Opinião > Mensalidade em universidades públicas? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Roberto Xavier de Castro

    Quem votou no Bozo que pague, e pague bem caro.

    Responda
  2. Anderson Souza

    É uma proposta interessante mas parece muito complicada de implementar e sempre seria apenas como um dinheiro extra, moralmente estranha; A e B formados no mesmo lugar, pagando conforme suas rendas, teríamos o mais produtivo sacrificado e ainda o primeiro comentário sobre emigração. Mas precisamos mudar o modelo atual onde os miseráveis pagam esse sistema como lembrou JC. Fico espantado com a repetição persistente de lenda esquerdista " justiça social".

    Responda
  3. Denise Soares

    Hoje, há uma grande elite estudando nas universidades públicas, de forma gratuita. Ora, nada mais justo que aquele que possa pagar, pague. O país tem uma carga tributária elevada nos bens de consumo, o que onera o pobre e os tributos vão ser distribuídos para o orçamento financiar o estudo dos ricos e da classe média alta. O Brasil necessita revisar o sistema do estudo universitário para que haja justiça social e fiscal.

    Responda
    1. Rafael Sales Rios

      "Hoje" não é mais assim, não. Pode ver os dados. Depois da política de cotas a universidade pública se tornou menos elitizada hoje em dia. Daí que a discussão de se cobrar pela universidade pública entrou num momento "estranho", pois logo agora que o negro e o pobre estão ocupando a universidade pública, agora tem que se cobrar por ela? "Hoje" os mais ricos já estão pagando pelo ensino superior... estão nas universidades privadas. Quem é que estuda na Mackenzie? Na FGV?

  4. Maurício Serra

    "Eu vejo um museu de grandes novidades". Cazuza nunca foi tão atual... O grande problema do ensino no Brasil é não ser de qualidade e para todos. O resto é balela de quem quer, na verdade, desmontar o ensino público. O objetivo é o estado mínimo, e não melhorar o ensino.

    Responda
  5. José Cardoso

    Perfeitamente razoável. Afinal a universidade pública não é gratuita, a questão é sobre quem deve pagar seus custos. O mais razoável é que o maior peso esteja em quem dela se beneficia, ou se beneficiou como quer o colunista. Hoje é a dona de casa da periferia, com curso fundamental incompleto, e com filhos empregados no tráfico, que sustenta a USP com o ICMS de sua conta de luz.

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    O que protege os mais pobres é a gratuidade - absurdo este modelo defendido - um país como o nosso em que as pessoas sequer terminam a educação básica... Vamos fazer justiça social? Vamos onerar com impostos as classes mais ricas e garantir benefícios sociais, expandir a educação gratuita para além das instituições públicas com bolsas e aumentar a quantidade de faculdades, institutos e universidades públicas é o que o país precisa!

    Responda
  7. Roberto Gomes

    Mostre os números de suas projeções, Sr. Paulo Meyer, para mostrar que sua proposta é factível.

    Responda
  8. ian reis

    E se a pesso emigrar

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.