Joel Pinheiro da Fonseca > A vertigem do lulismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Alô Elizabeth Fleury, André Singer não ajuda ao debate sério. Mente ,omite e distorce fatos atuais em sua visão idiotizada de esquerda. Não seja um deles
Interessante que eu me lembro de ele realizar um estudo sério do ponto de vista das ciências polÃticas, descrevendo o fenômeno do surgimento e as caracterÃsticas do lulismo. Produziu um estudo dentro dos critérios exigidos pela área da Ciência PolÃtica e com profundidade. Tinha acabado de sair do governo e não estava realizando o ato banal de cuspir no prato que comeu. Mas propôs, com seu estudo publicado sob a forma de livro, se n me engano, aprofundar o debate crÃtico. Coragem p/poucos.
Alô Elizabeth Fleury, André Singer não ajuda no debate sério. Mente ,omite e distorce fatos atuais em sua visão idiotizada de esquerda. Não seja um deles
Poxa vida, uma análise 100% honesta e racional na Bolha de SP! (o que não me impede de não concordar em sua totalidade). Um quase milagre nesse aparelho ideológico e em meio à barafunda de peças doutrinárias escritas com a histeria como fonte de inspiração. Parabéns Joel!
Caro, exatamente isso. Abçs
Poxa vida, uma análise 100% honesta e racional na Bolha de SP! (o que não me impede de não concordar em sua totalidade). Um quase milagre nesse aparelho ideológico e em meio às barafunda de peças doutrinárias escritas com histeria como fonte de inspiração das ideias. Parabéns Joel!
Não é porque o Moro é um juiz que subverte todas as boas práticas da justiça - e por isto deve ser severamente punido - que o Lula virou santo.
Rodrigo Gonçalves,vc é mais um idiotizado pela falsa bondade petista de ajuda aos pobres e na verdade pano de fundo para distrair e assaltar o paÃs com sua gangue de corruptos. Vc apoia a corrupção. Habeas corpus negado. Uhuuuuuu. Lula Ladrão .
Nem perco meu tempo.
Cineastas podem ser parciais, JuÃzes não!
Não estou entre aqueles que acreditam na integridade de partidos polÃticos na luta pelo poder. Minha visão transita na percepção histórica de que as elites oligárquicas deste paÃs são vorazes e escandalosamente desumanas. "Se com o PT os pobres ainda tinham migalhas, sem ele nem isto terão.
As verdades incontestáveis passam longe desse lulismo alheio a tudo que não seja a história imaginária, criada e nunca reciclada pela incapacidade total de análise crÃtica. Ficam, literalmente presos na armadilha da mentalidade sectária, aquela que produz o absolutismo mental tão comum entre adeptos da 'vertigem do lulismo'. É difÃcil explicar os componentes do fanatismo. .../Claudia F.
Ainda estou sem acreditar que a Folha(repito:um jornal importante em minha formação) consentiu com a publicação desse texto.Chama o VAR.Parabéns Joel.
Sustentar que o atingimento de Cunha, Aécio e Temer tornam a Lava Jato imparcial é ignorar por completo o impacto no capital polÃtico que a operação teve no PT, o que foi absolutamente disproporcional. É a mesma coisa de argumentar que depois do gol do Oscar o 7x1 virou um empate.
Surgiu,nasceu,apareceu,brotou um colunista na Folha.Parabéns e cuidado Joel.Sóbrio artigo.
Poxa Joel, claro que não chorou! Bolsonaristas choram com a série "O M mecanismo" do Padilha, e compram a história de que a Farsa Jato combateu a corrupção. Choro hetero, claro!
Muito bom. Temos todos que entender que não existem apenas dois lados nesta história trágica. Dizer que teve de aceitar se corromper para poder governar para os pobres, é dizer que os fins justificam os meios e assim, também, corroborar a atitude do judiciário. Eles também ultrapassaram os limites por aquilo que achavam um bem maior. Esta ética de fins e meios só é "boa" para os outros. Eu vou de Stuart Mill e os outros devem ser todos Kantianos. Este é o fundamento de toda corrupção.
Outro aqui que acredita no combate a corrupção por trás dos "excessos" da Farsa Jato. Podia pedir ao colunista para se expressar com mais clareza a respeito, em vez de querer fazer uma média com os os absurdos que vieram a público com os vazamentos.
‘“Ah, não sei. Acho questionável pois melindra alguém cujo apoio é importante‘“ - Sergio Moro
Parabéns,finalmente um artigo lúcito e verdadeiro neste jornal.Espero que venham outros.
Sensato artigo. O petismo não aprendeu com os crassos erros cometidos. Assim, nos deram de brinde o beócio Bolsonaro.
Enquanto não tivermos reforma polÃtica que desconstrua as condições postas para a corrupção estrutural, mudarão apenas atores. A mobilização deveria ser nesse sentido.
Concordo em parte. As duas possibilidades de leitura dos atos abusivos da Lava Jato não são excludentes. Por um lado, é evidente que Procuradores e Juiz se movem por uma mistura de vaidades pessoais, interesses corporativos e projetos polÃticos. Por outro, é impossÃvel negar que o alvo principal foi e continua sendo o Lula e o PT. Porque o PT estava no poder, pelo alcance midiático de uma cruzada contra o PT e, principalmente, porque ia de encontro a um movimento golpista que se formava em 2015.
Excelente comentário. Não é preciso comprar a tese da conspiração de direita que o colunista impinge à esquerda. Os dois movimentos, a Farsa Jato e o golpe de 2016 (que o colunista apoiou) foram coisas distintas, mas convenientes um ao outro.
Ia ao encontro do movimento...
O filme é excelente, maravilhoso e parcial. Tem lado, portanto, acho uma aberração o colunista, em questão, questionar uma narrativa ideológica que ele sente ser mais adequada. As imagens me levaram para dentro da narrativa, independente se estava certa ou objetiva (até porque objetividade é questionável até nas ciências naturais).
Também achei isso! Ao Padilha, no Mecanismo deram toda a " liberdade artÃstica", até para o diretor botar a "sangria" na boca do Lula/Ary Fontoura ao invés do Romero Jucá. AÃ, no filme da Petra o Joel exige uma coerência quase matemática! Haja paciência com este Brasil!
Continuação do texto abaixo. É patético prendê-lo por isso! Dalagnol teve que tomar muito Dramin para não regurgitar toda a sujeira que engoliu! Você também parece querer normalizar todas as ilegalidades cometidas por Moro e PGR no processo, ignorando que isso fere de morte os conceitos de justiça e democracia! Não vale combater a ilegalidade com outras ilegalidades!
Excelente comentário!
Continuação do texto abaixo. Apesar disso nada aconteceu com Aécio e Temer. Não se tocou em Beto Richa, Serra, FHC, Marconi Perillo, Alkimin, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Padilha, Moreira Franco, a lista é enorme. É escandaloso quando comparamos com Lula, preso por um apartamento que foi "atribuÃdo" a ele em troca de fatos indeterminados. É mais que kafkiano, Joel! Um apartamento "Minha casa, minha vida", com escada caracol que Lula poderia ter comprado com o pé nas costas. É patético!
Parece que só você não viu pela TV, quando o MTST entrou no Ap e mostrou que não houve nenhuma reforma ali! Foi mais uma mentira de Moro, Márcia!
Sim, Marcinha! Betinho e Pepê ficaram retidos por uns 3 ou 4 dias! Aff!
O Richa, o Perillo e principalmente o Lula foram presos, BA BA CA.
É, mas o apartamento minha casa minha vida tinha o mesmÃssimo modelo de cozinha planejada do sÃtio. Ambos escolhidos pela Dna. Marisa. Fica difÃcil, Marcelinho, comprar a inocência do Lula. Acho que ele está muito bem onde está.
Quem conhece os dados macroeconômicos do Brasil até 2014, ano em que se iniciou o golpe, percebe a falsidade da premissa. RECESSÃO aonde, cara-pálida? Esta prova de desonestidade intelectual é suficiente para encerrar a discussão. Essa historinha de que o "PT quebrou o Brasil" só convence desinformados. Um golpe de direita quebrou o Brasil em todos os sentidos.
Joel, como eleitor de centro esquerda senti minha inteligência subestimada com algumas de suas argumentações, apesar de concordar com as crÃticas à s polÃticas adotadas no governo Dilma. Em primeiro lugar é totalmente inadequada sua afirmação de que a LJ foi imparcial porque pegou Cabral, Aécio e Temer. Pelo amor de Deus, esses caras pediram, imploraram de joelhos para serem presos, tamanha a quantidade de provas escritas, gravadas, filmadas, malas de dinheiro, etc! Segue acima.
Discordo em dois pontos fundamentais. 1. Nossa crise foi causada pela crise econômica mundial de 2008 do neoliberalismo, não pelo PT! Certo, foi prolongada e intensificada por polÃticas econômicas desastrosas do PT e pela crise polÃtica (corrupção) do PT e Temer, e o Bozó. 2. A elite econômica usa todas as forças, meios e métodos para sequestrar o governo e combater polÃticas progressistas em todo o paÃses, faz mais de 2 séculos, inegavelmente.
Ou a esquerda se livra do Lula petismo ou a esquerda acaba de vez no Brasil. A voz da narradora ilustra à perfeição a infantilidade e embotamento dos que compram a fantasia ali vendida.
Deixa a moça, Márcia! Perto do filme do Padilha é uma verdadeira obra de arte. As tomadas aéreas e a fotografia são maravilhosas. Os registros históricos são inéditos e muito interessantes. Vale muito a pena ver. Filme de esquerda é outro nÃvel! Rambo te espera, Marcinha!
Mas vou discordar de dois pontos. Primeiro o bolsa famÃlia. Não foi criação do petismo. Juntaram os vários programas em um só. Mas o populismo petista abriu a porta de entrada sem promover ou incentivar a saÃda. Usou como cabresto e ameaça eleitoral todos esses anos. Segundo, o mais médicos em minha opinião um programa para desviar dinheiro público via Cuba. Os milhões enviados à ditadura voltou para o caixa do PT de algumas forma. Não tenho provas. Nada se falou sobre isso. Questão de tempo...
Esquecendo o apartamento do Guarujá e o sÃtio, o crescimento vertiginoso do patrimônio do Lulinha não tem como explicar, aliás Palocci explica... O PODER encanta, vicia e corrompe.
Opiniao mais medÃocre e padronizada via zapzap impossÃvel!
Pois é... a única prova que se tem do Mais Médicos é que o programa conseguia atender a parcela da sociedade que mais necessitava do serviço. Mas isso não serve, né? Bolsa famÃlia também... brincadeira como davam dinheiro pros pobres... Cara, o brasileiro de classe média é muito raso nas análises e medÃocre nas ações!
O crime sempre existiu e por isto existem os tribunais. Os criminosos não têm o direito de se perpetuarem no poder. A democracia está em crise ao proporcionar excesso de direitos individuais ,o que tem provocado o enfraquecimento das instituições. Aqui vemos o legislativo e o executivo em frangalhos e o judiciário em movimento pendular, a caminho .Já vimos isto antes ,o que tem levado à intervenção das forças armadas e a consequente exposição a julgamentos dos admiradores dos "... ismos"
Parabéns pela análise e lucidez, que na verdade contribuem com a esquerda de forma crÃtica. Se não se renovarem não vão sair do buraco.
Finalmente um articulista da USP escreve algo sensato e no alvo. Parabéns. Dá umas aulas para o André Singer,seu colega por aÃ, e vê se ele entende. Acho difÃcil. Cabeça de petista não tem cura. Abçs
Há regras numa carreira acadêmica. E na USP certamente uma excessão seria concedida a expoentes do pensamento acadêmico de larga produção cientÃfica e carreira reconhecida. Sendo que não se trata disto, será um pouco improvável que o colunista Joel (a quem não estou aqui tentando diminuir e em quem reconheço mérito em propor debates incontornáveis), possa dar aulas ao jornalista e cientista polÃtico André Singer, também colunista desta Folha, mestre e doutor, c/deve ser. Aliás, tbm vou lê-lo.
Parabéns pela análise. Muito lúcida como sempre. Apenas ressalto que corrupção sempre existiu. Era adolescente na década de 60/70 e já ouvia em alguns grupos, que sabiam do que falavam, comentários sobre venda de notas para construtoras para financiar polÃticos, licitações viciadas, acordos na divisão de obras, etc. A diferença é que, o que era feito num "pequeno grupo", com o tempo foi se massificando com quase todo mundo querendo tirar uma casquinha.
Carlos, é isso. A famosa "caixinha" de 10% já estava estabelecida e na contabilidade. Na era PT se transformou em 50%. Aà quebrou e matou a galinha dos ovos de ouro.. Abçs
O Diario Oficial da esquerda, a Folha de Sao Paulo, aliou-se ao Intercept para engrossar a campanha Lula livre, ao invés de se recuperar do fiasco que foi o episodio das mensagens do Whatsap na campanha de 2018, que causou a desmoralização da jornalista petista. Este artigo é um ponto fora da curva nesse processo e parece tentar dissimular a associacao do jornal com as as o r c r i m politica e cibernetica.
Confesso que quando li o tÃtulo do documentário, imaginei que fosse sobre a fragilidade da democracia moderna. Vive-se uma crise de representatividade para a qual o modelo democrático não estava preparado: redes sociais, novas exigências de transparência, estagnação econômica de grandes economias, privacidade e por aà vai. Um super tema.Necessário. Maduro. Mas não... já no trailer dá pra ver que é uma tentativa de nos fazer adotar uma narrativa unilateral e ingênua da nossa própria história.
Ué, mas essa é a ideia dos documentários: ser parcial. Igual aos do Michael Moore, do Brasil Paralelo, do José Padilha, etc...
A FSP está voltando aos velhos tempos. Muito bom. Ao Sr. Joel, parabéns por pensar. Usar a cabeça com a razão. Quem sabe estamos começando novos tempos, onde o FLAxFLU, irá prá colei ra do ostra cismo. Quem sabe!!!
Derrota fora das regras do jogo. Golpe em Dilma seguido de prisão ilegal e inconstitucional de Lula. O filme é sobre isso, não sobre os descaminhos do PT no governo. Não é sobre esquerda ou direita. Mas sobre transformações do poder fora da Democracia e os óbvios riscos decorrentes.
O Brizola escreveu num artigo em 1994: "As cúpulas dirigentes do PT são formadas por uma espécie de pequena burguesia radicalizada. Daà vem seu grande apoio nos bairros de alto padrão das grandes cidades." Pois eu acho que foi exatamente a convergência entre as classes populares e esses segmentos a chave para o PT ter chegado ao poder e gozado de tanta popularidade. Ao perder esse verniz, o lulismo se tornou uma espécie de brizolismo, com forte rejeição nas classes médias, sobretudo em SP.
O articulista perdeu a chance de fazer uma análise da corrupção estrutural. Basta ver o que foi "arrecadado" para as campanhas. Em relação aos grandes partidos, os valores são muito semelhantes (ver site TSE). Independente do caráter ou Ãndole de cada um, é o sistema polÃtico que funciona dessa forma. Nada mudou. Enviar mensagens falsas também custa caro.
A análise é em relação ao documentário recentemente estreado. Esse é o parâmetro e esse é o limite.
Ufa!pelo menos um pouco de ar fresco soprou neste jornal nesta manhã.
O bolsa famÃlia foi criado no governo FHC.
Mas era mais fraca que coice de grilo! Só pra inglês ver! Cai na real!
Parabéns pela análise lúcida e realista da tragédia petista.O que os militantes da seita sempre omitem é que assumiram o poder prometendo mudar tudo de errado que apontavam nos governos anteriores e fizeram pior e quebraram o paÃs.
Faço minha suas palavras, exato. Por isso considero o PT pior que a direita radical que pelo menos diz que vai fazer e faz mesmo. Ao invés do petismo falso que fala uma coisa e faz outra. Prometeram proteger o paÃs e o venderam aos amigos. E assim continuam a ser. Abçs
Joel Pinheiro da Fonseca, parabéns pelo texto bem elucidativo e verdadeiro! O articulista se viu diante da Esfinge de Tebas: "Decifra-me ou te devoro" e conseguiu decifrar o que ocorre no paÃs, atualmente. Onde está o precipÃcio? A última Esfinge conhecida foi Getúlio Vargas, que ao ser decifrada pela República do Galeão, achou seu precipÃcio metendo uma bala no coração. Agora temos a República de Curitiba. A História se repetindo dá um tédio...
Acho que a profissionalização da corrupção sempre foi a marca dos gestores polÃticos do paÃs, com barricadas de resistencias enraizadas em todos os poderes, especialmente no Judiciário e Promotoria. Alguém acha que famÃlias tradicionais da polÃtica serão importunadas nos seus Estados? . O julgamento da chapa Dilma-Temer com o Temer na presidência tenho como prova cabal. O julgamento foi adiado até se ter a certeza da absolvição. Estamos falando do velho e carcumido MDB. O PT foi amador.
O jornalista não entende uma coisa básica: classes sociais existem sim, com interesses conflitantes. E as representações polÃticas não caem do céu nem estão por cima desses conflitos. Por que a classe empresarial apoiou Bozo na eleição? Contra o PT, que representa, melhor ou pior, os interesses dos trabalhadores. No mÃnimo, os governos PT garantiram alguma autonomia respeito do capital, que nem Temer nem Bozo-Guedes têm. Golpe foi contra isso, não contra corrup/ção.
Contra fanatismo não há realidade bastante.
Perfeito. O que aconteceu é que, sob o pretexto da corrupção, quebraram o PaÃs. Se tivéssemos um congresso decente, nada disso teria acontecido. Agora, encarcerar o Luiz achando que resolveram o problema, foi o mesmo que acreditar que os outros são inocentes. Se devem, porquê não os prendem? Minerim, drácula, e muitos outros estão aÃ, ricos, livres e vivendo do dinheiro público. Vergonha!
E houve luz. Nessas trevas dafolhapettista, é o óbvio, mas que precisa ser escrita várias vezes pros companheiros que tiveram a lavagem cerebral. E Moro nosso herói nacional!
Joel jogando pedras na Geni.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A vertigem do lulismo Voltar
Comente este texto