Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Realmente a projeto de desgoverno implantado pelo PT e que levou ao maior esquema de corrupção que se tem notícia é gravíssimo; agora, um Magistrado intervir operacionalmente num processo resta inaceitável!!!!

    Responda
  2. Ivan Cunha

    Arrogância , vaidade e ambição desregrada são despertadores da falta de limites em qualquer que seja a atividade humana! Nada em excesso, já recomendavam os sábios gregos. E excesso desses venenosos ingredientes morais é o que não falta no ambicioso Moro que, mais cedo do que se esperava, enfrentará sua verdade prestando contas de tanta falta de limite profissional, por nada enxergar além da ambiciosa meta de anular os que atrapalham seus ambiciosos planos de poder.

    Responda
  3. Antônio João

    Esse avanço de sinal, num simulacro de julgamento, pois a condenação a Lula estava já previamente determinada. "O showzinho da defesa" é prova cabal do que se passava no colóquio intimista. No entanto isto é oportunidade para um ajuste sério da relação entre Ministério Público e Juiz, inclusive, os dois sentarem juntos nas audiências, passam uma imagem deturpada do papel de ambos aos cidadãos.

    Responda
  4. Jose Luiz Pires de Oliveira Dias

    Esse assunto já cansou. Não vislumbro nenhum inocente condenado. Penso que agora, com o adiamento do HC do Lula, os petistas darão algum sossego!

    Responda
    1. MARTA OLIVEIRA RAMALHO

      Não há como cansar ou relaxar enquanto não for garantido um julgamento justo. Se fosse um filho de qualquer um de nós, esse seria o entendimento, né?!

    2. Fausto Faria

      Epa, Epa!!! Esse assunto não cansou os que esperam que todo julgamento seja presidido por um juiz imparcial.

  5. Eduardo Souza

    Por mais que eu goste de ver políticos corruptos presos, um juiz não pode agir assim. Ele poderia conseguir um resultado justo com os meios corretos, seria inclusive incontestável. Pôs tudo a perder. Uma pena. Não agiu dentro dos limites a que está adstrito. A magistratura brasileira não abona esses atos, que fique claro.

    Responda
  6. Wilson de Oliveira

    Risco maior seria uma nova impunidade similar a de Mal uf, uma vida toda. As mensagens não alteram o trabalho da PF, do MPF, da PGR e da Receita ratificados pela Justiça em 3 instancias, e seu resultado está previsto no Código Penal, em seu artigo 317, que define o crime de corrupção passiva como o de "solicitar ou receber, para si ou para outros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem."

    Responda
    1. José Antônio

      ''Art. 5, inc. LVII da Constituição Federal de 88 - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;'' Só que... ´´31 de março de 2018. Esqueçam outubro. O Supremo decide. Para as eleições, faltam 4 dias ( no blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência).

    2. FERNANDO SCAVONE

      As instâncias der recurso são decorrentes da primeira. Estando essa comprometida, as outras não servem sequer como argumento.

  7. Antônio Carlos de Paula

    O caso Moro é uma lambança jurídica da pior espécie! Se tivesse um pingo de dignidade pediria demissão.

    Responda
  8. Sérgio Müller

    Vinicius , não consegui entender direito essa associação entre a Folha e o Intercepte e como são feitas estas escutas . Qualquer pessoa pode ser "interceptada" ? Desconfio que o Otávio está fazendo falta antes do que imaginávamos .

    Responda
  9. Carlos Manoel Caiafa

    Devagar com o andor. Os processos da lava-jato envolvendo políticos devem ser conduzidos pelo STF; os demais, pela JF de Curitiba. Só o Moro já promulgou sentenças em 40 processos, envolvendo 188 condenações e 123 réus. E o STF?. Até agora, 8 processos, 2 julgados, 1 absolvição e 1 condenação (1 deputado). Se o procedimento do Moro é incorreto, que está errada é a lei. O país está aí quebrado, a Petrobras quebrada e o STF só conseguiu, até hoje, condenar um mísero deputado. Brincadeira!

    Responda
  10. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Bandidos inventaram isso, pros pettttistttas odebrechtianos gritarem excitados o fidelulalivreprapoderpicaretearmais . Moro herói Nacional. Antes de Moro e Depois de Moro na história desse país! Chora petttisssttta

    Responda
  11. edson gama

    Da sentença de Moro recorreu se a defesa do réu. Isto é tudo, os desembargadores analisaram os autos, focados na materialidade e autoria, a sentença além de confirmada, na dosimetria, pena aumentada. Moro nada tem mais a haver com o inconteste larapio. Tudo o que fomentam agora, vem dos que que propugnam pela impunidade, neste país.

    Responda
  12. Mateus Sá

    Bem, até o momento quem paga o preço é Lula e o povo brasileiro que sofrem as consequências de uma justiça elitizada, a serviço da classe dominante, que julga politicamente e que trabalhou em parceria com a acusação para forjar "provas" fictícias e condenar injustamente o maior presidente da república que o brasil já teve.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      Querida Evelyne, vc teve o bom senso Furtado por essa campanha suja contra LL e o partido dele. Sabe-se que mdb e outros que posam de honestos rou...ram muito - mil vezes os desvios do LL. Ele deve pagar se ficar provado. O que não se pode é condednar alguém - nem o LL nem mesmo o Michel num processo viciado assim.

    2. Evelyne Furtado

      Quem paga o preço do assalto aos cofres públicos? Infelizmente o povo brasileiro. Inclusive a parcela que agradece ao P T por receber esmolas. Meu Deus, quanta maldade!

    3. Evelyne Furtado

      Quem paga o preço do assalto aos cofres públicos? Infelizmente o povo brasileiro. Inclusive a parcela que agradece ao P T por receber esmolas. Meu Deus, quanta maldade!

  13. Eduardo Souza

    Prendeu alguns bandidos que tinham de estar presos mesmo, mas embriagou no sucesso.

    Responda
  14. MANOEL PASSOS

    O artigo é claramente tendencioso e não menciona o fato de que a sentença de Moro foi examinada e apoiada, além de ser aumentada pelo TRF 4, pelo Superior Tribunal de Justiça, o que a torna insuspeita. Além disso, não se conhece outro caso em que um condenado tenha abusado e debochado da Justiça como o de Lula, quando se utilizou de mais de 100 recursos em diferentes e superiores tribunais e não logrou êxito, nem quando alegou suspeição do juiz Moro. Essa é a verdade que a Folha não reconhece.

    Responda
    1. Leo Soares

      O Manoel da padaria não acredita na possibilidade de um alinhamento que vai de Moro até o STF. In Fux they Trust!!!

    2. Leo Soares

      O Manoel da padaria não acredita na possibilidade de um alinhamento que vai de Moro até o STF. In Fux they Trust!!!

    3. tereso torres

      Vamos aguardar novas revelações. Não me surpreenderia a revelação de contato privado entre Moro e os desembargadores do TRF 4. Todos aplicaram uma mesma dosimetria na pena dada ao Lula, aumentando de forma a não caber prescrição. Estranho não acham? Intercept, no aguardo.... o

    4. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      A FSP não reconhece, porque embarcou na canoa furada do The Intercept. .../Claudia F.

  15. Valdeci Gomes

    A injustiça, por ínfima que seja a criatura vitimada, revolta-me, transmuda-me, incendeia-me, roubando-me a tranquilidade e a estima pela vida. Rui Barbosa

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      É claro que Rui Barbosa não se referida ao julgamento de Lula, por isso não vale a citação, até porque não se aplica aseu julgamento, já que o ex presidente enriqueceu a si e a seus familiares no exercício do Poder, recebendo propinas de empreiteiras e praticando lavagem de dinheiro. Se acha que ele é inocente, explique a compra e instalação pela OAS das duas cozinhas kitchen, uma no triplex de Lula e outra no seu sítio de Atibaia. Explique também a fortuna deixada por D. Marisa.

    2. Helio Sisco

      A corrupção também, diria Rui Barbosa.

  16. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O colunista acompanhou a sabatina do Moro no Senado e pra sua decepção e demais petistas viram a montanha parir o rato. Falta de assunto a matéria de hoje com este título sem qualquer lógica.Preguiça........

    Responda
    1. Cristian Silvano

      Mimimi de bolsominion! Chora mais

  17. DAVI VIEIRA BATISTA

    É uma reflexão básica e essencial. Mas certo de que veremos por aqui que: és " contra a lava jato" ou, " contra o combate a corrupção" ou " contra o nosso herói, Moro". Resultado de devaneios jurídicos e puxadinhos em nome do "bem".

    Responda
  18. Cristina Dias

    Moro esgarçou o tecido do Direito Penal Tupiniquim a tal ponto que rasgou-o completamente. Vai ser difícil emendar e a costura terá péssima aparência.

    Responda
  19. Márcia Meireles

    Como brasileira aplaudo o que a Lava Jato fez pelo país mas como cidadã não gostaria de ser julgada por um juiz que trabalha junto com a acusação.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Affinal, como cidadã brasileira, qual o veredito?

  20. Márcia Meireles

    Como brasileira aplaudo o que a Lava Jato fez pelo país mas como cidadã não gostaria de ser julgada por um juiz que trabalha junto com a acusação.

    Responda
  21. neli faria

    Moro errou! Errou ao ousar julgar os Piratas que fizeram butim no erário. Moro errou ao ousar condenar aqueles que praticaram rapinagem no erário. Moro errou ao ousar , seguindo o Julgado do STF, mandar prender lula.E acrescento: ele errou ao sair da magistratura e ir ser Ministro do bolsonaro. Deveria ter continuado a "errar" no Judiciário. Lugar de pessoas que fazem rapinagem no erário é na prisão. Todos, sem nenhuma exceção. Por fim, tinha um sonho em fazer sociologia, meu cumprimentos!

    Responda
    1. neli faria

      Iara: Moro jamais foi meu herói. Aliás, em Direito os meus heróis que morreram! Teori Zavraski , no STJ modificou uma Jurisprudência , num caso em que atuei. Carlos Maximiliano,Galdino Siqueira!Francis Davis e Cornélio Vieira de Moraes E Valdemar Mariz de Oliveira.Quando Moro falecer, não será meu herói.Nada mais fez do que cumprir a obrigação.Jamais terei um político como herói...Graças a eles(todos,sem exceção!) o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento.E meu único fanatismo é pelo Santos.

    2. Valdeci Gomes

      Só que nesse meio vai quem ele quiser pro xilindró, igual Maduro faz na Venezuela, usa o Judiciário pra perseguir e prender inimigos políticos.

    3. Cristina Dias

      Lamento, mas você que age como se Moro fosse um herói mítico, acima dos mortais.

    4. neli faria

      Iara:Moro errou ao condenar o deus de muitos. Quem descumpriu a lei foi aquele condenado em três instâncias.O Brasileiro precisa ser estudado no futuro: fanático pelo bolsonaro que se aposentou(foi para a Reserva) aos 33 anos de idade e fanático pelo lula que desde os 27 anos não teve a espada do desemprego na cabeça. Quanta falta de heróis nesse paupérrimo país!

    5. Cristina Dias

      Sem tergiversar: errou ao descumprir a Lei.

  22. RENATO WALDOMIRO HADDAD

    Algum inocente foi prejudicado?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Até agora,só bandi dos foram presos,tanto políticos como empresários que usaram e abusaram de seus poderes político e econômico,São piores que la drões assa ltando nas ruas.

    2. Wagner Santos

      Sim, foram muitos os prejudicados, dado que nem todos tratados com truculência foram condenados, e além disso, um culpado de crime não foi condenado: Moro! Uma condenação inválida é condenar alguém erradamente, ainda que se confirme no futuro julgamento. Você perderia dois anos de sua vida, pelo juiz te culpar usando meios ilícitos? Pense. A truculência deu a luz a coisas insanas como o impeachment pela metade, sem perda de direitos políticos.

  23. Brízido Galeano

    Texto muito bem escrito e, também, muito realista, retrato perfeito da atualidade. Mas, que mal lhe pergunte, onde está escrito "O sistema de Justiça não pode fazer vista grossa a revelações que sugerem ação imparcial de um magistrado.", o correto não seria dizer "ação parcial de um magistrado"?

    Responda
    1. Ronaldo Araujo Junior

      Correção feita.

    2. Brízido Galeano

      De Esdras do Antigo Testamento, fazendo ajustes para o momento atual e que cabe como uma luva para Moro, fica assim: Juízes, como quereis que os Fora da Lei não sejam fortes vendo vos agir assim?

  24. Jose de Paula

    Moro e Dallagnol manipularam a opinião pública com aqueles vazamentos seletivos da Tramajato. Em um regime democrático os fins jamais justificam os meios. Urge que estes agentes públicos tenham decência e peçam pra sair de seus cargos, deixando que a Polícia Federal trabalhe de forma isenta e confirme ou não a autenticidade dos vazamentos publicados pelo Greenwald no seu jornal eletrônico intercept. Em Fux o Moro "trusta" mas o STF tem outros 10 além deste.

    Responda
    1. MANOEL PASSOS

      O José William é um inconsequente, pois além de condenar o Moro, para justificar a liberação do Lula, condenado por corrupção, sentença confirmada por tribunais superiores, também agride o Fux, que nega o diálogo, descrito pelo INTERCEP,, havido entre Moro e Delagnol e que o envolve. Tudo mistificação para livrar o corrupto da cadeia que responde ainda por outra condenação e por mais cinco inquéritos.

  25. José Cardoso

    É preciso sempre lembrar que a maioria dos juízes faz o oposto, liberando gente graúda que devia ser condenada. É mais cômodo, e não provoca reações, a não ser algum breve muxoxo da opinião pública.

    Responda
    1. Cristina Dias

      In medio stat virtus

    2. Wagner Santos

      Para variar, fazer o oposto e não o correto, é errar também. O certo só tem uma versão perante a lei... O resto é somente crime, ainda que relevado ou não!

    3. RENATO WALDOMIRO HADDAD

      José Claudio falou tudo!

  26. Adriano Alves

    Sim sim, é por aí, articulista!

    Responda
  27. Wilson Souza

    Disse Rui Barbosa:A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer. Eu estava apavorado vendo todos se curvar e fazer mesuras a Sergio Moro. Juizes de instancias superiores, inclusive do Supremo, se submetiam as novas doutrinas jurídicas inventadas pelo sumo-magistrado. Mas graças a Deus, a Sumidade resolveu se aventurar na politica, visando a cadeira presidencial, e um anjo qualquer resolveu mostrar seus ardis na magistratura. Gloria a Deus Por Isso!

    Responda
  28. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Eleita com 54 milhões de votos.

    Responda
  29. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    Além de tudo utilizou de toda sorte de ilegalidades para com as elites neoliberais capitaneadas pela grande midia derrubar a presidente eleita com 54 milhões de voto.

    Responda
    1. Brízido Galeano

      Tiro o chapéu para Dilma. Ela, para se comunicar, usava o "rascunho" do Gmail. Do outro lado, ao ler a mensagem, descartava-a. O "rascunho" não vai para a Lixeira. A PF já usou de toda a Inteligência para encontrar os tais rascunhos. Moro quis inovar usando Telegram, achando que era esperto. Tem um ditado: A esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono