas entre os usuários. O governo deveria liberar e assumir o comércio das drogas aos poucos e ainda arrecadar alguns bilhões com isso. Não precisa criar nada, basta copiar Canadá, Uruguai, Portugal etc.q. liberaram e estão se dando muito bem
-
Sergio Carlucci Cavalcanti
Quem dera isso fosse verdade! Não existe solução simples para esse problema. Países como Holanda e Suíça, que já avançaram muito antes, já revisaram suas políticas. Há muitos problemas sérios no Uruguai, com pouco mais de três milhões de habitantes, e muito menos analfabetos. Somos mais de 220 mi. Ainda não fizemos o tema de casa nessa área. Quem dera descriminalizar e regular fosse simples. Quem dera quem estuda e entende do assunto como o Dr fosse mais ouvido e respeitado por quem tem poder.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.