Comentários para:

O tráfico

VER COMENTÁRIOS EM Drauzio Varella

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    Excelente artigo. Proponha.

    Responda
  2. luiz augusto pessoa nogueira

    Artigo esclarecedor, objetivo e fulminante! Parabéns, Drauzio!

    Responda
  3. roberto oliveira melo filho

    Os recursos do comércio das drogas está na circulação de riqueza e distribuição de renda. No capitalismo não há mercado informal, tudo é capturado. As drogas, como qualquer outra mercadoria, precisam de produção e distribuição, força de trabalho. As vendas geram lucros. Os lucros, de alguma forma, voltam para o mercado, como consumo. Traficantes, e suas redes, comem, abastecem, compram bens, duráveis ou não, gastam. Quase tudo produzido pelo mercado formal, inclusive seus fuzis automáticos...

    Responda
  4. JOSE TEOGENES ABREU

    Excelente artigo, Dr. Drauzio. A "guerra às drogas" é a expressão mais clara de uma política criminal obtusa. Não há um indicador que a sustente. Trata-se de "fato de poder." E por que a renitência nessa guerra fracassada e obtusa? Ora, ela é funcional aos altos escalões do tráfico; aos que lucram com a indústria, o comércio e os serviços de segurança; aos que a utilizam para promoverem-se politicamente, defendendo a segregação de segmentos socialmente vulneráveis.

    Responda
  5. JOSE TEOGENES ABREU

    Excelente artigo, Dr. Drauzio. A "guerra às drogas" é a expressão mais clara de uma política criminal obtusa. Não há um indicador que a sustente. Trata-se de "fato de poder." E por que a renitência nessa guerra fracassada e obtusa? Ora, ela é funcional aos altos escalões do tráfico; aos que lucram com a indústria, o comércio e os serviços de segurança; aos que a utilizam para promoverem-se politicamente, defendendo a segregação de segmentos socialmente vulneráveis.

    Responda
  6. DIOGO ORSI

    Brilhante artigo. Um resumo perfeito e irrefutável (sei, pois pesquiso sobre o assunto há tempos), em linha com as pesquisas mais avançadas na área, como a do jornalista britânico Johan Hari e do neurocientista norte-americano Carl Hart. A guerra contra as drogas é uma guerra contra uma fatia específica da sociedade: negros e pobres. É um projeto velado de genocídio e eugenia! Isso precisa acabar! É uma vergonha nacional a que assistimos inertes há décadas!

    Responda
  7. José Cardoso

    Descriminalizar pelo menos a maconha parece trazer mais benefícios que prejuízos. E tratar como do alcoolismo ou tabagismo como um problema de saúde. Mas será que o volume de dinheiro não está superdimensionado? 100 milhões em notas de 50 dá 2 milhões de notas. Com meia grama por nota, isso dá 1 tonelada de dinheiro. Considerando a mesma densidade da água, de 1 t/m3 teremos um cubo compacto de dinheiro com 1 metro de aresta.

    Responda
  8. Luís Pio barbosa

    A pergunta: A quem interessa a criação de tanta miséria à favor da criminalização e da guerra (falida) contra as drogas? A falta de estrutura para cuidar de viciados (questão de saúde pública); O desinteresse na regularização de substâncias recreativas? Enquanto isso vamos perdendo nossos jovens, nossa segurança, nosso convívio social, nosso presente e futuro, e os países 'desenvolvidos' continuam recebendo os bônus de toda essa guerra. Ficamos com as perdas, e eles com os lucros.

    Responda
  9. marcio mira

    Ah está claro que tem muita hipocrisia. Para começar consumidores brancos de classe média não são condenados.

    Responda
  10. CARLOS TARDIVO

    Sou grande admirador e leitor de Dr .Drauzio, sempre lúcido e coerente. Os grandes tubarões do tráfico, instituições financeiras, policiais, políticos e outros que dele se beneficiam, permanecem impunes enquanto bagrinhos lotam nossas prisões.

    Responda
  11. Patricia Aparecida de Azevedo

    O texto do Dr. Dráuzio é simplesmente a nossa voz que não ousa melhorar o nosso entorno clamando o fim da rede de consumo de drogas. Somos acomodados neste sentido e nos sentimos sem força para lutar contra essa cadeia. É sempre mais fácil nos fecharmos em nosso mundinho e acreditar que tudo será resolvido pelos outros. Parabéns pelas palavras magníficas.

    Responda
  12. sidnei esbizera

    comecem legalizando a maconha ( não uso), por que pior do que tá não vai ficar.

    Responda
  13. José Geraldo

    Dr promova uma campanha pública impactante. Mostrando essa relação - consumidor traficante - de que quem paga a bala perdida que mata uma criança é o consumidor. Crie uma lei dr obrigando os meios de comunicação a investirem parte de seus lucros em uma campanha assim. Grifo: seus lucros. Divulgando essa relação durante os programas de alta audiência. Que muitas vezes destacam a ganância. Destaquem o que quiserem, sem censura por gentileza.

    Responda
  14. Alan Moacir Ferraz

    Análise claríssima de quem estuda a questão há muito tempo. Só nossos governos comportam-se como cegos ou seria baixo quociente de inteligência? Preferem manter a guerra que vítima milhares todos os anos (30 anos?) e que mata muito mais do que as poucas vítimas entre os usuários. O governo deveria liberar e assumir o comércio das drogas aos poucos e ainda arrecadar alguns bilhões com isso. Não precisa criar nada, basta copiar Canadá, Uruguai, Portugal etc.q. liberaram e estão se dando muito bem

    Responda
    1. Sergio Carlucci Cavalcanti

      Quem dera isso fosse verdade! Não existe solução simples para esse problema. Países como Holanda e Suíça, que já avançaram muito antes, já revisaram suas políticas. Há muitos problemas sérios no Uruguai, com pouco mais de três milhões de habitantes, e muito menos analfabetos. Somos mais de 220 mi. Ainda não fizemos o tema de casa nessa área. Quem dera descriminalizar e regular fosse simples. Quem dera quem estuda e entende do assunto como o Dr fosse mais ouvido e respeitado por quem tem poder.